sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Signo esotérico da Justiça- Libra Alice Bailey





Signo Esotérico da Justiça - Libra Alice Bailey

Libra é um signo de estabilização de cuidadosa apreciação de valores, e de encontrar o correto equilíbrio entre os pares opostos. Quando medito sobre os pratos da balança de Libra, penso na Alma - só ela pode encontrar o equilíbrio mental e espiritual. Os librianos precisam aprender a pensar e a viver como Alma sem egoísmo, egocentrismo que desequilibra a balança dos seus julgamentos e escolhas.

Resumo do texto de Alice Bailey sobre o “Signo de Libra”.
Astrologia Esotérica Volume III Tomo I

A beleza da Alma é pura harmonia e Libra busca a beleza do amor , encontrar a beleza do amor é o seu destino, porém a Alma precisa estar no comando do seu destino.

Bailey afirma que para o libriano “Este é o estrito caminho do fio da navalha que se estende entre os pares opostos, o qual – para ser percorrido em segurança – exige um desenvolvimento de um sentido de valores”, um instrumento de avaliação nos momentos de escolhas e decisões; e o poder de utilizar corretamente a faculdade analítica e equilibradora da mente”. (1)

 Com a consciência das polaridades, entramos em harmonia e o Espírito assume o comando da mente e do mundo emocional. Somos condicionados internamente por uma série de apegos, crenças, hábitos, desejos, velhos caminhos, os laços do passado que repetem nas escolhas,  - a consciência tem as asas da liberdade e nos leva a escolhas certas no momentos certos, nos reunindo com as pessoas certas nos lugares certos que a boa sorte nos leva.

“Libra – contemplação – A vida da forma e da Alma equilibradas. Nenhuma domina. Equilíbrio. Um interlúdio em que a Alma  se organiza para a batalha e a personalidade espera. Este é o caminho probatório. A dualidade é conhecida”.


Temos, pois, a atividade onde a personalidade cresce e se desenvolve, e contudo, ao mesmo tempo, vela e esconde o oculto “homem do coração”,que é o Cristo, no interior de cada forma-humana.

A história do desejo é encontrada nos quatro signos de Touro, Libra, Escorpião e Peixes.
1. Touro  - o desejo material rege o Touro do desejo (Vida)
2. Libra – o equilíbrio do desejo. (equilíbrio)
3. Escorpião. A vitória do desejo espiritual – a Alma triuntante (qualidade)
4. Peixes – consumação do desejo divino - O desejo de todas as nações – O Cristo  Cósmico. (Aparência)

Temos o interlúdio onde o ponto de equilíbrio entre esses dois é alcançado, e nenhum é dominante. A “Balança oscila para frente e para trás”, numa ou noutra direção ou- como às vezes é descrito – o homem balança entre os pares de opostos.

O balanceamento está ocorrendo no plano astral e os desejos dos homens estão predominantemente em posição  de lançar o fator decisivo, enquanto que , no próximo ciclo, serão as mentes dos homens que decidirão”.


 Para Bailey Libra é a constelação que está mais especificamente associada ao problema do sexo do que qualquer outra; é em Libra que o problema tem que ocorrer - o balanceamento entre os pares de opostos é alcançada a solução por meio da atividade da mente judiciosa e do estabelecimento de um ponto de equilíbrio entre os princípios masculino e feminino.

 Este é o problema entre o negativo e o positivo, e entre os instintos ou os costumes e aqueles que livremente ascendem para onde podem escolher e são auto dirigidos em sua conduta e atitudes.

 Esta auto direção pode levá-los a esta ou aquela direção na roda da vida; levá-los seja a seguir ao desejo egoísta, seja à aspiração espiritual; porém, o que se deve ter em mente é que, judiciosa e intencionalmente, e depois de refletir sobre, e pesar os vários caminhos, eles então fazem o que querem e que lhes parece correto e desejável.

  Em si mesmo este fato tem uma utilidade básica e deste modo se aprende, porque toda ação produz um resultado e a mente judiciosa avalia causa e efeito mais corretamente que nenhuma outra.

Libra, governa a profissão jurídica e estabelece o equilíbrio entre o assim chamado certo e errado, entre o negativo e o positivo e também, entre o Oriente e Ocidente.
A lei deve tornar-se o guardião da justiça positiva, e não simplesmente instrumento de sua aplicação que envolve punição as leis infringidas.

A maturidade mental e social “elimina o uso da força em nossas relações nacionais; assim como a atitude social (em contraposição à atitude anti-social de todos que infringem a lei) se está tornando desejável e ensinada nas escolas, as crianças e jovens; assim também começa a despontar na consciência pública a idéia de que a persuasão de corretas relações e a difusão do auto-controle e o crescimento do altruísmo.

 Novos métodos serão substituídos por treinamentos  e experimentos incentivando o cultivo de atitudes e condições que evocarão a realidade do homem, trazendo o  espiritual interno para o plano da consciência e assim produzindo o reconhecimento de Deus Imanente.

Libra é um dos quatro braços da Cruz Cardinal, que emanam das quatro constelações – Áries, Câncer, Libra, e Capricórnio – podem ser resumidas em quatro palavras: Criação, Manifestação, Legislação e Iniciação.

Libra na cruz cardinal representa o impulso o homem tornar-se um iniciado ele se torna seu próprio legislador, regendo sua conduta com prudência, controlando intelectualmente seus impulsos; então, Libra habilita-o a equilibrar a lei material e espiritual. E como um participante do plano divino, e como cooperador no propósito divino, ele  então, torna-se seu próprio iniciador, e esta pronto para receber a iniciação -  que é apenas um outro nome para síntese e fusão.

Libra é um signo de ar,  e cada um destes signos é encontrado em uma ou outra das três Cruzes:

1.Gêmeos.................... ......... ..........Cruz  Mutável.............Dualidade

2.Libra, a Balança.............................Cruz Cardinal.............Equilíbrio

3.Aquário,  o Portador da Água... Cruz fixa....................... .Iniciação.

1.Gêmeos............................................... Mente...Causa da dualidade.
2. Libra, a Balança....................... Mente Superior . Causa da Síntese.
3. Aquário.........................................Mente Universal.................Alma.

1.     Gêmeos. Cruz Mutável ...... Representa a humanidade do homem
2.     2. Libra.. Cruz cardinal.... rege a vida subjetiva e espiritual do homem.

Estes três signos são, preponderantemente, signos da Mente de Deus ao expressar-se através do homem; à princípio, domina a mente inferior, causando o reconhecimento do Eu e do Não-Eu, ou o dualismo essencial que subjaz a toda manifestação. Contudo, a mente superior progressivamente cresce em poder e controle, produzindo o equilíbrio entre os pares de opostos, por meio da iluminação que ela traz à mente inferior, e ai então, a Alma, o eterno Filho da mente, torna-se a síntese última – que focaliza e relaciona a mente universal aos dois aspectos inferiores da mente de Deus.

Também é peculiarmente instrutivo estudar os regentes deste signo. Do ponto de vista da astrologia ortodoxa, Venus é o regente, enquanto que, esotericamente falando, é Urano o regente. Saturno é o regente, neste signo, da Hierarquia Criadora - um dos tres grupos principais de Construtores - que forma parte do 3° aspecto da divindade;

- Seu objetivo e dar forma aos Filhos da Mente e deste modo oferecer a oportunidade para o sacrifício e o serviço. Um estudo da relação desta Hierarquia com a dos egos humano a quarta  Hierarquia Criadora, será bastante esclarecedor.  A natureza e o propósito dos três regentes tomar-se-á clara, se tal estudo for feito.

Consequentemente, este signo está estreitamente ligado ao 3° aspecto da Deidade, sendo, por isso, o signo regente e principal fator condicionante no que concerne a Lei, ao Sexo e ao Dinheiro. Reflitam sobre isto.

 E o estudo sobre o signo de Libra que lançará a luz sobre 0 3° aspecto. 0 1° aspecto da vontade ou poder expressa-se, neste signo, como a Lei, como legislação, legalidade, justiça; o 2° aspecto manifesta-se como a relação entre os pares de opostos (dos quais os pratos da balança são o símbolo), e no plano físico, mostra-se como Sexo;

 0 3° aspecto demonstra-se como energia concretizada, e a isto chamamos Dinheiro, literalmente, ouro, que é o símbolo exteriorizado daquilo que e criado quando espírito e matéria se unem no plano físico. 0 3° aspecto é, como se sabe, o aspecto criador e a energia que produz o plano tangível externo na manifestação - o lado da forma da vida.

Portanto, se os estudantes quiserem fazer um estudo cuidadoso dos três -lei, sexo e dinheiro - como expressam hoje e como poderão expressar-se no futuro, terão um quadro grandemente instrutivo sobre a realização física humana e a expressão espiritual futura.

O processo todo e explicado pela atividade dos três regentes de Libra: Vênus, Urano e Saturno.

Vênus rege Touro, Libra e Capricórnio, e é a fonte da mente inteligente, atuando através do desejo, nas primeiras etapas, ou através do amor, nas etapas finais. Em Touro, isto significa a mente expressando-se por meio do desejo inteligente, porque esse é a objetivo do conhecimento para o homem comum.

Em Libra, o ponto de equilíbrio, ou estabilidade, e atingido entre o desejo pessoal e o amor inteligente espiritual, porque as duas qualidades do desejo cósmico são trazidas a tona da consciência e contrabalançadas entre si.

Em Capricórnio representa o amor espiritual, expressando-se perfeitamente, depois que o trabalho de Touro e Libra foi realizado. Assim, podemos acompanhar o fio dourado do processo evolutivo através do caminho zodiacal, signo após signo,e assim também, podemos acompanhar a história da humanidade, e divisar a sua meta.

 Em alguma data futura, o mesmo fio dourado poderá ser acompanhado em relação a outros reinos da natureza, mas ainda não chegou a hora em que esse tema possa ser proveitoso ou importante.

Todavia, quando a consciência do homem se abrir a ponto de poder registrar o que esta ocorrendo nos três reinos inferiores da natureza, aí então, mais luz e informações serão dados. Isto acontecera num período da história humana quando Libra for dominante, e os três aspectos divinos da terceira Pessoa da
Trindade, o Espírito Santo, o Criador - Iei, sexo e dinheiro - darão a chave para os três reinos inferiores.

 A lei - a lei natural, a exteriorização da lei espiritual subjetiva - dará a chave para o reino animal; o sexo ou consciência da afinidade - revelará o mistério do reino vegetal; o dinheiro desvendará o segredo do reino mineral, e tudo isto acontecera por intermédio da atividade de Vênus, e quando esta atividade nos três signos, Touro – Libra-- Capricórnio, for melhor compreendida. Isto será elucidado mais adiante, quando estudarmos a Ciência dos Triângulos. Por enquanto, basta dizer aqui que cada um destes três signos esta relacionado com um dos tres aspectos da vida divina:

1. Touro - reino animal - lei - lei natural.
2. Libra - reino vegetal - sexo - afinidade natural.
3. Capricórnio - reino mineral- dinheiro - expressão concreta da lei do Suprimento, com Libra dominando, no vértice.

Urano é o regente esotérico, de suprema importância neste signo, porque,  o 7° raio trabalha através deste planeta, e á a corporificarão do princípio de concretização e materialização daquilo que precisa manifestar-se objetivamente, por meio da fusão de espírito e matéria. E aqui que se encontra escondido todo o mistério da criação e produção do dinheiro.

 Quere ressaltar que é com o 3° aspecto da divindade, e somente com o 3° aspecto, que está relacionado o aspecto criativo. E por meio dos três aspectos da terceira manifestação divina-lei, afinidade e energia concretizada - que o dinheiro é criado.

É neste ponto que muitos místicos e servidores do mundo se mostram inúteis. Eles trabalham a partir de um nível demasiadamente elevado, e a partir do ponto de vista do incentivo espiritual. Normal e naturalmente – porque é aí que a sua consciência esta focalizada - eles trabalham partindo do ponto de vista do 2° aspecto, enquanto que e o 3° aspecto que precisa ser invocado e evocado.

 Reflitam sobre estas palavras. Não é unir espírito e matéria do modo como os ocultistas entendem estes termos, mas sim relacionar a necessidade física ao suprimento físico e unir os dois tangíveis por meio da imaginação criativa. É por esta razão que tantas escolas de pensamento obtem com sucesso a materialização daquilo que é necessário.

Através de Urano, Libra é vinculada também a Áries e Aquário, e é por meio de Urano que o grande par de opostos, Áries-Libra, é posto em contato e isto num sentido muito profundo. Através de sua atividade tem lugar uma intensa interação que leva a alcançar o equilibrium em Libra daquilo que teve seu início em Áries. Áries, Libra e Aquário constituem, portanto, um outro triângulo de força que estudaremos mais tarde. Estes triângulos, como já disse anteriormente, dominarão de forma muito interessante a nova astrologia e condicionarão os mapas das pessoas cujos horóscopos estejam sendo feitos.

Libra esta vinculada, portanto, a cinco signos do zodíaco - Áries, Touro, Gêmeos, Capricórnio e Aquário.

1.Áries .......................Começo...............Criação..........................Evolução
2.Touro.......................desejo.................Incentivo.......................Progresso
3.Gêmeos....................Dualidade..........Condição.......................Interação 4.Capricórnio.............Síntese................Iniciação......................Conquista
5.Aquário...................Objetivo..............Inclusão.......................Serviço

Esta relação é estabelecida pelos três regentes:
 Vênus, Urano e Saturno.

Os cinco, tendo Libra no ponto de equilíbrio, criam uma das estrelas de seis pontas da evolução e também põem em relação com eles três planetas peculiarmente ligados a expressão da consciência do Cristo no mundo. Estes três planetas (devido aos raios que eles expressam) estão todos na linha maior de força, a linha da vontade ou poder e do propósito e da meta visualizada.

1. Urano - Sétimo Raio da Magia Cerimonial, Deus, o Pai, Aquele que relaciona. A Fonte da Dualidade. Aquele que percebe o fim desde 0 princípio. Consciência Espiritual.
Da Intuição à  Inspiração

2. Vênus - 5° Raio da Mente, Deus, o Filho. O Filho da Mente. Aquele que inclui. Consciência egóica. Do Intelecto à Intuição.

3. Saturno - 3° Raio da inteligência. Deus, o Espírito Santo. Aquele que
sabe. A Mente. Consciência humana. Do Instinto ao Intelecto.
E por esta razão básica - fundamentada neste triplo relacionamento – que Libra é "o ponto de equilíbrio" no zodíaco. Na maioria das demais constelações, numa ou noutra etapa, vem um "ponto de crise" onde o efeito da energia que emana (via o planeta regente) do signo para o homem  alcança sua efetividade máxima.

Os planetas seguintes e seus raios governam a Cruz Cardinal. da qual Libra e uma das pontas:

1. Marte. 6° Raio ldealismo, Devoção, Luta
2. Mercúrio. 4° Raio Harmonia através do conflito
3. Urano.  7° Raio Ordem Cerimonial, Lei ou Magia
4. Vênus. 5° Raio Conhecimento Concreto ou Ciência
5. Saturno. 3° Raio Inteligência Ativa
6. Netuno. 6° Raio ldealismo. Devoção. Luta

Temos aqui seis planetas e cinco raios de energia e a expressão de duas Iinhas de energia espiritual:

-  Amor-Sabedoria em dois dos raios e planetas, e três dos raios e planetas na primeira maior corrente de energia, a vontade ou poder. Observem como tres destes raios definidamente predispõe o Iibriano à compreensão concreta, a vontade inteligente e ao conhecimento:

O 1° Raio (funcionando através do 3° e 5° raios) o 5° e 0 3° raios. Dai a efetividade de Libra no plano físico e o poder do Iibriano desenvolvido de projetar o propósito interno espiritual ou vontade intencional na expressão física.

 Um exemplo de pessoa assim equipada para isto é H.P. Blavatsky. Neste signo, Saturno esta exaltado porque - no ponto de equilíbrio - aparece a oportunidade e apresenta-se uma situação que torna inevitável uma escolha e uma determinação. É uma escolha que tem que ser feita inteligentemente e no plano físico, no despertar da consciência cerebral.

Somente agora é que todo o propósito e trabalho de Saturno pela humanidade atingiu o ponto de utilidade grupal, porque só agora atingiu um ponto de inteligência geral e ampla, que pode fazer de qualquer escolha um ato definido e consciente, implicando em responsabilidade.

 Antes da época atual, somente alguns discípulos pioneiros e urn punhado de pessoas inteligentes poderiam considerar-se livres para escolher, no ponto de equilíbrio, para que lado tencionavam "inclinar a balança".

 Hoje são inúmeras essas pessoas e por isso a intensa atividade de Saturno à proporção que entramos no primeiro decanato de Aquário, e dai a mesma atividade porque a própria humanidade esta hoje no caminho probacionario, e este é regido e controlado por Libra;

portanto, o caminho das escolhas, da aplicação deliberada de medidas purificadoras e o ponto de retorno antes de Escorpião, que governa o caminho do discipulado, pode apropriadamente desempenhar seu papel.

O poder de Marte diminui em Libra, o signo do interlúdio, e Marte permanece passivo temporariamente, antes de reunir suas forças para um  renovado.

O Sol “cai” neste signo porque, no homem verdadeiramente libriano, nem a personalidade, nem a Alma dominam; foi atingido um ponto de equilíbrio e assim, esotericamente, “eles se desintonizam.” Não se ouve particularmente nem a voz da personalidade, nem a voz da Alma, apenas – como está no  Velho comentário – “produz uma suave oscilação”. Nada pertuba a carruagem da Alma”. Não sei de que outra maneira poderia traduzir as palavras originais).

Equilíbrio dos opostos em Libra

Inconstância e variabilidade............ Posição segura e estável.
Desequilíbrio.................... ................. Equilíbrio
Preferências. Preconceitos.............. Justiça. Julgamento.
Estupidez obtusa...............................  Sabedoria entusiasta
Vida exterior falsa e ostentosa.......Verdadeira expressa correta.
Intriga.................................................. Conduta honesta.
Atitudes Materialistas .....................Atitudes  espirituais.
 
É o equilíbrio entre os pares de opostos que torna difícil de compreender, às vezes o homem de Libra; ele parece vacilar, mas nunca por muito tempo e quase sempre de forma imperceptível, porque existe sempre o equilíbrio final das qualidades com as quais está equipado.
E a Palavra disse: “Que a escolha seja feita” a resposta finamente, vem da Alma e como resultado do processo evolutivo : “Eu escolho o caminho entre as duas grandes linhas de força”.

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.


Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!
  


2 comentários: