sexta-feira, 20 de abril de 2018

O seu futuro está agora no presente




A LINHA DO TEMPO

Quando algo menos agradável nos acontece, seja um acidente no trânsito, um imprevisto financeiro, ou algum problema de saúde, logo pensamos “como seria bom se eu pudesse ter visto isso antes; se eu pudesse ter controle do tempo, evitaria este infortúnio”.

 De fato, não podemos ter certeza do futuro. Mas, até certo ponto, você e eu podemos conquistar o controle do tempo do passado, do presente e do futuro.

As lembranças do passado que nos enfraquecem e nos
colocam em estados pobres de recursos devem ser resignificadas. 
As vezes estamos muito bem, felizes com a vida e animados para ser e dar o melhor de nós mesmos, e basta uma lembrança desagradável para atrapalhar tudo. 

Nesse caso, o evento que nos puxou para baixo deve ser colocado dentro de uma moldura fortalecedora. Ao invés de nos debilitar, ele poderá fortalecer- nos e animar-nos mais ainda.

 Utilizando a técnica da resignificação entendemos qual o benefício que aquele evento nos trouxe, guardamos o benefício e nos propomos novas maneiras de agir para obter o mesmo benefício no presente e no
futuro.

O presente está em nossas mãos agora. Cabe a nós fazer o máximo dele, ser e dar o melhor de nós mesmos no aqui e agora. Para obtermos o máximo da vida, você e eu temos que nos responsabilizar integralmente pelo presente.

 O lugar onde estou neste momento é o lugar para onde eu caminhei com minhas próprias pernas. Ninguém no mundo tem a força de me conduzir para lugar algum a não ser eu mesmo. Essa crença tem poder transformador, pois, se fui eu quem me trouxe até aqui, também serei eu quem me levará para qualquer outro lugar. O poder está comigo mesmo.

O futuro está embutido no presente. Tudo o que é planejado e pensado agora tende a ocorrer no instante seguinte. Pela manhã, enquanto eu desfrutava de minha refeição matinal em companhia de minha esposa, ela e eu liamos nossos objetivos de vida. Dentre os meus objetivos principais está a publicação de livros que ajudem as demais pessoas a encontrarem a felicidade, como eu encontrei.

 Há aproximadamente duas horas eu planejava estar fazendo exatamente o què estou fazendo agora, isto é, estar em frente ao computador dando vazão à minha criatividade sintonizado com as energias positivas do universo. O que era presente há duas horas, já é passado. O que foi planejado naquele passado, e que, então, era apenas futuro, agora, já virou realidade. O meu futuro aconteceu como eu planejei.

Um dia é a eternidade em miniatura.
Ralph Waldo Emerson




Visualizamos o passado, o presente e o futuro em locais
diferentes. Existe dentro de nossos cérebros uma correspondência entre tempo e espaço. Como em um computador, os acontecimentos que já passaram, ficam gravados em certos compartimentos de nossos cérebros.

 Essa localização se revela pelo posicionamento de nossos olhos quando pensamos naqueles eventos do passado. Além disso, quanto mais longe um evento está localizado no tempo, maior a distância que associamos a sua localização no espaço.

Nossos cérebros também têm capacidades que, de longe, superam às dos computadores. Uma delas é a criatividade. Nós podemos criar no presente, aquilo que viveremos no futuro. E como fazemos com o passado, essas criações ficam também armazenadas em determinados lugares. São também associadas a distâncias físicas. 

Algo que ocorrerá daqui a duas horas, como meu almoço, eu visualizo como se estivesse fisicamente localizado a uma distância de meio metro à minha direita. Quando penso no meu almoço, volto meus olhos para aquele lugar. 

Na realidade, a imagem está sendo construída dentro de minha cabeça, mas é como se ela estivesse situada a minha direita, a uma distância de aproximadamente meio metro.

Quando eu penso na minha refeição matinal de ontem, meus olhos se voltam para cima e para a esquerda. É lá que se encontra meu passado.

 O meu agora está à minha frente. E quando penso no mamão fresquinho que comerei amanhã pela manhã olho para cima e para a direita. É lá que meu cérebro guarda o futuro.

Experimente fazer este exercício: Pense no seu jantar de ontem. Para onde movimentou seus olhos? Espacialmente é lá que você coloca seu passado. Pense no que está fazendo agora.

 Observe a movimentação de seus olhos - aí está seu presente. Imagine, agora, como será seu almoço de amanhã. Para onde é que você olhou ao pensar no almoço de amanhã? Aí está localizado o seu futuro. Essa vivência lhe dá uma idéia do que é a linha do tempo. Você pode utilizá-la para agilizar sua vida e tornar seu sonho uma realidade concreta.

 Uma mulher procurou um  amigo psicólogo em busca de melhores perspectivas de vida. Era alguém que nunca planejava nada e que, frequentemente, se sentia deprimida e sem rumo. Steve e Connirae descobriram que ela possuía uma longa linha do passado a sua esquerda, o presente a sua frente, mas que quase não possuía linha do futuro.


A paciente descreveu seu futuro como pequeno e cinza e disse que sua linha do futuro tinha apenas 15 centímetros à sua direita.

 Os psicólogos sugeriram que ela imaginasse uma linha do futuro mais longa e que visualizasse dentro dessa linha coisas construtivas como relacionamentos nutritivos, contribuição para o desenvolvimento dos outros, bem-estar, saúde, prosperidade e muitas outras coisas mais. Seis meses depois a mulher já se sentia bem melhor com o novo rumo que sua vida tinha tomado.

Outra paciente dos Andreas tinha sua linha do futuro à sua esquerda e sua linha de passado a direita. Mas, a maioria das pessoas olha para a esquerda quando tenta se lembrar de algo, e para a direita quando está construindo algo que ainda não existe. 

Essa paciente enxergava seu passado do mesmo lado em que a maioria das pessoas vê o futuro, ou seja, à direita. Inversamente, via o futuro do lado onde, em geral, colocamos o passado, ou seja, à esquerda, Isso fazia com que ela praticamente não tivesse futuro, pois o via como se fosse passado, isto é, algo rígido e imutável.

Tratando dessa paciente, os Andreas descobriram que ela, quando criança, teve vários acidentes e doenças, todos do lado direito do corpo. Portanto, ela, inconscientemente, procurou evitar ver o futuro do lado direito, pois era o lado onde as doenças apareciam.

A Linha do Tempo

Antes de mudarem a linha do tempo dessa paciente, os psicólogos fizeram com que ela percebesse que agora era uma pessoa saudável e que podería visualizar seu futuro do lado direito. Sugeriram que ela colocasse o passado do lado esquerdo, isto é, que passasse a olhar para a esquerda enquanto se lembrava de eventos ocorridos há dias, semanas, meses ou anos. 

E que fizesse o oposto com seu futuro. Deveria olhar para a direita, e aí imaginar, com toda clareza possível, eventos alegres, coloridos e brilhantes ocorrendo em seu futuro. Depois que alinhou sua linha do tempo coerentemente no espaço, essa paciente passou a visualizar um futuro cheio de oportunidades. 

Sua vida mudou para melhor.
Quanto maior a consciência que você e eu tivermos de nossas linhas do tempo, maiores as possibilidades de concretizarmos nossas metas.

 Para ampliar a percepção de sua própria linha do tempo, acompanhe-me na seguinte visualização: Eu penso, agora, no que estava fazendo há uma semana. Tento lembrar-me exatamente do que estava realizando e não consigo ver os detalhes. Consulto minha agenda e leio minhas anotações daquele dia.

Eu estava editando um outro. Fecho os olhos e vejo o que vi, ouço o que falei comigo naquele dia e sinto as mesmas sensações que senti quando executava aquele trabalho. Era uma tarefa desafiadora, pois eu fazia muitas mudanças num texto bastante complexo.

 Essa lembrança se encontra perto da parêde esquerda do meu escritório. Enquanto a minha refeição matinal de hoje se encontra bem do meu lado esquerdo, a lembrança de uma semana atrás estava mais distanciada no espaço.

E há um ano, no dia 18 maio, que fazia eu? Consulto a agenda do  ano e leio: a tarde, lecionei a última aula do curso de métodos de pesquisa para os alunos de mestrado. Procuro um equivalente espacial para essa lembrança e percebo que ela se localiza a uns dois quarteirões à minha esquerda. 


E onde estariam lembranças mais distantes?
Precisamente neste dia do mês de maio, há cinco anos, o que estava fazendo eu? Novamente recorri a anotações. Abria agenda do ano de . Tinha feito ginástica e logo após estava trabalhando no computador. Escrevia um artigo sobre a cobertura que a imprensa dava à AIDS.

Agora que tinha acabado de ler o que eu estava executando há cinco anos, as memórias se tornaram mais claras no tempo. E no espaço, onde estavam? Estavam longe, localizavam-se a aproximadamente sete quadras à esquerda de onde eu moro. Visualizei uma linha com os anos  em locais diferentes. Cada ano estava separado por aproximadamente um quarteirão e meio.

Pensando agora no futuro, eu me pergunto: Onde estarei daqui a cinco anos? Que é que estarei fazendo em  no ano 2020? Uso de minha imaginação, mais uma vez, e verifico que cada ano se separa, um do outro, à minha direita por meio quarteirão. este ano está a cerca de duas e meia quadras de distância de minha casa. Pronto. Eu já tenho uma boa idéia da minha linha do tempo.



LINHA DO TEMPO
Minha linha do tempo começa à minha esquerda, chegando até onde estou, e faz um ângulo de 30 graus com o plano onde me encontro agora. 

Vem do passado e toca em mim, partindo para o futuro à direita, fazendo novamente um ângulo de 30 graus com o plano onde estou. Minha linha do tempo tem a forma de um grande “V” com uma abertura de 120 graus. A ponta desse “V” toca em mim, no presente. E sua linha do tempo, como é?

Você pode localizar suas experiências passadas e futuras de forma diferente. Poderá ver seu futuro à esquerda e o passado à direita, ou pensar o passado atrás e o futuro na frente.

 Na realidade não existe uma forma certa de ver a linha do tempo. Embora a minha linha do tempo seja uma reta, a sua pode ser curva, ou em forma de túnel ou de hélice.

Como está codificado o seu passado? Qual o tamanho dos eventos passados? Um evento de muito tempo atrás tem o mesmo tamanho de algo que ocorreu ontem? Como são as imagens? Em cores, ou em preto e branco? Você vê o passado como se fosse uma série de fotografias ou como se fosse um filme?

Faça o mesmo com relação ao futuro. Tem o mesmo tamanho do passado? Você está dentro dele ou é apenas um observador? Você vê as imagens com nitidez ou as coisas estão difusas? O que é que você vê: um filme ou apenas uma série de fotos?

Cuide bem de cada minuto, pois assim as horas cuida­rão delas mesmas.
Chesterfield

A pessoa que tem uma or­ganização clássica da linha do tempo, isto é, da esquerda para a direita, tem certas características dominantes de perso­nalidade.

 Esse tipo de pessoa, em geral, deseja ter sua vida programada com antecedência, sabe o que quer e faz com que a vida se adapte a ela. Ela flui de maneira coerente com o tempo, por isso se caracteriza pelo nome de"fluente".

Existe o extremo oposto: a pessoa “estática”. Ela visualiza seu passado a sua frente e seu futuro atrás de si mesma. Esse tipo de organização do tempo leva a pessoa a deter-se no tempo.

 Ela tenta descobrir como a vida é e se adapta a ela. Por exemplo, se você assume o compromisso de encontrar-se às 15:00 horas com uma pessoa “estática” e chega às 15:20, ela não perceberá. Isso porque ela está inserida na experiência do tempo.

Qualquer combinação ou diferença entre esses dois tipos extremos de organização do tempo produz personalidades que variam da “fluente” para a “estática”. A pessoa “fluente” vê o tempo como organizado, linear e seqüencial, e se interessa pela organização. 

No outro extremo estão as pessoas “estáticas”, que não se preocupam com a organização. Portanto, no momento de planejar é importante ser uma pessoa “fluente”.

Para atingir mais facilmente suas metas, visualize sua linha do tempo à sua frente, fluindo da esquerda para a direita. Então viaje para o futuro, para a data e hora que estiver planejando e coloque aí a vivência planejada. 


Utilize-se das sete perguntas do sucesso para ajudá-lo a planejar o futuro: 
O que desejo eu?
 Como terei certeza que atingi o que eu desejo?
 Como os outros saberão disso? 
O que acontecerá quando eu atingir o resultado que desejo (o que vou ver, ouvir e sentir)?
 O que é que me impede de conseguir o que eu desejo?
 Quando quero o resultado desejado?
 O que é que posso perder conseguindo esse resultado?

Quando está trabalhando em algo que precisa de
concentração, utilize a linha do tempo “estática”.

 Este tipo de organização do tempo era mais freqüente nos primórdios, na era da agricultura. Naquela época o tempo não tinha o significado que tem hoje, pois, se você dissesse para alguém que iria visitá-lo não importava o dia, pois a pessoa era “estática”, estava sempre ligada à terra. Ali permaneceria do nascimento à morte.

Já a modalidade “fluente” é uma invenção da era industrial e se assemelha mais a uma esteira transportadora. O tempo passou a ter importância fundamental depois da era da indústria.
 Aí tudo tem hora para começar e terminar. E à medida que nos aprofundamos na era da informação, cresce o valor do tempo, pois quantidades enormes de informação e dinheiro são processadas em questão de segundos.

Tempo é dinheiro
Bulwer-Lytton A

Para que sua programação do futuro seja eficaz, é preciso que você limpe o passado. A sua energia vital deve fluir livre dentro de sua linha do tempo. 

Se você imaginar sua linha do tempo como um duto luminoso, a energia que percorre esse duto deve ter intensidade alta e constante. Caso você note pontos obscuros no seu passado, é preciso jogar energia luminosa nesses, pontos para que a energia possa transitar livremente no duto do tempo.

Pontos obscuros no passado significam limitações, frustrações e traumas. Eles absorvem a energia necessária para impulsioná-lo em direção a suas metas principais. É por isso que, às vezes, você tem a sensação nítida de estar patinando no tempo. 

E é exatamente isso que ocorre quando existem pontos traumáticos no passado. Grande parte da energia vital é usada para formar uma couraça protetora em volta desses pontos doloridos. É preciso curá-los de uma vez por todas para que você se arremeta em direção à realização de seus sonhos.

Para limpar o passado, existem várias técnicas. A que utiliza a linha do tempo é simples e funciona. Faça o seguinte exercício: Feche os olhos e respire bem fundo, imagine o ar azul da cor do céu de um dia ensolarado de verão. Inspire pelo nariz.

 Segure o ar nos pulmões por algum tempo e depois solte o ar cinza pela boca. Imagine que o ar azul chega até as células do seu corpo levando paz, saúde, energia e muito, muito amor, a cada uma delas.

 E, ao soltar o ar cinza imagine (veja, ouça e sinta) que, com ele, você elimina as toxinas, as preocupações, os ressentimentos e os incômodos.

Continue fazendo essa respiração por um minuto e no final do processo, imagine-se flutuando acima de sua linha do tempo. Caso você note alguns pontos obscuros no seu passado, imagine uma fonte luminosa, tão clara como o sol, que projeta amor e cura em qualquer ponto obscuro de sua vida. 

Se houver algum ressentimento, perdoe agora. Se houver algum sentimento de culpa, faça com que a luz cure sua culpa e que essa culpa se transforme em amor por você mesmo.

Após perceber que toda a sua linha do tempo está bem iluminada, da cor que mais lhe agrada, você pode encerrar o exercício com várias respirações profundas. Abra os olhos e perceba como se sente mais leve, mais saudável, mais bem disposto para perseguir suas metas até que elas se realizem.

O segredo para se viver o presente com a intensidade que você merece, isto é, para se viver como se seu sonho estivesse ocorrendo neste mesmo momento, é ter um futuro brilhante.

 O futuro brilhante está em suas próprias mãos. Ele está naquilo que você vê, ouve e sente acontecendo com você na data que você mesmo marcou. Esse futuro será o combustível de seu presente. Quanto mais fulgurante for seu futuro, melhor será o seu presente. Portanto, lembre-se de que vale a pena sonhar.
Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário