segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Inteligência Emocional 2 - Inperpessoal



Inteligência emocional 2


Alguns dos benefícios mais específicos do desenvolvimento da IE incluem a capacidade de:

. Superar situações difíceis;
 . Expressar-se com clareza, mas com cordialidade;
 . Construir relacionamentos melhores;

. Manter as emoções sob controle;
 . Comunicar respeito mútuo;
 . Evitar o raciocínio distorcido;


. Dizer a coisa apropriada na hora certa;
. aprender a ouvir com sabedoria;
. Valorizar e obter compromisso dos outros;

 . Tornar-se flexível em tempos difíceis;
. Ser íntegro e confiável;
 Ter valores claros e compartilhá-los com os outros;

 o Aumentar o próprio bem-estar.
Então, por que parece que as pessoas têm níveis bastante di­ferentes de inteligência emocional?

 Existe um grande debate sobre a IE ter origem cultural ou ser inata. A IE é um conjunto de habili­dades inatas, como o talento para a matemática e a lógica? (Talvez não tenha se desenvolvido ainda em algumas pessoas.)
Ou é algo semelhante à personalidade; quem sabe, traços ou características que sejam genéticos ou adquiridos ao longo do tempo?


Quando você se relaciona com outras pessoas ou grupos é preciso conhecer a diferença, compreender a diferença e aprender com a diferença, respeitando o indivíduo como ser humano psicossocial. Isso é alteridade.

É a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal (relação com grupos, família, trabalho, lazer é a relação que temos com os outros), com consideração, identificação e dialogar com o outro.
  
A inteligência emocional tem uma base física no tronco cerebral, responsável por regular as funções básicas da vida. O ser humano tem um centro emocional conhecida como o neocórtex, cujo desenvolvimento é mesmo antes que nós sabemos cérebro como racional 

A inteligência emocional permite-nos conscientes de nossas emoções, compreender os sentimentos dos outros,  ser empático, tolerar as pressões, e frustrações que enfrentamos no trabalho, enfatizam a nossa capacidade de trabalhar em conjunto e adotar uma atitude empática e social, o que nos dará uma chance melhor de desenvolvimento pessoal

A inteligência emocional traduz a capacidade de exercer adequada emocional, integridade, auto-conhecimento, auto-controle e auto-motivação, estas realizações serão reflectidas nas habilidades sociais como o laço, comunicação, relações interpessoais, liderança e coexistência.





 Inteligência emocional pode ser definida como a capacidade de uma pessoa para gerenciar, compreender, seleccionar e trabalhar suas emoções e as dos outros de forma eficiente e gerando resultados positivos. 

 Habilidades sociais, como entender as necessidades dos outros com empatia, gerar metas compartilhadas, trabalhar em equipe, conhecer suas motivações e interações, negociar, oferecer apoio e diplomacia, talvez sejam necessárias.


Amar não é só querer, é compreender
O compreender as próprias emoções e as dos outros, o saber identificar no outro suas necessidades e realidades.

Este tipo de conhecimento começa sempre em si mesmo; se soubermos identificar nossas próprias emoções (alegria, raiva, desilusão, medo, ansiedade), também seremos capazes de reconhecer as emoções do nosso parceiro.

 A resolução de conflitos, por vezes com restrição e autocontrole, é uma ferramenta importante para se relacionar bem com os outros.

Há pouco ouvi uma renomada acadêmica, responsável por gerenciar uma importante universidade, dizer: “Tudo estaria bem se não fosse pelos alunos e pelos funcionários!

 Às vezes eu não sei quem é quem”.
 A maioria de nós sabe que, embora a habilidade intelectual seja importante, não se pode viver sem ter de lidar com outras pessoas.

 Talvez aquela acadêmica precise usar a inteligên­cia emocional tanto quanto a habilidade intelectual para criar o impacto desejado.



Auto-consciência emocional

É a capacidade de compreender os estados emocionais que se manifestam através das emoções. Quando isto for conseguido, a pessoa que adquire a capacidade para saber o que emoções são próprias e que são os dos outros, de modo que eles podem ser verificados 

As pessoas que desconhecem suas próprias emoções acabam sendo controlado por eles ou deixar infectado por as emoções dos outros 

 Auto - controle: ela é definida como a capacidade de gerenciar e controlar os seus próprios estados emocionais internos 

As pessoas que têm auto-controle permanecem nível positivo e bom de adaptação, apesar do conflito;Além disso, eles são capazes de manter a clareza sobre seus objetivos e ações, apesar das emoções 
  
A IE se baseia em um recurso importante dos relacionamen­tos: “comportamento gera comportamento”. A nossa abordagem pode ser a causa das reações dos outros. A inteligência emocional requer que você esteja atento em relação ao efeito causado.

Um consenso entre os modelos mais recentes de IE é que, seja nas relações de trabalho, seja nas relações pessoais, a in­teligência emocional pode ser aprendida.

 Ensinar a si mesmo estar atento em relação a como você e os outros se sentem pode ajudar na criação de relacionamentos mutuamente gratificantes.

E, em tempos de dificuldade econômica, a diferença entre relações produtivas e improdutivas pode fazer a diferença entre a sobrevivência ou não.

Desta forma, o objetivo deste texto é simples: proporcionar um entendimento prático sobre como surgiu a ideia de inteligência emocional, o que as pessoas dizem que ela é, por que ela é impor­tante para você e algumas ferramentas para ajudar a desenvolver sua-IE.

Por um lado, há momentos em que ser claro, firme e até rígido com os outros é parte necessária de um comportamento eficaz.

 Mas, por outro lado, conforme se obtém mais experiência nas relações pessoais e de trabalho, fica evidente que ser contundente não funciona em todas as situações.

Dá para ensinar um burro velho a puxar carga?
Se você está preparado para pensar um pouco, refletir sobre ideias a partir da experiência de outras pessoas e desafiar e discipli­nar a si mesmo para melhorar, esta reflexão deve ajudá-lo a entender a IE.

 Mas, se você é o tipo de pessoa que acredita que mudar a sua personalidade ou o seu comportamento não é possível - que “burro velho não puxa carga” -, precisa saber de uma coisa antes de continuar a leitura.

Você tem um dos maiores milagres da natureza: um CÉRE­BRO INCRÍVEL! Vamos analisar a forma como ele funciona e parte de suas estruturas físicas mais adiante.

 Mas, da perspectiva de um burro velho, você precisa saber antes de começar que, se assim o desejar, você pode mudar a si mesmo e sua abordagem. É algo que seu cérebro pode fazer por você e envolve uma capacidade chamada de “plasticidade”.

Qualquer que seja a sua idade atual, você passou a vida construindo modelos comportamentais, que são armazenados no cérebro e usados para reações automáticas a situações.

 Existem caminhos entre as células cerebrais que se fixam mais conforme os sentimentos e padrões de raciocínio se repetem.

São coisas físicas; proteínas presas ao DNA e conexões neurais que controlam os comportamentos. Elas são essenciais. Elas definem você.

Não Esqueça
Você não está começando do zero. Quanto mais estudar o tema, a sua experiência de viver e trabalhar com os outros lhe dá oportunidades para desenvolver a inteligên­cia emocional.

 Na adolescência, o cérebro desenvolveu rapidamente caminhos para lidar com situações de determinadas formas.

Você pode ser bom em avaliar coisas, calcular riscos ou encontrar soluções. Você pode ou não ter de­senvolvido caminhos que ajudam a lidar com outras pessoas e
com situações emocionais.

Uma das principais descobertas da neurociência nos últimos quinze anos foi que somos capazes de fazer o nosso cérebro realmente crescer.
 Acontece por meio de um processo chamado de neurogênese, em que as células cerebrais crescem e se proliferam, migrando para onde possam ser necessárias.

 Com o uso diário, desenvolvem-se caminhos ou rotas de neurônios interconectados, da mesma forma que um animal subterrâneo realizando suas atividades naturais diárias poderia criar um caminho embaixo de um prédio.

Sempre que se adquire um novo conhecimento, as cone­xões se comunicam de modo distinto e, por meio da repetição, tornam-se mais rápidas, mais eficientes e instintivas.

 A capacidade do cérebro de se desenvolver dessa forma é descrita como “plas­ticidade sináptica”. Então, a boa notícia é que é possível mudar.

 Desaprender comportamentos antigos e formar novos modelos de inteligência emocional é algo que acontece a todo momento - se você tiver a motivação e o espaço para reflexão.

Lembre-se...
O ponto principal é que todos têm a capaci­dade de desenvolver novos raciocínios e com­portamentos se houver motivação suficiente. Você pode não só aprender sobre IE, como também colocá-la cm prática.

Vamos falar sobre as bases e o contexto da IE. Em primeiro lugar, porém, responda ao questioná­rio a seguir para começar a formar uma ideia dos seus níveis de IE.

Este texto é resultado de uma pesquisa é uma compilação inspirada em vários mestres do assunto.

Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:

Agora


Repassando a chama  Violeta

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. 


Meus Blogs


Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!


Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário