sábado, 6 de abril de 2013

Ervas , frutas para o FÍGADO,e para a VESÍCULA BILIAR





"Ervas , frutas para o Fígado, e para  VESÍCULA BILIAR"
Na astrologia  o fígado está relacionado com o signo de Sagitário. Júpiter governa a glândula pituitária e o fígado.

O fígado (sede da Raiva) na medicina chinesa está associado à irritabilidade e a raiva  e o desequilíbrio resulta em dor menstrual, dor de cabeça, enxaqueca,  vermelhidão no rosto e nos  olhos, tontura e boca seca. De acordo com a teoria dos Cinco Elementos, a raiva e outras emoções relacionados, tais como ressentimento, mágoa,  desejos não realizados, frustração, etc, são atribuídos ao fígado. Na medicina chinesa a saúde física e emocional estão intimamente ligados.Tensão tristeza, nervoso e raiva, preocupação, medo, e excesso de trabalho são cada associado a um determinado órgão do corpo. 

Fígado regula a secreção biliar, e está ligado com os tendões, unhas, e os olhos (conjuntivite, olhos secos, cegueira noturna). A distensão da mama, dor menstrual, irritabilidade durante a menstruação devem ser tratados com certas ervas. Se fígado está funcionando bem, e seu Qi está fluindo sem problemas, o estado emocional vai ser equilibrado, e "relaxado" ou "livre e fácil".  Se  a raiva, o ressentimento, mágoa estão reprimidos, estes podem congestionar o funcionamento do fígado e da vesícula  e os sintomas aparecem no corpo físico.


CÁLCULOS BILIARES

Compostos de bile (secretada pelo fígado para quebrar as moléculas de gordura e possibilitar a digestão) e de depósitos de colesterol ou de cálcio existentes no fígado ou na vesícula, os cálculos biliares podem ser minúsculos como um grão de areia ou grandes como um ovo. Na maioria das vezes as pedras são eliminadas sem que a pessoa perceba. Causam dor quando ficam alojadas nas vias que ligam a vesícula ao fígado, ao pâncreas e ao intestino.

 A obstrução causará uma crise repentina, resultando em inflamação, náusea, vômitos e forte dor na parte superior do abdômen, que pode se irradiar muitas vezes até o ombro direito ou as costas. As pessoas mais suscetíveis aos cálculos biliares são aquelas que têm excesso de peso ou diabete ou as mulheres que já tiveram filhos — embora eu conheça pessoas que não se classificam em nenhuma dessas categorias e, mesmo assim, os tiveram.

A crise pode ocorrer de quinze minutos a uma hora depois da refeição, especialmente se a pessoa comer fritura ou alimentos gordurosos.

 As pessoas que sofrem desse mal devem evitar refeições gordurosas, que agravam o problema. A alimentação deve ser rica em proteína, carboidratos e líquidos. Convém tomar de seis a oito copos de água por dia.


Recomenda-se as vitaminas A, D, E e K solúveis em água, visto que ajudam a absorver gorduras. A cenoura, o espinafre e o brócolis contêm vitamina A; a vitamina D pode ser encontrada  no leite e no óleo de fígado de bacalhau. As sementes, as nozes, a soja e os óleos vegetais contêm vitamina E; e a vitamina K é encontrada na maioria dos vegetais de folhas verdes, no leite, no iogurte e na gema do ovo. Desnecessário dizer que você também pode tomar suplementos vitamínicos.

LECITINA
Fosfolipídio composto de ácidos graxos saturados, insaturados e poliinsaturados, a lecitina produz o ácido linoléico, ácido graxo essencial para o corpo metabolizar o colesterol, os triglicérides e outros lipídios, prevenindo assim a formação de cálculos biliares, a formação de placa arterial e a arteriosclerose.

 Muitas vezes chamada de “alimento para o cérebro”, a lecitina é um nutriente rico em fósforo. Quando combinada com ferro, iodo e cálcio, ela fortalece o cérebro, ajuda na digestão, aumenta a imunidade contra infecções viróticas e transporta os nutrientes da corrente sangüínea para as células. A lecitina é encontrada em geral na camada de mielina, a proteção gordurosa dos nervos; sabe-se que ela representa um papel importante na manutenção do sistema nervoso.

Com capacidade para limpar o fígado e purificar os rins, a lecitina está presente na gema de ovo, na soja, no milho, no repolho, no fígado de vitela, na couve-flor, no caviar, no grão-de-bico, na vagem, na lentilha, no arroz e na ervilha. Pode ser tomada como suplemento em cápsulas, solução ou na forma granulada.

Como os cálculos biliares são agravados por níveis elevados de gordura, convém obter a lecitina de vegetais, grãos e feijões, em vez de obtê-la de produtos animais.

AGRIÃO — Para hepatites e males em geral do fígado, recomenda-se pilar folhas de agrião ou batê-las em liquidificador, com um pouquinho  de água, passando-as a seguir em peneira. Tomar esse suco à vontade.
Lave bem as folhas de agrião.

ALCACHOFRA - Este vegetal tem ação excelente para os males do fígado e da vesícula biliar: ferver 20 g das folhas em meio litro de água durante 15 minutos e tomar 3 xicrinhas ao dia.

ALCAÇUZ — Relatórios médicos evidenciaram a ação da glicirrizina, substância encontrada no alcaçuz, no tratamento da hepatite viral crônica.

AÇAFRÃO É uma especiaria muito picante usada nos molhos indianos, contém o ingrediente ativo curcuma, e as pesquisas comprovaram que essa substância protege o fígado, aumentando a secreção de bile.
Indicações: estigmas secos: gases intestinais, gastralgias, atonia digestiva, afecções das vias urinárias, cálculos  dos rins, da bexiga e da vesícula, afecções respiratórias (asma, bronquite, coqueluche)

 Chá por infusão,  2 a 10 gramas por xícara de água ao dia. Obs: Não exagere o uso, pois uma dose superior a 10 g pode produzir alterações no sistema nervoso.

ALFAFA - Para males do fígado em geral, bem como icterícias, recomenda-se tomar diariamente de 20 a 50 ml do suco de folhas frescas dessa planta.

ALMEIRÃO - As folhas dessa verdura são estimulantes do fígado e da vesícula biliar.

AZEDA-MIÚDA - Essa planta hortense constitui bom auxiliar no tratamento da icterícia e dos males do fígado: tomar uma colher (de sopa) de seu suco, de hora em hora.

BARDANA — Para tratamento das cólicas hepáticas recomenda-se o chá de bardana, feito com 150 g das folhas em meio litro de água.

 O chá da raiz , (afecções da pele em geral, vias urinárias, , hepáticas, biliares,)  1 colher de sopa fatiada em uma panela com 1 xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Desligue a chama e mantenha em infusão por mais 10 minutos. Coe. Tome 1 xícara desse chá duas vezes ao dia. Tomado em excesso provoca dilatação da pupila e secura da boca. Crianças nunca devem tomá-lo. Passar na pele nem pensar. É irritante.

Beldoegra – afecções do fígado, dos rins e da bexiga, cálculos biliares, escoburto. Uso interno: chá por decocção, 50g a 100g  para 1 litro de água, 3 xícaras por dia.

BERINJELA - É planta atuante nos males do fígado.

BERTALHA - As folhas dessa verdura são empregadas com sucesso nas moléstias hepáticas.
BETERRABA - É estimulante das funções hepáticas.
211 —

BOLDO - É planta de grande utilidade nos males do fígado e da vesícula biliar, dispepsias, flatulência, afecções gástricas, cálculos biliares, debilidade orgânica.  Pode produzir irritações da mucosa do

CAAPEBA-DO-NORTE - As raízes dessa árvore, cozidas, são empregadas nas afecções hepáticas.

CAMAPU — O cozimento feito com o caule, folhas, raízes e frutos do camapu é indicado nas moléstias do fígado.

CAQUI— É fruta indicada no tratamento das moléstias do fígado.

CARDO-SANTO — Fazer infusão com as folhas e flores: ferver 10 g em meio litro de água repousando durante 8 minutos. Tomar 3 xicrinhas ao dia. Indicado em icterícias.

Cardo-leitoso Usados pela medicina popular européia para doenças do fígado, o cardo-leitoso e seus extratos ainda são usados para tratar hepatite e cirrose.

CARURU - É planta muito louvada como eficaz no tratamento das doenças do fígado.

CEBOLA — O uso constante de cebola, preferentemente crua, combate problemas hepáticos.

CENOURA — É planta útil no tratamento dos males do fígado.

CENTEIO — É cereal indicado no combate aos males hepáticos.

CEVADA — O cozimento deste cereal produz uma mucilagem que auxilia o tratamento das doenças do fígado: fazer papinhas ou sopas bem cozidas.

CHICÓRIA - É planta útil no combate a afecções do fígado e da vesícula biliar: ferver 30 g das raízes em meio litro de água durante 6 minutos e tomar 3 xicrinhas ao dia. A chicória, que não contém cafeína, substitui o café e é uma bebida popular em Nova Orleans. Embora mais usada como diurético e laxativo, ela também fortalece o fígado e alivia as dores causadas pela gota e pelo reumatismo.

Além disso, sabe-se que a chicória dissolve cálculos biliares e elimina o excesso de catarro.

Contra icterícia proveniente do fígado, ferver 30 g das raízes de chicória junto com 60 g de raízes de salsa e mais algumas folhas de salsa. Ferver durante 2 minutos em 1 litro de água, deixar amornar antes de filtrar e tomar 3 xícaras ao dia.

CHUCRUTE - O suco do chucrute, ingerido às colheradas, várias vezes ao dia, é benéfico em moléstias do fígado, inclusive hepatite.

COGUMELO - O cogumelo japonês rei-shi (também conhecido como leici ou ganoderma) tem sido usado com sucesso nas hepatites por vírus.

COUVE – Vitaminizante, mineralizante, anti-anêmica, Nutriente, antiinflamatória, cicatrizante. Folhas afecções hepáticas, cálculos biliares, hemorróidas, colite ulcerosa,. Uso interno: refogados como alimento. A couve orgânica é mais indicada para o uso medicinal, ou excesso de uso de agrotóxico pode fazer mal a saúde.

DAMASCO — Esta fruta é considerada útil no tratamento da cirrose hepática.

DENTE-DE-LEÃO – depurativa, alcalinizante, diurética, hepática, colagoga, anti-hemorrágica. É considerada planta protetora hepática: consomem-se as folhas cruas, em saladas, e as raízes em decocção: ferver 20 g delas em meio litro de água durante 8 minutos e tomar 3 xicrinhas ao dia.

Os herboristas de todo o mundo usam as folhas do dente-de-leão como purificador do sangue, laxativo suave e auxiliar da digestão e para tratar das disfunções do fígado, da vesícula e do baço. O suco extraído da raiz do Dente-de- Leão é usado para fazer suco e vinho.

As raízes podem ser limpas, secas, torradas, moídas e substituem o café ou são usadas como um ingrediente do chocolate quente. As folhas de dente-de-leão podem ser preparadas como chá, adicionadas às saladas, cozidas ou fervidas no vapor. Elas são ricas em cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B e C. O dente-de-leão pode tratar obesidade, gota, hipertensão, arteriosclerose e pedras nos rins. As folhas também são usadas para lavar o rosto e em banhos de ervas.

ERVA-DE-SÃO-PEDRO - É estimulante das funções hepáticas.

FRAMBOESA — É fruta útil nas afecções do fígado e da vesícula biliar.

GROSELHA - É descongestionante do fígado.

JILÓ — É alimento estimulante do metabolismo hepático.
Na hepatite aguda ou crônica, bem como na cirrose hepática, é empregada a monodieta de jiló.

JENIPAPO — É fruta útil contra os males do fígado.

JURUBEBA - O chá preparado com as raízes, as folhas e os frutos dessa planta é louvadíssimo no tratamento das moléstias do estômago e do fígado.
Contra-indicações: Diarréias, duodenite erosiva, elevação das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas, sintomas neurológicos, vômitos.

LECHIA — É fruta útil nos males do fígado.
LIMÃO_ litíase biliar e renal, nefrite, gastroenterite, afecções hepáticas, cistite.

LOSNA – afecções gástricas e hepáticas, meteorismo, inapetência, cólicas abdominais, diarreia.  Folhas uso interno: chá por infusão, 20g de losna para 1 litro de água, tomando-se uma colher das de sopa de hora em hora inicialmente, e espancando mais aos primeiros sinais de melhora.

LOURO - Também é conhecido o fato de que as folhas de louro, tão  usadas na culinária, estimulam o baço e o fígado, enquanto o seu óleo pode ser usado para curar feridas.

MAÇÃ — Nas hepatites recomenda-se lavar bem uma maçã, cortá-la (com a casca) e ferver por 10 minutos em meio litro de água. Adicionar uma colher de mel e tomar pela manhã em jejum.

MAMÃO — Em casos de hepatite aguda é muito recomendável uma alimentação rica nessa fruta.

MEL - É alimento muito recomendado nos males do fígado, principalmente hepatites. De preferência mel produzido a partir de flores de alecrim ou de cipó-uva.

MELANCIA— É considerada fruta benéfica para o fígado.

MELÃO - É dotado de propriedades estimulantes hepáticas.

MELÃO-DE-SÃO-CAETANO - É alimento reputado como útil nas afecções hepáticas.

MORANGO — As frutas cozidas do morangueiro estimulam o funcionamento do fígado.
Nas hepatites recomenda-se tomar infusão preparada com 25 g das folhas em meio litro de água, repousando 12 minutos. Pode-se tomar também decocção feita com as raízes do morangueiro: 25 g em meio litro de água, fervendo 5 minutos. Em ambos os casos tomar 3 xicrinhas ao dia.

Propriedades terapêuticas diurética, adstringente, antilítica, Neurotônica,
Folhas – Indicações: uso interno – chá por decocção, 20g de folhas frescas para ½ litro de água, que deve ser reduzida à metade pela fervura. Tomar 1 colher das de sopa desse líquido duas vezes ao dia.

Frutos - litíases vesicais e biliares, afecções renais, bronquite, hepatite, gota, artritismo, dispepsia, anemia.

PICÃO – Desobstruente do fígado, antidiabética, antidisentérica, Sialagoga. Chá por infusão, dosagem normal. Suco de folhas secas.

PACIÊNCIA — A raiz desta planta é empregada no tratamento das moléstias do fígado.

PARIPAROBA - O chá desta planta, preparado por decocção, é utilizado nos males do fígado.

PEPINO — É alimento tônico hepático.

RUIBARBO - Esta planta age descongestionando o fígado.

SABUGUEIRO — Nas icterícias de causa hepática é recomendada a infusão de cascas de sabugueiro: 30 g em meio litro de água, repousando 10 minutos. Tomar 3 xicrinhas ao dia.

SALSA - A salsa, muito usada na culinária, é um diurético excelente e valiosa no tratamento dos problemas da vesícula. Encontrado em folhas, raízes e sementes, esse condimento em geral é adicionado às saladas, aos molhos e aos cozidos.


SEGURELHA — Em casos de icterícia fazer infusão da planta inteira, sem a raiz: 30 g em meio litro de água, repousando 18 minutos. Tomar duas xicrinhas ao dia.

TAIOBA — É considerada muito eficaz contra males do fígado.
TAMARINDO - As flores do tamarindo, em infusão, são indicadas nas moléstias hepáticas.
Trapoeraba – o chá preparado com as folhas dessa planta é considerado eficaz no combate às moléstias do fígado.

Uva – As uvas, bem como as folhas da parreira, são estimulantes das funções hepáticas constituindo mesmo a base de preparados farmacêuticos para o fígado.

COMO TER UM FÍGADO SAUDÁVEL

Como  Touro, Câncer, Libra e Peixes, os outros signos indulgentes, as pessoas que nasceram em Sagitário muitas vezes lutam a vida inteira para controlar o exagero, inclusive o hábito de comer e beber demais.

Esse pode ser o primeiro motivo de tensão na vida.
Embora você talvez não sofra de alcoolismo, doença física ou psicológica. talvez ande bebendo demais. Se você acha que não consegue passar o dia sem tomar um aperitivo, ou se está convencido de que pode parar de beber a qualquer momento mas prefere não fazer isso, procure imediatamente o conselho ou o apoio de um grupo como o dos Alcoólicos Anônimos, antes que a situação piore e sua vida pessoal corra riscos.

Doenças graves como a hepatite e a cirrose hepática (uma doença que resulta do abuso do álcool) podem afetar o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Se o alcoolismo persistir durante muitos anos, as células do fígado morrem e são substituídas por cicatrizes, o que resulta em dano irreparável ao fígado e, em casos extremos, em cirrose.

Se você tem a função hepática prejudicada, ou deficiências de vitaminas causadas pelo excesso de bebidas, consuma proteína e vitamina B, que regeneram o tecido e fortalecem o sistema nervoso frágil e enfraquecido. A vitamina C, o potássio e os suplementos de ferro ajudarão no caso de anemia, muitas vezes um efeito colateral do alcoolismo.



A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. 

O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. As plantas  ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais se usadas indevidamente podem intoxicar, cegar, e até matar...

As informações deste blog  tem apenas fins educacional, informativo para pesquisadores e estudiosos do assunto.
Consulte um médico, um especialista.Se não melhorar os sintomas procure um médico.

Postado por Dharma dhannya

Este texto é resultado de uma pesquisa:
 Paulo Eiro gonzalves.

Dr. José Coribé E  Dr. Jose Maria  Campos. Plantas que Ajudam o Homem. Guia Prático para a época atual. Pensamento.
Sylvio Panizza . Plantas que curam cheiro do Mato.
Paulo Eiro  Gonçalves Livro dos alimentos. Martins Fontes.
Jaap Hibers . Plantas Medicinais  . 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salsa_(planta)
2. Ligia Junqueira






5 comentários:

  1. Gostaria de saber quem redigiu o texto e onde posso obter mais informações sobre esta matéria.

    ResponderExcluir
  2. http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2013/04/ervas-frutas-para-o-figadoe-para.html

    Julgai todas as coisas e retenha o que é bom.

    Recomendação bíblica, veja o que achamos neste site, peneirando este princípio bíblico: Ervas e frutas que são ótimas para a saúde do fígado e vesícula. Excelente artigo, fruto de pesquisas.

    Muitas pessoas têm dificuldade em emagrecer e ter a silhueta corporal desejada devido à fígado gordo, esteatose hepática, obesidade, sedentarismo e principalmente devido à alimentação inadequada.

    Sugiro incluir estas frutas e ervas na nutrição diária pode fazer diferença na saúde para melhor e acompanhamento profissional sempre: médicos, nutrólogos, nutricionistas, personal trainer ( graduado em educação fisica) para atividades físicas e práticas esportivas e academia, musculação .

    Desnecessário dizer que todos podem e devem tomar suplementos alimentares, desnecessário dizer que os melhores suplementos e alimentos funcionais, principalmente ALOE VERA GEL para quem pretende TER RESULTADOS são sempre os produtos que sugerimos da FOREVER LIVING PRODUCTS.

    www.foreverliving.com.br/distribuidor/420/esperanto/


    Clicar em seja um FBO e comece a ter novas atitudes neste novo ano que se inicia pois quem quer resultados diferentes precisa e deve fazer coisas diferentes.

    Façamos de 2017 um ano FABuloso, o melhor de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo vou postá-lo em nossa página para que mais pessoas tenham acesso a estas informações úteis pois conforme o livro dos livros MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO, ERRAIS NÃO CONHECENDO, O QUE REJEITA OU DESPREZA O CONHECIMENTO SERÁ DESTRUIDO, DEVEMOS CUIDAR DO NOSSO CORPO POIS É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

    www.facebook.com/ForeverLivingIpatinga

    www.ForeverLiving.com/distribuidor/420/esperanto/

    ResponderExcluir
  4. BLOG EXCELENTE....AMO.........2019......

    ResponderExcluir
  5. cómo volví a ser una mujer feliz con lágrimas de alegría y felicidad. Estoy dando mi testimonio a todos los espectadores en línea, mi problema con el cáncer de estómago en etapa ib y el vih me ha causado muchos dolores y tristezas, especialmente en mi familia. Tenía mucho miedo de perder mi vida, sufrí la vergüenza de visitar terapia cientos de veces, lamentablemente no encontraron una solución definitiva a mi problema, lloré todo el día y la noche, ¿tengo que vivir mi vida de esta manera? Busqué toda la atención en Internet, los estafadores de Internet me estafaron veces sin números... hasta que un amigo mío que se queda en el Reino Unido me presentó a un amigo suyo que se curó de la misma enfermedad, y ella me presentó al Dr. itua quien la curó de cáncer de mama por este correo electrónico drituaherbalcenter@gmail.com. www.drituaherbalcenter.com me comuniqué con él y me prometió que todo estaría bien y tuve fe. Me envió sus medicamentos a base de hierbas a través del servicio de mensajería y me instruyó sobre cómo beberlo durante tres semanas para curar, seguí las instrucciones dadas. a mí y hoy vuelvo a ser una mujer feliz. él cura toda clase de enfermedades.

    ResponderExcluir