segunda-feira, 13 de março de 2017

Desobediência e competência da criança




  Aproximação.
Queremos que nossos filhos entrem em uma espiral virtuosa ascen­dente de competência que leve ao aumento da autoestima, e não em uma espiral viciosa descendente.

A criança se torna mais competente.

Os pais se sentem competentes.
O resultado é a aproximação.

Uma criança competente, seja qual for o nível de competência, é um motivo de satisfação. Eu definiría competência não como um objetivo, mas como uma evolução. Se a convivência com os seus filhos é um prazer, essa é uma das melhores indicações de que a sua atuação como pai (ou mãe) caminha na direção certa.

Assim como a familia sente prazer com a convivência , assim será a convivência do seu filho na escola, nos grupos, e quando crescer ele se adaptará com normas, regras, limites, hierarquia. Será um adulto preparado para ser um líder e saberá colocar limites e estabelecer regras de convivência no seu trabalho.

A cutura japonesa, insiste na educação da criança, preparando seu filho para ser um vencedor com a pegagogia  dos limites, da ordem, disciplina, e dá certo.




Tão RAPIDAMENTE. 42

Os pais, em sua maioria, fazem de tudo para acertar.
Alguns se sentem satisfeitos por terem filhos focados e deter­minados, que aproveitam a vida, sentem-se razoavelmente gra­tos por aquilo que os pais fazem por eles e apreciam o fato de fazer parte daquela família.

Outros se esforçam para conviver com filhos que parecem se voltar contra eles a cada passo do caminho.

Às vezes, os dois tipos de crianças coexistem na mesma família. Como acontece isso?


Geralmente, a resposta é: excesso de esforço. Às vezes, assumimos responsabilidade demais pelos atos e sentimentos dos filhos, deixando para eles pouca ou nenhuma.

Tudo começa quando a criança se aborrece ou simplesmente se nega a atender uma solicitação simples como “se vista” ou “arrume a mesa, por favor”, passando o problema adiante.

Como podemos saber que “o problema está em nossas mãos” se, quando tentamos melhorar a situação ou conseguir que a criança assuma um compromisso, ela se recusa a fazer isso?

De alguma forma, a questão se torna maior e mais complexa, parecendo insolúvel, e acabamos nos sentindo envolvidos.


Explicação
Nossa primeira providência, em geral, é tentar explicar à criança por que tal coisa é necessária, o quanto as coisas vão correr melhor se ela cooperar ou que não custa nada deixar o colega usar o lápis por um minutinho.

Caso a explicação não seja aceita, provavelmente tentamos uma segunda ou, talvez, uma terceira.
Gostaria de esclarecer que não estamos lidando com uma criança malcriada ou calculadamente manipuladora. Tudo acontece em um nível subconsciente. No entanto, ela aprendeu que, enquanto os pais estiverem envolvidos em explicações, ela ficará livre para não fazer coisa alguma.


Abstração
Quando a tentativa de convencimento pela explicação não funciona, buscamos outras táticas. Sugerimos meios de concluir a tarefa com mais facilidade ou rapidez ou que a criança tente imaginar como será boa a sensação de ver uma tarefa concluída.

Se a criança estiver aborrecida por algum motivo, podemos sugerir que pense em outra coisa. Também podemos procurar diminuir a importância da situação que a está aborrecendo ou tentar analisar o problema sob outro ponto de vista.

Se estiver zangada, podemos sugerir que canalize sua raiva socando o colchão ou o travesseiro. E, se gostarmos mesmo de viver perigosamente, podemos dizer: “vá dormir, porque o seu mal é sono!”

É possível ainda sugerir que existem coisas mais importantes no mundo ou falar de situações piores que já tenham acontecido conosco.

Elogio e incentivo
Quando nada disso funciona, partimos para as palavras doces, tentando um modo mais “palatável” de fazer a criança entender nossa posição.

Apelamos para sua bondade, sua força, seu carinho pela família, seu prazer de colaborar. Recorremos a mensagens começadas por eu, em que explicamos como nos sentimos e como ficaremos felizes quando tudo estiver resolvido.

Explicamos ainda que a obediência fortalece o caráter e enumeramos sólidas razões pelas quais nosso ponto de vista será útil durante toda a vida de nossos filhos.

Repare no tanto que nos esforçamos, enquanto a criança não faz nenhum esforço. Claro que ela se esforça em resistir e argumentar, mas não em fazer o que lhe foi pedido.
Ela entregou o problema para nós, que o assumimos. É por isso que nos esforçamos tanto para resolvê-lo.

Ameaça
Nada ainda? Então, endurecemos o jogo.
Dizemos à criança o que vai acontecer se ela não se comportar adequada­mente. Escolhemos um; castigo, esperando que tenhamos coragem de aplicá-lo e que a criança não se aborreça com ele a ponto de se considerar incapaz.


Nada deu certo, mas sempre existe um último recurso. Gritamos, bate­mos, mandamos para o quarto, cancelamos as saídas e as festas, insistimos.

O filho em questão se ressente. Reclama dizendo que somos parciais, que gostamos mais dos outros filhos e que não o compreendemos. Entra em tal estado de histeria que se torna incapaz de agir.

- Eu odeio você! Você é a pior mãe do mundo! - ele grita.
Pronto. Temos mais um problema para resolver.

Aonde chegamos?
O clima desandou. Todos estão aborrecidos e magoados. Raiva e desânimo tomam conta do ambiente.

O resultado da repetição de uma situação assim é:
                Uma criança menos competente.
                Pais com sentimento de incompetência.
                Distanciamento.

Uma criança menos competente
Quanto mais a criança resiste a cumprir as tarefas que lhe são solici­tadas, mais ela se aborrece por motivos fúteis. Enquanto mais se aborrece à menor contrariedade, menos competente se torna.

Pais com sentimento de incompetência

Quando nossos filhos se comportam mal, respondendo a todas as solicitações com choro e reclamação, e quando são agressivos entre si e em relação a nós, pais, começamos a nos perguntar se sabemos o que estamos fazendo. E o sentimento de incompetência é ainda pior quando as cenas acontecem em público.


Distanciamento
Quando meus filhos se comportam mal e isso me aborrece, a situação é desagradável, e eu procuro consertá-la; mas as coisas ainda não parecem tão ruins.

O pior é quando eles me irritam a tal ponto - ou eu os irrito na mesma medida - que não suporto estar perto deles.

Quando passo da raiva à indiferença, quando desejo a eles muita sorte na vida, mas preferia que vivessem em outro planeta, quando estou tão farta que não gostaria de respirar o mesmo ar que eles respiram... esse é o momento em que sinto mais dor.

A raiva é desagradável; a indiferença é dolorosa. E, se mantivermos o círculo vicioso de explicação, abstração, elogio, ameaça e castigo, a consequência será o distanciamento.

Embora desagradável para todos os envolvidos, essa é uma situa­ção pela qual todos passamos, uma vez ou outra. No entanto, se começa a acontecer com frequência, a ponto de encerrarmos o assunto com um “chega por hoje”, é hora de procurar uma alternativa.

Mantendo o problema nas mãos da criança
Podemos começar com a mesma cena: uma criança aborrecida, zangada ou determinada a não obedecer.

Nossa tarefa é manter o problema nas mãos da criança, É bom esclarecer que isso não significa dizer: “o problema é seu”. Tal abordagem provavelmente faria a criança se sentir ressentida ou abandonada.
Devemos manter a posição de não assumir o problema. Podemos apoiar a criança e lhe dar espaço para que resolva a situação. No entanto, se quisermos que ela se torne alguém capaz de encontrar as próprias soluções, não podemos tomar o seu lugar.

Crianças são capazes de resolver problemas, desde que apropriados à sua idade. Alguns exemplos: aproveitar a energia que a raiva gera de manei­ras socialmente produtivas; lidar com frustrações e conseguir elaborar planos melhores;

superar a má vontade e cumprir uma tarefa que precisa ser executada, sentindo-se, assim, mais útil.

Quando são capazes de fazer isso, elas se tornam mais competentes, passando então a se valorizar mais. Dessa forma, aumentam sua autoestima. Com maior autoestima, por sua vez, experimentam mais e buscam o próprio progresso.

Resultado da repetição desse tipo de situação:
A criança se torna mais competente.



                 Aproximação.
Queremos que nossos filhos entrem em uma espiral virtuosa ascen­dente de competência que leve ao aumento da autoestima, e não em uma espiral viciosa descendente.

Criança aborrecida, zangada, desobediente.

Os pais mantêm o
problema nas mãos
da criança.
A criança resolve o
problema.

A criança se torna mais competente.
Os pais se sentem competentes.
O resultado é a aproximação.

Uma criança competente, seja qual for o nível de competência, é um motivo de satisfação. Eu definiría competência não como um objetivo, mas como uma evolução. Se a convivência com os seus filhos é um prazer, essa é uma das melhores indicações de que a sua atuação como pai (ou mãe) caminha na direção certa.

ssim como a familia sente prazer com a convivência , assim será a convivência do seu filho na escola, nos grupos, e quando crescer ele se adaptará com normas, regras, limites, hierarquia. Será um adulto preparado para ser um líder e saberá colocar limites e estabelecer regras de convivência no seu trabalho.




Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este  texto é resultado de uma pesquisa, 
eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos 
de vários mestres do assunto.

Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:

Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos estão em vários blogs com o nome do impostor

Agora.


Repassando a
 Chama  Violeta que cura que libera...

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. ..



Meus Blogs

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512


Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria

interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário