segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Quarto Passo2. Inventário


Quarto Passo2. Inventário


Trabalhar em um inventário pessoal é parecido com arrumar um armário. Fazemos um levantamento do que temos, examinamos o que queremos guardar e nos desfazemos do que não é mais útil nem apropriado.

 Não precisa ser feito tudo de uma vez, mas aca­baremos tendo de fazê-lo. Se nos dedicarmos a uma pequena parte de cada vez, a limpeza será mais perfeita e os resultados duradouros serão melhores.

Da mesma forma que as roupas evocam lembranças do passado, nosso inventário traz lembranças positivas e negativas.
Precisamos estar conscientes de que o passado é apenas história. O propósito de nosso inventário não é insistir no passado, nem examiná-lo com a intenção de atribuir ou aceitar a culpa.

 Essa reflexão é apenas um instrumento para nos ajudar a entender nossos pa­drões de comportamento atuais. A reflexão sobre o passado nos dá discernimento de nossas lutas atuais e nossas fraquezas resisten­tes.

Agora nossa principal preocupação é com nosso futuro. Pode­mos diminuir nossos medos que cercam essa tarefa, fazendo o in­ventário dessa maneira.

Esquadrinhemos os nossos caminhos, examinemo-los; voltemos ao Senhor. Lm 3,40

O exame pessoal de nossas vidas nos dará discernimento sobre os caminhos em que nos afastamos de Deu, da nossa fé e esperança de dias melhores e nos tornamos autodestruidores.       

No Quarto Passo, entraremos em contato com muitos compor­tamentos e atitudes que nos acompanham desde a infância.

 A cres­cente consciência do modo como fomos criados nos ajudará a en­tender que nossos comportamentos atuais são consequências natu­rais de nossa antiga necessidade de sobreviver.

 Como adultos, agora podemos escolher um estilo de vida diferente para nós mesmos. Podemos aprender a nos comportar de uma forma que nos eduque.


Ao examinarmos nossas forças e fraquezas, ficaremos conscientes das áreas de nossas vidas que precisam ser fortalecidas.

 Usamos o inventário para decidir quais as áreas que precisam mudar e quais as que parecem estar da maneira como queremos que estejam.

Ó Deus, perscruta-me e conhece o meu coração; prova-me e conhece meus pensamentos. Vê, portanto, se eu enveredo pelo caminho perigoso, e conduze-me pelo caminho duradouro.
Sl 139,23-24

Aumentamos nossa confiança em Deus, pedindo-lhe para tomar parte em nosso processo de descoberta de nós mesmos.

Nossa tarefa seguinte é examinar nossos ressentimentos e re­conhecer como eles nos prejudicam.

 São o ofensor número um e muitas vezes a causa principal da doença espiritual. Quando os relacionamos, vemos como eles afetaram nosso amor-próprio, nos­so bem-estar e nossos relacionamentos pessoais.

 O apego aos res­sentimentos causa tensão, ansiedade e incontroláveis sentimentos de raiva que, se não forem solucionados, terão graves consequências emocionais e físicas.

 Se permitirmos que nossos ressentimentos prevaleçam, uma grave depressão poderá se desenvolver e acabar nos destruindo.


Vós sois sábios, irmãos meus muito amados. Todavia, que nin­guém negligencie o ser pronto para escutar.; lento para falar; lento para se encolerizar, pois a cólera do homem não realiza a justiça de Deus.

 Também, livres de toda mancha e de todo transbordamento de maldade, acolhei com mansidão a palavra plantada em vós e capaz de vos salvar a vida. Tg 1,19-21

O ressentimento e a raiva mantêm-nos focalizados na pessoa ou situação que provocou os sentimentos negativos e nos impedem de aceitar a promessa divina de cura.

O segundo ofensor mais destrutivo é o medo. É a emoção que sentimos mais fortemente quando começamos a nos examinar.

 Quando o medo está presente, nossa necessidade de negar, ignorar e evitar a realidade aumenta. Nossa perspectiva irreal torna-se exage­rada e intensifica nossas reações emocionais.

 O medo causa-nos grande dor. Ataca-nos fisicamente e provoca sentimentos que vão da apreensão ao pânico. Quando está presente, ficamos nervosos, sentimos náuseas ou ficamos desorientados.

Ao fazermos o inven­tário de nossos medos, talvez descubramos que são resultado direto de nossa incapacidade de tomar decisões.

Não há temor no amor; mas o perfeito amor lança fora o temor; pois o temor implica um castigo; e o que teme não é perfeito no amor. ljo 4,18

A culpa e a vergonha que sentimos de nossos comportamentos  passados pode inibir nossa capacidade de realizar um inventário completo. 0 amor de Deus por nós eliminará nosso medo.

Encarar nossos ressentimentos e medos exige muita coragem. Nossa tendência passada era calar nossos sentimentos. Agora come­çamos a examinar áreas de nossas vidas que nunca analisamos antes.

 É importante perceber que Deus está conosco e nos ajudará em todos os passos do caminho. Com Sua ajuda e compreensão, a dor diminuirá.

Fazei vós mesmos a vossa autocrítica, vede se estais na fé, provai a vós mesmos; ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? A menos que a prova se volte contra vós. Reconhecereis, espero, que nós comprovamos o nosso valor. 2Cor 13,5-6

Nossa fé cresce à medida que examinamos a nós mesmos e vemos como Jesus Cristo está presente em nossas vidas.

Como parte do inventário do Quarto Passo, examinaremos nossos traços de caráter e veremos nossas forças e fraquezas.
 Nossas forças aparecem em comportamentos que têm efeitos positivos em nós e também nos outros. As fraquezas revelam-se em comporta­mentos destrutivos.

O entendimento começa quando descobrimos como nos tornamos as pessoas que somos — como formulamos as ideias, crenças e atitudes que governam nosso modo de agir.

Qualquer amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, bem como toda forma de maldade. Ef 4,31

Os sentimentos não expressos contaminam a paz e a serenidade pelas quais lutamos.
                           
Nosso inventário pode se mostrar difícil. Se estamos bloquea­dos, a negação talvez esteja atuando. Precisamos parar um momen­to, refletir sobre o que estamos tentando fazer e analisar nossos sentimentos.

Precisamos também pedir a ajuda divina. Em tempos como este, a presença de Deus significa muito para nós e temos de estar dispostos a pedir o apoio dele.

Lembra-te da minha humilhação e do meu extravio: Lembro-me, lembro-me disso e estou minado pela minha própria desdita.
 Eis o que trarei de volta à minha memória, o que esperarei: as bondades do Senhor.! Elas não terminaram!
         Lm 3,19-22

 O amor de Deus nos conduzirá pela escuridão do
 passado e para a luz de uma nova vida.

Feliz o homem que suporta a provação, porque, depois de testado, receberá a coroa da vida, prometida àqueles que o amam. Tg 1,12
Nossa coragem aumenta à medida que completamos nosso in­ventário pessoal e triunfamos sobre a tentação de evitar encarar a verdade de         nosso        passado.

O inventário que estamos preparando é para nosso benefício, não para o benefício dos outros. Ele nos ajudará a fazer importante progresso em nossa aceitação de nós mesmos e nos conduzirá pela estrada da recuperação.

 À medida que vamos para o Quinto, Sexto e Sétimo Passos, o processo continua a se expandir en­quanto reconhecemos a verdade sobre nós mesmos, discutindo- a com os outros para, finalmente, pedir a Deus que elimine nossos defeitos.

Fazei, pois, morrer o que em vós pertence à terra: devassidão, impureza, paixão, mau desejo e a tal cupidez que é uma idolatria. Eis o que provoca o afastamento de Deus, eis qual era a vossa conduta outrora, o que constituía a vossa vida.

 Agora, pois, vós também livrai-vos de tudo isso: cólera, irritação, malvadez, injúrias, grosseria saída de vossos lábios. Cl 3,5-8


Repassando à Chama Violeta da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...


Agora
Coloque a mão no seu coração e sinta o fogo do amor 

Divino da sua  Alma no seu coração.

Que seu coração ascenda a  Chama  Violeta 
da liberação e  do dharma;
Amem!

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512



Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo
 com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta
 página em outras páginas da web,
para fins de estudo, exclusivamente.

 Porém, comunicamos que as nossas
 obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais
, o que nos reserva o direito de exigir 
a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog
 foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites
 e de meus arquivos. 

A publicação das mesmas
 não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se 
sinta ofendido em seu direito autoral, favor 
entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente,
 o conteúdo deste blog não substitui a 
apropriada assistência médica , legal, financeira
 ou psicológica. 

De modo que, aceitar o 
conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria 
interpretação e uso. Os artigos aqui publicados
 estão escritos para estudiosos do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário