quinta-feira, 22 de agosto de 2019

O dom do Espírito Santo de Escuta





O dom de escuta é o dom de ouvir a Palavra de Deus. O Senhor nos fala diretamente no coração, através dos anjos ou através de homens movidos pelo Espírito Santo.


 Precisamos acolher a Palavra de Deus. Precisamos ainda ter a certeza de que ouvimos a Deus e não palavras puramente humanas ou palavras insidiosas do inimigo.

Nossos primeiros pais, Adão e Eva, conversavam com Deus. Ouviam, pois, a sua voz. Eva ouviu a voz da serpente e a seguiu. A princípio pensou que adquirira um grande bem, mas, em seguida, cometeu um grande mal, cujas consequências nos atingem.

Maria, ao ouvir a voz do anjo enviado por Deus, na anunciação, a princípio perturbou-se, mas em seguida deixou-se guiar pela voz de Deus e trouxe o Salvador para nós.

No Deuterônomio lemos: "Escuta, Israel! Javé, nosso Deus, Aquele-que-é, é o único. Amarás a Javé, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,4). Essas palavras são repetidas por Jesus quando lhe perguntam qual é o primeiro dos mandamentos (Mc 12,28-30).


Jesus, no final do Sermão da Montanha, nos diz: "Assim, todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática será seme­lhante a um homem ajuizado, que constrói sua casa sobre a rocha" (Mt 7,24). É preciso, pois, ouvir com atenção as palavras de Jesus,) deixar que elas penetrem o coração e pô-las em prática, para benenefício próprio ou do próximo.

Lemos nos Atos dos Apóstolos: "Ora, uma delas, chamada Lídia, vendedora de púrpura, e que já adorava a Deus, também nos escutava. Pois o Senhor abriu seu coração, para que estivesse atenta ao que Paulo dizia" (At 16,14).


 Como Lídia escutava a Palavra do Senhor, proclamada por Paulo, Deus abriu-lhe o coração e ela atendeu ao que Paulo dizia.

Na carta aos romanos São Paulo escreve: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas, como vão invocar sem antes crer nele? Como crer nele sem antes escutar? 


Como escutar sem pregador? E como pregar sem ser enviado antes? Como diz a Escri­tura: "Como são belos os passos dos que anunciam a boa nova" (Rm 10,13-15). A nossa fé vem pela escuta da pregação.

Finalmente, lemos no Apocalipse: "Eis que estou em pé à tua porta e bato! Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo" (Ap 3,20).

 Vemos que na nossa caminhada, o primeiro passo é ouvir Jesus batendo à nossa porta. Se não ouvirmos suas batidas não daremos o passo seguinte: abrir-lhe a porta do coração. Aberto nosso coração Jesus entrará para cear conosco c nós com Ele.

O homem deve e precisa escutar a Deus

O homem deve escutar a Deus como primeiro passo para a sua conversão e, a seguir, para a sua abertura ao Espírito Santo e a seus dons; para o seu crescimento espiritual. O homem precisa escutar a Deus como seu único caminho de salvação.
No entanto, há homens que não querem ouvir a palavra de Deus, fecham seus ouvidos e coração e preferem viver de acordo com o mundo.

Lemos no Deuteronômio: "Javé, teu Deus, fará surgir do teu seio, dentre os teus irmãos, um profeta igual a mim e escutá-lo-eis. Farei surgir dentre os seus irmãos um profeta igual a ti;

 colocarei minhas palavras na sua boca, e lhes dirá tudo quanto eu lhe ordenar. E se alguém não escutar minhas palavras, que irá dizer em meu nome, eu é que lhe pedirei conta disso'" (Dt 18J,5-19).

O profeta Jeremias chama a atenção daqueles que não querem escutar o Senhor: "A quem admoestarei e falarei, para mceouvirem? Têm ouvidos incircuncisos: não podem prestar atenção. Zombam da palavra de Javé, não querem conhecê-la" (Jr 6,10).


Santo Estevão, dirigindo-se aos que iriam apedrejá-lo, diz-lhes: "Que gente teimosa, dura de coração e surda para a mensagem de Deus. 

Sempre resistis ao Espírito Santo: vós procedeis agora como os vossos antepassados. Qual foi o profeta que vossos antepassados não perseguiram? Assassinaram mesmo os que tinham profetizado a vin­da do Justo do qual vos tornastes traidores e assassinos. 

Vós sois aqueles que recebestes a Lei por meio dos anjos a não a cumpristes" (At 7,51-53).

Jesus tem palavras duras para com aqueles que não crêem n'Ele: "Por que não entendeis minha linguagem? É porque não podeis ouvir minha palavra. Vós tendes o diabo por pai, e quereis cumprir os desejos de vosso pai" (Jo 8,43-44).

No entanto, graças a Deus, muitos homens escutam as palavras do Senhor, abrem-lhe o coração e as põem em prática.
É Deus quem nos abre os ouvidos para escutá-lo: "O Senhor Javé abriu-me os ouvidos e não resisti nem recuei" (Is 50,5).

 "Então ele lhes fez ver as suas obras, as suas maldades, e como caíram na sober­ba. E abre-lhes os ouvidos para censurá-los, exortando-os a conver­terem-se do mal" (Jó 36,9-10).


"Não quisestes oblação nem sacrifício, mas abristes, Senhor, os meus ouvidos" (SI 39,7a).
Nos tempos messiânicos os surdos ouvirão, porque Jesus lhes abri­rá os ouvidos e assim os homens escutarão a Palavra de Deus. "Pois bem, naquele dia, surdos entenderão as palavras do livro e, libertos da sombra das trevas, os olhos dos cegos verão" (Is 29,18).

Quando João Batista manda perguntar a Jesus se Ele é o Cristo, Jesus responde: "Ide relatar a João o que vedes e ouvis: cegos reco­bram a vista e coxos andam; leprosos são curados e surdos ouvem; mortos ressuscitam e a boa nova c anunciada aos pobres" (Mt 11,4).

É preciso distinguir a voz do Senhor num mundo tão cheio de apelos. Quando Samuel, ainda menino, servia ao sacerdote Heli, ouviu que o chamavam pelo nome. Por duas vezes pensou que fosse Heli que o chamava, até que discerniu o chamado do Senhor. 

Quando este o chamou novamente, Samuel respondeu: "Fala Senhor, que o teu servo escuta" (versão livre de lRs 3,1-10).
Quando Jesus nos conta a parábola do semeador, termina-a com a seguinte advertência: "Quem tem ouvidos, ouça" (Mt 13,9). Jesus, o bom Pastor, nos diz que as suas ovelhas ouvem a sua voz e a
 seguem. 

O Pai nos manda ouvir a Jesus. No monte Tabor, na transfiguração do Senhor, o Pai nos diz: "Este é o meu Filho bem-amado, no qual encontro toda a minha satisfação. Ouvi-o" (Mt 17,5b).

Maria, que sempre ouvia e guardava as palavras de Deus em seu coração (Lc 2,19; 2,51,) foi exaltada por seu filho Jesus, quando Ele revelou o profundo sentido de sua maternidade, dizendo:
 "Mais feli­zes são os que ouvem a Palavra de Deus
 e a praticam" (Lc 11,28).

Quando escrevo procuro ficar na escuta do Senhor. Ele me guia para que eu transmita ao leitor aquilo que é da sua vontade.


Como abrir-se ao dom de escuta
Pedir ao Senhor que abra nossos ouvidos, para que a sua Palavra nos penetre até o coração e a ponhamos em prática na nossa vida.

Ter espírito de pobre, humildade, fé, esperança e caridade. Procu­rar cultuar a Deus de todo o nosso coração a agir sempre com justiça.
Pedir a intercessão de Maria, aquela que sempre soube ouvir ao Senhor e que nos mandou fazer tudo o que Ele disser.

Recolher-nos, orar ao Senhor com o coração e 
fazer silêncio para ouvir o que Ele nos fala.

O dom de escuta e os demais carismas
É através da escuta que nos abrimos aos demais dons espirituais de serviço. O Senhor nos dá o discernimento para distinguir o que pro­vem d'Ele, de nós mesmos ou do inimigo.

Ouvimos a sua palavra de ciência, revelando a raiz de uma negatividade que precisa ser curada. Ouvimos também a sua palavra de sabedoria para transmiti-la a um irmão que será então curado ou liberto.

Enfim, sem ouvir o Senhor não podemos nos abrir aos dons carismáticos nem aos dons de santificação.



Os dons do Espírito Santo 
são dádivas que Ele nos dá para nossa santificação pessoal e para o serviço aos irmãos.

Os dons de santificação estão enumerados em Is 11,1-2 e são os seguintes: temor de Deus, fortaleza, piedade, conselho, ciência, entendimento e sabedoria. Esses dons são necessários para a nossa santificação.  Devemos, pois, nos abrir a eles.

Os dons espirituais de serviço aos irmãos, chamados também carismas, são infinitos, uma vez que o auxílio que podemos prestar-lhes são os mais variados.

Na primeira carta aos Coríntios, São Paulo nos fala muitas vezes sobre os dons espirituais. "Não paro de agradecer a Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus.

 Por ele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em toda ciência, na medida em que o testemunho de Cristo se firmou em vós, de modo que não vos falta nenhum dom da graça durante a espera da revelação de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Cor 1,4-7).

"São vários os dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. As obras também são várias, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.

A cada um é dado manifestar no Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência segundo o mesmo Espírito; a outro, a fé no mesmo Espírito; a outro, o dom de curar nesse único Espírito;

 a outro, o poder de operar milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos: a outro, a diversidade das línguas; a outro, o dom de interpretação

 Mas é o único e mesmo Espírito que realiza isso tudo, distribuindo a cada um como quer" (1 Cor 12,4-11). "Por isso Deus estabeleceu na  em primeiro lugar, uns como apóstolos; em segundo lugar, outros como profetas; em terceiro lugar, como doutores. Depois vêm os dons de realizar milagres, de curar, de assistir, de governar e de falar línguas" (ICor 12,28).


São Paulo escreveu sobre os dons espirituais também aos romanos (Rm 12,7-8), aos efésios (Ef 4,11) e a Timóteo (2Tm 1,6).
São Pedro nos exorta: "Cada qual use o dom recebido a serviço dos outros, como bons administradores da multiforme graça de Deus" (1Pd 4,10).

"O Espírito habita nos corações dos fiéis, como num templo; dentro deles ora e dá testemunho da adoção de filhos.

A união que Ele conduz à verdade total e unifica na comu­nhão enriquece-a e guia com diversos dons hierár­quicos e carismáticos e adorna com os seus frutos" (LG 4).

"É um mesmo Espírito que distribui os seus vários dons segundo a sua riqueza e as necessidades de todos. Entre estes dons, sobressai a graça dos apóstolos, a cuja autoridade o próprio Espírito submeteu mesmo os carismáticos" (LG 7).

“A medida que se avança na idade, revela-se mais cada um e assim pode descobrir melhor os talentos com que Deus enriqueceu os carismas que lhe foram dados pelo Espírito Santo para bem dos seus irmãos"

Mediante o Espírito Santo, que para utilidade co­mum reparte os carismas como quer, inspira ao coração de cada um.

"Assim se exerce de muitos modos o minis­tério da Palavra, segundo as diversas necessidades dos ouvintes c os carismas dos pregadores"

Os dons do Espírito Santo nos abençoam com a graça  de escuta, o dom de línguas, o dom de profecia, o dom de interpretação, o dom do discernimento dos espíritos, o dom da palavra de ciência, o dom da palavra de sabedoria, o dom de fé, o dom de cura, o dom de milagres, o dom de repouso no Espírito e o dom de ensino.

Pretendemos iniciar nossa meditação pelo dom de escuta, pois este é o primeiro passo para a abertura tanto aos dons de serviço como aos dons de santificação. 

É preciso escutar o Senhor na leitura da Palavra, nos ensinamentos divinos, na nossa oração pessoal, nos sinais dos tempos e nos acontecimentos de nossa vida para nos abrirmosao serviço aos irmãos.
Luciano Amaral

Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário