quinta-feira, 18 de julho de 2019

Extermine os insetos da sua casa




A sua saúde e a de sua família estão em risco com elas por perto. Para cada espécie, há um jeito certo de agir. Comece pelas receitas caseiras
Quando elas invadem o seu lar, tudo à sua volta está em ris­co. “Elas podem contaminar o ambiente, alimentos e uten­sílios que possam estar presentes. Além do incômodo ou aversão que as pragas podem provocar simplesmente pela sua presença”, conta Sérgio Bocalini, biólogo e especialista em Entomologia Urbana da Associação dos Controladores de Pragas Urbanas (APRAG).

 Confira a seguir como controlar cada um dos monstros que assombram a sua casa:
TRAÇAS
INFLUÊNCIA NA SAÚDE: não existem relatos de doenças transmitidas por traças.
COMO EVITAR? Para prevenir, borrife, dentro dos armários de roupas, um fluido com 1/2 litro de álcool e 20 g de cravo-da-índia.
RECEITA CASEIRA: faça uma boa limpeza de armários e outros cantos com vinagre de álcool e água, em partes iguais.
SE NÃO DEU CERTO: Contra traças, geralmente são utilizados
produtos com ação residual com princípios como clorpirifós, diazinão e piretrinas.
INFLUÊNCIA NA SAÚDE: não há evidências de que transmitam doenças até o momento.
COMO EVITAR? Descarte madeiras em desuso.
RECEITA CASEIRA: misture 1 litro de gasolina e 200 g. de naftalina. Com uma seringa, aplique nos furos que os cupins fazem na madeira. Outra alternativa é o detergente.
SE NÃO DEU CERTO: identifique se a infestação é pontual ou generalizada. No caso de um móvel, ainda é possível tentar aplicar inseticida doméstico para cupins. Se os cupins se alastraram, procure ajuda especializada.

INFLUÊNCIA NA SAÚDE: transmite peste bubônica, tifo, dermatites e processos alérgicos.
COMO EVITAR? Mantenha os pets limpos e use antipulgas. Abuse do aspirador de pó.
RECEITA CASEIRA: antes de passar o aspirador em estofados, cobertores ou tapetes, espalhe sal e deixe por 24 horas.
SE NÃO DEU CERTO: no mercado, há inseticidas específicos para ácaros e pulgas. Após a aplicação, faça uma limpeza completa para remover restos, que podem ser alergênicos, e mesmo pulgas remanescentes.
Nada de pragas domésticas
BARATAS
INFLUÊNCIA NA SAÚDE: transportam agentes patogênicos que contaminam alimentos e utensílios, provocando desarranjos gastrointestinais, salmonelose, processos alérgicos, problemas respiratórios e dermatites.
COMO EVITAR? Para mantê-las afastadas, evite deixar resíduos de comida e embalagens abertas em locais acessíveis. Frestas devem ser calafetadas.
RECEITA CASEIRA: misture 100 g de ácido bórico, uma cebola picada em pedaços pequenos e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Molde bolinhas e distribua pela casa.
SE NÃO DEU CERTO: soluções industrializadas eliminam baratas que ainda estão nos ninhos. Devem ser posicionadas em locais de difícil acesso. Se não funcionar, chame a dedetizadora.
MOSQUITOS
INFLUÊNCIA NA SAÚDE: transmite dengue, malária etc.
COMO EVITAR? É possível incluir telas em janelas e portas da casa.
RECEITA CASEIRA: corte uma garrafa PET na altura do gargalo e use para colocar uma mistura de 200 ml de água e 50 g de açúcar mascavo. Acrescente 1 g de fermento biológico para pão e não mexa, para criar dióxido de carbono. Cubra as laterais com um pano e coloque-a em um canto da casa. Os insetos serão atraídos e morrerão.
SE NÃO DEU CERTO: os repelentes de tomada pedem uma fresta pela qual os pernilongos possam fugir. Se a infestação está generalizada, acione a prefeitura para que seja feito o controle adequado.
INFLUÊNCIA NA SAÚDE: a maioria não oferece risco, mas pode haver envenenamento.
COMO EVITAR? Não acumule objetos ou entulho, natural abrigo para as aranhas. O excesso de outros insetos é atrativo, pois eles são seu alimento.
RECEITA CASEIRA: prepare 1 litro de álcool com 5 ml de essência de cânfora ou cinco pedras de cânfora e dez ramos de alecrim macerados. Misture tudo e espere sete dias antes de usar. Limpe toda a casa uma vez por semana com essa mistura, incluindo rodapés, armários e azulejos.
SE NÃO DEU CERTO: use um aspirador de pó e inseticida apropriado. Outra opção é procurar um inseticida piretroide doméstico seguro que seja residual para criar "barreiras” químicas na casa.
Ratos 
INFLUÊNCIA NA SAÚDE:  transmitem leptospirose, febre tifoide, peste bubônica, febre da mordida do rato etc.
COMO EVITAR? A oferta de comida e abrigo é o principal atrativo de ratos. Não estoque alimentos em sacos, porque são facilmente abertos. Vede ou tele qualquer fresta que possa dar acesso à casa (cozinha, despensa, sótãos, lajes ou porões). Evite deixar vasilhas cheias de ração à noite.
RECEITA CASEIRA: faça bolinhas com uma massinha composta de 1 xícara de manteiga de amendoim e % de xícara de ácido bórico. Coloque em locais estratégicos, que recebam a visita dos roedores. Reponha as iscas a cada três ou quatro meses para evitar novas infestações.
SE NÃO DEU CERTO: é possível adquirir raticidas, mas são altamente tóxicos a humanos e podem levar à morte.
MOSCAS DOMÉSTICAS
INFLUÊNCIA NA SAÚDE: podem transportar agentes patogênicos e vir a contaminar alimentos e utensílios.
COMO EVITAR? Convém manter todos os cestos ou sacos de lixo fechados e recolhê-los assim que possível. Limpe o ralinho da pia e do banheiro.
RECEITA CASEIRA: passe vinagre por toda a casa depois de terminar a faxina (2 copos dele diluídos em 1 balde-d’água). Sacos plásticos pendurados, transparentes e cheios d'água afastam as voadoras - o ponto negativo, claro, é que fica esteticamente feio. Um prato com vinagre e pimenta-do-reino funciona também.
SE NÃO DEU CERTO: venenos em aerossol e raquetes chinesas só servem para controle pontual.
Se há muitas moscas, é necessário identificar o que está as atraindo para a sua casa e se há algum criadouro nas redondezas.
MOSCAS DE BANHEIRO
INFLUÊNCIA NA SAÚDE: pode ocorrer contaminação de alimentos, que podem provocar desarranjos gastrointestinais.
COMO EVITAR? Mantenha os ralos limpos, pois elas se nutrem da matéria orgânica lá depositada.
RECEITA CASEIRA: use água fervente com sabão em pó para realizar a limpeza dos ralos e acabar com a infestação desses insetos. Com luvas e uma escova de cabo longo, esfregue as superfícies internas e enxágue com água quente.
SE NÃO DEU CERTO: os inseticidas comuns têm ação pontual e são pouco eficientes com  esse tipo de mosca. Se há infestação toda a limpeza já foi feita, um profissional pode
Verificar onde está o foco de procriação.
FORMIGA
INFLUÊNCIA NA SAÚDE: o biólogo Bocalini faz um alerta:
"Podem transmitir diversos microrganismos através do seu corpo e contaminar alimentos e utensílios, provocando transtornos gastrointestinais”.
COMO EVITAR? Melhore a limpeza e reduza a oferta de alimentos disponíveis pela casa.
RECEITA CASEIRA: com uma seringa sem agulha, aplique álcool ou vinagre nas frestas de onde os insetos saem; mantenha fumo picado ou cravo-da-índia nos armários; deixe bolinhas de naftalina perto do lixo.
SE NÃO DEU CERTO: no caso das formigas doceiras, existem inseticidas em gel que devem ser aplicados em filetes nas trilhas do inseto. Ao ingeri-lo, as operárias levam o produto tóxico para o ninho, exterminando toda a colônia-inclusive a rainha. Evite aplicar onde crianças e animais de estimação tenham acesso.
 Mas livrar-se das pragas domésticas não é uma tarefa tão fácil. “O controle pode ser feito por meio de medidas de limpeza e or­ganização do ambiente, para evitar que se tenham alimento, abrigo e acesso que favo­reçam a atração e instalação’”, diz Bocalini.

Ele acrescenta que pode ser necessário usar um controle químico, que só deve ser feito com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A indicação do biólogo é que seja contra­tada uma boa empresa especializada para diagnosticar cada caso e propor a melhor solução, já que quando o procedimento não é feito corretamente, a saúde das pes­soas, das crianças e a dos animais que vivem no local podem ser prejudicadas.


Revista vivasaúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário