domingo, 16 de maio de 2010

Urânia 2





Eram nove as musas: Clío (História), Euterpe (poesia lírica), Tália (comédia), Melpômene (tragédia), Terpsícore (música e dança), Érato (poesia amorosa), Polímnia (poesia sagrada), Urânia (astronomia) e Calíope (poesia épica). De forma geral, presidem todas as formas do pensamento, tais como a história, a matemática, a persuasão, a matemática, a eloqüência, a astronomia.



Uranoscopia era um dos termos empregados para designar astrologia.
Em 1854, foi descoberto um asteróide pequeno (94km) que recebeu este nome em homenagem àquela musa grega. Urânia descreve sua órbita ao redor do Sol em três anos e quatro meses. Alguns astrólogos atribuem a Urânia o princípio de abertura intelectual, ou de conhecimento inspirado. John Addey via Urânia como um asteróide estreitamente relacionado com a astrologia, por tê-lo encontrado em posição proeminente em temas astrais de astrólogos. J Lee-Lehmann associa Urânia à capacidade de compreensão de muitos dados e a habilidade de traduzi-los de forma inteligível - que é fundamental na astrologia.

Urânia, o asteróide, está transitando 9o Touro em setembro de 2000.


MUSAS



A imagem das musas como inspiradoras das artes mostra a força do legado helênico à cultura ocidental. De seu nome deriva o termo museu, lugar inicialmente destinado ao estudo das ciências, letras e artes, atividades protegidas pelas musas.

Na mitologia grega, as musas eram deusas irmãs veneradas desde tempos remotos no monte Hélicon, da Beócia, onde eram festejadas a cada quatro anos, e na Piéria, Trácia. Inicialmente, eram as inspiradoras dos poetas.

Mais tarde sua influência se estendeu a todas as artes e ciências. Na Odisséia Homero menciona nove musas, que constituíam um grupo indiferenciado de divindades. A diferenciação teve início com Hesíodo, que chamou-as Clio, Euterpe, Talia, Melpômene, Terpsícore, Érato, Polímnia, Urânia, e Calíope (ou Caliopéia), esta a líder das musas.

Eram filhas de Mnemósine (Memória). Na relação de Hesíodo - que embora seja a mais conhecida, não é a única - os nomes são significativos. Érato, por exemplo, significa "adorável" e Calíope, "a de bela voz".

Em geral as musas eram tidas como virgens, ou pelo menos não eram casadas, o que não impede que lhes seja atribuída a maternidade de Orfeu, Reso, Eumolpo e outros personagens, de alguma forma ligados à poesia e à música, ou relacionados à Trácia.

Estátuas das musas eram muito usadas em decoração. Os escultores representavam-nas sempre com algum objeto, como a lira ou o pergaminho, e essa prática pode ter contribuído para a distribuição das musas entre as diferentes artes e ciências.

As associações entre as musas e suas áreas de proteção, no entanto, são tardias e apresentam muitas divergências. De maneira geral, Clio se liga à história; Euterpe, à música; Talia, à comédia; Melpômene, à tragédia; Terpsícore, à dança; Urânia, à astronomia; Érato, à poesia lírica; Polímnia, à retórica; e Calíope, à poesia épica. Mesmo na mitologia greco-romana existem outros grupos de musas, de cunho mais regional, como o das musas Méleta, da meditação; Mnema, da memória; e Aede, protetora do canto e da música.

Fonte: www.nomismatike.hpg.ig.com.br

MUSAS
Calíope ~ Eloqüência
Significado do nome: "Formoso rosto"
A mais velha e mais distinta das nove Musas. Ela é a Musa da eloqüência e da poesia épica ou heróica.

Calíope ("linda voz") é a mãe de Orfeu e Linus com Apolo. Ela foi árbitro da disputa de Adônis entre Perséfone e Afrodite.

Seus símbolos são um pergaminho, tábua de escrever e estilete.

Clio ~ História Outros nomes Kleio
Significado do nome "Proclamadora" Clio A Musa da História. Com Pierus, rei da Macedônia, ela é a mãe de Jacinto. A ela é atribuída a introdução do alfabeto fenício na Grécia. Seus símbolos usuais são um rolo de pergaminho ou um conjunto de tábuas para a escrita.

Erato ~ Poesia amorosa
Significado do nome: "Adorável"

A Musa da poesia lírica (elegia), particularmente a poesia amorosa ou erótica, e da mímica. Ela é representada usualmente com uma lira.

Euterpe ~ Música
Significado do nome : "Delícia"

Euterpe, pela cultura grega, é uma das nove Musas de Apolo. Seu nome significa "plena alegria" ou "delícia". Nascida de Zeus e de Mnemosyne, a deusa da memória, juntamente com as outras oito irmãs, Euterpe é a Musa da música e da poesia lírica. Ela também é a Musa da alegria e do prazer e do tocar de flauta, e a ela atribui-se a invenção da flauta dupla, que é o seu símbolo.

Originalmente as Musas eram as divindades da primavera, depois foram chamadas de deusas das várias inspirações humanas. As nove Musas cantavam e dançavam, lideradas por Apolo, nas celebrações de deuses e heróis. As Musas induziam a memória dos humanos e inspiravam escritores e artistas.

Melpômene ~ Tragédia
Significado do nome: "Coro"



A Musa da tragédia. Ela é usualmente representada com uma máscara trágica e usando os coturnos (botas tradicionalmente gastas e usadas pelos atores). Algumas vezes ela segura uma faca ou bastão em uma mão, e a máscara na outra.

Polínia ~ Poesia lírica
Significado do nome: "Muitas canções"

Polínia é a Musa grega do hino sagrado, da eloqüência e da dança.
Ela é representada usualmente numa posição pensativa ou meditativa. Ela é uma mulher de olhar sério, vestindo num longo manto e descansando um ombro num pilar. Algumas vezes tem um dedo na boca

Terpsícore ~ Dança
Significado do nome: "Delícia de dançar"

A Musa Terpsícore. Seu símbolo é a lira. De acordo com algumas tradições, ela é a mãe da sereias com o deus ribeirinho Aquelau.

Talia ~ Comédia
Significado do nome: "Festividade"

Talia é uma das Musas gregas, e ela preside a comédia e a poesia leve. Seus símbolos são a máscara cômica e um cajado de pastor. Talia também é o nome de uma das Graças (Cáritas).

Urânia ~ Astronomia
Significado do nome: "Rainha das montanhas"

A Musa grega da astronomia e da astrologia. Ela é representada com um globo na mão esquerda e um prendedor na direita. Urânia veste-se com um manto bordado com estrelas e ela mantém seus olhos fixos no céu.

Fonte: www.lunaeamigos.com.br




MUSAS
CALÍOPE





Calíope, a da Bela Voz, em grego , foi uma das nove musas da mitologia grega. Filha de Zeus e Mnemósine.

Foi a musa da epopéia, da poesia épica e da eloquência e a mais velha e sábia das musas. É representada sob a figura de uma donzela de ar majestoso, coroada de louros e armada de grinaldas, sentada em atitude de meditação, com a cabeça apoiada numa das mãos e um livro na outra, tendo, junto de si, mais três livros: a Ilíada, a Odisseia e a Eneida.

Mãe de Linos, com Apolo e de Orfeu, das sereias e dos coribantes.

CLIO



Clio, foi uma das nove musas da mitologia grega. Filha de Zeus e Mnemósine.

Era a musa da história, aquela que divulgava e celebrava realizações.

ERATO








Erato, a Amável, foi uma das nove musas da mitologia grega. Filha de Zeus e Mnemósine.

Era a musa da poesia lírica, representada com uma lira, e dos hinos.

Teve com Arcas o filho Azan. É representada com uma lira e por vezes com uma coroa de rosas.

EUTERPE




Euterpe, a Doadora de Prazeres do grego eu (bom, bem) e ('dar' prazer), foi uma das nove musas da mitologia grega. Filha de Zeus e Mnemósine.

Era a musa da Música.

No final do períoda clássico foi nomeada a musa da poesia lírica e usava uma flauta. Alguns consideram que tenha inventado a aulos ou flauta-dupla, mas a maioria dos mitólogos dão crédito a Marsyas.

MELPÔMENE




Melpomene ("côro") foi uma das nove musas da mitologia grega. Filha de Zeus e Mnemósine.

Era a musa da tragédia. apesa de seu canto alegre. É representada com uma máscara trágica e usando botas de couro (coturnos), tradicionalmente usadas por atores trágicos.

Costuma usar uma faca ou bastão em uma mão e uma máscara na outra. Na cabeça e apresentada com uma coroa de cipreste.

POLÍMNIA





Polímnia ("a dos Muitos Hinos") foi uma das nove musas da mitologia grega. Filha de Zeus e Mnemósine.

Era a musa da poesia sagrada e tinha um ar pensativo. Também era considerada a amusa da geometria, meditação e agricultura. Represenatda usando uma túnica e um véu.

TÁLIA



Tália , foi uma das nove musas da mitologia grega. Filha de Zeus e Mnemósine.

Era a musa da comédia. Era representada com uma máscara cômica e por vezes com uma coroa de hera.

TERPSÍCORE



Terpsícore ("a Rodopiante" ou "dança delicada" ) foi uma das nove musas da mitologia grega. Filha de Zeus e Mnemósine.

Era a musa da Música e da Dança. Representada sentada com uma lira. Mãe das Sereias com o rio Achelous.

Fonte: pt.wikipedia.org

Cosmos e a astrologia.

"Por maiores que sejam nossos esforços jamais poderemos nos evadir do Cosmo, criação viva, "cósmica', que engloba todos os seres e liga o macrocosmo, de makros, grande ao microcosmo, de mikros, pequeno. Nascido desse ser a ele retornaremos. Simbolicamente indicada no horizonte, existe uma possibilidade de escaparmos daquilo que aparentemente nos confina e limita.

Desde o momento que nascemos neste mundo, estamos presos à multiplicidade, às conexões, à lei da atração e da vibração, e nos vinculamos ao tempo e ao espaço, que constituemas condições do manifestado.

O único estado permanente e incondicionado de maneira absoluta é o da não manifestação, que conserva em si mesmo suas possibilidades próprias e a manifestação potencial.De um lado temos o fluir das coisas, na manifestação ; do outro, deparamos com as possibilidade de todas as coisas, na não-manifestação.

A máteria e a energia estão vinculados ao movimento, seu denominador comum.

Um ciclo é analogicamente semelhante a qualquer outro, mas, ao mesmo tempo, dele difere. Seu fim jamais será senão o começo de uma nova manifestação, que irá assinalar um progresso, significando um avanço de toda a Criação rumo à Unidade do Príncipio, enquanto aguarda sua absorção definitiva no verdadeiro Centro Divino."

Nenhum comentário:

Postar um comentário