sábado, 5 de novembro de 2016

Meditação Diária - Atenção Plena corporal


Meditação Body Scan -Minfulness
Esta meditação é a base da consciência corporal, espiritual e mental.

Como medito a muitos anos,
eu fui criando meus próprios métodos, e a consciência corporal expande a consciência do corpo de luz, e a consciência da integração da Personalidade ou corpo, com a Presença divina. A consciencia plena  nos integra com os planos superiores mentais, quando conseguimos controlar os pensamentos que vagam no mundo astral, e são levados e controlados por emoções como o ódio,  a tristeza...

Meditação Body Scan
                    Deite-se de costas, em posição confortável, sobre uma esteira ou um tapete no chão, ou na sua cama, em um lugar onde você fique aquecido e não seja perturbado. Feche delicadamen­te os olhos.

                    Dê-se alguns momentos para entrar em contato com o movimento da sua respiração e com as sensações no corpo. Quando estiver pronto, leve a atenção para as sensações físicas no corpo, especialmente as sensações de contato ou pressão, nas partes em que o seu corpo está em contato com o chão ou a cama.
 Cada vez que você soltar o ar, permita-se relaxar, afundar-se um pouco mais no tapete ou na cama.

                    Lembre a si mesmo a intenção desta prática. O objetivo não é que você se sinta diferente, re­laxado ou calmo; isso poderá acontecer ou não. Mais exatamente, a intenção da prática é que você se conscientize, o melhor que puder, de quaisquer sensações que você detecte, enquanto focaliza a atenção em cada parte do corpo, uma por uma.


                    Agora, direcione a atenção para as sensações físicas na área inferior do abdômen, conscientizando-se dos padrões de sensação que se modificam na parede abdominal enquanto você inspira e enquanto solta o ar. Leve alguns momentos sentindo essas sensações enquanto você inspira e enquanto solta o ar.
0 Depois de ter-se conectado com as sensações no abdômen, leve o foco ou o “holofote” da sua atenção para a perna esquerda, o pé esquerdo e depois os dedos do pé esquerdo.

 Concentre-se, de um em um, nos dedos do pé esquerdo, com uma delicada curiosidade de investigar a qua­lidade das sensações que você encontra, talvez notando a sensação de contato entre os dedos, uma sensação de formigamento, calor ou nenhuma sensação em particular.

                    Quando estiver pronto, ao inspirar, sinta ou imagine o ar entrando nos seus pulmões e depois descendo para o abdômen, para a perna esquerda, o pé esquerdo e indo até os dedos do pé esquerdo.

                    Depois, ao soltar ao ar, sinta ou imagine o ar subindo de volta, a partir do pé, para a perna, o abdômen, o peito e saindo pelo nariz.


                    Continue a fazer isso, o melhor que você puder, durante algumas respirações, respirando até os pés e respirando de volta a partir dos pés.
                     Pode ser difícil pegar o jeito, mas pratique essa respiração o melhor que você puder, sem fazer esforço, lidando com ela de uma maneira divertida.

° Agora, quando estiver pronto, ao soltar o ar, abandone os dedos do pé e leve a atenção para as sensações na parte inferior do pé esquerdo — conscientizando-se de maneira delicada e investigativa da sola do pé, do arco do pé, do calcanhar (por exemplo, reparando nas sensa­ções na área em que o calcanhar entra em contato com o tapete ou a cama).

 Experimente “respirar com” as sensações — conscientizando-se da respiração em segundo plano, enquanto, em primeiro plano, você explora as sensações na parte de baixo do pé.

                    Agora, deixe que a sua atenção se expanda para o resto do pé — para o tornozelo, o peito do pé e os ossos e articulações. 

Em seguida, inspirando de maneira levemente mais profunda, dirija o ar para todo o pé esquerdo e, ao soltar o ar, abandone completamente o pé esquerdo, conduzindo o foco da sua atenção para a perna esquerda — a panturrilha, a canela, o joelho, e assim por diante, um por um.

*                     Continue a direcionar a atenção, e uma suave curiosidade, para as sensações físicas de cada parte do resto do corpo, uma por uma — para a coxa esquerda, os dedos do pé direito, o pé direito, a perna direita, a região pélvica, as costas, o abdômen, o peito, os dedos das mãos, as mãos, os braços, os ombros, o pescoço, a cabeça e o rosto.


*                      Em cada área, da melhor ma­neira que você puder, delicadamente, dedique o mesmo nível de atenção detalhada e suave curiosidade às sensações corporais presentes. Ao deixar cada área principal, “inspire nela” ao inspirar e abandone a região ao soltar o ar.

                    Ao se conscientizar de alguma tensão ou de outras sensações intensas em uma área parti­cular do corpo, você pode “respirar nelas” — usando delicadamente a inspiração para levar a atenção a essas sensações e, da melhor maneira que puder, sinta que as sensações vão se desfazendo, ou sendo liberadas, na expiração.

                     A mente inevitavelmente se afastará da respiração e do corpo de tempos em tempos, isso é inteiramente normal. E isso que as mentes fazem. 

Quando você perceber que ela está agindo, reconheça delicadamente o fato, reparando aonde a mente foi, e depois volte suavemente a atenção para a parte do corpo que você pretendia focalizar.

                    Depois de ter “escaneado” o corpo inteiro dessa maneira, passe alguns minutos conscientizando-se do corpo como um todo e da respiração fluindo livremente para dentro e para fora dele.

*                     Se você se der conta de que está pegando no sono, talvez seja interessante levantar a cabeça com um travesseiro ou praticar sentado em vez de deitado. Sinta-se à vontade também para experimentar praticar em outro horário.


Explorando as possibilidades.
Agora que você teve uma amostra de como é estar consciente, de uma maneira nova, durante uma atividade aparentemente comum, você talvez seja capaz de pensar em outras rotinas diárias que você faz no piloto automático: tomar banho? 

Escovar os dentes? Andar de um cômodo para outro?
Mais tarde, vamos sugerir que você descreva por escrito uma dessas atividades que você poderia realizar de uma maneira mais atenta.

O exercício abre a porta para a exploração atenta de toda uma esfera de experiência da qual frequentemente não nos conscientizamos — o nosso corpo. A prática diária desta semana traz essa esfera para o primeiro plano em uma meditação conhecida como body scan (escaneamento do corpo).


Durante esta primeira semana, pratique cada um dos seguintes exercícios durante seis dos próximos sete dias:
1.                   Body scan
2.                   Prestar atenção às atividades rotineiras
3.                   Comer com atenção

A prática da uva-passa mostra como pode ser difícil nos concentrarmos em uma coisa durante qualquer intervalo de tempo. A atenção é tão facilmente sequestrada por outros interesses que não notamos o quanto a nossa mente parece ter vontade própria.

Ser capazes de focalizar deliberadamente uma única coisa com toda a atenção e sem nos dis­trair nos confere o poder de despertar do piloto automático.

No entanto, o mais provável é que, como para a maioria das pessoas, não tenham lhe ensinado a treinar esse músculo da atenção.

Afim de aprender como despertar para a vida, praticamos três habilidades fundamentais:

              Dirigir a atenção
              Sustentar a atenção
              Deslocar a atenção

Se você estiver disposto, pode começar este treinamento neste momento. Ele envol­verá deslocar a atenção em torno do corpo.
° dirigir a atenção para o lugar onde você quer que ela esteja (mobilizar)

° sustentar a atenção no intuito de que ela permaneça no lugar durante o tempo que você quer que ela permaneça (ficar e explorar)

° deslocar a atenção quando você quiser (desmobilizar).
O body scan lhe dá a chance de treinar dessa maneira, enquanto você desperta para a efetiva expe­riência do corpo.

Em cada dia desta semana: escolha um lugar no qual você possa se deitar confortavelmente durante 45 minutos, sem ser perturbado. Siga da melhor maneira possível — elas também estão resumidas na versão a seguir.

Considerações...
Em cada dia, faça algumas anotações nos espaços reservados para isso a respeito do que você mais tomou consciência durante o body scan. O que você estava pensando.7 Que sensações notou no seu corpo? Que emoções ou sentimentos você experimentou?

Faça anotações todos os dia.
Pensamentos...
Sensações.........
Sentimentos.......


Não existe uma maneira correta para o body scan. A nossa experiência é a nossa experiência, seja ela qual for.

  

Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:



Agora
Repassando a chama  Violeta

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. 

Meus Blogs


Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512


Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.

 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto.
Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto é resultado de uma pesquisa é uma compilação inspirado em vários Mestres do assunto.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário