quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

A ENERGIA VITAL PRODUZ A CURA

                                     


 A ENERGIA VITAL PRODUZ A CURA

Paramahansa Yogananda.
Jesus disse: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" ( Mateus  4:4); (Ver João 1:1, "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus).

A "palavra" é a Energia Vital ou Força Cósmica Vibratória. A "boca de Deus" é o bolbo raquidiano, situado na parte posterior do cérebro, que se vai estreitando progressivamente, fundindo-se na espinal medula.
 Este órgão, o mais vital de todos os órgãos do corpo humano, é o divino portal ("boca de Deus") através do qual penetra a "Palavra" ou Energia Vital que sustenta o homem. Nas escrituras Hindu e Cristã, a Palavra é designada, respectivamente, pelos termos Om e Amen.

É apenas esse Poder Perfeito que cura; todos os métodos de estimulação externa apenas cooperam com a Energia Vital e sem ela de nada valem.

Ensina-me, oh! Espírito, a curar meu corpo reabastecendo-o de Tua energia cósmica, a curar minha mente por meio da concentração e da alegria e a curar minha alma mediante a intuição nascida da meditação.

Permite que Teu reino interior se manifeste exteriormente.

Décadas antes que as afirmações para curar fossem consenso geral, Paramahansa Yogananda já ensinava a acessar  e aplicar diretamente o notável poder de cura que existe em todo o ser humano.
 Ele iniciou as suas práticas de cura em 1924 nos Estados Unidos, na primeira série de palestras que fez pelo país.

 Ao longo das décadas de 30 e 40, era comum o grande instrutor iniciar ou encerrar os seus inspiradores serviços nos templos da SRF - Self Realization Fellowship conduzindo o público em afirmações de cura ou afirmações para despertar a força de vontade, a devoção e a percepção da presença de Deus.

Atualmente, centenas de milhares de pessoas no mundo todo se beneficiam da prática das técnicas das afirmações científicas de cura

  



  POR QUE RAZÃO AS AFIRMAÇÕES RESULTAM

TEORIA DA CURA
Sri Sri Paramahansa Yogananda
A palavra de um homem é o Espírito no homem. As palavras faladas são sons produzidos pelas vibrações dos pensamentos. Os pensamentos são vibrações emitidas pelo ego, ou pela alma.

 Cada palavra pronunciada deverá ser impregnada da poderosa vibração da alma.


 Se um homem for incapaz de infundir nas suas palavras a força do espírito, as palavras proferidas são sem vida. Falar demais, exagerar ou falsear factos torna as nossas palavras tão ineficazes como balas de papel disparadas por uma arma de brinquedo.

 É por isso que as palavras e orações das pessoas tagarelas e incorretas não produzem mudanças benéficas no curso dos acontecimentos. A palavra de um homem deverá representar não só a verdade mas também expressar claramente a sua compreensão e realização [dessa verdade].
 Palavras desprovidas da força da alma são como espigas sem grãos.


O Poder Espiritual da Palavra
Palavras repletas de sinceridade, convicção, fé e intuição são como bombas vibratórias altamente explosivas, que ao serem detonadas despedaçarão os rochedos das dificuldades e produzirão a mudança desejada. Evite falar palavras desagradáveis, ainda que sejam verdadeiras.

Palavras sinceras ou afirmações repetidas com discernimento, sentimento e convicção, infalivelmente colocam em andamento a Força da Vibração Cósmica Omnipresente para ajudá-lo nas dificuldades.

Recorra a essa Força com confiança infinita, afastando todas as dúvidas e ansiedades; senão o foco da súplica será desviado, afastando-se do seu objetivo.

Depois de ter semeado na terra da Consciência Cósmica as sementes   das suas orações,  não vá desenterrá-las a toda a hora para ver se estão germinando ou não. Dê às forças divinas a oportunidade de trabalharem sem interrupção.


O Poder Divino do Homem

Nada é superior à Consciência Cósmica, ou Deus. O Seu poder supera infinitamente o da mente humana. Busque somente a Sua ajuda.
 Mas este conselho não significa que deva tornar-se passivo, inerte ou crédulo, ou que deva minimizar o poder da sua própria mente.  O Senhor ajuda aqueles que se ajudam a si mesmos.

 Ele dotou-o com força de vontade, concentração, fé, razão e senso comum para que os possa usar nos seus esforços por se libertar das perturbações físicas e mentais. Você deverá aplicar todos esses poderes apelando simultaneamente para a ajuda de Deus.

Enquanto diz as suas orações ou afirmações, acredite sempre que está usando os seus próprios poderes, mas - poderes recebidos de Deus - para se curar a si mesmo ou aos outros. 

Peça a ajuda divina;
mas simultaneamente tome consciência de que é você mesmo, o filho amado do Senhor, que está utilizando os dons que recebeu Dele - a vontade, a emoção e a razão - para resolver todos os difíceis problemas da vida.

Deverá ser estabelecido um equilíbrio entre o conceito medieval de se depender totalmente de Deus, e a tendência moderna de se confiar apenas no ego.

Exercitar a Vontade, o Sentimento e a Razão
Devemos mudar a atitude mental de acordo com a afirmação feita.

 Por exemplo: afirmações para a força de vontade devem ser acompanhadas de forte determinação; afirmações para os sentimentos devem ser acompanhadas de devoção;
 afirmações para a mente devem ser acompanhadas de um claro entendimento.

 Para curar os outros, escolha uma afirmação adequada ao temperamento do paciente, seja este ativo, imaginativo, emotivo ou reflexivo. Em cada afirmação, a intensidade da atenção deve vir em primeiro lugar, mas a continuidade e a repetição são também muito importantes.

 Impregne as suas afirmações de devoção, vontade e fé, com intensidade e repetidas vezes. Não se preocupe com os resultados, que chegarão naturalmente como fruto dos seus esforços.

Durante o processo de cura física, a atenção deve concentrar-se nos poderes infinitos da mente e não na enfermidade em si, sob pena de debilitar a fé.

 Durante a recuperação de perturbações mentais, como medo, ira, maus hábitos, etc., a concentração deve fixar-se na qualidade oposta, isto é, a cura para o medo é a consciência da coragem; a cura para a ira, é a consciência da paz; a cura para a fraqueza, é a consciência da força; a cura para a doença, é a consciência da saúde.



Responsabilidade da Mente pelas Doenças Crônicas

Nas nossas tentativas de cura, normalmente concentramo-nos mais na opressão emocional causada pela doença, do que na possibilidade de cura, permitindo assim que a enfermidade se converta num hábito tanto mental como físico.

 Isto é particularmente verdade no caso das pessoas nervosas. Cada pensamento de tristeza ou de felicidade e de irritabilidade ou de calma abre sulcos subtis nas células do cérebro e reforça tendências de doença ou bem-estar.

A ideia-hábito subconsciente de doença ou saúde exerce uma influência muito forte. Doenças físicas ou mentais recorrentes sempre têm raízes profundas no subconsciente. A doença pode ser curada se arrancarmos as suas raízes ocultas.

É por isso que todas as afirmações da mente consciente devem conter força de sentimento, para que a sua verdade penetre no subconsciente, que por sua vez automaticamente influencia a mente consciente.

 Assim, as afirmações conscientes fortes agem  no corpo e na mente através do subconsciente. Afirmações ainda mais fortes atingem, além do subconsciente, o superconsciente, o mágico reservatório dos poderes milagrosos.

Declarações da Verdade devem ser praticadas por vontade própria, livremente, com inteligência e devoção. A atenção não se deve desviar. Se isso ocorre, deve trazê-la de volta como uma criança teimosa, sempre que necessário, e pacientemente treiná-la para desempenhar a tarefa que lhe é dada.


Atenção e Fé São Necessárias
Para que uma afirmação alcance a mente supra consciente, deve estar livre de toda a dúvida e incerteza. A atenção e a fé são luzes que conduzem as afirmações até às mentes subconsciente e supra consciente, mesmo quando essas afirmações são praticadas sem a plena compreensão do seu significado.

A paciência e a repetição atenta e inteligente fazem maravilhas.  Afirmações para curar doenças crónicas, físicas ou mentais, devem ser repetidas com frequência e com profundidade, ignorando completamente qualquer condição adversa ou contrária, até se tornarem parte da nossa convicção intuitiva mais profunda.

 Devemos ignorar completamente se o estado da nossa saúde permanece estacionário ou se agrava. É preferível morrer, se a morte tiver que vir, com a convicção de possuir saúde perfeita, do que com a ideia de que se é vítima de uma doença mental ou física incurável.

Embora, de acordo com o conhecimento atual do homem, a morte constitua o fim necessário do corpo, ainda assim o poder da alma é capaz de modificar a "hora destinada".

A Cura de Acordo com o Temperamento

Medicamentos, massagens, ajustamentos da coluna vertebral, ou tratamento com impulsos eléctricos, podem ajudar na recuperação da harmonia perdida das células, através da sua ação química sobre o sangue, ou através do estímulo fisiológico.

 Estes métodos externos por vezes cooperam com a Energia Vital no processo de cura, mas não têm poder para atuar num corpo morto, do qual a Energia Vital se retirou.

Poucos são os que sabem que, de acordo com a natureza particular de cada indivíduo - seja imaginativa, intelectual, idealista, emocional, volitiva ou combativa - é possível aplicar de forma especial a imaginação, a razão, a fé, a emoção, a vontade ou o esforço, respectivamente.

 Coué destacou o valor da autossugestão, mas uma pessoa de tipo intelectual não é receptiva à sugestão e só se deixará influenciar mediante uma discussão metafísica sobre o poder da consciência sobre o corpo.

Ela necessita compreender os "como" e "por que" do poder da mente. Se essa pessoa, por exemplo, percebe que através da hipnose é possível produzir bolhas no corpo, como afirma William James em Princípios de Psicologia, de forma semelhante compreenderá o poder da mente de curar uma enfermidade.

 Se a mente é capaz de alterar a saúde, também é capaz de a restabelecer. As diferentes partes do corpo foram desenvolvidas pelo poder da mente; é a mente que supervisiona a formação das células e também as pode revitalizar.

A autossugestão também é impotente para atuar num indivíduo caracterizado por grande força de vontade. Este tipo de pessoa pode curar-se de uma enfermidade com afirmações que estimulem a sua vontade em vez da sua imaginação. A autossugestão, contudo, tem a sua aplicação nas pessoas que têm um temperamento fundamentalmente emotivo.



O Poder da Emoção e da Vontade
É conhecido o caso de uma pessoa com temperamento emotivo, que tinha perdido a fala, e a recuperou ao fugir de um edifício em chamas. O choque que recebeu ao ver as chamas levou-a a gritar:

 "Fogo! Fogo!", esquecendo-se de que até então não conseguia falar. A emoção forte conquistou a sua "enfermidade-hábito" subconsciente. Este caso ilustra bem o poder curador da atenção intensamente focalizada.

Durante a minha primeira viagem marítima, entre a Índia e Ceilão,  fui subitamente tomado por um acesso de vómitos e enjoo. O incidente perturbou-me bastante, pois me apanhou de surpresa quando me encontrava desfrutando da minha primeira experiência numa habitação flutuante ( o meu camarote) numa aldeia navegante.

 Decidi nunca mais ser assim enganado. Adiantando um pé, fixei-o firmemente no chão da minha cabine e ordenei à minha vontade nunca mais aceitar a experiência do enjoo. Posteriormente, embora tivesse viajado por mar durante um mês entre o Japão e a Índia, cinquenta dias entre Calcutá e Boston e vinte e seis dias entre Seattle e o Alasca - nunca mais enjoei.



Estimulação da Energia Vital

Os poderes da vontade, da imaginação, do raciocínio e da emoção, não podem por si sós efectuar cura física. Eles operam somente como agentes diversos que, de acordo com o temperamento de cada indivíduo, podem estimular a energia vital - mas é esta que cura a enfermidade. Em caso de paralisia do braço, por ex., se a vontade ou a imaginação são estimuladas de forma contínua, a energia vital pode fluir repentinamente para os tecidos doentes, e curar o braço.

A repetição das afirmações deve realizar-se de forma firme e continuada, para que a força da vontade, da razão ou da emoção, possua a intensidade suficiente para estimular a Energia Vital inactiva e a redireccionar para os canais normais. Jamais se deve menosprezar a importância dos esforços repetidos com uma profundidade cada vez maior.

Quando se planta uma árvore, o êxito depende de dois factores: a potência da semente e a qualidade do solo. De forma semelhante, para curar uma doença, há dois factores essenciais que são o poder do curador e a receptividade do paciente. Eis aqui duas citações Bíblicas que demonstram esta afirmação:  "Logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra (a força curativa) ..." "E ele lhe disse: Filha, a tua fé te curou".

Os grandes curadores, homens dotados de realização divina, não curam as enfermidades de maneira acidental, mas sim com  um conhecimento preciso. Compreendendo plenamente o controlo da Energia Vital, eles projectam  para o paciente uma corrente estimulante que, ao penetrar nele, harmoniza o seu próprio fluxo de Energia Vital. Durante o processo de cura, eles realmente vêem as leis psicofísicas da Natureza operando nos tecidos do enfermo, restabelecendo a saúde.

Outras pessoas com menor realização espiritual também são capazes de se curar a si mesmas e aos outros, dirigindo através da visualização interna um fluxo de Energia Vital para a zona do corpo afectada.

O restabelecimento da saúde física, mental ou espiritual, pode produzir-se instantaneamente. A escuridão acumulada durante eras pode ser dissipada de imediato pela entrada da luz e não pelas tentativas de afastar a escuridão.



 Ninguém pode predizer o momento da cura, de modo que não se deve fixar um limite determinado de tempo. É a fé - e não o tempo - que determinará quando a cura será alcançada. Os resultados dependem do correcto despertar da Energia Vital  e do estado da mente consciente e subconsciente do paciente. A descrença imobiliza a Energia Vital, criando obstáculos ao trabalho perfeito deste médico divino, arquitecto do corpo e operário perfeito.

O esforço e a atenção são fundamentais para alcançar o grau de fé ou força de vontade ou imaginação, que automaticamente impulsionarão a Energia Vital a efectuar a cura.

 A ansiedade e a expectativa com relação aos resultados enfraquecem a força da verdadeira fé. Se o homem não emprega a sua vontade e a sua fé, a Energia Vital  permanece adormecida, inoperante.

É necessário algum tempo para revivificar a força de vontade, fé ou imaginação enfraquecidas num paciente que sofre de uma enfermidade crónica, pois as suas células cerebrais estão subtilmente sulcadas por pensamentos de doença.

 Assim como um mau hábito de "consciência de doença" pode levar muito tempo a desenvolver-se, de forma semelhante pode ser necessário algum tempo para formar um bom hábito de "consciência de saúde".

Se você afirmar "sou saudável", mas pensar lá no fundo da sua mente que isso não é verdade, o resultado é o mesmo como se tomasse um medicamento benéfico e ao mesmo tempo ingerisse um fármaco com efeitos contrários. 

Quando se emprega o pensamento com o objectivo da cura, deve tomar-se a precaução de não neutralizar os pensamentos curativos mediante pensamentos negativos. Para que um pensamento possa operar com êxito, deve estar impregnado com uma tal força de vontade que seja capaz de resistir à oposição de pensamentos contrários.



A Verdade É o Poder da Afirmação
  
Os pensamentos devem ser compreendidos e aplicados correctamente, para que possam ser efectivos. As ideias primeiro entram na mente humana numa forma crua, não digerida; elas necessitam de ser assimiladas através de profunda reflexão.

 Um pensamento desprovido da convicção da alma carece de qualquer valor. É por isso que quem aplica as afirmações sem compreender a verdade na qual se baseiam - a indissociável unidade com Deus - obtêm resultados muito pobres e queixam-se de que os pensamentos não têm poder de cura.

Postado por Dharmadhannya

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostaria muito de conversar com o autor do artigo " Sindrome do lado esquerdo"
    Se for possivel passar o seu contato ou email para mim, segue meu email: patriciasa.almeida@gmail.com

    Gratidão pelos conteúdos disponibilizados

    ResponderExcluir