sexta-feira, 16 de março de 2018

O Segredo e a Mindfulness








O QUE É MINDFULNESS?

MINDFULNESS: DESCUBRA COMO MELHORAR SUA CONCENTRAÇÃO

Com base na teoria da consciência plena que promove a meditação budista , a Mindfulness é uma técnica psicológica que busca a concentração "intencional" de atenção em nossos pensamentos , sentimentos e meio ambiente, de forma permanente.

Este tipo de atenção nos obriga a aceitar nosso processo interno de metal, sem julgar a natureza moral ou contraditória do mesmo.
Ao fazê-lo, estabelecemos uma relação direta e consciente com a realidade e agora.

AQUI E AGORA
Usando Mindfulness, adquiremos uma percepção autêntica do presente, o que nos permite reduzir a depressão, o produto de memórias dolorosas do passado.

Da mesma forma, incentiva-nos a reduzir o estresse e a ansiedade gerados pela preocupação com o futuro.

MAIS FELICIDADE
Se pudermos restringir o impacto dos pensamentos sobre o passado e o futuro em nossas vidas, podemos prolongar os momentos de alegria que temos no presente e apreciá-los com Mindfulness, aumentando nossas lembranças positivas.

RECUPERAR O EQUILÍBRIO
A plena consciência da realidade e a agora, aumentam a nossa capacidade de discernimento, permitindo recuperar o equilíbrio interno e desenvolver-se como seres assertivos, sensíveis e criativos, em vez de reativos.

COMO EXERCITAR A ATENÇÃO PLENA?


A prática de Mindfulness pode ser feita de diferentes maneiras, a mais extensa das quais se refere à meditação, através da respiração, mantras ou visualizações. Concentrar-se em uma imagem mental, um som ou nossa própria respiração, garante que nos colocamos no agora.

Outro método prático é corar mandalas, ou figuras inspiradas na geometria dessas formas divinas . Além de aliviar o estresse, a decoração das mandalas pode ser feita em papel, no computador ou no telefone móvel, utilizando aplicativos desenvolvidos para esse fim.

A realização de tarefas domésticas repetitivas , como a limpeza de janelas ou espelhos, também é um exercício de atenção plena, além de se concentrar em dizer uma certa sequência de números e observar nossos próprios pensamentos, sem submetê-los ao julgamento.

Quando praticamos Mindfulness e assumimos a atenção como objetivo, decidimos viver com escolha e liberdade, não robotizados ou alinhados por condições externas, nossas experiências passadas ou medos do futuro.


PNL O QUE É A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA?

  • A programação neurolinguística (PNL) é uma técnica de auto - aperfeiçoamento, que estuda a relação entre pensamento, fala e comportamento, e como para usar esses três elementos para alcançar as metas e sucesso.

A PNL ajuda a observar os padrões de comportamento negativo, e avaliar -los para um reescalonamento subsequente de atividades que são um benefício para o indivíduo e o processo de interação social com o seu ambiente.

O processo intrínseco da PNL é chamado de modelagem, e consiste em quebrar os esquemas rígidos que restringem a personalidade, através da aprendizagem assertiva das estratégias, frases e crenças que geram certos comportamentos.

PNL: O MAPA NÃO É O TERRITÓRIO

Um dos principais conceitos com que a PNL funciona é a percepção do mundo, que obedece à experiência individual de cada pessoa. Isso significa que o que é recebido através dos sentidos não é a totalidade da informação, apesar do fato de que o sujeito a crie.

A realidade passa por diferentes filtros, que selecionam os dados que serão recebidos pelo indivíduo, de acordo com seu comportamento e preferência habituais (o que ele gosta, o que não gosta, a cultura, a religião, outros).

Ao mudar os filtros (convicções e crenças), a percepção do mundo é modificada.

Nesse sentido, Oa PNL é um filtro em si, que oferece outra maneira de pensar e ver o mundo. Os autores expõem algumas das ferramentas básicas (filtros) que a PNL usa e que são conhecidas como quadros de conduta (modo de pensar sobre como agir).

Eles enfatizam que "o primeiro quadro é uma orientação para os objetivos e não para os problemas. Isso significa descobrir o que nós e os outros queremos, descobrindo nossos próprios recursos e usá-los para orientar-nos em direção ao nosso objetivo ".

"(...) O segundo quadro é perguntar como? mais do que por quê? Perguntas sobre como eles vão levá-lo a entender a estrutura de um problema. As perguntas sobre por que provavelmente fornecerão justificativas e razões, sem produzir nenhuma mudança ".


 A falha não existe, existem apenas resultados. Isso pode ser usado como interação, correções úteis, uma oportunidade esplêndida para perceber coisas que passariam despercebidas ".

"(...) O quarto quadro consiste em considerar Possibilidades em vez de Necessidades. Aqui também há um deslocamento de foco: veja o que pode ser feito, nas possíveis opções, e não nas limitações de uma situação ".

PNL: TIPOS DE PESSOAS

Para a PNL, a linguagem é uma parte fundamental da programação mental do indivíduo, que é influenciada pelo tipo de percepção que privilegia o sujeito (visual, auditivo ou cinestésico).

As pessoas visuais são aqueles que extrair informações do mundo do que vêem e pelas mesmas circunstâncias precisam de ser vigiados quando se realiza um processo de interação com o outro. Eles tendem a ser rápidos na sua maneira de se expressar.

As pessoas ouvintes favorecem o sentido da audição. Para eles, emoções ou sensações são expressas com um som, e o processo de interação com os outros pode se desenvolver sem contato visual permanente, porque eles respondem ao que ouvem.

As pessoas cinestésicas receber informações através de paladar, tato e olfato, requer contato físico para estimular -se e ter um alto nível de concentração.
Os três tipos estão presentes em todos os assuntos, no entanto, há sempre um que será dominante, mas isso pode ser modificado dependendo de fatores internos e externos.
Postado por Dharmadhannya 



Nenhum comentário:

Postar um comentário