domingo, 9 de outubro de 2016

A Solidão tem saída?




A Solidão tem saída?
http://nandabianchiterape.wixsite.com/terapias-holisticas/the_clinic

Por que tem tanta gente que chega numa fase da vida e se percebe sozinho, sem ninguém pra fazer companhia nem pra dar uma volta no quarteirão? Porque tem tanta gente tão solitária?

Para sentir solidão você não precisa estar sozinho. Tem gente que está só, mas com um diálogo interno tão bom que não sofre, até se diverte sendo boa companhia para si mesmo, pois encontrou sua força pessoal.

 Mas tem gente que está no meio da multidão com uma sensação de “ausência”, de perda de alguma coisa importante. Solidão, física ou emocional, é um sentimento  angustiante.

A solidão te faz perguntar que sentido a vida tem? Pra que estar aqui nesse mundo? Fazendo o que?

São perguntas que ficam sem respostas, mas só enquanto você não desenvolver sua capacidade de gerar companhia, nem que seja sua própria companhia.

“Não fiz nada porque não tinha pessoas que ficassem comigo, que apoiassem a atividade, que me fizessem companhia”.

Essa é a hora de você parar e pensar: O que você está fazendo para ser uma boa companhia pra você mesmo? Você é uma boa companhia pra você? Você gostaria de estar com alguém como você ao seu lado?


Estamos em uma cultura que valoriza demais o fato de estar em grupos. A TV mostra o tempo todo pessoas felizes sempre rodeadas de gente. Isso provoca sofrimento psicológico para a pessoa que optou por ficar fazendo companhia para si mesmo, e essa é a palavra mágica opção.

 Se você estiver sozinho por opção sincera, está tudo bem - não há sofrimento. Mas mentir para você mesmo e dizer que está sozinho porque quer, quando na realidade você está sozinho porque não teve outro jeito - está colocando o lixo debaixo do tapete, não está assumindo que tem um problema.

A angústia da solidão é um alerta, é um sinal de que você precisa amadurecer, conhecer-se melhor e aprender caminhos de superação.

A solidão é uma manifestação humana que considero de extrema preocupação, dado ao sofrimento que a pessoa sente, ao ver-se, ainda que fantasiosamente, sozinha no mundo.

 Essa percepção de solidão pode referir-se aos amigos, à família, ambiente de trabalho, enfim, a todas as situações onde requer a possibilidade da interação social. Na visão psicológica, a solidão caracteriza-se pela falta de afetos do outro. 

O mundo da tecnologia e da crescente expansão dos meios de comunicação tem, cada vez mais, produzido indivíduos solitários.

Solidão tem tudo a ver com sensação de abandono. A solidão faz você pensar que Deus não tem consideração. Na solidão você sem sente um estranho para você mesmo.

Tem gente que passa uma vida inteira sozinho tendo como companhia só aqueles colegas de trabalho, que só são seus colegas porque foram contratados pra trabalhar na mesa do lado.

 Se não fosse por isso jamais essa pessoa se aproximaria. Tem gente que passa toda uma vida tendo só conhecidos, nunca amigos, nunca teve pessoas que realmente se importassem de verdade. As únicas pessoas com quem ela conversa é o balconista da padaria ou o caixa do mercado.

Pra tirar alguém da solidão é preciso entender o que a colocou nisso. É um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento, é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra alguém, ela precisa de algo novo que as transforme.

A solidão não requer a falta de outras pessoas e geralmente é sentida mesmo em lugares densamente ocupados.  Não é o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas passam por momentos em que se encontram sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria.

 Estar sozinho pode ser uma experiência positiva, prazerosa e trazer alívio emocional, desde que esteja sob controle do indivíduo.

Solidão é um vazio existencial
Para sentir solidão, entretanto, o indivíduo passa por um estado de profunda separação. Isto pode se manifestar em sentimentos de abandono, rejeição, depressão, insegurança, ansiedade, falta de esperança, inutilidade, insignificância e ressentimento. 

Se tais sentimentos são prolongados eles podem se tornar debilitantes e bloquear a capacidade do indivíduo de ter um estilo de vida e relacionamentos saudáveis. A baixa autoestima pode dar início à desconexão social que pode levar à solidão.

Sobre a Solitude:
É o estado de se estar sozinho e afastado das outras pessoas e geralmente implica numa escolha consciente. É o isolamento ou reclusão voluntário, quando o indivíduo busca estar em paz consigo mesmo. É uma maneira de evitar que o mesmo incidente ocorra novamente.

Em seu crescimento como indivíduo, o ser humano começa um processo de separação ainda no nascimento. Desta forma, sentir-se sozinho pode ser uma emoção saudável e, de fato, a escolha de ficar sozinho durante um período de solitude pode ser enriquecedora.

Causas comuns:
Timidez;
Rejeição;
Doença física;
Sentimento de não pertencer;
Separação física de um ente querido;
Conflito não resolvido;
Incompreensão;
Crítica de alguém a quem admire e exerça influência sobre ele;
Morte de um ente querido;
Desejo de possuir um relacionamento que nunca acontece;
Muita atividade;
Falta de amizade na infância e adolescência;
Problema social ou psicológico;
Quando crianças que são deixadas pela primeira vez sozinhas
Divórcio
Amor dado não é correspondido
Quando há raiva
Perda de alguém significativo

Na sociedade moderna:
A solidão ocorre com frequência em cidades densamente populosas; nestas cidades muitas pessoas podem se sentir totalmente sozinhas e deslocadas, mesmo quando rodeadas de pessoas.

Tratamentos:
Existem muitas formas diferentes para tratar a solidão.
Pra tirar alguém da solidão é preciso entender primeiramente o que a colocou nisso.

O primeiro passo, e o mais frequentemente recomendado, é a terapia. A terapia curta é um método comum e efetivo de se tratar a solidão e geralmente é bem-sucedido, enfatizando-se a compreensão da causa do problema; revertendo-se os pensamentos, sentimentos e atitudes negativas resultantes do problema.

Alguns especialistas recomendam a terapia em grupo como uma forma de se conectar a outras pessoas que passam pelo mesmo sofrimento e estabelecer assim um sistema de apoio.

Outros tratamentos recomendados é o de incluir exercícios físicos, dieta, acupuntura, fitoterapia, a terapia de animais de estimação, ou terapia através da presença de animais de companhia, como cachorros, gatos. Além de atenuar a sensação de solidão, ter um animal de estimação diminui a ansiedade e consequentemente, os níveis de stress no organismo.

Antídoto para Solidão: Fazer amigos
O antídoto para solidão é o amigo. Amizade sincera, leve, amizade que não gera obrigação. Amigos não são necessariamente pessoas de sua família.

Amigo é aquela pessoa que você se sente à vontade para ligar a qualquer hora e perceber que pode se abrir “eu tô mal, preciso que você fique comigo agora” e ele fica.


“A linguagem criou a palavra solidão para expressar a dor de estar sozinho, e criou a palavra solitude para expressar a glória de estar sozinho”.

Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta  Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:



Agora
Repassando a chama  Violeta

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.
Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. 

Meus Blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!


Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.

Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário