domingo, 21 de julho de 2019

Frequência - Vibração = Lei da Atração



Frequência - Vibração = Lei da Atração
O assunto está organiza da seguinte forma:
        
VIBRAÇÃO
            Este tópico será usado para fazermos a transição das explicações técnicas iniciais para o foco do nosso estudo, que é a aplicação dos conceitos de frequência, vibração, sintonia e ressonâncias nos fenômenos medianímicos.

            Do livro Mecanismos da Mediunidade, capítulo 8 - Mediunidade e Eletro magnetismo -, temos, sobre corrente elétrica, que “sabendo que a corrente elétrica é a fonte do magnetismo conhecido até agora na Terra e no Plano Espiritual. 

Nesta mesma condição entenderemos a corrente mental, também corrente de natureza elétrica, embora menos ponderável na esfera físicas.

            A definição de vibração se assemelha a definição de frequência. Da Wikipédia temos que “vibração é o movimento de um ponto oscilando em torno de um ponto de referência. 

A amplitude do movimento é indicada em milímetros ou polegadas. O número de vezes que ocorre o movimento completo em determinado tempo é chamado de frequência em geral indicada em Hertz“.

            Contudo, uma ampliação do conceito de vibração poderia ser descrito como uma característica especial das ondas, que lhe dá uma identidade ou uma finalidade. 

Em telecomunicações seria o que se chama de “sinal modulante”, ou seja, a informação contida naquela onda que se propaga.

 Usando esta metáfora para as ondas sonoras, podemos dizer que existe a parte mecânica do processo, que é a compressão em cadeia das moléculas do ar transportando o som,


 e que também existe o componente identificador da mensagem transmitida, que carrega o sentimento do emissor, que se revela no mérito das palavras proferidas. 



Por isso usam-se expressões como “vibrando de alegria” e “vibrações positivas”.

            Esta mensagem, esta “vibração identificada”, é inerente a todos os seres, animados e inanimados, e obedece ao padrão do meio onde existem.

 A explicação encontrada no livro Estudando a Mediunidade, de Martins Peralva, no capítulo IV – Vibrações Compensadas – é bastante ilustrativo e deixa claro que sintonia, ressonância e vibrações compensadas são processos
naturais como ocorre o sentimento de afinidade entre pessoas de mesmo nível intelectual e vibracional; 


porque árvores de uma mesma espécie se desenvolvem melhor quando plantadas em grupo; enfim, porque os “semelhantes se atraem”: porque, além de vibrarem na mesma faixa de frequência, têm também um mesmo padrão na mensagem que emitem, têm as mesmas idéias, necessidades, desejos, etc.

SINTONIA
            Tecnicamente falando, é o nome que se dá ao processo de ajuste de dois ou mais elementos a uma única faixa de frequência ou mesmo a uma frequência específica. O exemplo prático elementar é digitar no rádio (sintonizar) a frequência 107,7MHz, correspondente a frequência do transmissor da rádio FM cultura de Porto Alegre.

 Estaremos, com isso, colocando o receptor na
mesma faixa de frequência do emissora, permitindo ao aparelho decodificar as mensagens que são enviadas pelo radiodifusor.

Segundo Martins Peralva em Estudando a Mediunidade, “sintonia significa, em definição mais ampla, entendimento, harmonia, compreensão, ressonância ou equivalência”...”, é um fenômeno de harmonia psíquica, funcionando, naturalmente, à base de vibrações.”
         
   Do livro Mecanismos da Mediunidade temos as seguintes considerações a respeito de sintonia: “Existem … manifestações da luz, da eletricidade, do calor e da matéria, desconhecidas nas faixas da evolução humana, das quais, por enquanto, somente poderemos recolher informações peças vias do espírito.

            Ainda, do mesmo livro: “Temos o homem … como um viajante do cosmo, respirando num vastíssimo império de ondas que se comportam como massa ou vice-versa”, lembrando a fórmula de Einstein, sobre a transformação de energia em matéria e vice-versa: E=m.c2. 

Continua no livro:
”o homem... condicionado nas suas percepções, à escala do progresso que já alcançou, progresso esse que se mostra sempre acrescentado pelo patrimônio de experiência em que se gradua, no campo mental que lhe é característico, em cujas dimensões revela o que a vida já lhe deu;

 ou tempo de evolução, e aquilo que ele próprio já deu à vida, ou tempo de esforço pessoal na construção do
destino... usa o cérebro, por intermédio do qual exterioriza as ondas que lhe marcam a individualidade no concerto das forças universais, e absorve aquelas com as quais pode entrar em sintonia.”

Cada pessoa tem sua própria frequência e vibração, caracterizada não somente pela energia (onda) emitida, mas pela característica intrínseca que esta energia transporta, que - em resumo - é a própria identidade do indivíduo, é como a sua impressão digital. “As mulheres vibram uma oitava acima dos homens. Daí as mulheres terem mais facilidade para realizar comunicações mediúnicas.”

(Barradas – Curso AP Mod I Jul09)

            No curso de apometria módulo I realizado em 11 e 12 de Julho de 2009, tive a oportunidade de reunir algumas frases com as quais ilustro este trabalho com o objetivo de tronar mais claros os conceitos aqui abordados.

a) “Nós temos o 'privilégio', pela lei cósmica, de nos mantermos em sintonia com os nossos desafetos”
(João Pedro Faria Rodrigues – Curso AP Mod I Jul09).

            Já vimos que os semelhantes se atraem, conforme a explicação do livro do Martins Peralva.

            Ora, se reconhecemos que temos uma pendência com alguma entidade, que necessita algum tipo de reparo, alguma ação de perdão, de aproximação, de re-harmonização, etc, estaremos conectados com esta pessoa, com este “desafeto”, e isto se configura num privilégio no momento em que esta sintonia nos dá a oportunidade de realizarmos o resgate.

b) “O homem nunca se desligou de Deus, só perdeu a sintonia” (Barradas – Curso AP Mod IJul09)
            Esta frase, analisada com a devida profundidade, encerra grande parte do que este trabalho busca esclarecer. 

Ela nos lembra que somos centelha divina, que vivemos num planeta adequado a nosso grau de evolução e diz que precisamos ressintonizar com Deus. Esperamos que o conhecimento sobre frequência e sintonia ajude no processo de ressintonia com Deus.

Ainda no curso referido, tivemos a oportunidade de assistir a palestra sobre “A multidimensionalidade do homem” com o Dr. Barradas , onde ele apresentou uma lista dos “corpos” abaixo, referindo-se ao corpo Átmico como sinônimo do que se chama de espírito e dizendo que este corpo vibra em “altíssima frequência” e o corpo físico de “mais baixas frequências”.

- Átmico, espírito, centelha divina.
- Búdico.
- Mental superior.
- Mental inferior.
- Astral, emocional, matéria astral, corpo do mundo espiritual, personalidade.
- Duplo etérico, ainda físico, sede dos chacras, receptor e transmutador do prana.
- Físico, sede da consciência atual, sensações, vida biológica. “baixas frequências”.

            Ao discorrer sobre o espectro eletromagnético fiz questão de salientar dois aspectos com relação aos raios Gama e raios X, que oscilam em frequências superiores e com comprimento de onda próximas ao tamanho de átomos e, por isso, com grande influências sobre a matéria.

            Cada corpo acima descrito, do físico ao átmico, tem sua própria constituição material (densidade) e, por consequência, tem sua própria faixa vibratória. Pelo meu entendimento, meramente especulativo neste trabalho, acredito estar próximo desta faixa de frequências (raios X e raios gama) as energias que circulam entre os planos físico e espiritual nos esforços de sintonia dos
trabalhos mediúnico.

APLICAÇÕES NOS ESTUDOS MEDIANÍMICOS
            No curso de apometria módulo I realizado em 11 e 12 de Julho de 2009, anotei a seguinte frase da apresentação do Dr. Barradas:
 “Energia metapsíquicas: usadas desde sempre, conforme registros históricos”, que se seguiu de exemplos de aplicação das energias mentais utilizadas desde a antiguidade, passando pelos rituais indígenas e chegando à nosso tempo pela via do estudo da
Teosofia. 

Nos anos 60 do século passado, o Dr. Lacerda estudava as energias metapsíquicas e Teosofia nos livros de Helena Blavatsky e Anne Besant quando cunhou o termo “Apometria”. 

Ele fundamentou cientificamente e instrumentalizou operacionalmente um conjunto de técnicas anímico mediúnicas e desenvolveu um método de trabalho medianímico de atendimento espiritual,
energético e desobsessivo, segundo Dr Barradas com o intuito de “servir ao próximo com amor e instrumentalizar a medicina de maneira a permitir diagnósticos mais concretos e terapêutica adequada ao tratamento da maioria das enfermidades de origem psicossomáticas”. (Barradas –Curso AP Mod I Jul09)

            No atendimento apométrico, entre outras técnicas, utiliza-se a contagem acompanhada do estalar de dedos, que tem como objetivo comandar a “energia mental, ordenada pela mente e projetada pela vontade na forma de fluxo eletromagnético”
(Barradas – Curso AP Mod I Jul09).

            Está de acordo com a lei número oito da apometria: Lei do ajustamento de sintonia vibratória dos desencarnados com o médium ou outros espíritos. Impulsos ordenados pela contagem para sintonizar médium, consulente, assistência, etc.

            Portanto, a energia mental referida deve ser entendida como uma onda, com uma frequência (sintonia) e com uma vibração (comando) adequados ao trabalho medianímico que se deseja realizar.

 Nos atendimentos realizados com técnicas apométricas, utilizam-se termos como “abrir o campo” que significa sintonizar o consulente e o médium numa mesma faixa de frequência; “abrir a frequência” é acionar no consulente o seu “canal” de comunicação.

            É pertinente informar que há consumo de energia gerada na mente pelo pensamento irradiado na forma de fluxo eletromagnético. Esta energia pode ser calculada e medida utilizando-se a fórmula do fluxo magnético mental abaixo representada, que o Dr. Lacerda inferiu da fórmula do cálculo do fluxo eletromagnético da física tradicional.

Fórmulas:
Σ = K . Z S = E . H
Dr. Lacerda Ciência eletrônica

            Fluxo magnético mental Fluxo eletromagnético igual a igual a Plasma cósmico x energia vital fluxo elétrico x fluxo magnético

            Da introdução do livro Mecanismos da Mediunidade temos uma frase de Emmanuel que diz que 

“A força magnética é simples agente, sem ser causa das ocorrências medianímicas, nascidas, invariavelmente, de espírito para espírito”. Ou seja, a emanação de energia, a propagação de uma frequência por si só não é suficiente para que ocorram os devidos efeitos.

 É necessário que haja coordenação e vontade no processo para que os objetivos sejam alcançados.
“A mente é a sede do pensamento. A vontade é o livre arbítrio” (Barradas – Curso AP Mod I Jul09). 

Segundo as fórmulas, o homem gera um campo mento-magnético caracterizado como um vetor de força Σ (sigma) capaz de, orientado pela vontade, atuar nas partículas do fluído cósmico universal, produzindo vibrações, energias que, atuando na matéria astras, produz alimentos roupas, reconstitui tecidos, etc.

Reflexão, Refração e Sintonia no Passe
            O passe é um ótimo exemplo para verificação das propriedades das ondas eletromagnéticas em aplicação nos processos medianímicos.

            Do livro Mecanismos da Mediunidade temos que, “estabelecido o clima de confiança, criase a ligação sutil entre o passista e consulente por um elo de forças ainda imponderáveis no mundo, e verte o auxílio da Esfera Superior na medida dos créditos de um e de outro”.
            
A reflexão ocorre quando não se estabelece o clima de confiança entre passista e consulente ou quando a diferença vibratória entre os dois é tamanha que as energias que fluem de um para outro são incompatíveis e, como resultado, o consulente que deveria receber e internalizar as energias emanadas do médiuns acaba refletindo estas energias tal como um espelho que devolve tudo o que é projetado sobre ele.

            A refração, conforme vimos, ocorre quando uma energia passa de um meio de propagação para outro. No passe, consideramos que a energia que provem da Esfera Superior passa pelo médium que tem a função de canalizar a energia para o consulente.

 Este fluxo de energia fica sujeito às falhas de sintonia entre passista e consulente e não é raro ocorrer transmutação de energia durante a passagem pelo médium, que acaba por cumprir o papel de uma espécie de filtro para as energias que provém da esfera superior direcionadas para o consulente.

            Quando há perfeita sintonia entre passista, consulente e plano espiritual o processo é ideal e toda a emanação da Esfera Superior vai chegar ao consulente. 

Esta é uma condição ideal e temos que ter presente que a assimilação da energia pelo consulente será sempre em razão do seu merecimento, que é permeado por sua vontade, pelo seu estado mental.

            Ainda sobre sintonia, no livro Mecanismos da Mediunidade no capítulo 12 – reflexo Condicionado – , vale recuperar aqui o termo reflexão no sentido de elucubração, estado mental.

“Toda a mente vibra na onda de estímulos e pensamentos em que se identifica, facilmente percebemos que cada espírito gera em si mesmo inimaginável potencial de forças mentoeletromagnéticas, exteriorizando nessa corrente psíquica os recursos e valores que acumula em si próprio … gerando força criativa incessante em nós, assimilando, por impulso espontâneo, as correntes mentais que se harmonizem com o nosso tipo de onda, impondo às mentes simpáticas o fruto de nossas elucubrações e delas recolhendo o que lhes seja característico, em ação que independe da distância espacial, sempre que a simpatia esteja estabelecida e, com mais objetividade e eficiência, quando o serviço de troca mental se evidencie assegurado conscientemente”.

            É importante ao estudante dos fenômenos medianímicos entender os processos físicos que ocorrem na interatividade entre o plano físico e os demais planos existentes.

 Noções de energia mental, vibração, diretividade de fluxo e demais aspectos abordados neste trabalho ajudam na educação mediúnica e objetivam facilitar os processos de intercâmbio com o plano espiritual. Além
disso, não se pode perder de vista a questão da vibração e da sintonia, do mérito do pensamento que revela o que nós somos em essência: lembrando a frase do Dr. Barradas já citada: “o homem nunca se desligou de Deus, só perdeu a sintonia”

Com esta frase em mente, consideremos o que está no livro Mecanismos da Mediunidade: “a mediunidade ou capacidade de sintonia está em todas as criaturas, porque todas as criaturas são dotadas de campo magnético particular, campo esse, porém que é sempre mais pronunciado naqueles que estejam temporariamente em regime de 'descompensação vibratória', seja de teor
purgativo ou de elevada situação.”

            Em desdobramentos espontâneos ou dirigidos, ou no desdobramento definitivo (desencarne), a sintonia vai falar mais alto. É uma lei rígida e inexorável. Vamos nos juntar, atrair e ser atraído pelos nossos semelhantes em natureza. (Barradas – Curso AP Mod I Jul09) 

Assim, cientes de que somos seres vibracionais e que estamos momentaneamente dessintonizados com o Criador, a compreensão dos elementos como frequência, vibração, sintonia e ressonância vão ajudar a capacitar o estudante dos fenômenos medianímicos a prestar um trabalho mais qualificado, fazendo brilhar a própria luz, iluminando assim também os seus próximos.

FREQUÊNCIA
O que são ondas?
            Da Wikipédia, “uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A propagação das perturbações no ambiente formam as ondas, que possuem algumas características que lhe identificam, como a frequência e a amplitude (energia).

            A frequência das ondas é a quantidade de oscilações que aconteceram num determinado intervalo de tempo. As oscilações que ocorrem dentro do intervalo de tempo de um segundo são medidas em Hertz (nome do cientista que estudou o fenômeno). 

Portanto, para 20 oscilações por segundo, diz-se 20 Hertz ou, abreviadamente, 20 Hz.

            A amplitude da oscilação revela a quantidade de energia que a onda transporta. Quando maior a perturbação, maior a amplitude da onda.

            O melhor exemplo e o mais comum é o fenômeno que se produz quando jogamos uma pedra na água, gerando uma perturbação. 

A propagação desta perturbação forma ondas, normalmente concêntricas, que se espalham pela superfície da água até dissipar energia e não ser mais percebida.



Figura 1. Exemplo de perturbação que se propaga. Um pedra jogada n'água.
Graficamente as ondas podem ser expressas por senóides (ou cossenóides) no eixo do tempo, onde pode-se “ler” a quantidade de oscilações por segundo e a sua amplitude.



Figura 2. Exemplo de representação gráfica de uma onda.
Um outra forma de se referenciar frequência, é mencionar o “comprimento de onda” correspondente. Através da fórmula abaixo podemos calcular a frequência.
λ = 1/ frequência

Tipos de ondas e suas frequências

Ondas mecânicas
            As ondas mecânicas são aquelas que se propagam através de um meio material, seja o ar, a água, o ferro, etc. Este tipo de onda não é capaz de se propagar no vácuo, onde não há matéria.

 No exemplo da pedra jogada n'água, temos uma onda mecânica: as moléculas da água, próximas a perturbação inicial, chocam-se com as moléculas imediatamente ao lado e repassam a energia.

            Dessa forma – numa reação em cadeia – os efeitos da perturbação se propagam até que a energia seja dissipada completamente na massa de água.
            As ondas sonoras também são ondas mecânicas. 

Um estalar de dedos ou o canto produzido pelas cordas vocais de um cantor cumprem o papel de “perturbação” que se propaga no ambiente ao comprimir as moléculas do ar até que o ar comprima o tímpano dentro do ouvido humano.

Ondas eletromagnéticas
            São as perturbações que se propagam tanto nos meios materiais como no vácuo. A perturbação inicial que dá origem ao processo é normalmente uma perturbação elétrica, como uma variação brusca num potencial elétrico.

 Pelas leis da eletrodinâmica, uma corrente elétrica gera – no entorno do condutor – um campo magnético. Um campo magnético, por sua vez, tem capacidade
de gerar um campo elétrico correspondente, orientado perpendicularmente no espaço.

 Essa perturbação elétrica inicial e a criação recíproca dos campos elétricos e magnéticos se propaga no espaço atingindo longas distâncias (em comparação com as ondas mecânicas) em razão da quantidade de energia da perturbação inicial.

            As ondas eletromagnéticas também podem ser representadas na forma de gráficos, como no exemplo abaixo.

λ = Distância entre duas cristas da onda

Figura 4. Exemplo de representação gráfica de onda eletromagnética.
Um exemplo típico de perturbação elétrica que dá origem a ondas eletromagnéticas são as descargas elétricas atmosféricas – os raios – que chegam à ordem de milhares de amperes (unidade de medida de corrente elétrica) e

 provocam perturbações eletromagnéticas que se propagam por centenas de quilômetros, tão distantes que não podemos embora não seja possível visualizar os raios, pode-se perceber os efeitos eletromagnéticos nos rádios sintonizados em AM.

            As ondas eletromagnéticas são as mais importantes para o presente estudo porque vão ajudar no estudo dos fenômenos medianímicos.

            O conjunto de frequências eletromagnéticas, desde aquelas com poucas oscilações por segundo (usadas para radiocomunicação marítima) até aquelas com bilhões de oscilações por segundo (usadas em radioastronomia), é chamado de Espectro Eletromagnético.         

      O  espectro é dividido em blocos, de acordo com a aplicação que se dá a cada conjunto de frequências. Veremos rapidamente algumas aplicações de algumas frequências e vamos nos deter naqueles blocos que mais interessam ao nosso estudo.

a) Comunicação marítima, ondas muito longas (comprimento de onda), frequência baixa.
b) Rádio AM – Exemplo: Rádio Gaúcha 600Khz.

c) Rádio FM – Exemplo: Rádio Itapema FM 102,3 Mhz
d) Televisão – Exemplo: TV COM canal 36 – 602 Mhz
e) Microondas caseiro. Frequência de 2,45Ghz

f) Radiação infravermelho – Mapas meteorológicos, em torno de 400 Thz
g) Luz visível – uma das faixas importantes para nosso estudo. Trata-se de uma pequena parte do espectro que compreende as faixas vibratórias de ondas eletromagnéticas que são percebidas pelo olho humano. 

Sob o aspecto espiritual, representam as condensações adequadas de energia que são capazes de estimular a retina humana. Adiante veremos o espectro completo e veremos que é uma faixa bastante estreita em relação a amplitude do espectro inteiro.



Figura 5. Tabela do comprimento de ondas e respectivas frequências das luz visível
h) Raio X - emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível … Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência, polarização, refração, difração, reflexão entre outros efeitos.

 Embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz.

i) Raios Gama - radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos.

Este tipo de radiação tão energética também é produzido em fenômenos astrofísicos de grande violência. Por causa das altas energias que possuem, os raios gama constituem um tipo de radiação ionizante capaz de penetrar na matéria mais profundamente … devido à sua elevada energia, podem causar danos no núcleo das células.

j) Radioastronomia – frequências muito altas
Figura
Picture

Figura 6. O espectro eletromagnético com destaque para a faixa da luz visível.
 No livro Mecanismos da Mediunidade, capítulo 3, André Luíz, pelo médium Waldo Vieira, relata a experiência do cientista Clerk Maxwell, na qual um facho de luz impelido sobre um feixe de poeira deslocava a poeira de forma sutil mas suficiente para que se calculasse a força empreendida e se constatasse que a luz tem peso específico. Isso implicava a existência de massa para a luz. 

Com base nessa experiência, Einstein deu continuidade aos experimentos e estudos que resultaram na famosa fórmula E=m.c2 que significa que pode-se converter energia (luz) em matéria e vice-versa.

            Propagação de ondas eletromagnéticas diferentemente das ondas mecânicas, as ondas eletromagnéticas atingem grandes distâncias, propagam-se no vácuo e penetram materiais.

 Com relação ao modo de propagação, lembrando o princípio de reação em cadeia dos campos elétrico e magnético atuando reciprocamente, tomamos como exemplo novamente as propriedades das ondas eletromagnéticas usadas na radiocomunicação.

            Uma perturbação “não dirigida” vai obedecer a um padrão de propagação uniforme e regular em todas as direções, como podemos ver no diagrama de 
irradiação de uma antena comum (não diretiva)



Figura 5. Propagação de uma perturbação eletromagnética “não dirigida”.
 Já uma perturbação “dirigida”, assume a forma de um “facho de luz”, como uma lanterna apontada em uma determinada direção, onde se usa um refletor para orientar a energia para a direção desejada. Como também no caso de uma antena parabólica de telecomunicações, que tem um refletor alta diretividade.



Figura 5. Propagação de perturbações eletromagnéticas “dirigidas”
RESSONÂNCIA
            Na física, estudamos as propriedades da ondas, entre outras estão aquelas que mais interessam a este estudo, quais sejam: reflexão, refração, interferência e ressonância.

 Para que se verifique a ocorrências dessas propriedades são necessários alguns requisitos que não serão esgotados nesta breve explicação, mas serão adequadamente considerados nas aplicações dessas
propriedades nas ocorrências dos fenômenos medianímicos que veremos adiante.

            Reflexão ocorre quando uma onda se depara com um anteparo que, por suas características físicas, não deixa que a onda o atravesse, rebatendo a energia tal como um espelho retorna a imagem de quem está a sua frente.

            Refração ocorre quando a onda passa de um meio de propagação como o ar – por exemplo – para outro meio de propagação, como a água. Ao passar de um meio para outro, a energia continua a se propagar, porém sofre alterações na transição (normalmente perde energia por reflexão parcial) e fica sujeita as condições de propagação do segundo meio (a água).

            Interferência ocorre quando duas ondas interagem entre si resultando em uma terceira onda com características das duas originais. As interferências podem ocorrer entre frequências diferentes, mas são mais significativas quando ocorrem entre frequências iguais ou semelhantes.

 São as interferências construtivas e as interferências destrutivas.

A interferências destrutiva ocorre quando as duas ondas se encontram em contra-fase, ou
seja, enquanto uma está com o pico máximo de energia a outra está – no mesmo local e mesmo
instante – está com o pico mínimo. O resultado é a anulação mútua.

            A interferência construtiva ocorre quando ambas se encontram em fase, ou seja, estão no mesmo local e mesmo instante com o seu pico máximo de energia. O resultado é a soma das energias das duas ondas. Este efeito também é conhecido como ressonância.

Ondas de diferentes frequências não se interferem. “Estruturas de padrões vibratórios distintos se transpassam sem se afetarem. Espíritos cruzam paredes.” (Barradas – Curso AP Mod I Jul09)

Oesquisa realizada por Nilo Barcelos
http://www.mundoespirita.net


Bibliografia
PERALVA, Martins. Estudando a Mediunidade. 16ª edição. Brasília: FEB, 1992.
LUIS, André. Mecanismos da Mediunidade. 28ª edição. Brasília: FEB, 2009.
WIKIPÉDIA. Enciclopédia Virtual. Em: http://pt.wikipedia.org.
GOOGLE. Imagens. Em: http://images.google.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário