domingo, 15 de julho de 2018

Visão Transformadora





VISÃO TRANSFORMADORA

A seguinte sequência de imagens e meditações curtas o convidam a trazer uma mente mais criativa para transformar as diversas ativi­dades comuns da vida cotidiana.

Certa vez, passamos um tempo com um professor americano nativo chamado Thundercloud, que nos ensinou uma linda oração- bênção de medicina aquática.

 Ao beber água, você faz a seguinte ora­ção:
 “Que possa essa água, enquanto flui através de mim, tornar-se um medicamento e fortalecer a terra, purificar e prover alimento às pessoas, e renová-las.”

Você consegue imaginar como sua vida mu­daria se, pelo menos algumas vezes ao dia, ao abrir a torneira, beber água ou urinar, você se lembrasse dessa oração?


As práticas clássicas dos ensinamentos de lojung ou “transforma­ção do pensamento” da tradição budista Mahayana também ofere­cem muitas meditações criativas para transformar todo ato comum em um gesto de compaixão criativa universal.

 Por exemplo: você pode beber água para matar a sede ou pode conscienciosamente beber água e transformá-la com uma oração e uma meditação criativa em néc­tar curativo; ou você pode beber água junto com a oração e a motivação para que, ao bebê-la, saciando a sede, possa a sede de amor todos os seres ser saciada e satisfeita por meio desse simples ato.

Você pode sair por uma porta sem se dar conta disso. Você pode sair pela mesma porta conscienciosamente.

Você pode sair por uma porta com o desejo, a oração, a afirmação e a visualização de que, ao sair por aquela porta, conduz todos os seres da escuridão para a luz, da limitação para o espaço sem fronteiras de liberdade e potencial infinitos.

 Ao fechar a porta, medite que a possibilidade de retorno à ignorância e à ilusão está selada para sempre, para todos os seres.

Da mesma maneira, ao chegar da rua, você pode fazê-lo inconscienciosamente, conscienciosamente ou como um gesto e afirmação implícitos de conduzir pessoas perdidas na confusão de suas vidas exteriores para a presença profunda, clara, lúcida e amorosa de seu mais íntimo ser.

Você pode varrer a calçada ou limpar os vidros com desdém por toda sujeira e entulho, ou pode varrer e limpar como se estivesse de fato purificando e polindo a mente e trazendo à tona a clareza e pu­reza desobstruídas de seu ser mais profundo.

Embora essas meditações possam ou não produzir de fato um efeito externo sobre o mundo, elas são poderosas para abrir e trans­formar a mente e o cérebro, tornando-os instrumentos mais preci­sos para lidar com a assombrosa realidade do potencial da criação.

Elas também podem abrir o coração, explodir a bolha do egocen­trismo implosivo e ajudá-lo a viver de uma maneira mais amorosa, atenciosa e compassiva.


 Podem ajudá-lo a despertar um desejo sin­cero no coração, de que sua vida, de alguma maneira condizente, reduzirá o sofrimento e será proveitosa e confortante para os outros.

Certa vez, quando estávamos caminhando com Thich Nhat Hanh, ele disse: “Cada passo consciencioso que você dá, eu o dou com você.”

 Imagine que, enquanto caminha, você segura a mão de um mestre amado ou mestres. Ao fazer isso, visualize-os segurando as mãos de seus mestres, que seguram as mãos de seus mestres, que seguram as mãos de seus mestres. Obtenha força e inspiração, afir­mando essa profunda conexão.

Quando faz uma oração, entoa um mantra OM ou realiza um ritual, consegue imaginar e afirmar que se reúne em espírito com todos aqueles cantam agora, ou que já recitaram aquela oração ou entoaram aquele mantra ou realizaram aquele ritual através dos tempos?

Ao realizar esses atos, você recebe em si as bênçãos e o dharma e as inspirações de todos eles e, ao mes­mo tempo, por seu intermédio, você as irradia, redistribui e afirma para todos os seres.

 Consegue sentir o espírito e as bênçãos de todas as suas mães e avós, enquanto acende as velas do Shabbat na noite de sexta-feira?

Enquanto recebe a comunhão sagrada, consegue reavivar e afirmar sua solidariedade espiritual, no corpo de Cristo, com inúmeras pessoas através dos tempos?

 Enquanto assiste ao nas­cer do sol e saúda mais um dia, consegue imaginar que está olhando através dos olhos de incontáveis pessoas, de todas as épocas, mara­vilhando-se com gratidão pelo Grande Mistério que renova e sus­tenta sua vida continuamente?

O grande Avatamsaka Sutra, o “Sutra do Ornamento Floral”, é talvez o texto mais elaborado do mundo para “semear” meditações criativas.

 Ele oferece diversas imagens mente-expansivas da nature­za da mente totalmente iluminada, incluindo a seguinte descrição dos dez saberes de um bodhisattva, um ser comprometido com despertar plenamente para sua Natureza Verdadeira e potencial, de modo a ajudar todos os seres a também despertar.



Em determinado está­gio da evolução espiritual de um desses seres, ele é capaz de:
Transformar os corpos de todos os seres em um corpo e um corpo nos corpos de todos os seres; transformar todas as eras inconcebí­veis em um momento e um momento em todas as eras; transfor­mar todas as coisas sagradas em uma coisa e uma coisa sagrada em todas as coisas;

 transformar um número inconcebível de lugares em um lugar e transformar um lugar em um número inconcebível de lugares... transformar todos os pensamentos em um pensamento e um pensamento em todos os pensamentos;

transformar todas as vozes e todas as línguas em uma voz e uma língua, e uma voz e uma língua em todas as vozes e línguas; transformar o passado-presente-futuro em um tempo e um tempo em passado-presente-futuro.

Lembre-se, sua motivação, visão criativa das possibilidades e orações determinarão o real efeito da meditação. Toda ação na vida propor­ciona uma oportunidade para despertar.

A torre é tão larga e espaçosa quanto o próprio céu... E no interior dessa torre, espaçosas e soberbamente ornamentadas, existem centenas de milhares... de torres, cada uma delas soberbamente ornamentada como a própria torre principal e tão espaçosa quanto o céu.

 E nenhuma das torres, cujo número é impossível calcular, se encontra de modo algum no caminho uma da outra, cada uma preservando sua existência individual em harmonia com todo o resto;

 ...existe um estado de perfeito entrelaçamento e, no entanto, de perfeita ordem... o jovem peregrino se vê em todas as torres, assim como em cada torre separadamente, onde todas estão contidas em uma e cada uma contém todas.
Avatamsaka Sutra


Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário