domingo, 9 de dezembro de 2018

Senhor, tu me sondas e me conheces.





Deus, que nos criou e criou todo o universo, é profundamente atraído por nós. Ele se preocupa tanto conosco que na verdade deixou o céu e se tornou um de nós.

Ele quer se relacionar conosco de maneira real e íntima. E-, para fazer isso, contou-nos alguns segredos sobre Ele para que possamos experimentá-lo — e vivenciá-lo — da maneira que foi planejado.

Senhor, tu me sondas e me conheces.
Sabes quando me assento e quando me levanto;
de longe penetras os meus pensamentos.
Esquadrinhas o meu anelar e o meu deitar
e conheces todos os meus caminhos.
Ainda a palavra me não chegou à língua,
e tu, Seniiur, já a conheces toda.
— Salmos 139:14

John Gottman é um dos principais pesquisadores sobre casamentos
e relacionamentos. Em seu estúdio, tem fitas de vídeo de milhões de horas de casais interagindo e, como resultado disso, quantificou os ingredientes que conduzem a casamentos duradouros e aqueles que conduzem ao divórcio.



Segundo a sua pesquisa, pela observação de casais interagindo, ele pode prever quais vão se divorciar com um índice de acerto de 91%. Impressionante! Mas, quando você lê em que se baseiam suas previsões, tudo começa a fazer sentido. Eis um exemplo.

Ele declara que, quando observa os casais, grande parte do que eles falam não diz respeito a grandes dramas ou questões que aba­lam o mundo, mas a coisas pequenas, aparentemente insignifican­tes.

Eis o que Gottman diz:
Você pode pensar que achei insuportavelmente tedioso assistir a horas e horas dessas cenas. Ao contrário. Quando os casais se envolvem em muitas conversas desse tipo, posso ter certeza de que vão permanecer casados e felizes.

 O que está realmente acontecendo nessas breves conversas é que o marido e a mulher estão se conectando — estão se relacionando um com o outro.

 Nos casais que caminham para um divórcio ou vivem juntos infelizes, esses pequenos momentos de conexão são raros. Mais frequentemente, a esposa não tira os olhos ela sua revista — e, se o faz, seu marido não escuta o que ela diz.

Os relacionamentos duradouros não são construídos sobre ex­periências grandiosas, mas sobre a conexão contínua de simplesmente compartilhar a vida juntos. Este é um dos segredos de qual­quer tipo de relacionamento duradouro.

E é isso exatamente que Deus quer de nós também. Ele pode criar todas as experiências grandiosas que desejar para nós, e às vezes o faz. A maioria das pessoas de fé pode indicar uma ocasião ou duas em que teve algum encontro extraordinário com Deus.

Mas todas vão lhe dizer que essas ocasiões são exceções raras. O resto do seu relacionamento com Ele é construído nas pequenas conexões do dia-a-dia, o tipo de conexões que Gottman observa nos casamentos saudáveis. Quando você simplesmente compartilha com Deus as coisas que estão no seu coração e na sua mente, vai ter um relacionamento cada vez mais profundo e mais próximo com Ele.




Que conceito maravilhoso. O Criador do Universo deseja ter um relacionamento íntimo com você. Ele deseja isso. Deus quer que você compartilhe com Ele todos os seus pensamentos, sentimentos, preocupações, sonhos, temores e tudo o mais. Veja alguns escritos que nos dizem como Deus se sente a nosso respeito.

Ele conhece você. A passagem do salmo 139 citada no início deste capítulo diz que Deus tem sua atenção voltada para você. Ele sabe tudo a seu respeito. Ele o observa quando você se senta e quando se levanta, quando sai e quando se deita. Tudo o que você faz, grande ou pequeno, interessa a Ele.

Se permanecerdes em mim,
e as minhas palavras permanecerem em vós,
pedireis o que quiserdes, e vos será feito}"

A medida que nos tornamos cada vez mais uma “unidade” com Ele, sua vontade e a nossa tornam-se mais unidas. Quando isso ocorre, as coisas que queremos serão as coisas que Ele quer para nós, e elas acontecerão.
Responda ao desejo de Deus por intimidade com você — e você vai amá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário