quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A ordem revela o equilibrio da casa- Dicas de Feng shui



A Odem revela o equilibrio da casa - Dicas de Feng shui 

A localização da desordem indica áreas problemáticas da vida.

A ordem nos revigora e anima. Eu me sinto no topo do mundo quando desço as escadas todas as manhãs e recebo a saudação de uma cozinha ima­culada. As poucas vezes que deixo de lavar a louça depois do jantar, sinto-me irritadiça e com pouco entusiasmo para começar o dia. 

Localizando áreas de desordem, podemos chegar a algumas conclusões gerais sobre uma pessoa. A localização da desordem revela o conteúdo da luta interna de uma pessoa.


Localização da Desordem      Pode Indicar...
Localização da desordem
Podem indicar....
Entrada da casa
Medo de
 relacionamento
Dentro de um armário na cozinha
Relutância  em
 examinar
emoções
Perto de uma cama
Desejo de mudança
 ou fuga
Num canto atrás de uma porta
Distanciamento dos
 outros.
Numa escrivaninha
Frustração,
 Medo  de deixar
 acontecer ou
 necessidade
de controle
Debaixo de um móvel
Importância das
 aparências
Num porão
Adiamento
Numa garagem
Incapacidade de
 realização
Em toda parte
Raiva e aversão a si mesmo




Ausência de Animais de Estimação, de Plantas ou de Seres Vivos que Exijam Cuidados
Especialmente quando não há crianças numa casa, animais de estimação ou plantas indicam a disposição de responsabilizar-se e de aceitar as necessi­dades de outros. 

Além disso, quando levamos criaturas ou organismos vivos para nossa casa, estamos metaforicamente saindo de nossa concha pessoal e entrando no Tao ou no quadro maior. Respeitar os processos envolvidos com a promoção da vida pode comparar-se ao modo como tra­tamos a nós mesmos e aos outros.

Por mais ocupado que seja, um adulto que nunca cozinha ou que não ofe­rece um chá ou uma bebida a uma visita provavelmente tem um nível de empatia baixo. A naturalidade com que cuidamos ou nutrimos frequente­mente se expressa no modo como entretemos, cozinhamos, acolhemos ou servimos ou­tras pessoas.

Um fogão que nunca funciona não é bom para o Tao da casa, o fogão representa o fogo que alimenta  neste espaço todos que nela vivem com amor.   O alimento está relacionado com a vida, com a união da familia ,  com a sobrevivência e com a abundância.

A mesa de jantar ocupada com bagunças, papeis e quinquilharias pode significar que o dono da casa, não está aberto para uma comunhão, para o casamento com outra pessoa. A mesa de jantar convida o outro, um parceiro  para viver e desfrutar do alimento físico , afetivo e espiritual da casa.

 Ao longo de um período  desenvolvi a capacidade de ver, de ouvir, de cheirar, de saborear e de sentir a energia de modo mais intenso, de maneira que, ao começar uma consulta, a primeira coisa que costumo fazer é percorrer todo o perímetro interno da construção fazendo uma leitura da energia com as minhas mãos. 

A história dos acontecimentos fica registrada nas paredes e nos móveis sob a forma de impressões eletromagnéticas sutis, e por meio da leitura e da interpretação dessas impressões posso detectar grande parte dos fatos relevantes ocorridos lá.

 Eventos traumáticos, violência, separação traumática  são os mais profundamente arraigados e têm um efeito correspondente maior sobre os atuais ocupantes. Tam­bém sou capaz de descobrir áreas onde a energia da constru­ção fica estagnada, e o que precisa ser feito para melhorar o seu fluxo.

Todas as vezes que deparo com desordem, o seu campo de energia é inconfundível. A desordem representa um obstáculo ao fluxo de energia e provoca uma sensação desagradável e pegajosa, uma sensação de sujeira, como se eu estivesse movi­mentando minhas mãos através de teias de aranha invisíveis.


Foi esse fato que me fez compreender, pela primeira vez, que a desordem causa problemas na vida das pessoas. Ela também é acompanhada por um cheiro de mofo muito penetrante, que posso sentir enquanto vou entrando na casa de alguém, mesmo que a bagunça esteja escondida da minha vista.

 Efetivamente, se eu a sintonizo, posso cheirá-la na aura de uma pessoa (o campo de energia ao redor do seu corpo) se a pessoa estiver perto de mim, pois ficamos impregnadas com o seu cheiro. Mas não se preocupe com isso se você for se encontrar comigo — há tanta bagunça no mundo que eu não me sintonizo facil­mente com ela.

A boa notícia é que, depois de arrumar a bagunça, essa energia insalubre, estagnada, bem como o odor que a acompa­nha, desaparecem rapidamente.

A Limpeza do Espaço.

Limpeza do Espaço é a arte de purificar e de consagrar as energias das construções e da família. Para que a sua vida caminhe bem, é fundamental ter um bom fluxo de energia vital na sua casa e no seu local de traba­lho.

 O Feng Shui ensina muitas maneiras de melhorar esse flu­xo de energia, e a Limpeza do Espaço é uma das mais eficien­tes. E uma cerimônia simples e, no entanto, poderosa, em 21 passos, destinada a limpar as energias estagnadas que se acu­mulam nas construções ao longo do tempo, sendo a causa de você se sentir estagnado na sua própria vida.

 Os resultados são impressionantes, e muitas pessoas decidem fazer dela parte do seu programa regular de manutenção da construção, de modo que o espaço se tome energética e fisicamente limpo e ordena­do.

Se beneficiam com o fato de isso ser feito de maneira regular, e o Feng Shui sempre funciona melhor e mais depressa quando executado em conjunto com a Limpeza do Espaço.

Há três causas principais para a estagnação de energia abor­dadas pela Limpeza do Espaço:
                     a sujeira física
                     a energia anterior
                     a desordem


Sujeira física. Com estas palavras refiro-me a todos os tipos de sujeira, poeira, lixo, fuligem, graxa, gordura, incrustações, gosmas e vômitos. Energia de baixo nível sempre se acumula ao redor da sujeira, daí o velho adágio “a limpeza está perto da religiosidade”. Fazer uma boa limpeza é parte essencial da Lim­peza do Espaço.

Energia anterior. Tudo o que acontece numa construção fica registrado nas paredes, no assoalho, nos móveis e nos objetos. Esse registro vai-se acumulando gradualmente em camadas, de maneira parecida com a acumulação da sujeira, exceto pelo fato de que não conseguimos vê-la, e isso nos afeta profundamente.

 Por exemplo, se você se muda para uma casa cujos antigos ocupantes eram casais felizes, é provável que você tam­bém encontre felicidade matrimonial nessa casa. Se, pelo con­trário, você ou os ocupantes anteriores foram infelizes, divor­ciados, doentes, falidos, oprimidos ou qualquer uma dentre um milhão de outras coisas, essas energias permanecem na cons­trução e, em geral, farão com que a história se repita.

 Essas frequências prolongadas, apáticas, criam estagnação, inércia do tipo de que você certamente quer se ver livre.

Você entra para viver neste lugar e absorve o ambiente, e por isso é importante uma limpeza física e espiritual do local. Simbolicamente podemos compreender que quando mudamos para um “pântano” ficamos atolados até o pescoço. Você poderia sonhar que está morando num deserto, ou num lugar miserável, abandonado e perigoso e com muita violência em volta.

Desordem. Qualquer tipo de bagunça cria obstáculos ao fluxo suave da energia no âmbito de um espaço. Isto, por sua vez, cria estagnação e/ou confusão na vida de seus ocupantes.

Enquanto a cerimônia da Limpeza do Espaço, destinada a purificar a energia anterior, pode ser realizada em algumas horas, eliminar e arrumar a bagunça pode tomar das pessoas um pou­co mais de tempo.

 São estes os tipos de cartas que recebo:
“Agora acabei de eliminar a maior parte da desordem e estou preparada para fazer a cerimônia da Limpeza do Espaço. Sinto que, nos últimos seis meses, eu não só pus em ordem cada armá­rio da minha casa como também cada parte da minha vida. Já me sinto mais saudável e mais feliz do que tenho me sentido durante anos. ”

“Li o capítulo a respeito da desordem no seu livro e agora estou em meu décimo quarto saco de entulhos e continuo animada. Meu marido está perplexo, porque resmungou durante anos para que eu fizesse isso. ”

“Eu pensava que poderia fazer isso de um salto, mas já estou no terceiro. Como consegui deixar as coisas chegarem a esse ponto?”

“Seu ensinamento inspirou-me afazer uma limpeza total no meu quarto de despejos e a vender o que estava no porta-malas do carro.

21 Passos para uma limpeza básica do espaço.

Todas as minhas necessidades estão sob cuidados
quando eu sigo o meu Caminho Superior.
Quando você confia totalmente no fato de que todas as suas necessidades estão sendo cuidadas, isso será uma verda­de. Fixe essa afirmação em cada célula do seu ser e você nunca mais precisará da desordem

Preparação
Faça a Prece de consagração do Aposento (1)

                    Há muito mais coisas para serem entendidas a respeito de cada um desses passos do que o permite o espaço disponível neste texto; mas isso, pelo menos, lhe dará uma ideia do que se entende pelas minhas referências à Limpeza do Espaço.

                    Essas técnicas destinam-se apenas ao uso pessoal. O treina­mento para se aprender a fazer uma Limpeza do Espaço em bases profissionais é tão envolvente e exigente quanto para os outros ramos do Feng Shui, e vai muito além do que é oferecido aqui.

21 Passos para uma Limpeza básica do ESpaço
1.                  Não tente fazer a Limpeza do Espaço se sentir medo ou apreensão. Essas técnicas são perfeitamente seguras, mas destinam-se ao uso cotidiano pessoal, e não têm nada que ver com exorcismos — deixe isso para profissionais treinados.

2.                  Obtenha a permissão antes de fazer a Limpeza do Espaço no espaço pessoal de alguém.
3.                  Faça a Limpeza do Espaço quando se sentir fisicamente bem-ajustado e saudável, emocionalmente equilibrado e mentalmente focalizado.

4.                  É melhor não fazer a Limpeza do Espaço se estiver grávi­da, menstruada ou se estiver com uma ferida aberta.
5.                  Dedique certo tempo para pensar a respeito do que você quer que aconteça na sua vida. Se divide o seu espaço com outras pessoas, é melhor consultá-las também.



6.                  Para a conseguir melhores resultados, em primeiro lugar lim­pe fisicamente o espaço e arrume-o, varra-o, esfregue-o ou passe o aspirador de pó, e faça uma limpeza total.
7.                  Tome um banho completo ou uma ducha, ou pelo menos lave o rosto e as mãos.
8.                  Coloque alimentos e bebidas nos armários ou em reci­pientes fechados.
9.                  Remova joias e outros objetos metálicos da sua pessoa. Se possível, trabalhe descalça.

10.              Trabalhe sozinha a não ser que outras pessoas presentes entendam perfeitamente o que você está fazendo.
11.              Trabalhe em silêncio, sem música de fundo. Desligue os ventiladores e outros aparelhos não-essenciais que façam ruído alto ou zumbido.

12.              Abra uma porta ou uma janela.
13.              Localize um ponto de energia apropriado e instale o seu equipamento de Limpeza do Espaço.
14.              Arregace as mangas e sensibilize as mãos. 
21 Passos para uma Limpeza Básica do Espaço

Procedimentos para uma limpeza Básica do Espaço

15. Dedique algum tempo para entrar em sintonia com o es­paço.
 Mentalmente anuncie a si mesmo e tome conhecido o seu objetivo.

16. Começando na entrada principal, percorra o perímetro interior do espaço, sentindo a energia. Use as mãos e to­dos os seus sentidos.

17.Acenda velas, queime incenso, borrife água benta e ofereça flores e preces ao espírito guardião da casa e aos espíritos da terra, do ar, do fogo e da água. Invoque os anjos e os seus próprios guias e ajudantes pessoais (o que quer que sinta que é apropriado para você).

18. Bata palmas nos cantos para dispersar a energia estática. Em seguida, lave as mãos em água corrente (é muito im­portante lembrar-se de fazer isso).
19. Purifique o espaço com sinos.
20. Proteja o espaço.
21. Encha o espaço com intenção, luz e amor. 



TAO, YIN E YANG, E CHI

“Os sentimentos religiosos do cientista tomam a forma de um assombro extasiado diante da harmonia da lei natural, que revela uma inteligência de uma superioridade tal, que, em comparação com ela, todo o pensamento sistemático dos seres humanos não passa de um reflexo absolutamente insignificante. ”
Albert Einstein

Captar o modo como cada ser humano está entrelaçado com a vida toda é tão fundamental, que ignorá-lo seria como um nutricionista sugerir que você ingerisse apenas um grupo de alimentos. O Tao, yin/yang, e o chi são as bases filosóficas do feng shui e representam algumas das semelhanças básicas entre ciência e filosofia.

Tao — Relações

O Tao é um conceito que expressa o modo como todas as coisas se relacio­nam entre si. Estamos profundamente ligados a todas as coisas, e nem a menor partícula da matéria é insignificante para o esquema maior.

 O Tao não é um objeto nem um processo, e no entanto ele representa o modo como tudo funciona. Uma casa é um espaço que pode representar a essência do Tao quando ela favorece todos os proces­sos naturais, se relaciona com a comunidade, funciona com graça para seus ocupantes, sustenta cada indiví­duo com consistência e estimula todas as partes a prosperar, não apenas a sobreviver. O equilíbrio e a harmonia em todas as coisas é essencial para o Tao.

“TAO – significa o ABSOLUTO. É a totalidade, incluindo o visível e o invisível. é o ser e o não-ser juntos. TAO, em chinês apresenta três sentidos, ao mesmo tempo: é “caminho”, é “caminhante” e a ação de caminhar; por consequência analógica, o TAO é, ao mesmo tempo, o Criador, o Criado e a criação. O TAO, como Criador, é o VAZIO e a FORMA, e a transformação que une os dois. Os Três são Um. O TAO não se limita em nome, forma, sentido, ou qualquer outra coisa; todas as coisas, no entanto, são parte do Tao e as formas do TAO se expressar”.

As culturas procuram um modelo para representar o Tao, seja ele uma forma de divindade ou uma lei científica. O desejo de Albert Einstein de encontrar uma teoria unificada do universo não está longe da busca de Buda, de Jesus e de Maomé de revelar o sentido da vida.

 Esses grandes pensadores procuraram desvelar as verdades fundamentais. Como nossas vidas estão entrelaçadas e de certa maneira estamos unidos no mesmo espaço porém em vibrações diferentes e quais são os melhores modelos a seguir são algumas das respostas dadas pela compreensão do modo como as coisas são, ou Tao. Viver adequadamente o momento, em nossa vida e neste mundo, e respeitar o que existe, é a essência do Tao.

Onde há desordem, há bloqueios. Como podemos descrever o Tao como “o caminho”, quando há desordem “o caminho” fica bloqueado. Com fre­quência a desordem indica aspectos desfavoráveis da vida de uma pessoa, como aconteceu com minha colega de quarto, na universidade, que sofria de depressão e que acabou procurando ajuda psiquiátrica.

Depois de saber que o armário de minha colega estava abarrotado como um recipiente de lixo depois de um concerto de rock, sua terapeuta sugeriu que ela fizesse uma faxina geral, pois só assim ela estaria preparada para ver seus proble­mas.

 A executiva de uma rede de televisão que tinha sua mesa de trabalho totalmente tomada por pilhas de documentos foi promovida à posição mais alta no seu departamento depois de seguir minha sugestão de eliminar tudo o que fosse desnecessário. Mesmo quando uma pessoa parece operar em condições ótimas, remover ou organizar tudo o que está em desordem inva­riavelmente produz benefícios.

Tao é o modo como estamos ligados a todas as coisas.

O que aconteceria se você não tivesse um lugar onde guardar papéis e lápis? Sempre que quisesse escrever alguma coisa, você teria de se lembrar da última vez que escreveu para localizar essas coisas.

Estar no Tao impli­ca um padrão’ de funcionamento dos mais simples e ao mesmo tempo dos mais eficientes. Ter papel e lápis perto de um telefone, na gaveta de uma escrivaninha, ao lado da cama ou num lugar onde você possa sentir-se ins­pirado a escrever servem ao Tao melhor do que ter de procurar essas coi­sas num lugar pouco usado ou que inspire pouco a escrever.

O Tao é incognoscível e indescritível e, como o vento, não pode ser visto. Temos de julgar o Tao pelo efeito que ele exerce sobre outras coisas. Mais do que conhecer o Tao, é melhor compreender como estamos envol­vidos com ele.

 A questão pertinente, parece, não é saber o que o universo é, mas antes que parte dele nós somos e como afetamos o todo. Em Black Holes and Baby Universes, Stephen Hawking sugere que talvez não passe­mos de um ponto ou de um quantum num organismo gigantesco chamado universo.

 Ao ver a casa de uma pessoa, podemos observar o Tao do espaço, do fluxo, do movimento, da vida, do chi e tam­bém as partes que a constituem. É possível ver como cada parte se relaciona com o mundo, como ajusta à composição de um quadro que é tão completo e finito como uma pintura.


Cada porção nos ajuda a perceber o quadro todo. A observação das esco­lhas de uma pessoa nos revela o que não foi expresso.
Mesmo revelando outras partes de alguém, entretanto, é claro que os objetos não podem reproduzir exatamente a complexidade do subcons­ciente. Por isso, o Tao ou a história geral só se revela através do contato direto com o criador e com suas escolhas.   •

As Relações Expressam o Tao
A palavra relação pode servir de chave para avaliar o Tao de uma casa. Em última análise, todas as coisas funcionam melhor quando são desdobradas apropriadamente. Minha ideia de uma manhã boa, por exemplo, se relaciona diretamente com o sono da noite anterior, com o que está acontecendo em minha vida e com as condições do tempo.

 Mesmo um Lamborghini não fun­cionaria em condições ótimas se não houvesse combustível no tanque, se não houvesse um motorista, e se a estrada por onde ele precisasse passar tivesse uma camada de gelo e neve.

 Nós nos relacionamos com as condições que nos cercam, e para compreender o que é funcionamento ótimo, precisamos exa­minar todas as partes. Quando alguma coisa destoa ou está desgastada, defi­ciente ou inapropriada para o ambiente, a harmonia maior fica prejudicada.


Feng Shui é a arte de equilibrar e de harmonizar o fluxo das energias naturais no ambiente a fim de criar efeitos benéfi­cos na nossa vida. Esses fluxos naturais de energia foram bem- conhecidos e compreendidos pelos antigos, e até hoje o seu conhecimento ainda está vivo em algumas culturas.

 Em Bali, por exemplo, , a população ainda vive em total harmonia, tanto com o mundo físico observável como com o mundo etéreo, não-observável, das energias invisíveis.

 Oferendas diárias em cada santuário domés­tico, feitas em toda a ilha, e uma interminável procissão de cerimônias belas, poderosas e altamente evoluídas, nos 20.000 templos comunais de Bali, asseguram que o equilíbrio e a har­monia sejam mantidos.


 Isso, para mim, é Feng Shui no seu grau máximo — não apenas um conjunto de princípios aplica­dos a uma construção individual com o propósito de obter um resultado específico, mas toda uma ilha de três milhões de pes­soas em sintonia com a sacralidade da terra e vivendo o Feng Shui como um modo de vida completo.

Faça a Prece de Consagração do aposento (1)
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2014/09/protecao-da-aura-e-consagracao-divina.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário