terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Luz da alma é para compartilhar.





A Luz da alma é para compartilhar.

Dharma Dhannnya_EL Psicoterapeuta transpessoaal, astrologa, e tarologa.

"Temos que erradicar da alma todo medo e terror do que o futuro possa trazer ao homem.
Temos que adquirir serenidade em todos os sentimentos e sensações a respeito do futuro.
Temos que olhar para frente com absoluta equanimidade para com tudo que possa vir.
E temos que pensar somente que tudo o que vier nos será dado por uma direção mundial plena de sabedoria.
Isto é parte do que temos de aprender nesta era, a saber: viver em pura confiança. Sem qualquer segurança na existência; confiança na ajuda sempre presente do mundo espiritual.
Em verdade, nada terá valor se a coragem nos faltar.
Disciplinemos nossa vontade e busquemos o despertar interior todas as manhãs e todas as noites".
Rudolf Steiner (Bremen 27.11.1910)

“Antes que qualquer forma física venha manifestar-se é necessário que exista uma matriz etérica – um projeto, por assim dizer – a partir da qual é criada e vem a tornar-se uma réplica física daquela forma etérica” – D. K.

“O que é a Luz Circundante que estamos tentando atrair?”

“A Luz é a Força Superior, a Única, Simples e Singular força existente no universo. Além desta Força existe apenas o desejo, que se revela para nós como o desejo de receber. Contudo, ao usar a força da Luz conseguimos transformá-la para doar”.
Port..pdf
4. Alan Oken, Torkon Saraidaryan, Alice Bailey.Trigueirinho.
5. http://www.comunidadeespirita.com.br/grupoestudos/refint/1%20o%20que%20e%20reforma%20intima.htm

6. Rudolf Steiner.


“Não há nada além da Luz (o Criador) e o desejo. Nós apenas a chamamos por diferentes nomes (tais como Luz Circundante, Luz Interior, ou a Luz que Corrige) de forma a fornecer-lhe definições mais precisas”. (1)

Os desejos, necessidades e emoções plasmam na mente a nossa realidade, nosso destino, porque se encontra sob a Lei de Causa e Efeito. Quando a Alma assume o comando da nossa vida começamos a pensar como ser Univérsico, como Unidade e a nossa maior necessidade é compartilhar a Luz da Fonte para o bem de todos.

Steiner diz que “a alma e o espírito não vivem nos planos moleculares. A alma e o espírito vivem nos planos eletrônicos. Os planos moleculares são regiões de inconsciência. Os planos eletrônicos são regiões de consciência pura.

Autoconhecimento verdadeiro só é dado ao homem/
Quando ele desenvolve interesse afetuoso por outros/;
Conhecimento verdadeiro do mundo o homem só alcança/
Quando procura conhecer seu próprio ser.

Procura no próprio ser:/
E tu encontrarás o mundo;/
Procura na ação do mundo:/
E tu encontrarás a ti próprio...


Sentimentos puros e verdadeiros são atributos do legítimo corpo astral. Paixões, desejos, sentimentos de ódio, vingança, orgulho, etc. são próprios do corpo de desejos.

Tem-se aqui um dilema: as pessoas alimentam e cultivam seu corpo emocional com filmes de terror, esportes violentos, lutas de boxe, etc. porque possuem um corpo de desejos ou porque, “não possuindo” um legítimo corpo astral, têm necessidade de sentimentos e emoções de ódio, vingança, violência, terror, pornografia, inframúsica, etc.?

Por isso é que se torna indispensável o trabalho alquímico: para transmutar a natureza animal em natureza humana; para transformar as baixas paixões nos autênticos sentimentos de amor, afeto, carinho, caridade ou nas emoções extasiantes e arrebatadoras dos místicos e grandes músicos e artistas.

É preciso começar a alimentar nosso corpo emocional com impressões nobres, seletas e elevadas, colhidas no convívio familiar e social positivos onde não haja calúnias, difamações, invejas, fofocas, intrigas; na música erudita dos grandes mestres; na arte dos grandes expoentes da Arte Régia; nos passeios junto à mãe natureza e na prática de tarefas que atendam e preencham nossas necessidades e impulsos de crescimento e desenvolvimento internos.

Uma personalidade espiritual desenvolvida e útil requer um enriquecimento da Alma com idéias e conceitos elevados, impondo uma transformação do seu temperamento, do caráter, de um aperfeiçoamento que influência o corpo etérico ou vital”.

Quando o homem se submete a um treino superior, ou a uma educação chamada oculta, cabe-lhe obter essa transformação com as forças genuínas do eu. Ele deve trabalhar nessa transformação de hábitos, temperamento, caráter, memória, etc., com um esforço consciente e individual. Na medida em que remodela o corpo etérico, ele o transforma , segundo a terminologia da Ciência espiritual, em “espírito vital”, (ou Budhi, segundo a nomenclatura oriental).

Num nível mais elevado, o homem consegue adquirir forças através das quais pode atuar plasmadoramente em seu corpo físico ( por exemplo, modificar a circulação do sangue, o pulso)

Chama-se “homem espírito (na terminologia indiana, Atman) aquilo que, do corpo físico, foi transformado dessa maneira”. 6

Precisamos trabalhar para que a criança do futuro, da Nova Era possa ser participante no processo da evolução da humanidade.

A formação educacional transpessoal da criança irá possibilitar a realização do potencial da Alma e a sua manifestação no mundo objetivo.

A educação correta poderá mudar o mundo. Em alguns anos nós veremos uma nova humanidade com o coração aberto para compartilhar e assim haverá abundância para todos.

A prática educativa abrange o sujeito humano, ser social e historicamente situado. A educação não deve ser somente centrada no indivíduo, mas deve considerar o ambiente no qual ele vive e pelo qual é responsável.

"Hoje nós deparamos com uma nova geração. Uma nova onda está crescendo, ou em outras palavras, um novo nível da alma comum está despertando em toda a humanidade".

Há uma tendência global para a União, para a Paz no exercício da cidadania, para o envolvimento fraterno em comunidades com a participação coletiva.

Rudhyar nos diz que “Um bebê nasce para a vida totalmente livre e sem conteúdo – uma entidade nova, imaculada, apenas esperando receber suas impressões de seus pais e de seu ambiente. Um recém-nascido traz uma história antiga para a vida, que é a história humana. Ela é trazida nos genes.

Que é transportada pela memória dos nossos ancestrais. E este registro é, certamente carregado na Alma, e quanto mais uma pessoa se torna consciente, durante o transcurso de sua vida, mais a Alma revela essa história para a mente consciente. Este é um dos fatores da evolução humana”.

O processo de ativação do Dna está relacionado com o contato da Alma - Consciência Divina - com o Espírito, inicia-se na “mente movida pelo coração” e faz uso do Poder da Intenção.

“Quando a consciência de Deus e a consciência do DNA falam, o destino se revela”. Há uma câmara de compensação, em nossa memória ancestral, espiritual que contem todas as informações obtidas através de uma longa série de personalidades. Com a Luz da Alma será possível resgatar o que há de melhor da essência humana.

“Porque, bem entendido, o que vimos a propósito do zodíaco arquetípico (memória atávica que está viva no arquétipo solar do ADN, modelo ou referência da evolução para o ser humano) é transposto no ser humano atual através o seu próprio tema de nascimento progressivo, imagem da página do ADN «em leitura» pelo ser no caminho para si mesmo.

Porque convém não esquecer que a memória do ADN contém a evolução da humanidade, sua história, as páginas escritas pelas diferentes civilizações: é o nosso patrimônio coletivo, a «codage» de certas experiências raciais marcantes que modificaram a «trajetória» da consciência do Grande Ser que é a humanidade tomada como um Todo.

Quando compreendemos o significado esotérico da palavra Alma, podemos pensar na educação da criança para viver como Alma.

“A Alma pode ser denominada de Filho do Pai e da Mãe – Espírito-Matéria, portanto é a personificação da vida de Deus e encarna a qualidade da natureza de Deus, o amor essencial”.Oken

A Alma pode ser considerada como o princípio inteligente. O desenvolvimento da inteligência espiritual de uma criança contribui para a expansão da sua consciência e para sua adaptação em comunidade, em grupos; o que por sua vez se revela no poder do seu pensamento, da sua mente em analisar, discernir, avaliar, escolher, ou rejeitar; e todas as implicações que estes termos significam em suas intenções e motivações para o bem de todos.

A Alma é a expressão de sua Divindade, do Eu Superior, do Espírito e representa a Luz do nosso corpo de Luz e está ativa em nosso DNA: a matriz divina dentro de nós. A inteligência do Dna, ou do nosso corpo de Luz quando ativados pela Luz da Alma nos liberta da dualidade, do egocentrismo, do carma, da separação.

“A Alma humana é uma fase no desenvolvimento da Centelha da divindade dentro de nós. O Self e a Alma são quase o mesmo. A centelha é a semente, a Alma é o broto e o Self é a flor totalmente desabrochadas.

A Centelha é o reflexo da mônada, mas estágio da vida humana, o homem é a Centelha, ego ou Alma.

Quando a Alma expande sua consciência as revelações vem de forma intuitiva, desde que você deixe bem abertos seus ouvidos internos. A sabedoria torna-se a base do seu processo de decisões, escolhas na medida em que novas informações sobre sua saúde, as suas emoções e o seu destino vão se revelando sutilmente.

“É necessário trabalhar internamente em transformar a alma, purificando o desejo com a Luz que Corrige, não podemos intervir com ações físicas mecanicamente, sem corrigir o coração. A humanidade está vivendo uma crise, porque nossa vida é construída sobre a natureza egoísta que chegou ao final do seu desenvolvimento. Esta é precisamente a causa dos distúrbios sociais, autismo e problemas de desenvolvimento e comportamento”. (1)

No corpo causal, no qual a Alma vive, somente os pensamentos bons, verdadeiros e belos penetram neste corpo porque ele é formado de vibrações de uma natureza divina definida e sublime. A educação espiritual de uma criança iria iluminar sua inteligência, mente e seu coração com a sabedoria espiritual que auxilia o processo de sintetização, discernimento e intuição.

“O homem é um agregado de diferentes elementos, indo do mais alto até o mais baixo, que formam seus veículos e velam sua luz. O desígnio do homem em evolução será portanto transcender cada um desses veículos para reconhecer o que ele era na origem, Atma ou Sat, a pura divindade infinita e permanente.

O corpo causal é o Budhi - a Alma Espiritual. Ali se vai encontrar, ocultamente falando, um ponto de luz contendo três átomos permanentes, e ele mesmo encerrado em uma espécie de estojo de matéria mental a que chamamos de corpo causal. O átomo permanente é uma síntese das memórias que vão sobreviver à morte do corpo físico e dos corpos etérico, astral e mental.

Há três átomos permanentes para os quatro corpos inferiores, o físico-etérico, o astral e o mental. Após a morte e o descarte desses corpos pela mônada, espírito ou centelha divina, os átomos permanentes são absorvidos pelo corpo causal, o corpo que guarda todas as memórias de uma alma.

Através da ação magnética dos átomos permanentes e dos veículos de expressão da mônada, o homem atua e experiência dentro das diferentes vibrações dos planos mais densos da criação”.

Resumindo Rama Rakoczy, “Dentro do estudo da evolução do homem e, por conseguinte, da sua consciência, os átomos permanentes representam o nexo ou união da realidade íntima do ser humano, com a mônada ou espírito, com a forma do mesmo homem evolucionante, encarnado na forma física.

“Poder-se-iam contemplar os átomos permanentes como centros inteligentes, de energias magnéticas e sensíveis, dotados de intensa atividade renovadora e transmutadora, localizados em cada um dos veículos de manifestação e experimentação do homem. As suas características principais são, que:

- Residem no primeiro nível de cada um dos planos de evolução do nosso universo, sendo constituídos pela matéria mais sutil de cada um desses níveis. Possuem grande afinidade magnética com os átomos livres do plano a que pertencem, o que torna possível a construção dos veículos de experimentação e evolução da mônada.

- Dada a sua grande sensibilidade, estes átomos são capazes de detectar e responder a uma ampla gama de vibrações, tanto físico-etéricas como
emocionais e mentais. Esta capacidade de resposta e sensibilidade está
condicionada pelo grau de evolução da consciência que os anima.

- Os átomos permanentes recebem as impressões exteriores detectadas
pelos veículos e pela consciência. Os vários tipos de energias que chegam aos veículos são processados pela consciência que se encarrega de desencadear os mecanismos das respectivas ações de resposta que irão ter lugar em cada um dos planos correspondentes.

- A qualidade ou qualidades das energias que a consciência é capaz de
detectar através dos seus veículos transmitem-se aos átomos permanentes, que regeneram, renovam e transmutam as estruturas atómico-moleculares de cada um dos veículos de experimentação do ser humano.

Da inter-relação entre os impactos e respostas aos tipos de energia, cada vez mais sutis e espirituais, surge uma mais irradiante e abarcante aura em cada um dos veículos, que faz com que seja também maior a sensibilidade à gama de vibrações a que a consciência poderá responder e perceber.

Desta forma, a consciência expande-se cada vez mais, conseguindo assim uma visão mais ampla da realidade e um conhecimento muito mais profundo da vida universal de que é parte.

- “Uma das principais características dos átomos permanentes é possuir, nas suas estruturas magnéticas internas, partículas de energias muito sensíveis e facilmente alteráveis, tanto à atividade existencial dos diferentes estados físicos, emocionais e mentais, como ao que é transmitido pelos próprios veículos de manifestação.

Estes dispositivos ou mecanismos energéticos internos têm a missão de reproduzir qualquer tipo de vibração anteriormente detectada. Este o motivo por que se insiste no treino interno até ao estado de alerta e de atenção quanto aos pensamentos, sentimentos e reações quotidianas, base inevitável para se conseguir que aflorem as qualidades e virtudes internas do espírito.

Como consequência das múltiplas e diversas experiências que os átomos permanentes recebem sob a forma de vibrações, a partir da personalidade, nas estruturas internas destes átomos desencadeia-se todo um processo de reajuste e atualização permanente no que poderia definir-se como o código genético-espiritual, semelhante ao ADN, do homem.

A cada impacto externo ou de resposta interna realizado pela consciência, os átomos permanentes respondem com um processo de atualização da composição atómico-molecular dos veículos periódicos do ser humano, eliminando e atraindo para os seus núcleos respectivos a qualidade de matéria afim de cada um destes tipos de vibrações e energias nos planos e níveis correspondentes.

Este código genético-espiritual contido em cada átomo permanente de qualquer ser humano vem a ser esse “Bilhete de Identidade Espiritual”, definido internamente pelas constantes de luz, cor e som ocultos em cada mônada, que faz com que cada ser seja único e distinto do resto dos seres do seu próprio reino.

- Qualquer pensamento, sentimento, emoção, inspiração, palavra ou ação, altera e atualiza, em cada instante, estes códigos evolutivos dos átomos permanentes. Mudamos contínua e permanentemente. Agora mesmo somos diferentes do que éramos há momentos, há segundos ou minutos.

A nossa forma de pensar, de sentir e de nos comportarmos na vida de todos os dias faz com que estejamos mudando, transformando-nos e evoluindo constantemente sem que disso nos demos conta.

- Também se pode deduzir que neste código genético-espiritual dos átomos permanentes estão logicamente impressas as experiências e vivências positivas e negativas de todas as vidas passadas nos planos inferiores”. (3)

Podemos tentar compreender a motivações, necessidades, emoções tensões ou forças que agem através de um ser, conforme a sua consciência, através do auto conhecimento, da psicologia, da teosofia, do esoterismo, da astrologia... e de uma boa intuição.

Conhece-te a ti mesmo e a verdade vos libertará

Seria preciso re-desenvolver o tema do nascimento (arquétipo humano do ADN) nos planos do corpo, Alma e do Espírito e o tema das chaves de passagem de um plano a outro, quais são as energias planetárias predominantes sobre:

- o corpo físico o foco de energia criadora que envolve relações com o corpo etérico ou vital - tipo de energia, temperamento, vitalidade, saúde, instinto de vida e de morte.

- o corpo emocional, corpo dos desejos ou corpo astral inferior - envolve formas feitas de matéria emocional relacionadas com as pulsões, paixões, sensação, desejos, necessidades, ilusões, dificuldades racionais e criatividade.

- o corpo mental - formas pensadas - orientação do trabalho. Pensamento abstrato e concreto. Mente superior e inferior

- corpo de Luz

- Plano Monádico, Átmico e Búdico.

“Na doação de si mesmo, no trabalho - seja material ou espiritual - que encontramos uma das formas de exteriorizar, manifestar nossos potenciais, os atributos divinos infinitos que nos caracterizam. Ao mobilizar forças e sentimentos, o Espírito tira de si mesmo aquilo que achava que não possuía. E nessa doação ao meio, à sociedade, sentimos inusitada alegria interior.

É assim que conhecer-se implica, sobretudo, em vivenciar nossa condição de co-participantes da Criação, em revelar a si mesmo sua essência. Nisso consiste "dar testemunho", como dizia Jesus, ou seja, revelar a nós mesmos nossa destinação original, trazer à luz, ao conhecimento, a essência perfeita que nos habita - assim como o Pai é perfeito”.

“O som de universos distantes toca vosso ser, desperta em vós a consciência-luz. Escutai Minha voz. Ela é a Voz dos universos. Ela vos indica o rumo a seguir. Ela vos alerta para o clamor dos que necessitam ajuda. Por Ela convoco-vos ao serviço. Por Ela revelo-vos a Luz.
Penetrai a Chama. É chegado o momento . tendes a Minha bênção. Amhaj (Trigueirinho)


http://dharmadhannyael.blogspot.com/2011/02/luz-da-alma-e-para-compartilhar.html

Este texto é uma reflexão - resultado de uma pesquisa, é uma compilação com ensinamento de vários mestres e autores.

historiaencadada.ning.com/
1 - Michael Laitman -
http://laitman.com.br/tag/luz-circundante/

3 - http://www.ramarakoczy.org/DESCARGA/Articulos/%C3%81tomos%20permanentes%20

Nenhum comentário:

Postar um comentário