sábado, 14 de julho de 2018

Meditação com o Mestre Interior





Meditação com o Mestre 


Pairando no espaço acima e diante de você, visualize e afirme a pre­sença de um ser amoroso de luz. Essa visualização pode ser um Buda radiante, um anjo, um grande mestre ou um santo.

Agora, do coração desse ser de luz à sua frente, imagine raios de luz se espalhando através da vastidão do tempo e espaço para atin­gir os corações de todos os seres notáveis e despertos no universo inteiro.

 Imagine que esses raios de luz trazem a energia, a sabedoria, o poder, o amor, as bênçãos e a presença de todos esses seres notá­veis de volta ao ser que está sendo visualizado à sua frente e que, quando isso acontece, sua visualização torna-se poderosa e vitaliza- da pelas suas bênçãos.

O ser luminoso e amoroso o contempla com uma piedade e com­paixão ternas e pacíficas, com extremo amor.

Repouse no campo radiante de bênçãos, como se estivesse to­mando banho de sol. Enquanto a luz o invade, imagine-a purifican­do toda a ignorância em seu interior e transportando-o para um estado de clareza e luminosidade.

Agora imagine que do alto desse ser luminoso e amoroso raios de luz branca refulgem e despejam na coroa de sua cabeça, fluindo através de seu corpo inteiro. Essa arrebatadora luz branca purifica e transforma todos os hábitos e tendências prejudiciais que estão ata­das ao corpo. 

Ela restaura a inteireza, restabelece a vitalidade, purifi­ca as enfermidades, cura as feridas e neutraliza qualquer doença latente que porventura haja dentro de você. Renova e revitaliza o sis­tema nervoso e clareia os sentidos.

De maneira semelhante, visualize que do centro da garganta desse ser luminoso raios abençoados de luz vermelha irradiam e adentram o centro de sua garganta. Essa luz vermelha purifica toda a negatividade da fala e das comunicações, transforma todos os maus hábitos de mentir, exagerar, caluniar, falar grosseiramente dos outros e toda a conversa fiada e impensada que serve apenas para desperdiçar alento e vitalidade. 




Essa luz vermelha radiante e aben­çoada purifica a fala e desperta a capacidade que tem a voz de se transformar em um instrumento de expressão da verdade, compai­xão e bondade.

Em seguida, do coração desse ser abençoado, ondas infinitas de luz azul irradiam, derramando no próprio centro coronário, purifi­cando e transformando a mente e transformando toda sua ignorân­cia e confusão em sabedoria e compaixão. Seu senso limitado do eu se dissolve e você desperta para sua Natureza Verdadeira e seu potencial profundos. 

Os venenos mentais da ignorância, da ganância, do ódio, dos ciúmes e do orgulho são transformados em um arco- íris de sabedoria e amor iluminados.

Quando meditamos em um ser divino, estamos expandindo a consciência, até  a quinta dimensão da luz dos Mestres, anjos e guias espirituais. Ao entrar neste universo, estamos abrindo os portais interiores para nossa luz da Divina Presença e do seu dharma, e do nosso Mestre interior.


A luz da consciência dos Mestres integra a nossa consciência à consciência Divina de Deus, da Unidade.

Para a total integração com o dharma da Unidade, precisamos evitar atacar o nosso irmão, evitar agradir o outro, vilipendiar, roubar, destruir.
Quando estamos em confronto mental, físico e espiritual com o outro , estamos girando na roda do carma.


 Purificado dessa maneira, o coração torna-se como uma joia clara e radiante, com uma pura florescência de lótus branco em seu centro.



O ser de luz diante de você vai se tornando cada vez menor e mais brilhante, e depois vem sentar-se e refulgir nesse lótus situado no interior do centro coronário. Ao longo do dia, sempre que comer ou beber alguma coisa, deixe que esse ato se torne uma oferenda a essa luminosa presença no âmago do seu mais íntimo ser.

 Enquanto caminha e fala, traga a dignidade divina dessa presença sagrada den­tro de você e movimente-se pelo mundo como um farol de amor irradiando bênçãos a todos os seres.

Imagine que a luz que brilha de seu mais recôndito coração lu­minoso alcança e desperta a luminosa presença amorosa no coração de todos os seres, e que, por intermédio do poder dessas bênçãos, os seres de luz no interior deles começam a brilhar com mais intensi­dade, como uma bênção radiante para o mundo e uma inspiração para todos os seres.



RESTAURANDO INTEIREZA AO MUNDO
À medida que o desejo de bem-estar, não apenas em relação a nós, mas para todos os seres, desperta em nossos corações, participamos de um profundo ensinamento da Cabala, de restauração de inteireza
ao mundo. Em hebraico, isso é chamado tikkun ha-olam, que signi­fica “consertando o mundo”. 

Tikkun significa restabelecer ou con­sertar. Externamente, tikkun está associado com ações sociais que têm o objetivo de melhorar o mundo. 

Mas internamente, nas tradições esotéricas, tikkun é o trabalho sagrado interior de restabelecer um mundo quebrado e restaurá-lo à inteireza, desenvolvendo espiri­tualmente o amor que nos transporta para além de nosso eu separa­do. Tikkun é considerado o propósito mais elevado e profundo de nossa vida.

Essa atividade de restaurar equilíbrio e harmonia em nosso mun­do está intimamente relacionada com a noção budista de bodhichitta, “o espírito do despertar”, que sustenta que, no âmago de cada ser vivo, encontra-se um impulso universal para despertar plenamente para a totalidade de seu potencial e para servir aos outros em seus despertares.

O trabalho de despertar e consertar é uma atividade de dentro para fora. Diz-se que cada minúscula parcela de restabelecimento da inteireza em nosso interior contribui diretamente para o resta­belecimento e despertar de todos os seres e do mundo inteiro.

 O impulso de cada movimento em direção à cura, cada momento de conscienciosidade, cada ato de bondade que produzimos dentro de nós é diretamente compartilhado ou transmitido para dar apoio à emergência daquele potencial que existe dentro de todos os seres vivos.

Quanto mais plenamente despertos, mais bem preparados estamos e mais natural é para nós buscar e alimentar o surgimento de maior harmonia em nosso mundo.

 À medida que a consciência e a sensibilidade aumentam, reconhecemos que certas situações em nossas vidas ou mundo são insuportavelmente improdutivas, tóxicas ou destrutivas.

 Esse reconhecimento ajuda a fortalecer a vontade de ficar mais saudá­vel, resolver conflitos, dar um basta à violência abusiva nos relaciona­mentos e nos tornarmos defensores, ativistas ou celebrantes de causas nobres que expandem a esfera de equilíbrio e harmonia em nosso mundo e na vida dos outros.



A seguinte meditação pode ajudá-lo a tornar essa ideia mais vi­vida. Imagine que está no topo de uma montanha, em uma noite serena, nítida e escura. No céu à sua volta, encontra-se um núme­ro infinito de joias conectadas umas às outras, formando uma su­til malha de luz.

 Imagine agora, enquanto acende uma pequena vela, que sua luz e calor refletem-se instantaneamente em cada uma das joias que o cercam. Não apenas isso, mas que cada joia é também iluminada pela luz que se reflete nela, vinda de todas as outras joias iluminadas.

 É uma visão fantástica e inspiradora. Agora imagine que, enquanto acende um momento de conscienciosidade dentro de você, a luz dessa conscienciosidade “acende” todos os seres vi­vos.

 Da mesma maneira, se você desperta ou acende dentro de você um momento de amor, gratidão, admiração, alegria, perdão, esse impulso acende imediatamente dentro de todos os outros.

 A trans­missão ocorre sem esforço e é imediata, de coração para coração. Cada uma das joias na malha está acendendo todas as outras joias, fazendo surgir ondas de excitação, ondas de solidariedade, ondas de gratidão, amor ou bênção.

A cada momento que estamos despertos, podemos sentir o que está reverberando dentro de nós e reagir de uma maneira que tanto
pode acender o mundo de um modo esquisito quanto de um modo maravilhoso. 

Em momentos de distração, quando a inconscienciosidade se instala, a força do hábito nos impulsiona. Em momen­tos de conscienciosidade, ao menos temos uma escolha.

À medida que aprendemos a reconhecer e restaurar as falhas em nossas vidas, restabelecemos a inteireza dentro de nós. Enquanto nosso trabalho de restauração interior se aprofunda, nos tornamos mais bem preparados para tentar — interna e externamente — res­taurar o mundo à nossa volta.

 À medida que tornamos o fluxo de nosso ser dinâmico mais equilibrado e dissolvemos as rígidas fron­teiras que nos separam de nossa inteireza, restabelecemos o equilí­brio em nosso mundo.

 Isso não são apenas belas ideias, mas uma descrição de como as coisas são. Nossa jornada de despertar é um caminho para aprendermos a intensificar nossa presença natural, clara, lúcida, amorosa e radiante em nosso mundo. Esse é um tikkun muito profundo.
Postado por dharmadhannya

2 comentários: