segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O que é a atenção plena?





O que é a atenção plena?
 Ninguém realmente sabe, e isso é um problema

O conceito de atenção plena difere dependendo de quem você fala. 

Você provavelmente já ouviu falar da atenção plena. Hoje em dia, está em toda parte, como muitas idéias e práticas tiradas de textos budistas que se tornaram parte da cultura ocidental dominante.

Então, o que é mindfulness?
Mindfulness recebe uma variedade desconcertante de definições. Os psicólogos medem o conceito em combinações diferentes de aceitação, atenção, consciência, foco corporal, curiosidade, atitude sem julgamento, foco no presente e outros.

É igualmente mal definido como um conjunto de práticas. A atenção plena pode referir-se ao que fazem os monges budistas e o que o seu instrutor de ioga faz durante cinco minutos no início e no final de uma aula.

Mindfulness refere-se principalmente à idéia de se concentrar no momento presente , mas não é assim tão simples. 




A atenção plena pode referir-se ao que fazem os monges budistas e o que o seu instrutor de ioga faz durante cinco minutos no início e no final de uma aula. 

Para que serve isto?
Mindfulness tem sido aplicado a qualquer problema que você possa pensar - de problemas de relacionamento, problemas com álcool ou drogas, para melhorar as habilidades de liderança.
 Está sendo usado por esportistas para encontrar "clareza" dentro e fora do campo e os programas de atenção plena estão sendo oferecidos na escola. Você pode encontrá-lo em locais de trabalho , clínicas médicas e casas de velhice .

Mais de alguns livros populares foram escritos promovendo os benefícios da atenção plena e da meditação. 

 Daniel Goleman argumenta que um dos quatro benefícios da atenção plena é a memória de trabalho melhorada. No entanto, uma revisão recente de cerca de 18 estudos que exploram o efeito das terapias baseadas na atenção plena em atenção e memória questiona essas idéias.

Outra reivindicação comum é que a atenção mental reduz o estresse, para o qual há evidências limitadas . Outras promessas, como melhor humor e atenção, melhores hábitos alimentares, sono melhorado e melhor controle de peso também estão sendo avaliados por pesquisas.




O que deveria ser feito?
Mindfulness é definitivamente um conceito útil e um conjunto promissor de práticas . Isso pode ajudar a prevenir problemas psicológicos e pode ser útil como adição aos tratamentos existentes. Também pode ser útil para o funcionamento mental geral e bem-estar. Mas a promessa não será realizada se os problemas não forem abordados.

A comunidade de atenção plena deve concordar com características-chave que são essenciais para a atenção plena e os pesquisadores devem ser claros como suas medidas e práticas incluem essas.

A atenção plena pode ser avaliada, não através de auto-relato, mas em parte usando medidas neurobiológicas e comportamentais mais objetivas , como contagem de respiração . É aí que os tons aleatórios podem ser usados ​​para "pedir" aos participantes se eles estiverem concentrados na respiração (pressione o botão esquerdo) ou se a mente dele tenha vagado (pressione o botão direito).



QUAL É O SEU NÍVEL DE ATENÇÃO PLENA?


Compreenda as cinco dimensões de Mindfulness e
 reflita como está em cada uma delas

Buscar compreender o que é e qual é o nosso nível atual de Mindfulness, palavra usualmente traduzida para o português como "Atenção Plena", pode ser um passo decisivo para uma vida mais equilibrada.

 A comunidade científica médica e psicológica já atesta que Mindfulness possui diversos efeitos salutares, tais como bem-estar, inteligência emocional, autocompaixão e criatividade.

, ATENÇÃO SE AMPLIA E JULGAMENTO
 DÁ LUGAR À ACEITAÇÃO




Mindfulness não significa apenas prestar atenção ao que acontece no presente, ou mesmo estar presente no presente. É uma forma incompleta e simplista de se compreendê-la.

Em verdade, se trata de um conjunto de aptidões que podem ser desenvolvidas e é mais multifacetada do que inicialmente possa parecer.

Por exemplo, estar atento às experiências do presente é parte do processo, mas observar com uma atitude de aceitação e não julgamento é fundamental."estar atento às experiências do presente é parte do processo, mas observar com uma atitude de aceitação e não julgamento é fundamental."

O não julgamento não significa deixarmos de ter um juízo de valor sobre fatos e experiências, mas, sim, nos abstermos de julgarmos de forma automática e usualmente condicionada.
Dr. Siegel, um dos cientistas mais reconhecidos na área, esclarece:

"Na prática de Mindfulness, o foco da atenção do indivíduo é ampliado para admitir o que quer que se apresente na experiência, enquanto que no mesmo tempo, adota-se uma postura de gentil curiosidade, o que permite à pessoa investigar o que aparecer sem cair em julgamentos ou reatividade automáticos.".

Será que conseguimos observar a experiência presente sem julgarmos imediatamente? É possível criar um espaço de consciência livre de condicionamentos entre o observar, o julgar e o agir?

 Sim, e é um desafio. Mas o resultado capacitará o indivíduo para reagir às situações da vida de modo mais deliberado, ou seja, contribui para diminuir atitudes irrefletidas e muitas vezes automáticas.

Acadêmicos tendem a concordar que Mindfulness é composta de 5 dimensões e pode ser desenvolvida. São elas: observar, descrever, agir com consciência, não reatividade e aceitar sem julgar. A seguir, vamos compreender cada dimensão e refletir como estamos em cada uma delas:

1 - Observar diz respeito à nossa capacidade de perceber, notar o que se apresenta na experiência presente, tanto interna (pensamentos, sentimentos e sensações) quanto externa (sons, imagens, aromas etc.).

Pergunte-se:

Eu presto atenção em sensações, como o vento em meus cabelos ou o sol no meu rosto?
Eu presto atenção aos sons, como os do relógio, dos pássaros ou dos carros?
2 - Descrever ilustra nossa capacidade colocar em palavras nossa experiência presente.

Pergunte-se:

Sou bom para encontrar palavras que descrevam meus sentimentos?
Mesmo quando me sinto muito aborrecido, consigo me expressar em palavras?
3 - Agir com consciência é estar atento à ação em andamento no momento presente. O oposto de estar no piloto automático.

Pergunte-se:

Eu acho difícil permanecer focado no que está acontecendo no momento presente?
Parece que funciono no piloto automático, sem consciência do que estou fazendo?
4 - Não julgamento da experiência interna significa adotar uma postura menos automática e avaliativa em relação aos nossos pensamentos e emoções.


Pergunte-se:

Digo a mim mesmo que não deveria me sentir da forma como estou me sentindo?
Digo a mim mesmo que não deveria pensar da forma como estou pensando?
5 - Não reatividade à experiência interior é a habilidade de permitir que pensamentos, sentimentos e sensações venham e vão, sem nos apegarmos nem nos deixarmos levar por eles.

Pergunte-se:

Quando tenho pensamentos ruins, paro e tomo consciência deles sem ser levado por eles?
Eu observo meus sentimentos sem me perder neles?
Respostas positivas nas perguntas relacionadas às dimensões "Observar", "Descrever" e "Não Reatividade" indicam maior nível de Mindfulness. Respostas positivas nas perguntas relacionadas às dimensões de "Agir com consciência" e "Não julgamento" indicam menor nível.

COMO VOCÊ FOI?
Não se preocupe. Estamos todos caminhando para um estado mais consciente e aberto à experiência presente, com menos reatividade e julgamentos automáticos. No próximo texto, vamos indicar caminhos para o desenvolvimento deste estado tão benéfico e necessário para nossa vida, seja profissional ou pessoal.

Site: http://www.satieducation.com

MINDFULNESS PARA ALCANÇAR A PAZ

Feita antes de dormir, prática proporciona equilíbrio, clareza, desapego, compaixão e mais

Ouvimos muito esse tipo de jargão: "me deixe em paz!" ou "eu quero paz!". As pessoas estão buscando fora o que podem achar dentro de si. Mas, para ter a tão sonhada paz, por onde começamos? Qual o caminho?

QUE TIPO DE PAZ O MINDFULNESS TRAZ?

Trazemos no corpo marcas das experiências ou dores que vivenciamos ao longo da vida - perdas, abandonos, agressões (física e verbal), bullying, padrões e crenças familiares e culturais, além de outras mais sutis que também podem gerar marcas e agir de forma silenciosa e latente - e que podemos chamar de experiências inconscientes ou memórias implícitas.

Quando entramos em contato com essas experiências e memórias, agimos inconscientemente de forma reativa. Ou seja, sem consciência plena da escolha que fazemos. Nesse contexto é que as práticas de Mindfulness podem fazer uma diferença efetiva, sobre como você reage a essas experiências inconscientes.

Nas práticas de Mindfulness utilizamos a respiração como principal âncora de apoio para o "mapeamento" do corpo, criando uma íntima relação com as emoções e sensações corporais que surgem nesse momento da prática. 

Isso é a base para uma experiência de Mindfulness "sem fantasiar" (não permitindo que a mente crie histórias e o faça desviar das sensações reais que estão ocorrendo no corpo durante a prática).



3 EXERCÍCIOS PARA DESENVOLVER MINDFULNESS
3 exercícios para desenvolver Mindfulness

Prática meditativa pode ser feita durante alimentação, respiração e mais
Normalmente, as pessoas evitam entrar em contato com os espectros da dor, anestesiando-as, através da bebida, se distraindo com amigos, tomando remédio para dormir, se drogando, ou até mesmo praticando exercícios de forma excessiva, para não senti-las, sobretudo as desagradáveis, porque é difícil mesmo, dói!

Mas elas não entendem que é nessa relação de contato das emoções e sensações corporais que é possível alcançar a cura e se fortalecer.
Até mesmo as boas experiências muitas vezes deixam de ser aproveitas no momento que estão acontecendo, tipo: está numa viagem de férias já programando a próxima, ou está na praia pensando no relatório que precisa entregar no trabalho.

Essa escolha de deixar de viver o momento presente de forma acolhedora e sem julgamento evita de entrarmos no processo de cura.

Além disso, nos leva a viver no "piloto automático", não permitindo que façamos escolhas mais conscientes e que nos fortalecem como indivíduo, por exemplo, que melhoram o foco nas atividades que realizamos, diminuindo a ansiedade, aumentando a sensação de felicidade e a imunidade, dentre outros.

AFINAL, O QUE É ESSA TAL DE EQUANIMIDADE?

Facilmente, adotamos uma atitude mais aberta e tranquila diante de acontecimentos agradáveis e com pessoas que possuímos uma maior afinidade. Mas, por outro lado, temos uma tendência a evitar experiências difíceis e pessoas das quais não nos identificamos.

 A equanimidade acontece quando adotamos uma atitude igual para todos os seres, mantendo a mesma serenidade diante de todo tipo de experiência, seja ela prazerosa ou dolorosa.

Quando você consegue identificar no seu corpo o que lhe perturba, você consegue agir com compaixão (reconhecendo o sofrimento do outro também). Atingindo esse estado, você estará no caminho para cultivar e alcançar a paz em seu dia a dia. Isso vai além de pensar na paz, significa utilizar o poder da sugestão de que estará em paz. E é e isso que nos leva ao caminho para a equanimidade.

O Mindfulness vai servir como um "atalho" para o caminho da sua conexão interior

COMO PODEMOS CULTIVAR A PRÁTICA DA PAZ?

A Meditação da Paz é uma prática profunda, que foi desenvolvida por Namgyal Rinpoche, grande mestre das principais tradições budistas. Segundo um resumo dos ensinamentos orais de Namgyal Rinpoche sobre a Meditação da Paz, ela desenvolve especificamente a prática de Mindfulness no corpo. 

Quando praticamos, trazemos equilíbrio, serenidade, clareza mental, desapego, compaixão e paz interior e percebemos o mundo em paz através de nossos sentidos."Quando praticamos, trazemos equilíbrio, serenidade, clareza mental, desapego, compaixão e paz interior e percebemos o mundo em paz através de nossos sentidos."

Ao praticar Mindfulness, conforme a tranquilidade se aprofunda, podemos ficar mais cientes das partes do corpo que trazem memórias de sofrimentos passados. Podemos, com a intenção compassiva, trazer paz e cura, especialmente aos sentidos. Por exemplo, começar a ver e escutar com mais clareza e paz.


COMO PRATICAR A MEDITAÇÃO DA PAZ?

Escolha um lugar onde você possa silenciar por alguns minutos e apenas observe tudo que surge a sua volta: pode ser o canto do passarinho, as nuvens passando, sentir o caminho que a sua respiração percorre e até onde ela vai, etc. Apenas observe, sem interferir em nada, deixe tudo naturalmente acontecer. Seja um curioso, "um cientista" buscando as respostas a sua nova descoberta.

Agradeça, de verdade, por tudo que vem, sensações agradáveis ou desagradáveis, e por estar aqui. Quando você conseguir fazer isso, de coração aberto, sentirá a paz dentro de você e descobrirá que ela está aí, sempre, para onde você for Apenas precisa se permitir e dar espaço para que esses encontros aconteçam.

Que todos os seres estejam em paz!

OUÇA: MEDITAÇÃO DA PAZ
A Meditação que você encontra abaixo pode ser feita todos os dias antes de dormir. O áudio é baseado na Meditação adaptada do livro "A clinician's Guide to Teaching Mindfulness", Christiane Wolf, MD, PhD e J. Greg Serpa, PhD.
Fabiana Garcia: Personare.com

3 EXERCÍCIOS PARA DESENVOLVER MINDFULNESS

Prática meditativa pode ser feita durante 
alimentação, respiração e mais

Uma vez que apresentamos o conceito de Mindfulness e exploramos as suas dimensões como são normalmente tratadas em pesquisa acadêmicas, estamos prontos para aprender como desenvolver este estado de mente gradualmente.

Antes, no entanto, faço algumas ressalvas:

Não espere resultados imediatos

Reflita: quando você está fora de forma, sem praticar atividades físicas por muito tempo e possui uma alimentação inadequada, algumas idas à academia não vão resolver problema algum."Reflita: quando você está fora de forma, sem praticar atividades físicas por muito tempo e possui uma alimentação inadequada, algumas idas à academia não vão resolver problema algum."

É a prática sistemática e a compreensão correta sobre os fundamentos de Mindfulness que poderão causar efeitos salutares. Preferencialmente, não espere resultado algum. Pratique e deixe-se surpreender.

Cuidado com a atitude: "meditação não é para mim, sou muito agitado"

Essa lógica é a mesma do caso em que uma pessoa fora de forma alega que exercícios físicos não são para ela porque está fora de forma. Não faz sentido.

Não comece a meditar cobrando-se para "parar de pensar"

Mindfulness não é parar de pensar, mas estar aberto, curioso e desapegado ao que acontece com e em você, momento a momento, sem julgamentos.

Não espere sentir alguma sensação mística ou especial

Apenas pratique. Vivencie o momento. Grande parte de nossa vida passamos no passado ou no futuro. A máquina de viajar no tempo já existe: nossa mente destreinada. Permaneça presente no presente - isso já é algo especial.

Com a compreensão correta e a atitude adequada, podemos então praticar.



OBJETIVO NÃO É MODIFICAR, MAS ACEITAR E VIVER PLENAMENTE AS EXPERIÊNCIAS
Meditação é uma espécie de treinamento mental; tal como existem diversos treinamentos físicos, existem diversas práticas de treinamentos mentais, e Mindfulness é uma delas.

Como Mindfulness está associada à atitude de abertura e curiosidade ao que se apresenta na experiência, momento a momento e sem julgamentos automáticos, a prática deve ser coerente com esta atitude. Por exemplo: ao observarmos a respiração, não buscamos alterar o seu fluxo, mas observá-la tal como se apresenta, com aceitação.

COMECE COM PRÁTICAS FÁCEIS NO DIA A DIA
Onde quer que você esteja, permaneça lá mentalmente. Comece a treinar sua mente a permanecer onde o seu corpo estiver.

1 - Ao tomar banho

O banho é uma oportunidade maravilhosa para a prática de Mindfulness. Sinta a água cair sobre o corpo e escorrer por sua pele, sinta a temperatura, os aromas. Vivencie o momento plenamente. Sua mente vai insistir em sair dali, mas volte sua atenção ao momento do banho, à textura do sabonete, da esponja e ao toque do xampu em seu couro cabeludo. Observe e sinta o vapor pelo banheiro.

2 - Ao se alimentar

Algumas empresas realizam, além de sessões regulares de meditação, encontros bimestrais de "mindful lunches" (almoços conscientes). Essas refeições são realizadas em completo silêncio e atenção plena ao ato.

 Preste atenção ao aroma, à textura, ao sabor e à imagem da comida enquanto se alimenta."Essas refeições são realizadas em completo silêncio e atenção plena ao ato. Preste atenção ao aroma, à textura, ao sabor e à imagem da comida enquanto se alimenta."

3 - Ao respirar

A respiração é um valioso objeto de meditação e um milagre silencioso que nos acompanha do nascimento à morte, mas é ignorada por nós. Prestar atenção na respiração, sentindo a entrada e a saída do ar, momento a momento, não é tarefa simples como parece.

 Tente sentir o ar entrar e sair, observando se ele entra por uma narina ou outra ou pelas duas. Veja se consegue perceber a diferença de temperatura de ar na entrada e na saída.

 A mente divaga, se afasta do momento e você gentilmente a traz de volta e reconhece o quanto ela é destreinada e dispersa. Não se julgue; você está começando o treinamento e vai melhorar com o tempo.

Como você já deve ter percebido, podemos praticar em qualquer lugar, a qualquer momento. Sentado em um banco de praça ou no trabalho. Em um lugar reservado para meditação ou não, a cada momento, temos a oportunidade de estarmos presentes no presente, com mais abertura, aceitação e não julgamento. Bom treino!
Postado por dharmadhannya



 Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:



Agora
Repassando a chama  Violeta

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  a Chama  Violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. 

Meus Blogs


Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512


Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.

 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto.

Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto é resultado de uma pesquisa é uma compilação inspirado em vários Mestres do assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário