segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Aquario Esotérico




Aquário
Esotérico - 21 de janeiro – 19 de fevereiro.
Clara A. WEiss
Pesquisado por Dharma dhannya

Tanto se disse sobre Aquário como precursor da Nova Era que não será necessário enfatizar aqui a sua importância na abertura que se apresenta, nem na introdução de uma eventual "vida mais abundante".

Aquário é, sobretudo, um signo de constante movimento e condições mutantes. Quem compreender isso e estiver disposto a se adaptar ao novo ambiente, recebendo-o, aceitando-o e usando-o devidamente, terá a grande oportunidade de chegar à:
Fraternidade – Unidade – Síntese – Serviço do Mundo.

Aquário, décimo primeiro signo do zodíaco, é classificado como signo do ar, e simboliza a saturação, a rapidez, a mutabilidade e a sutileza.

Quando, na sua viagem evolutiva, um homem penetra cada vez mais profundamente na "forma", ele se torna cada vez mais cego pela ilusão, que o torna profundamente materialista e domina a sua personalidade. Persistindo na gratificação dos sentidos, ele faz soar o seu mote: Que seja regente o desejo da forma.

Apesar de ter a mente voltada para o grupo (característica marcante na natureza do aquariano), nas etapas precoces de seu desenvolvimento ele subverte seu potencial construtivo de propósitos humanitários e usa o "grupo" para favorecer as ambições da sua personalidade egoísta. Com o tempo, o egocentrismo é sublimado em aspiração para ajudar os outros, e o aspecto materialista de sua natureza anterior "dissolve-se no ar".

A consciência de grupo torna-se uma atitude constante de oferta de ajuda onde esta é necessária, e o homem desenvolve progressivamente um sentido de responsabilidade pelo grupo. Quando isso ocorre, a alma proclama: "Água da Vida, jorro em abundância para os homens sedentos."

Duas figuras simbolizam a água: o símbolo astrológico de duas linhas paralelas onduladas e o desenho de uni homem levando uma jarra no ombro da qual jorra o rio da energia vital. Na Ultima Ceia, Cristo mandou seu discípulo até a cidade em busca de um homem carregando uma jarra de água ao ombro. Duas vezes Ele Se referiu ao poder da água: "Aquele que crê em Mim nunca terá sede", e, outra vez, "Se qualquer homem tiver sede, que venha a Mim e beba" (João 6:35, 37).

A universalidade é um tema que se repete em Aquário, signo que enfatiza o espírito como a água da vida universal. Junte-se a isso a consciência da importância do "grupo" na experiência da vida. À medida que cresce a conscientização, cresce também a percepção de que os relacionamentos individuais são secundários em relação aos do grupo.

Três notas-chaves deste signo são de fácil compreensão na teoria, mas de difícil demonstração na vida prática, pois as tarefas envolvidas são árduas.
Primeiro, o discípulo deverá mudar o serviço ao pequeno em serviço para a humanidade.
Segundo, ele deverá mudar a atividade egoísta superficial num esforço abnegado a fim de ajudar a Hierarquia na implementação do Plano.

Terceiro, deverá realizar a transição de uma vivência limitada ao ego para uma "conscientização humanitária sensível".1


Durante essas transformações, ainda permanecem no homem resquícios da expressão da individualidade. Quando ele sente o de-sabrochar do espírito, torna-se mais consciente de que não é mais uma unidade isolada da humanidade, mas sim uma parte definida do Todo. E, embora conserve sua identidade, ele a vê de uma perspectiva diferente, reconhecendo-a como relativa frente ao padrão evolutivo maior de utilidade para a vida.

Como é fácil prever, a depressão profunda e o êxtase alternam-se nessa experiência progressiva, sendo que, periodicamente, a depressão é aliviada. Quando esta, gradativamente, se desvanece, a luz da Alma — vertida constantemente sobre a personalidade — produz um sentido mais elevado de poder espiritual.

Raios Cósmicos e Regentes Planetários
Os raios
Os Raios Sete, Dois e Quatro lançam a sua energia sobre este signo do Aguadeiro; eles agem mais no início e no fim da jornada da vida do que em sua fase intermediária. À semelhança de todas as energias cósmicas, é a influência combinada desses três Raios que produz o efeito sintético nos aquarianos.

O Sétimo Raio da Lei Cerimonial e da Ordem predomina neste momento. Da mesma forma que o Sexto Raio da Devoção ou do Idealismo tipifica a Era de Peixes, o Sétimo Raio enfatiza a Era de Aquário. "No grande ciclo cósmico, não é freqüente os raios se sucederem segundo sua seqüência numérica; quando isso acontece, o efeito se segue rapidamente à causa, o que hoje pode representar grande esperança."2

O sétimo raio às vezes é conhecido como Raio da Ordem Mágica. Ao realizar seu propósito de criar relacionamentos, ele reflete fortemente esse aspecto do Primeiro Raio da Vontade e do Poder demonstrando o desejo de se relacionar que expressa o ato de vontade que estabelece a relação entre espírito e matéria.

Como o Sétimo Raio é a energia mais influente na Nova Era, os nascidos sob o décimo primeiro signo do zodíaco estarão abertos a todo o seu impacto. A reação ou não a esse impacto depende da sensibilidade de cada um e do ponto da evolução em que se encontram.

Ninguém pode ignorar o ritual ou a cerimônia. Eles estão por toda a parte, embora sua expressão nem sempre seja reconhecida: o nascer e o pôr-do-sol, o ritual da passagem dos anos; mesmo a respiração segue um ritmo (rito) constante. O ritual manifesta-se na pessoa assim como na atividade imensa de Deus, levando a cabo um padrão universal.

Os planetas
Urano, Júpiter e Lua são as energias que marcam o Aguadeiro.
Urano. O domínio deste Deus do Céu é o "éter". A característica ambiental do éter é a saturação, que não só permeia toda a região do espaço exterior, como também "interpenetra a matéria e todos os corpos que nela existem".

Como regente exotérico de Aquário, Urano condiciona o crescimento da personalidade, que é favorecido pela qualidade de rapidez e de rompimento na modificação. Todavia, ensina-se que seu firme propósito é o de melhorar as condições de vida, e ao produzir a busca constante de modificação, Urano força a humanidade a procurar o "novo". Embora de início não seja reconhecido como tal, Urano trabalha para um futuro melhor à medida que cria as oportunidades de expansão da consciência, por meio de novos padrões de vida e de uma nova ordem na sociedade.

Como é identificado com o "éter", é natural que Urano seja também identificado com o "corpo etérico", que é ao mesmo tempo humano e cósmico. No corpo humano, Urano afeta a barriga da perna e o tornozelo; estimula constantemente a urgência da exploração, especialmente a da aventura pelo desconhecido. Por isso é o planeta do ocultismo, buscando causas ocultas de efeitos exteriores.

Esse satélite volátil do sol já está estruturando os alicerces da Nova Era, abrindo a perspectiva do eventual estabelecimento do Quinto Reino das Almas no plano físico.
Júpiter. O maior dos planetas, é o regente esotérico deste signo e proporciona as energias do Segundo Raio de Amor-Sabedoria, à medida que ajuda Urano na unificação entre espírito e matéria. Vemos aqui exemplificada a qualidade jupiteriana de expansividade, que se manifesta no nível da Alma ao expressar abrangência, caminhando rumo à síntese e à resolução de um Todo maior.

Ambos os planetas, pela sua cooperação efetiva, contribuem
para a "Glória do Logos solar", usando a Humanidade como ponto focal para distribuir suas energias ao homem individual.

A Lua é o regente hierárquico e, ao conduzir a energia do Quarto Raio da Harmonia pelo Conflito, influencia o discípulo avançado, direcionando sua atividade para a criação do Serviço Mundial.
O número "quatro" tem especial relação com a nossa Terra, que está sendo usada pelo Logos planetário para que este se expresse em forma física.

A Terra é: o quarto Globo – um de uma série contida na Quarta Corrente – parte de uma série de sete Correntes usada pelo Logos Planetário como meios para efetuar a iniciação cósmica.

A Terra está no quarto Tempo – um caminho do tempo na jornada do Logos em plena iniciação cósmica; recebendo a influência do Quarto Raio da Lua, que cria a condição de cadinho que serve para o iniciado ou discípulo separar a harmonia do conflito e, com isso, estabelecer um ambiente no qual as atividades humanitárias possam prosperar.

Autoconhecimento e Autopercepção
Se se quisesse descrever Aquário em palavras, seriam duas as escolhidas: Grupo e Serviço. Como já foi dito, o aquariano egoísta, egocêntrico, usa o grupo para se servir dele, o altruísta serve ao grupo. Amplie esta última idéia e você chegará à Fraternidade. Estenda-a comicamente e você chegará à Universalidade.

"O âmbito mais importante de doação", diz Erich Fromm, "não é o das coisas materiais, mas o mundo especificamente humano. O que uma pessoa dá a outra pessoa? Ela se dá a si mesma, a coisa mais preciosa que possui. Ela dá a própria vida.

Isto não significa necessariamente que a pessoa sacrifique sua vida pelo outro – mas significa que ela dá aquilo que vive nela; ela dá ao outro a alegria, o interesse, a compreensão, a sabedoria, o bom humor, a tristeza – todas as expressões e manifestações daquilo que vive dentro dela. Dando a sua própria vida dessa maneira, ela enriquece a outra pessoa, e ao fazer crescer o senso de estar vivo da outra pessoa, o seu próprio senso da vida também cresce.

Ela não dá para receber; o dar é em si uma alegria extraordinária; mas ao dar não se pode deixar de despertar algo na outra pessoa, e esse algo é trazido à tona para refletir de volta na pessoa que dá, e essa pessoa não poderá evitar de receber a retribuição do seu gesto.

Dar implica transformar a outra pessoa também em doador e, juntos, os dois compartilharão da alegria daquilo que trouxeram à vida. No ato de dar nasce alguma coisa; e as pessoas envolvidas sentem gratidão pela vida que nasceu para ambos. No que toca especificamente ao amor, isto significa: o amor é uma força que produz
amor. ..".3

O aquariano descrito pelo astrólogo Llewellyn George é aquele que possui a qualidade da discriminação; que age de forma serena, paciente, sem se fazer notar; manifesta seu humanitarismo de forma amiga, generosa, caridosa…

Sendo solitário, pode mostrar-se muito desapegado dos sentimentos relativos a indivíduos, pois, de fato, está mais preocupado com a humanidade como um todo. Não se importa muito com as outras pessoas; com exceção de algumas, que incluem sua família e os amigos mais chegados.

O aquariano sem desenvolvimento espiritual sente, em geral, uma afeição muito superficial pelo grupo; essa atitude deve ser modificada para sentimentos mais sinceros no momento em que a Alma se libertar da sua prisão na matéria e puder expressar sua própria característica de consciência de grupo.

A confiança e a lealdade são traços da sua personalidade; mas, quando o homem está no Caminho, essas qualidades deverão ser substituídas pelo serviço dedicado ao bem do grupo.4
Convém não esquecer o temperamento irascível que aparece repentinamente no aquariano; porém, ele não guarda ressentimentos. Preza muito a própria liberdade (Urano) e não pode ser forçado a nada. Às vezes demonstra muita consideração; pode ser filósofo e intuitivo e, muitas vezes, radical.

A efetividade da influência dos Raios manifesta-se no impulso do Sétimo Raio com vistas a uma organização externa em todas as áreas da vida e na tendência à padronização e mesmo à arregimentação. O Segundo Raio produz as forças magnéticas que inspiram sentimentos de camaradagem e de amizade, resultado de

Uma necessidade espiritual, e com essa orientação pode levar o aquariano a participar de grandes grupos de trabalho para incremento à unidade mundial.
Em todos os momentos, a moderação é a tônica para uma vida equilibrada. Em Aquário, o problema fica entre a ênfase no indivíduo ou na consciência coletiva; o nobre caminho do meio é atingido pela aplicação de um princípio mediador à consciência grupal e à vida em grupo.

Como o Sétimo Raio tem forte influência sobre o signo, o discípulo é constantemente pressionado em dileção à meta de relacionar o espírito com a matéria. Para a autopercepção, o problema maior é a transformação dos opostos num Todo que funcione no plano físico. Essa consciência pode tornar o aquariano mais extrovertido do que introvertido.

Para chegar ao equilíbrio desejado, ele terá de evitar os extremos da autodepreciação e da auto-exaltação resultante de seu maior poder espiritual. Torna-se óbvio que a superextroversão se confunde com o exibicionismo e os sentimentos extáticos de sua in-tensa espiritualidade com o orgulho espiritual. O problema é resolvido mantendo-se a consciência tão bem enraizada e centralizada no nível da Alma que o Eu Superior possibilite o equilíbrio alternando esses dois sentimentos na proporção certa, o que vem a ser, de fato, harmonia emergindo de um conflito resolvido (Quarto Raio).

O discípulo ou iniciado aquariano avançado, ao atingir um alto grau de equilíbrio, poderá derramar a água de sua jarra de forma controlada e deliberada — regulando seu gesto de modo que a jarra nunca se esvazie, porque está sendo constantemente realimentada pela água da fonte da vida espiritual, a Alma, de onde brota a Água da Vida.

Toda energia nasce de um relacionamento. Ela é produzida ou liberada pela interação de correntes de desejo ou de compaixão, fluindo das polaridades do Todo Universal, assim como dos corpos ou personalidades humanos. A energia é relacionamento em ação. É o "fato" que produz o relacionamento. A atitude do homem diante desse fato – o uso que ele faz do fato – estabelece o tipo e a qualidade de sua participação na sociedade e no universo… 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário