quarta-feira, 20 de março de 2019

Benefícios da Salsa para a saúde



Beneficios da Salsa para a saúde. 

A salsa é rica em nutrientes como as vitaminas A, C e minerais como o cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Devido às suas propriedades diuréticas, esta planta também combate o inchaço, eliminação de toxinas e auxilia na perda de peso.

Misturar esses dois ingredientes no preparo de um suco pode trazer benefícios para emagrecer e a saúde.

O suco de limão com salsa é um ótimo aliado da saúde, pois atua especialmente no processo de emagrecimento e na eliminação do inchaço. 

Os resultados podem ser observados em poucos dias, por isso, o ideal é que o suco seja ingerido todos os dias preferencialmente em jejum.

Veja as restrições abaixo.

18 Benefícios da Salsa – Para Que Serve e Propriedades

em Alimentos Para Dieta, Dieta
A salsa ou salsinha é muito conhecida no dia a dia pelo seu uso culinário, porém, ela apresenta inúmeras outras propriedades que talvez desconheçamos. Quando você descobrir para que serve a salsa irá querer aproveita-la mais na sua alimentação.

Não devendo fazer parte somente de farofas, saladas e temperos, a salsinha poderá ser uma boa aliada no combate a diversos problemas de saúde. Vamos conferir abaixo todos os benefícios da salsa e para que serve essa planta para a nossa saúde e boa forma.

É possível emagrecer com salsa?

A salsa apresenta uma propriedade diurética, dessa forma, ajudará a prevenir ou eliminar a retenção hídrica.

 Portanto, se a balança indicar valores menores, eles poderão estar associados à eliminação de líquidos e não gordura, sendo assim, a salsa não faz emagrecer, mas reduz o excesso de líquidos acumulados em nosso organismo.

Como preparar o chá diurético de salsa

Entre os benefícios da salsa para a saúde, o efeito do chá diurético é algo que se destaca, pois suas propriedades desintoxicantes promovem uma limpeza orgânica, cujos efeitos poderão ser notados em poucos dias.

Veja como é simples:

Leve dois copos de água ao fogo. Quanto levantar fervura, desligue imediatamente. Nesse momento, adicione um punhado de salsa (aproximadamente 4 colheres de sopa). Tampe e deixe em infusão por alguns minutos.

Tome dois copos ao dia.

Se o gosto for muito forte, pingue algumas gotas de limão. Além de ajudar a melhorar o paladar, o limão também trará suas propriedades antioxidantes ao chá.

Como Usar Salsa para Emagrecer. Procure não prolongar demasiadamente o uso desse chá. Tente não exceder duas semanas.

Antes de dar início a esse tipo de terapia alternativa, leia as contraindicações mais abaixo, e também procure orientação médica, caso apresente algum problema de saúde.



Benefícios da salsa

Reunimos, a seguir, alguns benefícios da salsa, mas certamente há muitos mais, principalmente na sabedoria popular, que esconde receitas incríveis com resultados assertivos.

Diurética, ajuda a eliminar a retenção de líquidos (edema) no organismo;

Propriedades anti-inflamatórias;
Controlar o açúcar no sangue;
Impede a formação de coágulos, evitando derrames;
Atua no combate a anemia;

Reduz a pressão arterial;
Ajuda na digestão dos alimentos, eliminando distúrbios alimentares;
Alivia constipação intestinal e flatulência;

Auxilia nos processos de inflamações hepáticas;
Auxilia nos processos de inflamações de trato urinário;
Alivia asma;

Ajuda a expelir pedras renais (nefro litíase);
Combate icterícia;

Diretamente sobre a pele ajuda a fechar rachaduras;
Alivia coceira por picadas de insetos quando colocada “in natura” sobre o local afetado;

Apresenta bons resultados no combate à artrite;
Desintoxicante quando adicionada a sucos;
Ação rejuvenescedora.

Suco rejuvenescedor de salsinha

Entre os benefícios da salsa, um deles é seu poder embelezador.
Esse suco é ótimo para dar um upgrade à pele, unhas e cabelos, sendo que seu principal componente é a clorofila da salsinha.

Se a salsinha puder ser colhida na hora de fazer o suco, essa clorofila estará 100% preservada, mantendo todas as propriedades e óleos essências intactos.

A água de coco é um excelente energético, que irá repor sais minerais, trazendo hidratação à pele.

A laranja contribui com a vitamina C,
além de suas propriedades antioxidantes.

Vamos a ele:

1 copo de água de coco;
1 laranja;
½ xícara de salsinha;
Gelo.
Bata todos esses ingredientes no liquidificador e tome imediatamente.
Os resultados aparecerão em pouco tempo se ingerido diariamente, ao menos um copo.

Contraindicações da salsa

Embora as propriedades da salsa sejam indiscutíveis, alguns casos adversos ao seu consumo poderão ocorrer, como por exemplo:

Ela pode estimular a menstruação, portanto, deve ser evitada por mulheres que já apresentam ciclos intensos, como também nos quadros hemorrágicos;

O excesso de chá de salsa poderá baixar
demasiadamente a pressão arterial;

Alergias;
Os diabéticos devem ter cautela, a salsinha diminui os índices de glicose, o que poderá provocar uma hipoglicemia;

Mulheres grávidas devem evitá-la porque pode provocar sangramentos e abortos.
Doentes renais crônicos, consultem seu médico;

O excesso de salsa pode ser abortivo;
Em alguns casos, o consumo de salsa poderá diminuir os níveis de glicose no sangue, interferindo no controle do açúcar, por esse motivo, pare de consumir sucos e chás de salsa, pelo menos, nas duas semanas que antecedem uma cirurgia programada.

Salsinha x Interações medicamentosas

Os benefícios da salsa são bastante abrangentes, como pudemos ver, porém, isso não significa que possa ser ingerida indiscriminadamente.

Para os casos em que o uso de salsa é frequente e/ou contínuo, será preciso estar atento às seguintes interações:

Varfarina: É um medicamento anticoagulante. Seu uso concomitantemente com suco ou chá de salsinha poderá ter seu efeito prejudicado. Isso se aplica a outros medicamentos com a mesma função.

Diuréticos: Pelo fato de uma das propriedades da salsa ser seu efeito diurético, no caso de recomendação médica para uso de medicamentos diuréticos recomenda-se suspender o consumo de salsinha, pois o excesso de perda de líquido poderá causar transtornos como tonturas, baixar excessivamente a pressão arterial, câimbras, entre outros.

Aspirina: Quem apresentar propensão alérgica à salsa e tomar aspirina, poderá ter essa sensibilidade aumentada. Na dúvida, evite a salsinha.

Valores nutricionais da salsinha crua (100 gramas)

%VD*
Valor energético 33.4 kcal 2%
Carboidratos 5.7 g 2%
Proteínas 3.3 g 4%

Gorduras saturadas 0.1 g –
Gorduras poliinsaturadas 0.2 g –
Fibra alimentar 1.9 g 8%

Fibras solúveis 0.5 g –
Cálcio 179.4 mg 18%
Vitamina C 51.7 mg 115%

Piridoxina B6 0.5 mg 38%
Fósforo 49.4 mg 7%
Manganês 1.9 mg 83%

Magnésio 20.9 mg 8%
Lipídeos 0.6 g –
Ferro 3.2 mg 23%
Potássio 711.3 mg –

Cobre 0.2 ug 0%
Zinco 1.3 mg 19%
Niacina 0.7 mg 4%

Tiamina B1 0.1 mg 4%
Riboflavina B2 0.2 mg 15%
Sódio 2.3 mg 0%

Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj.

Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.


Salsinha benefícios para o cabelo

Como você já deve saber, a salsinha também pode ser de vital importância para a saúde do cabelo. Isso se dá pelo fato de que os princípios ativos presentes na planta podem servir para fortificar e ajudar na hidratação dos fios capilares. Os principais benefícios relacionados a esse assunto são:

– Contra a queda de cabelo:

A salsinha é rica em outros nutrientes importantes que atendem a uma série de deficiências nutricionais, as quais levam à queda de cabelo ou ao enfraquecimento dos fios.

A planta é muito usada como um tônico para limpar o couro cabeludo e controlar a perda de cabelo. Todo esse efeito se dá pelo fato de que a planta possui uma substância chamada apigenina em sua composição.

 Esta por sua vez, é classificada com um antioxidante, que ajuda no combate a queda de cabelo.
Para obter esse feito, lave alguns ramos de salsinha e adicione 200 ml de água. Aplique esta mistura nos fios molhados, enrole o cabelo em uma toalha e deixe agir por aproximadamente uma hora. Depois de feito, lave com shampoo.

– Ajuda a manter a cor natural do seu cabelo:

A salsinha contém uma grande quantidade do mineral cobre, o que ajuda a manter a cor natural do seu cabelo. Para essa finalidade, a planta pode ser aplicada diretamente, a partir de uma mistura com a água – ou seja, em sua forma de chá – ou pode ser adicionado em grandes quantidades nos seus alimentos do dia a dia.

– Promove o crescimento do cabelo:

A salsinha é altamente benéfica na promoção do crescimento do cabelo. Isso se dá pelo fato de que ela contém substâncias capazes de abrir os poros do fio, deixando-os mais hidratados e nutridos com maior facilidade. A partir disso, o cabelo consegue crescer mais em menos tempo.

– Ajuda no tratamento da caspa:

A caspa pode ser um problema para muitas pessoas, deixando o cabelo com vários pontos brancos e aparência ressecada. Para evitar o aparecimento desses elementos, o mais indicado é que o seu cabelo esteja sempre limpo e bem hidratado, o que complica o surgimento das caspas.

Como já falado anteriormente, a salsinha é uma ótima alternativa para limpar e hidratar os cabelos. Por esse motivo, é uma boa opção para evitar e tratar as caspas




Resumo

Os 30 Benefícios da Salsa Para Saúde.

Benefícios da Salsa Previne o Câncer: A miristicina, um composto presente na salsa, impede a formação de tumores, especialmente nos pulmões e ajuda a prevenir o câncer.

Benefícios da Salsa Para o sistema imunológico: A vitamina A e vitamina C fortalece o sistema imunológico e ajudar a lutar contra várias infecções e doenças.

Benefícios da Salsa Para Saúde do coração: A homocisteína, um aminoácido presente no corpo, é perigoso para os vasos sanguíneos. O folato ou vitamina B9 presente na salsa mantenho-o a salvo de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos, etc.

Benefícios da Salsa para Saúde óssea: A vitamina K presente na salsa ajuda na síntese de osteocalcina, que dar resistência aos ossos. Ao mesmo tempo, impede que o cálcio se acumule nos tecidos mantendo-o seguro contra a aterosclerose, doenças cardiovasculares, e enfartes cardíacos.

Benefícios da Salsa tem ações Antioxidantes: A salsa é rica em antioxidantes. Ela contém luteolina, um flavonoide que luta contra os radicais livres e atua como um agente anti-inflamatório.

Benefícios da Salsa Para a Anemia: A salsa é rica em clorofila, que funciona como um purificador sanguíneo. O elevado teor de vitamina C do sumo da salsa aumenta a velocidade de absorção de ferro. Beber suco de salsa aumenta regularmente o teor de hemoglobina no organismo para curar a anemia.

A anemia é uma condição em que os níveis de hemoglobina no organismo mergulha para um nível baixo, o que pode ser atribuído a uma dieta pobre ou medicação. O suco de salsa ajuda a curar esta condição, melhorando os níveis de hemoglobina do sangue.

Benefícios da Salsa são antibacterianas: Estas propriedades da salsa ajudam a combater qualquer infecção bacteriana.

Benefícios da Salsa as glândulas: Ele suporta todas as glândulas de nosso corpo, como fígado, baço, etc, para liberar as enzimas corretamente.

Benefícios da Salsa Purifica o sangue: A salsa é um excelente purificador do sangue.

Benefícios da Salsa Para os vasos Sanguíneos: A salsa repara e mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Benefícios da Salsa Para Diarreia: O chá de salsa pode ajudá-lo a livrar-se da diarreia.

A salsa, uma erva originária do Mediterrâneo, é uma das mais populares ervas aromáticas. É universalmente utilizada como tempero de imensos pratos. É usada em sopas, molhos, pratos de carne, de peixe, de marisco, omeletas e massas.

Mas não vamos pensar na salsa apenas como um enfeite, pois este ingrediente possui alguns benefícios que contribuem para a sua saúde. 

A salsa é rica em muitas vitaminas vitais, incluindo a vitamina C, B 12, K e A. Esta erva mantém o seu sistema imunológico resistente, fortifica os seus ossos e contribui para a saúde do sistema nervoso. 

O uso regular de salsa pode ajudar a controlar a pressão arterial. O ácido fólico presente nesta erva é como um tónico para o coração. 

Consuma salsa regularmente e irá sentir um alívio da dor articular. Isso porque, a erva tem propriedades anti-inflamatórias. 

O chá de salsa relaxa os músculos e estimula a digestão de proteínas e gorduras. 

A Salsa é uma usina de clorofila, o que ajuda a frear o crescimento de bactérias más, pois tem propriedades antibacterianas. A clorofila encontrada na salsa é um bom remédio para evitar o mau hálito. 

Estudos indicam que a salsa, especialmente o seu óleo essencial, pode ter um papel na inibição de tumores cancerígenos. Na verdade, os cientistas têm referido a salsa como um alimento ‘quimiopreventivo’. 

A salsa é carregada com vitamina C e ferro. Estes nutrientes fazem desta erva, um alimento útil no combate à fadiga. 

A salsa é um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo, sendo recomendada para pedras nos rins, reumatismo e cólicas menstruais. 

Mais vitamina C que a laranja

Sabia que a salsa contém mais vitamina C que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166 mg por 100 g). Isto é três vezes mais do que uma laranja.
Consumo: O consumo da salsa é seguro para a maioria dos adultos. Nalgumas pessoas, a salsa pode causar reações alérgicas na pele. Consumir grandes quantidades de salsa pode causar outros efeitos colaterais, como anemia e problemas no fígado ou nos rins.



Salsinha e cheiro verde são a mesma coisa?

Muitos confundem. Na prática, o cheiro verde é uma mistura de salsinha e cebolinha (não confundir com cebola).

Em algumas regiões do país, principalmente no Nordeste, agrega-se a essa mistura o coentro, que também é uma erva aromática, mas, com sabor muito marcante. Portanto, salsinha e cheiro verde não são a mesma coisa.

Receitas de suco de limão com salsa

Confira algumas receitas do suco de limão com salsa e aprenda como fazer para aproveitar os benefícios dos dois ingredientes em sua dieta!


1. Receita de suco de limão com salsa

Ingredientes: 
1 limão; 
60g de folhas de salsa; 
300 ml de água. 

Modo de preparo:
Esprema o suco de limão e bata com a salsa no liquidificador e a água. Quando estiver bem homogêneo, sirva com gelo logo em seguida para obter todos seus benefícios.

2. Receita de suco de limão com salsa e gengibre

Ingredientes: 
suco de 1 limão; 
1 copo de água mineral; 
1 xícara de salsa; 
las;cas de gengibre; 
adoçante ou mel a gosto. 

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até ficar bem homogêneo. Sirva em seguida!

3. Receita de suco de limão com salsa e couve

Ingredientes: 
2 folhas de couve; 
1/2 xícara de salsa; 
suco de 1 limão; 
1 copo de água mineral; 
gelo triturado a gosto. 

Modo de preparo

Lave as folhas de couve, a salsa e leve para bater no liquidificador com a água, limão e gelo. Sirva em seguida. Se precisar adicione adoçante ou mel para ajudar no sabor.

4. Receita de suco de limão com salsa e hortelã

Ingredientes: 
folhas de hortelã a gosto; 
2 colheres de sopa de salsa; 
suco de 2 limões; 
1 copo de água filtrada ou de coco; 
mel ou adoçante a gosto; 
gelo triturado. 

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Sirva em seguida!

5. Receita de suco de limão com salsa e linhaça

Ingredientes: 
1 colher de sopa de sementes de linhaça; 
folhas de salsa a gosto; 
1 limão espremido; 
gelo triturado; 
água (quanto baste). 

Modo de preparo:

Esprema o limão e bata no liquidificador com os demais ingredientes, adicionando água para ajudar a bater. Beba na mesma hora.

6. Receita de suco de limão com salsa e abacaxi

Ingredientes: 
1 colher de sobremesa de salsa picada; 
1 rodela média de abacaxi; 
1 copo de água de coco; 
suco de 1/2 limão; 
água filtrada a gosto; 
gelo a gosto. 
Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba em seguida. Se precisar adicione um pouco de adoçante.

7. Receita de suco de limão com salsa e chia

Ingredientes: 
1 colher de sopa de sementes de linhaça; 
folhas de salsa a gosto; 
1 limão espremido; 
gelo triturado; 
água (quanto baste). 

Modo de preparo:

Esprema o limão e bata no liquidificador com os demais ingredientes, adicionando água para ajudar a bater. Beba na mesma hora.




Pesquisado no site: mundodaboaforma.com

Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário