quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A energia da Terra. Chi

                                                                             

Mantak Chia
 pesquisado por dharma dhannya

A Força da Terra é a terceira força da natureza. De energia Yin, ela sobe da Terra  em espiral (Figura 1-6) e se mistura com a Energia Universal Yang. A força das Partículas Cósmicas e a Força da Terra compõem o físico humano e a Força  Universal forma a alma e o espírito que fornecem energia ao corpo físico.

O Chi.
O chi (as vezes grafado Qi, Ki ou Ch i) e a força invisível da vida, a respiração cósmica ou a força vital que permeia e alimenta tudo o que existe debaixo do Sol, e também o próprio Sol. Você pode visualizá-lo como força eletromagnética.

 Nos seres humanos, essa energia não pode ser vista, mas pode ser sentida seu efeito sobre o corpo é perceptível. No corpo humano, o chi flui por rotas interligadas chamadas canais, ativando todos os processos do corpo.

Normalmente, ele se acumula através da energia maternal pré-natal, respirando , e alimentando-se. (O alimento também é transformado nessa força invisível). As pessoas treinadas nas práticas do Tao da Cura aprendem a se concentrar para absorver chi através dos olhos, dos cabelos, das pontas dos dedos das mãos dos pés, do períneo e de toda a superfície da pele.

As características do chi oscilam da força da onda para a força das partículas, da condição de ter freqüência para a de ter matéria. O chi é tanto matéria quanto energia. O chi está sempre circulando, condensando-se e expandindo-se.

Entre muitas outras coisas, o chi rege a mente e a intenção. Ele fará praticamente tudo e irá para qualquer lugar que você lhe pedir. Acima de tudo, o propósito do chi é estar disponível para ajudar a gerar vida e amor. Como praticante de CNT, você precisa saber produzir o chi e fazê-lo circular pelo corpo. Você pode sentir que esse fluxo é forte, mas suave.

Se o chi não está em equilíbrio, corre-se o risco de perder o controle sobre ele, e as consequências serão prejudiciais ao corpo. Se o cbi não consegue fluir e fica bloqueado, muito quente, muito frio ou muito fraco, a pessoa pode adoece gravemente.

A prática do CNT ajuda o chi a fluir e a se manter em equilíbrio, Um chi bom é um chi que flui livremente. Um chi ruim é um chi estagnado. Vida é movimento; morte é ausência de movimento. Vida é mudança e espontaneidade; morte é fixidez e rigidez.

Em seu estado pleno de saúde e harmonia, o corpo tem a capacidade de monitorar e regular o chi por si mesmo. No CNT você procura levar o corpo e o seu chi a um estado de adaptação a qualquer circunstância.

Semelhante ao ouro e ao diamante, o chi tem diferentes graus de pureza, variando desde o muito raro e puro até o mais inferior e bruto.

O chi mais grosseiro se transforma em matéria. Um segundo chi flui fora dos canais do corpo e sobre a sua superfície, defendendo o corpo contra as doenças. O chi refinado alimenta os sistemas mais delicados do corpo e o espírito. O corpo é composto de uma mistura condensada de Chi Universal (Yang) e de Chi da Terra (Yin).

Há muitas expressões do chi. A mais preciosa é o chi acumulado enquanto estamos no ventre materno. Este é o Chi Original, Pré-natal ou Ching, herdado dos pais. Todas as práticas do Tao da Cura incentivam o praticante a conservar esse tipo dc chi, pois ele é altamente nutritivo. Esse chi é a Força Original.

O Chi  e o Sangue

O chi e o sangue são as energias essenciais do corpo. A condição e o movimento dessa energias formam a base teórica e pratica de toda cura nas artes curativas chinesas. O sangue formado pela combinação da energia chi da alimentação, do Chi Pré-natal ou Força Original do Chi e do chi do ar. Ele é uma forma muito densa de chi que circula pelo coração, artérias, vãos capilares e veias.

 A trajetória e função foram muito bem identificadas e descritas pela medicina moderna. O sangue arterial transporta nutrientes, oxigênio e chi alimentício para todas as células do corpo. O sangue venoso é o que entregou todo o seu conteúdo nutritivo e o oxigênio aos tecidos e agora está voltando ao coração através das veias, levando o dióxido de carbono para ser eliminado através dos pulmões.

O sangue e o chi fluem lado a lado por todo o corpo onde quer que os canais de energia e os vasos sanguíneos sejam paralelos uns aos outros. O chi é a força motriz do sangue e o torna vivo e cheio de energia, fornecendo a força que lhe dá condições de circular pelo corpo. Um famoso ditado expressa a relação entre eles: “Quando o chi flui, o sangue circula; quando o chi estagna, ti sangue congela.”

O sangue e o chi têm enorme poder de cura quando estão repletos de nutrientes, muitos quentes, muito frias, estagnadas ou fluindo com força insuficiente. Ao praticar e ensinar Chi Nei Tsang, você estará pessoalmente envolvido com a condição e o fluxo do sangue e do chi.

8. Yin e Yang
Yin e Yang são as duas grandes polaridades que emergiram do Chi Original para formar toda a matéria, inclusive o corpo humano. Para analisar e avaliar a energia chi no corpo humano, é necessário determinar se ela é Yin ou Yang.

A energia Yin se expressa como emocional, passiva, receptiva, vazia, cerebral, noite, terra, interior, inércia, frio, água, escuro, descanso e Lua. Yin geralmente se contrai e flui para baixo e para dentro. Yin esconde-se nas profundezas do interior do corpo. A inteligência é de composição Yin.

Yang se expressa corno criativo, cheio, ativo, dia, movimento, quente, exterior, fogo, céu e o Sol. Yang se expande e flui para cima e para fora. Yang é superficial; é o que você vê. Ele é a expressão da inteligência.

Embora opostas nas suas características, essas duas forças não são separadas. Elas existem em inter-relação e se influenciam reciprocamente de modo constante e contínuo. Uma contém a semente da outra, uma semente que se desenvolve e termina por se transformar na outra. Elas são a cara e a coroa da mesma moeda. Yin e Yang são como uma barra imantada com dois pólos de energia operando num único campo energético.

Os taoístas descrevem e definem tudo pelo grau ou proporção de Yin e
Os humanos são criados por um equilíbrio harmonioso dessas forças.
Você pode se conservar saudável e vivo por muito tempo mantendo-os em harmonia. Harmonia perfeita  significa saúde perfeita. Chi Nei Tsang  aspira a alcançar harmonia perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário