segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Compreendendo os Chakras. parte 1



Compreendendo os Chakras.
Dharma Dhannya_EL
Este texto é resultado de uma pesquisa é um excerto - Alan Oken, Trigueirinho, Alice Bailey, Luis Salvi e outros esotéricos orientam nosso pensamento.

Aquele que conquista a mente, conquista o mundo.

Há um mantra que diz: "Guia-me, Senhor das Trevas à Luz, do irreal para o Real, e da morte para a Imortalidade" é uma frase do mais antigo mantra conhecido, o Gayatri. Ouvimos também que "a mente é o matador do real", como que "a realidade é uma só."

“Concentrai a atenção na região da glândula pineal, sabendo que a atenção ali focalizada causará a atividade equilibradora de todos os centros [chakras], dirigindo e dando todo o Poder ao centro da cabeça [chakra coronário], expandindo a consciência e ativando o contato com a Luz do "Eu Superior", com a Unidade.

O contato da alma com a personalidade acontece através da prática da meditação - que favorece a fusão com a consciência mais elevada. Ocorre quando a consciência da alma se estende da coroa para a fronte que é a sede de integração, poder e controle da consciência pessoal em seus corpos sutis e seus centros.

O que une a Tríade Espiritual da Alma com o eu inferior (personalidade) é o quinto princípio, a inteligência, a mente, o fogo Mental, através de Agni.

Com o desenvolvimento do chakra coronário ele se converte no ponto de contato com a Vontade espiritual de Atman. Com o desenvolvimento do chakra cardíaco, ele se transforma no agente do amor espiritual, de Buddhi.

O terceiro olho na terminologia esotérica é o organismo de ligação com a Tríade Espiritual. Então, mais uma vez nos encoraja a nos re-ligar com a Alma. A alma tende para a Tríade (Planos Superiores) como a personalidade para a alma.

Contato com a alma produz irradiação:

- Estabelece um alinhamento rápido entre alma, mente—Manas (que é a Vontade Inteligente ou o Propósito de uma Existência), coração e o centro do cérebro físico.
- O Terceiro Olho dirige a força. Isto pressupõe: técnica (científica), o bom funcionamento do mecanismo que recebe e direciona a força na cabeça.

A coroa e testa no ponto de sua radiação são limpos e claros; há uma "luz na cabeça" que é indicativo da presença de um discípulo.

Quando a alma ocupa o espaço de Luz no centro entre as sobrancelhas sem perder sua alta qualidade natural supermental acontece a irradiação na cabeça.

Esta radiação é maior no meditador que está ciente da alma se funde com a sua energia.

Uma Primeira visão dos chakras.

“No reino humano, a consciência evolui em ciclos e desdobra-se em forma de espiral da individualização para a personalidade plenamente desenvolvida e consciente de si mesma. Daí, ela se movimenta, através do caminho da iniciação para a total consciência da Alma e, finalmente, para a identificação com o UM, ou Deus”. Helen Burmester.

Se quisermos avançar no caminho evolutivo, precisamos encontrar dentro de nós esse núcleo profundo que é a Alma.

Quando a mente é ajustada e as emoções estão equilibradas e se ocupa com idéias superiores e com o bem de todos - a harmonia tecerá a fusão da Alma com a personalidade.

A energia espiritual começa a fluir sem embaraços quando entramos em quietude e em sintonia com a Alma.. Tornamo-nos instrumento da Alma com o objetivo de servir para o bem de todos.

Os sete chakras principais ou centros de Força Vital são fatores muito importantes, em termos de configuração esotérica de homens e mulheres. Eles correspondem aos planetas, assim como as principais glândulas endócrinas e órgãos do corpo físico.

A ciência do inter-relacionamento dessas "rodas de prana", ou energia vital é complexa e incrivelmente reveladora no que se refere ao processo de circulação da vitalidade, tanto nos três veículos da personalidade quanto na Alma.

Vamos apresentar alguma informação no que concerne a natureza básica e as correspondências dos chakras em termos de sua relação com a astrologia da Alma.

O Primeiro Raio representa a ardente Vontade de Ser da Divindade, a Causa Primeira, o Espírito. A expressão desse princípio vital no organismo humano é chamada mônada. As raízes dos sete chakras principais encontram-se ao longo do eixo da coluna cérebro-espinhal. Na verdade, os chakras são sete fluxos de Força Vital originadas dessa fonte monádica. Estes fluxos são como Raios de Sol, constantemente derramando a vitalidade doadora de vida da vontade de ser.

A estrutura inerente a Lei das Correspondências revela que a mônada individual é, para o conjunto do nosso organismo, o que o Sol é para o nosso sistema solar, enquanto que o Sol é e apenas uma das inumeráveis mônadas, para a sua origem solar: Assim como É em cima, É embaixo.

O corpo etéreo é chamado também de "duplo etéreo", e constitui a parte mais densa da nossa aura, estendendo-se aproximadamente meia polegada em torno do corpo físico.

Entre suas múltiplas funções, esse invólucro etéreo atua como uma proteção, de modo muito semelhante ao que a atmosfera da Terra serve para proteger o nosso planeta de irradiações prejudiciais. O duplo etéreo ajuda a nos proteger de intrusões físicas e psíquicas . Assim como a nossa atmosfera, o corpo etéreo é muito sensível, e pode ser danificado.

A "vibração de vida" monádica e transmitida para a Alma e, de lá, através da corrente involutiva, descende para os veículos da personalidade. O "corpo etéreo" envolve e interpenetra o organismo físico denso e é contiguo a este.

Esse veículo etéreo é inteiramente composto pelos "fios" desta vitalidade monádica. A energia dessas linhas de força ativa a potência do sistema nervoso e se estabelece, através dos chakras principais, nas glândulas endócrinas e em outros órgãos dentro do corpo físico.

Os fios etéreos também formam canais pelos quais fluem as energias mais sutis, afetando nossas condições físicas e psíquicas. Esses canais têm estreita relação com os meridianos usados na acupuntura e em outras modalidades de medicina oriental.

Os fios de energia etérea cruzam-se em determinados pontos. Onde ocorre urn grande número desses cruzamentos, cria-se urn vórtice de energia. Esse vórtice é um chakra.


“De um modo geral, a evolução da vida esotérica (como se desenvolve) do discípulo, acontece quando a fusão – unidade é compreendida com inteligência é que o discípulo pode começar a tecer os fios para uma ponte para luz (Ponte do Arco-Íris/Antakarana) que depois se torna o Caminho iluminado pelo qual ele pode passar para os mundos mais elevados do ser”. Alice Bailey

Podemos pensar que a "conquista" do plano mental e espiritual acontece em etapas, que ocorrem na consciência do homem, nos aspectos comuns da vida, e na forma os três níveis experiência:

1. A fase de recepção de conceitos, idéias e princípios, gradualmente afirmando a existência da mente abstrata.

2. A fase de "recepção de luz", ou o período em que se desenvolve a percepção espiritual interna, quando a visão é e aceitá-lo como real e desenvolve a intuição ou "sentir-se Buda." Isto implica a afirmação da existência da hierarquia.

3. O estágio de abstração, ou o período em que a orientação completo é alcançado, torna-se claro o caminho para o Ashram eo discípulo começa a construir o antahkarana entre a personalidade ea Tríade Espiritual. Nesta fase, a natureza da vontade é visto mal, e seu reconhecimento implica que há "um centro onde a vontade de Deus é conhecida".

A posição relativa das "flores" dos chakras revela a localização de cada um desses centros que se estende para o corpo etéreo. Como mencionamos anteriormente, as "raízes" desses centros estão localizadas 'tangencialmente a coluna cérebro-espinhal.

A localização dos planetas no mapa natal, assim como suas posições de signo e aspectos geométricos, nos dirão muito a respeito do inter-relacionamento dos chakras, glândulas e órgãos físicos. A revelação das energias atuantes através dos centros vitais também pode ser analisada sob a perspectiva das progressões e dos trânsitos. E claro que as manifestações na vida do indivíduo são totalmente relativas ao nível de consciência da pessoa em questão.


Algumas influências e correspondências importantes dos Sete Raio e os chakras.

Raio 1º VONTADE/ PODER
Plano Puro Espírito 1º Centro Coronário
Cérebro
Glândula Pineal
Plutão.
Vulcano
Áries, Leão, Capricórnio.

2ºRaio
Amor-Sabedoria
Plano - Monádico
4º Centro - chakra Cardíaco
Glandula - Timo
Planeta Sol e Júpiter
Gêmeos, Virgem e Peixes.

3º Raio
INTELIGÊNCIA ATIVA
Mente abstrata
Plano Átmico
3º Centro ou chakra da Garganta.
Tireóide Garganta cordas vocais, pulmões
Tireóide
Planeta Saturno- Terra
Câncer, Libra e Capricórnio.

4º Raio Harmonia
Plano Búdico 7º Centro - Chkra básico ou Raiz.
glandula - Supra renal
coluna vertebral
Planetas. Mercúrio Lua
Touro Escorpião e Sagitário.

5ºRaio
Conhecimento concreto
Plano Mental 2 º Centro Ajna
Glandula Pituitária. Olhos, ouvidos, e nariz.
Planeta Vênus (Gêmeos)
Leão, Sagitário, Aquário.

6º Raio
DEVOÇÃO IDEALISMO
Plano Astral
5º Centro chakra do Plexo Solar. Estômago, fígado, vesícula biliar
Pâncreas
Planetas - Marte Netuno
Virgem, Sagitário e Peixes

7º Raio ORDEM E CERIMONIAL e Magia
Plano Físico
6º Centro Chkra Sacral -
Sistema reprodutor
Gônadas
Planeta - Urano
Áries Câncer e Capricórnio.
Este texto é resultado de uma pesquisa inspirado em vários autores - uma compilação
Ceomt, Alice Bailey, e outros.
Pesquisado por  Dharma dhannya.
www. blogger. dharmadhannyael.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário