sábado, 18 de novembro de 2017

Tecnicas avançadas de meditação






Uma das armadilhas mais perigosas para o praticante é fazer sempre as mesmas meditações ao longo dos anos. Sem dúvida que isso é óptimo para a relaxação e a concentração, mas cria-se a tendência para um desenvolvimento em áreas muito limitadas.

 É como cavar mais fundo o mesmo buraco, não se aproveitando as mais amplas potencia­lidades que a meditação é susceptível de fornecer.

 Este texto fala  da maneira de expandir as suas capacidades e de ter acesso a novas áreas e a maiores vantagens e hipóteses de existência.

Começaremos pela meditação de concentração. Uma vez que um dos objetivos da meditação é treinar as pessoas para protagonizarem formas de vida mais válidas, as meditações com «foco» ou orientação dão, normalmente, os melhores resultados.

 Através delas, tanto o prin­cipiante como o estudante mais avançado usufruirão de grandes van­tagens, porque estas meditações ajudam a alargar o âmbito das expe­riências.

Além disso, com a ausência de foco é mais fácil a pessoa distrair- -se e ficar inquieta, o que bloqueia o desenvolvimento do estado recep­tivo da meditação.

A seguir apresentamos várias meditações que favorecem um desen­volvimento global da personalidade.

Autofocalização
O corpo físico
O corpo físico desempenha um papel muito importante no cresci­mento espiritual. O indivíduo só pode desenvolver-se na medida em que o seu corpo físico lhe permitir.

 Se este se tornar rígido, impene­trável, cheio de bloqueios, será dificílimo para a energia de meditação mover-se através do organismo. Isso pode provocar dores, má dispo­sição, irritabilidade e o sentimento geral de se ser prisioneiro do seu próprio corpo.

Praticar meditações que ajudem a desenvolver o corpo físico con­tribui também para o desenvolvimento geral. Os nossos corpos, à medida que vão ficando mais leves, mais livres, vão-se também transformando em nossos aliados, ao invés de serem os nossos carcereiros.

A concentração corporal pode incluir movimentos - dança, exten­sões, exercícios físicos - e também exercícios respiratórios.
 Pode criar uma consciencialização da energia dentro do corpo, ou a sua distribui­ção através da abertura de chakras (turbilhões de energia) e da repo­sição do equilíbrio energético.

 Pode incluir também o envio da cura para todo o corpo.

Meditação respiratória para a concentração e abertura do corpo

Coloque-se numa posição confortável. Na primeira vez, pode optar por começar o exercício deitado, sem qualquer almofada debaixo da cabeça. Ou, então, escolha a posição de sentado ou de pé.

Respire fundo e calmamente. Deixe as respirações percorre­rem todo o seu corpo. Sinta a energia da respiração a entrar nos pés e a continuar em frente.


 Depois, tome consciência da energia respiratória a percorrer todo o caminho até às mãos e para além delas. (Para sentir que a energia sai, imagine que é a respiração que está a sair.)

Depois de sentir a energia da respiração a sair dos pés e das mãos, faça a mesma consciencialização, mas em relação à energia saindo pelo topo da cabeça.

Sinta a energia em torno do seu corpo. Após alguns minutos dessa respiração pode,
se quiser, deixar-se ficar algum tempo relaxado. Depois pode continuar com outra meditação, pois é um bom exercício prepa­ratório.

Meditação para reduzir o stress
Comece por relaxar os dedos dos pés, depois os pés, os tor­nozelos e assim por diante, até ao topo da cabeça. Mande a respiração para todas as partes do corpo, sinta um novo vigor a entrar em cada célula. (Não se esqueça dos braços.)

Acabe o exercício interiorizando o sentimento de que, durante alguns minutos, fica a flutuar. Para alcançar esta sensação ajuda muito visualizar uma luz azul. (O exercício pode levá-lo aos níveis mais altos, nos quais se experimentam até «arrepios». É uma grande sensação!)


Meditação para mobilizar o stress
Trata-se de uma excelente meditação quando temos muito trabalho para fazer e não nos sentimos mobilizados para tal.
Deite-se confortavelmente.

Visualize as coisas que necessita de fazer e sinta que elas estão dentro do seu corpo. Ver e sentir são importantes em igual medida.

Imagine-se a executar a tarefa em questão. Veja-se a si mesmo e, simultaneamente, sinta que está a fazer o seu trabalho. Que informação está a receber? Deixe o seu pensamento dirigir-se para a tarefa e para o seu planeamento.

Geralmente, este exercício ajuda à manutenção da actividade e à disponibilidade para o trabalho.

Meditação para equilibrar a energia
Tome consciência das energias da metade direita do seu corpo. Depois, das da metade esquerda. Faça-o várias vezes até as sentir equilibradas e, a seguir, sinta simultaneamente as energias de ambos os lados do corpo.

Sinta a energia da parte frontal do seu corpo; depois, a da parte posterior. Faça-o várias vezes até as sentir iguais.

 Agora, sinta ambas simultaneamente.

Consciencialize a presença das energias da cintura para cima; depois, da cintura para baixo. Faça-o várias vezes até senti-las equilibradas e, seguidamente, sinta as energias da metade supe­rior e da inferior do corpo, sincronizadamente.


Meditação para a cura

Peça para sentir energias de cura no seu corpo. Preste agora atenção: onde acontece o movimento de energia no seu corpo? Deixe a energia atuar livremente durante cinco minutos, no início.

 Em meditações ulteriores poderá prolongar este período. Tenha cuidado, não pratique este exercício por mais de cinco minutos antes de ficar mais acostumado à energia, porque a energia de cura é susceptível de libertar muita negatividade blo­queada e de iniciar o processo de purificação mais depressa do que o seu organismo pode suportar.

 Depois de deixar as energias de cura fazerem o seu trabalho espontaneamente, pode dirigir a cura para pontos determinados do seu organismo por mais alguns minutos.

Meditação em movimento
Uma das formas mais simples, mais fáceis e excelentes da meditação em movimento consiste na dança livre. Ponha uma música e deixe o seu corpo mover-se espontaneamente ao ritmo dessa música.

É um excelente método para o desbloqueamento e para a libertação da energia. Este exercício também não neces­sita de ser feito por períodos muito longos. O que for mais confortável para si será também o melhor.

Não se esqueça de que está a trabalhar não só com o seu próprio corpo, mas também com todo o seu sistema orgânico, sendo natural que saiba melhor do que ninguém quando deve parar.

O corpo sensitivo ou emocional
Incluir o nível emocional, ou sensitivo, numa das suas meditações é muito importante. Em muitos sentidos, esta área necessita, mais do que outras, de relaxação e de purificação. O bom desenrolar das emo­ções constitui a base de um desenvolvimento espiritual bem sucedido.

Descreveremos a seguir algumas das meditações que pode praticar com esta finalidade.

As nossas emoções estão constantemente ativas. Pode ser muito benéfico sincronizar-se com elas, já que tal contribui para se tomar maior consciência das nossas inclinações emocionais e da nossa ma­neira de as governar.

Meditação sobre o estado de revolta

Cada um de nós se sente revoltado de vez em quando. Este exercício ajuda a aproveitar as energias da revolta, utilizando-as num sentido mais positivo.

Ponha-se em posição confortável, com as costas direitas. Con­centre-se na sua zona abdominal, em torno do umbigo e no plexo solar. Estas são as zonas habituais de armazenamento desses sentimentos. Relaxe, fique aberto e atento.

 Qual o conteúdo da sua revolta? Contra quê ou contra quem ela se dirige? Ou será, porventura, contra si próprio? Mergulhe nestes sentimentos, explore-os. De que parte do seu corpo parecem emanar? Guarde- -os consigo até aprofundar ao máximo a compreensão que tem deles.

Depois, pergunte a si próprio o que ganhou alimentando estes sentimentos. Mais independência? Afastamento das pes­soas? Mais privacidade? Libertação das energias? Desforra? Con­cordância consigo mesmo?

 Possibilidade de examinar as suas convicções? Indague, seguidamente, se porventura existirá uma maneira mais fácil e mais válida de resolver os mesmos proble­mas. Se a meditação não resolver o seu estado de revolta, deixe- -se impregnar e colorir com a cor da alfazema, que promove a cura.

Talvez queira também suprimir outros sentimentos, como o júbilo, a raiva, o enfado, a solidão, etc.



Meditação para ganhar força interior


A nossa força interior, regra geral, mostra-se instável, em primeiro lugar a nível emocional ou sensitivo. Este exercício vai
ajudá-lo a desenvolver esta área. 

Crie o sentimento de força nas suas costas, especialmente na espinha dorsal. Depois deixe que esta sensação percorra todo o seu corpo.

 A seguir, encha o seu coração de amor, para equilibrar a força. O que está agora a experimentar? Por vezes, a nossa própria força, o nosso poder, assustam-nos, se não estiverem equilibrados com o amor. Oriente o sentimento de força para a parte inferior do abdômen.

Meditação para a purificação e o relaxamento
(Poderá utilizar um disco ou uma cassete com a gravação do barulho das ondas do mar.)

Imagine que é a praia. Os seus pés correspondem à parte da praia mais próxima da água. Sinta a maré avançar, deixando os seus pés bem lavados quando retrocede.

 Permaneça neste estado durante poucos minutos (pode prolongar mais este estado, se assim preferir). Enquanto a água lava a praia, pense-na paz de Deus que o purifica e acalma.

Meditação para desenvolver os sentimentos

Escolha um qualquer sentimento, por exemplo, o júbilo, a paz, a paciência, entusiasmo, a alegria de viver: sinta-o ao nível da zona abdominal. Deixe o sentimento percorrer todo o seu corpo. Se fizer este exercício diariamente durante alguns minutos, verá que ele é capaz de operar milagres.

O corpo mental
Meditação sobre os pensamentos
A área mental necessita de ser aberta e alargada; caso con­trário, o processo de pensamento torna-se restrito, nocivo, ou há . lugar a manchas escuras na percepção.

Uma mente aberta traz felicidade, porque leva à descoberta de novos caminhos de existência, de pensamento e de ação. A meditação é uma maravilhosa via de desenvolvimento desta área.

O processo de pensamento pode incluir ideias, textos espiri­tuais ou categorias de valores, soluções de problemas ou aprofundamento do conhecimento.

 Escolha um pensamento e concentre-se nele durante alguns minutos. Aplique todas as suas capacidades intelectuais, seja qual for o pensamento: uma ideia, um problema, ou qualquer outra coisa.

Concentre-se durante alguns minutos na sua escolha. Depois, fique aberto e deixe que a ideia ou o problema lhe devolvam a informação. Fique atento. Que pensamentos chegaram à sua consciência? A informação pode chegar também em forma de imagens ou sons.

Meditação para exercitar-se em ideias
Pense numa ideia. Concentre-se nela - pode tomar nota do que já sabe sobre o assunto. Depois, abra a sua mente e fique atento. Que informação está a receber?
Concentre-se no Olho Divino ou Terceiro Olho. Agora peça-lhe que se expanda. Que mais possibilidades ficaram a existir neste campo?




Meditação para a solução de um problema
Concentre-se no problema. Não deixe escapar nenhum dos aspectos do problema que sejam do seu conhecimento. Dirija a sua atenção para a zona acima da cabeça, criando assim uma saída para além da área cerebral.
Concentre-se no Olho Divino ou Terceiro Olho. Agora peça-lhe que se expanda. Que mais possibilidades ficaram a existir neste campo?

Abra-se para a recepção da informação. Através deste ponto entram informações e irrompem pensamentos susceptíveis de criar novos discernimentos, ou, em alguns casos, a percepção da consciência cósmica.

Meditação sobre o cérebro e o equilíbrio do corpo
Deite-se confortavelmente. Relaxe, liberte-se de toda a ten­são, sobretudo na zona do pescoço.

Sinta a energia no lado direito do corpo. Envie esta energia para cima, do lado direito, fazendo-a passar a parte inferior da nuca e entrar no hemisfério esquerdo do cérebro. Sinta a conexão durante alguns minutos.

Caixa de Texto:    Sinta a energia no lado esquerdo do corpo. Envie esta energia para cima, do lado esquerdo, fazendo-a atravessar a parte inferior da nuca e entrar no hemisfério direito do cérebro. Sinta a cone­xão durante alguns minutos.

Sinta o equilíbrio em todo o corpo e na cabeça. Oriente a respiração para a totalidade do sistema e aumente as energias através de respiração profunda.
 Normalmente, apenas alguns mi­nutos deste exercício são já suficientes.

Trata-se de um excelente exercício preparatório para todas as meditações e, em particular, para a que sugerimos a seguir.

Meditação sobre o equilíbrio cerebral com vista à criatividade
Oriente a respiração para o hemisfério esquerdo; aumente as suas energia e atividade sentindo que a respiração se introduz neste hemisfério durante alguns minutos. Repita tudo com o hemisfério direito.

Equilibre os hemisférios, sinta o corpo caloso (ponte de liga­ção entre os dois hemisférios) como estando aberto e em bom funcionamento.

Deixe a energia do centro dos hemisférios subir e sair pelo topo da cabeça. Medite sobre o espaço em torno da sua cabeça e formule a pergunta: que criatividade está à minha espera?



Meditação sobre a escolha do caminho
Faça uma lista das várias opções que se lhe apresentam, ainda que lhe pareça artificial. Comece por meditar sobre uma das opções, ou vias, de cada vez.
Concentre-se no Olho Divino ou Terceiro Olho. Agora peça-lhe que se expanda. Que mais possibilidades ficaram a existir neste campo?

 Esteja atento aos seus pensamentos e sentimentos, e ao modo de cada um deles se desenrolar. Que possibilidades existem neste campo? Pode receber muita infor­mação útil e proceder melhor à sua escolha.

Meditação sobre o alargamento da inteligência
Deixe a energia fluir para fora através do topo da cabeça e através dos calcanhares. Fique equilibrado. Peça qualquer informação de que ainda não disponha.

Concentre-se no Olho Divino ou Terceiro Olho. Agora peça-lhe que se expanda. Que mais possibilidades ficaram a existir neste campo?

 Deixe divagar os seus pen­samentos. Que informação lhe chega? Não apresse. Deixe assim a energia por algum tempo a fim de poder formar novos pensa­mentos.

O corpo espiritual
Todos nós temos um lado espiritual que necessita de ser alimentado e exercitado com vista ao seu desenvolvimento.

 Nem todas as medita­ções são orientadas para esta área espiritual, até porque ela exige cui­dados específicos. Apresentamos seguidamente algumas sugestões para o desenvolvimento desta área.

Meditação sobre as qualidades espirituais
Escolha uma destas qualidades, como o amor, a compaixão, a compreensão ou a alegria; depois deixe-se impregnar por ela. Em que lugar da sua vida exprime você esta qualidade? Em que âmbito da sua vida pensa que pode fazer mais neste sentido?

Meditação sobre conceitos espirituais
Pense no que significa para si a vida eterna. Pense nisso e preencha todo o seu ser com este pensamento. Deixe o conceito de vida eterna permanecer dentro de si, sinta-o e deixe-o falar consigo.

Meditação sobre textos espirituais
Escolha um texto seu preferido da Bíblia ou de algum outro livro espiritual. Sinta-o dentro do seu corpo - una-se a ele e abra- -se para novos discernimentos.
Escolha um texto que o aflija ou com o qual não esteja de acordo. Ao senti-lo dentro do seu corpo, que informação recebe?



Unidade com Deus
Unidade com Deus é ser uno e sentir-se uno com Deus, o seu Criador, ou qualquer que seja o nome que use para designar a
realidade primordial.

Não se preocupe com a terminologia, uti­lize um nome ou um conceito que seja significativo para si. Esta é uma forma magnífica de meditação ou de sincronização com Deus. Este exercício vai ajudá-lo a compreender a sua própria interpretação da divindade, a sua ligação com Deus, com o cos­mos e o seu destino.
Escolha uma posição calma, pacífica, receptiva, e sinta a presença de Deus dentro e em tomo de si. Sinta a presença divina a envolvê-lo e a impregná-lo. Esteja aberto a todos os novos discernimentos que vai receber.



Postado por Dharmadhannya 

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos estão em vários blogs com o nome do impostor



Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Comunidade
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.
Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel, 
Raziel, Uriel, Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!






Nenhum comentário:

Postar um comentário