quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Signo de Virgem - Resumo, palavras chaves



Signo de Virgem - Resumo, palavras chaves

De 23 de agosto a 22 de setembro
REGENTE: Mercúrio
 EXALTAÇÃO: Mercúrio

Mercúrio rege  o signo de Virgem 
Mércurio expressa a faculdade da razão,  e encontra expressão no ser humano para atuar como um freio sobre a natureza inferior e sobre os instintos.
As  faculdades da Alma  são raciocínio, lógica, análise, articulação, separação,agilidade mental, discriminação, e relação entre as partes, estas funções correspondem a Mercúrio .(1)

Mercúrio, Deus do pensamento e das ciências como Deus do comércio, da alquimia, e da comunicação. Representa um processo de diferenciação de pólos contrários: terra-céu, trevas-luz, direita-esquerda - a dualidade .

Princípios - Mentalidade, compreensão, mediação, neutralidade, nervosismo, equilíbrio, senso comercial, critico, trabalho cientifico, lógica, auto-expressão, adaptável, colaborador, arguto, paciente, organizado, negociador,articulador,

Mercúrio em Virgem espírito curioso, porém crítico e cético, baseando-se na razão, no controle da observação, no exame analítico dos fatos principalmente dos detalhes, tem as vezes uma visão estreita dos detalhes. Aptidão para a erudição, a especialização e o conhecimento enciclopédico.

 O astro é como o signo: repressão da vida sensível, intelectualização e socialização em proveito de usos e convenções submetidos às regras do bom-senso; submissos às regras da lógica, comércio da matéria pelo sistema de trocas regradas.



 Intercâmbio da mente através das idéias revestidas de palavras, e "comércio" da matéria pelo sistema de intercâmbios regulamentados. Signo e planeta estabelecem distinções separações, demarcações, classificações.

Maria Eugenia de Castro nos chama a atenção:
 As Personalidades_“Quase-Virgem”
Algumas pessoas também compartilham, por analogia, das fortes influências do signo ou possuem personalidades com traços típicos de Virgem quando têm nos seus mapas as seguintes posições:

 Mercúrio na 6a Casa
Sol na Sexta Casa
Lua ou Ascendente em Virgem
 Aspectos do Mercúrio com Ascendente ou com a Lua
Aspectos do Mercúrio com o regente do mapa
O Regente do mapa na 61 Casa ou ainda em Virgem
O Dominante em Virgem ou na 6a Casa


Associado com a casa: VI
Esta é a casa do trabalho e da doença,  serviço, funcionários e da servidão, do tio,  da rotina diária, o emprego por outros, e pequenos animais e animais de estimação. higiene e nutrição, empregados domésticos, escravo,



O mundo do microscópio, da célula.

Astrologia tradicional
Qualidade e Propriedade. É um signo terreno, frio, melancólico, estéril, feminino, noturno, do Sul; a casa e a exaltação de Mercúrio, da triplicidade da terra.


Saúde
Virgem rege os intestinos, os canais alimentares, a cavidade abdominal, o baço, o duodeno e a porção inferior do fígado. Distúrbios nutricionais.

Estão sob a influência de Virgem o processo de absorção e assimilação dos alimentos, o equilíbrio ácido básico e a peristalse intestinal.

As doenças características de Virgem são os problemas intestinais e digestivos, a peritonite, as desnutrições, o tifo, a apendicite, a constipação e a paralisia geriátrica. Psicossomático. Hipocondria.

As razões do surgimento de algumas dessas afecções estão nas atitudes egoístas e na autopiedade que modificam o equilíbrio ácido básico, alterando o sistema físico e mental.

Como dizia Ruskin:

A recusa do instinto - Racionalização
O astrólogo Cyrille Wilctkowski definiu muito bem o tipo virginiano em poucas palavras:

“O homem de Virgem vê claro demais para não prever os perigos, ele perscruta muito para ceder ao impulso orgânico. De longe, ele adivinha o trágico da vida, pesa de antemão preço da aventura; temeroso, ele endurece diante do instinto.

O apelo da vida, dos instintos lhe é uma ameaça à sua paz, como a intrusão de forças desconhecidas e temidas no seu calmo recinto.,assim  reage contra o sofrimento e o contra-senso no mundo das sensações.

Ele prefere se apoiar sobre seus meios sensatos de julgamento, se bem que coloque sua salvação num plano refletido, num cálculo racional, num ato aperfeiçoado, e se tem por instinto urna visão realista da vida, tende a tomar uma posição séria ante os acontecimentos. Ele se envolve mais no sentido de uma higiene física e moral bem aplicada.

O fato de se distanciar do instinto ou de se adestrar contra ele cria a consciência; se o instinto nada mais é que natureza, a consciência só quer cultura e civilização (ou sua negação). O primeiro ato da consciência, pois é uma parada diante do élan natural que Virgem.

 Esquivar-se, recusar-se como Gilgamesh se recusa a Istar, evitar seu destino natural, fugir da responsabilidade que lhe parece massacrante — tal é a sua reação natural.” (1)

IDEIA CENTRAL: O signo de Virgem corresponde à colheita, quando os grãos são separados da palha , a pureza, a limpeza e a ordem, higiene, a dieta.  Seu lema é o trabalho, a ordem, e o dever. Possui alto senso crítico, meticuloso, analítico e com muita capacidade de movimentação  para olhar para os dois lados da moeda e  de ficar centrado na avaliação crítica.

Como os virginianos gostam de pôr essa capacidade a serviço da humanidade, preferem assumir e cumprir tarefas nas quais tenham de cuidar de um organismo e protegê-lo.

Fazem isso pelo organismo humano quando se tornam médicos; para o mundo dos negócios quando se tornam economistas e administradores; e pela nação quando se tornam economistas políticos.

 Quando chega a possibilidade de aparecer aos olhos do público, o amor pelos detalhes contrapõe-se à timidez.

Será que os virginianos nasceram para ser o “segundo no comando”:
- deixam os riscos do empreendimento a cargo de outros e empenham seus esforços para calcular, planejar os detalhes e resolver os assuntos práticos. a necessidade da razão impregna todos os seus atos.

Ações
PONTO FORTE: A força do virginiano está na inteligência. Ele procede de uma maneira racional, lúcida pela análise (isolando os fatores, e as variáveis) pela crítica, pela dedução, pela indução e verificação. A lógica é o seu guia. Eficiente, detalhista, exigente, curandeiro, serviçal. destreza, astúcia, espírito geométrico, sobriedade, paciência, abnegação.

A criança de Virgem deve ser estimulada Deve ser incentivada na sua busca de conhecimento. A sua ação inteligente irá definir o seu destino, por isso ela quer aprender, conhecer, classificar, ouvir os professores e a família e conversar. Essas crianças atingem no futuro sucesso profissional e financeiro ao adquirirem uma boa educação e habilidades especializadas

A criança que tem Saturno, ou Mercúrio em Gêmeos, em  Virgem na casa 12, poderá sofre bullying na escola ou ter problemas na escola com os professores e com a sua auto estima. a palavra é o forte do  virginiano, e deve ser "lapidada", o virginiano tem muita força na palavra e por isso mobiliza muito o outro em todos os sentidos. 

A Inteligencia do economista. Sempre busca a melhor solução possível: chegar à maior produtividade com o mínimo de esforço (de trabalho). Ordeiro, diligente, perfeccionista, meticuloso e confiável em sua criteriosa análise dos fatos.

 Vive no mundo das normas, de molduras, de regras e formulas. Tem uma grande habilidade para estabelecer distinções, separações, classificações, demarcações. Senso de análise e disciplina.

 PONTO PROBLEMATICO: A pessoa mesquinha. Desconfiada, pedante, arrogante, ignorante,egocêntrica, onipotencia da sua verdade,  e parcial na sua busca do “mais prático”. Mania de limpeza, excessivo desejo de segurança, mesquinhez movida pelo medo. Perdulário.

“Da constipação à avareza, passando pelo pedantismo, o espírito implicante e puritano, as pequenas manias, o gosto pelas coleções e classificações, o amor exclusivo da ordem, da exatidão, da limpeza. O “workaholic”

Não tem papas na língua, não vacila em falar francamente, mesmo quando isso prejudica seus interesses,é necessário desenvolver tato e delicadeza para expressar seus princípios , assim seus superiores reconhecerão seus talentos e suas habilidades.

Associado ao instinto de retenção, o traço desse caráter se traduz por diferentes atitudes, no plano financeiro - mesquinhez e avareza, desejo de acumular e conservar.

Um perfeccionismo enervante. Sarcástico, A desorganização pode ser evidente quando Saturno estiver em  Virgem na casa 12.

Pensamentos
PONTO FORTE: Capacidade de refletir antes de falar Atitude inteligente e crítica que leva em conta as possibilidades futuras e se orienta para resultados concretos, mesuráveis e verificáveis. Empático, considera importante o que o outro pensa, e sente, consegue pensar nos dois lados da moeda.

 O cientista. O erudito. Ânsia do conhecimento é o signo do intelecto. Erudição. Formação acadêmica em várias áreas.a inteligencia se expressa pela necessidade de medidas, de precisão, de tudo que temos falado.

Postura objetiva, pragmática, pé-na-terra, astuta, mas também flexível. A Inteligência e a vontade a serviço da  ciência, da lógica, criatividade...

 PONTO PROBLEMATICO: O pensador de mente estreita. Fanático pela segurança. Mente estreita e obcecada pelos detalhes. Um escravo da racionalidade; professa dogmaticamente a fé na ciência porque tem medo do inexplicável.

 Só acredita no que pode ser “provado”. Dispersão e impaciência. Desatenção, Impulsividade, negligência, orgulho e vaidade. Virgem valoriza as partes em prejuízo do todo. Influenciável – se impressionam com palavras eloqüentes, unidas como um colar de pérola.

Sentimentos
PONTO FORTE: A pessoa cautelosa. Humilde; Cuidadosa, reservada, quase pudica, casta e pura. Só se abre às coisas lentamente, depois de um exame crítico detalhado. Depois, e confiável, atenciosa, cuidadosa e muito disposta a ajudar. Afinidade com os animais.

PONTO PROBLEMÁTICO  A pessoa inibida, critica, fria e inibida. O amor e a capacidade de devoção são submetidos ao crivo da praticidade. Só se apaixona quando tudo “esta no lugar certo”. Tende a encontrar defeitos e ser reprimida, invejosa e amarga. Tende a ser hipócritas, mentirosa, sarcásticos, impertinentes, com uma língua ferina é impertinente e nervoso. Muitas vezes falham  no final e são severos demais em sua franqueza. são sensíveis à sugestão.

PROFISSÕES TÍPICAS: Os campos nos quais o trigo tem de ser criteriosamente separado da palha: crítico, metódico ou economista. Profissões nas quais o amor aos detalhes ocupa lugar de destaque: contador, organizador de textos, processador de dados; 

 mas também a medicina — em particular, a odontologia. Profissões que exigem uma mente prática (tecnologia. ofícios manuais ou habilidades manuais (de mecânico de precisão a massagista, artista, musico, cirurgião, acupunturistas, fisioterapeutas).

 Também professores, excelentes editores; especialistas e cientistas (da área de exatas e biológicas) dedicados, pesquisadores, mestres, doutores.

Tem inclinações para o jornalismo,  para a floricultura, a belas-artes, literatura, poesia e música, química, jornalismo, comunicação em geral, informática, farmácia, mídia, detetives, 

São pessoas que tem grande poder curativo nas mãos; que também grande habilidade manual. São muito virtuosos como instrumentistas, como artistas, como técnicos e são muito dedicados ao trabalho.

 São os melhores relojoeiros; São pessoas muito úteis dentro da administração pela capacidade de fazer com que as coisas se movimentem.

São os melhores secretários, os melhores assessores, porque eles tem tudo aquilo ordenado, minucioso, catalogado e dentro de uma ordem muito exata, e administram bem a arte de servir e de cuidar.

Estão presentes nos sindicatos, no mundo infinitamente pequeno, pesquisa em laboratórios: física atômica. No mundo dos insetos ,entomólogos, museus, criadores de abelhas.
No mundo das coleções, das bibliotecas.

  São  detetives, vendedores, químicos. Nutricionistas. Homeopata. Veterinário. Repórter, literatos, escritores, demagogos , políticos , ladrões. 

 São rotineiros e eles se enervam facilmente com toda aquela variedade, com toda aquela multiplicidade. Pode haver exceções se Virgem está na casa 12 ou Mercúrio em Peixes.

São pessoas que quando estudam, quando fazem variadas tarefas, e por isso se dispersam, porque cada uma daquelas particularidades  vai levar a ele outras possibilidades. Eles estão sempre perdendo a visão do conjunto.

Há uma tendência a agir com um sentido prático, realista, objetivo, mas ela var viver sempre com grandes sonhos e grandes imaginações no trato com os outros, mas nas coisas relacionadas com própria personalidade ela vai ser mais realista, mais objetiva e pratica. No que se refere aos outros vai ser mais sensível, mais fantasiosa, imaginativa.

Quando lemos uma descrição das influências que caracterizam um determinado signo solar, ou um determinado ascendente, temos o mau hábito de acreditar que todas as influências ali descritas deveriam bater totalmente conosco, mas tal muitas vezes não acontece.

As influências de nosso signo solar ou de nosso signo ascendente são limitadas. E para que possamos avaliar nossa personalidade em sua totalidade, deveríamos consultar as influências globais de nosso horóscopo.

A presença de mais de um planeta no signo em que nascemos muda radicalmente a interpretação desse signo em nossa vida.

A posição da Lua é que determina nosso comportamento emocional e nem sempre ela está em nosso signo solar (a possibilidade é de 1 em 12).

A posição de nosso Mercúrio é que vai determinar certas condições de inteligência, comunicação, aprendizagem, saúde e cultura, bem como o meio ambiente em que iremos desenvolver nossa primeira infância (anos importantes para nossa formação social).

A posição do nosso Marte irá determinar como reagimos, e como lutamos por nossos ideais.

A primeira casa astrológica e os planetas que nela se encontram são muito mais importantes para a descrição de nosso corpo físico que o nosso signo solar.


Daí a importância de considerarmos o horóscopo como todo, sem nos deixarmos influenciar por uma descrição qualquer que aborde apenas uma parte desses fatores.


EXÍLIO: Júpiter 
QUEDA: Vênus
 ELEMENTO: Terra

QUALIDADE: Mutável
CARACTERÍSTICA: frio e seco
 SEXO: Feminino
Animais: insetos - abelhas

TEMPERAMENTO:  Melancólico

SÍMBOLO:  o  símbolo é interpretado como análogo a uma runa da morte (correspondente à época da colheita).

Representação mítica iconográfica é da Virgem Mãe.

CORRELAÇÕES FÍSICAS: Os intestinos, o metabolismo, assimilação e eliminação dos detritos. O plexo solar.

ARQUÉTIPO: O ceifeiro, o artesão.

CORRELAÇÕES COM AS ESTAÇÕES: A época da colheita.
PALAVRA CHAVE: Discernimento, saúde, método, serviço, trabalho. Eu analiso.

SOMBRA: A pessoa prosaica, o pedante, o misantropo.

MOTIVAÇÃO: A alegria nos detalhes.
DEVER NA VIDA: Examinar criticamente todas as coisas quanto à sua utilidade e adequabilidade.

BUSCA: Pureza e saúde.
PERICO: Perfeccionismo.

EXEMPLOS: O mestre; o cientista crítico e sóbrio.
PRINCIPIO ORIENTADOR: Eu entendo as coisas literalmente. Ou: Eu examino.
TEMAS MITOLÓGICOS  Astreia, a Deusa da Justiça que saiu da Terra e transformou-se na constelação da Virgem. O mito de Deméter.
Este texto é resultado de uma pesquisa inspirada em vários mestres da astrologia, é uma compilação:
Dane Rudhyar, Liz Greene, Marcia Mattos, e outros.
Veja nos marcadores textos sobre Mercúrio, e sobre a criança de Virgem.

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a Fonte.

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2013/10/signo-de-virgem-resumo-palavras-chaves.html


Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:



Repassando à Chama Violeta da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...
Agora
Coloque a mão no seu coração e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Libera! Libera! Libera!
Esto livre para ser feliz! 
eu sou Luz!
Que seu coração ascenda a  Chama  da liberação e  do dharma;
Amem!
Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,
para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário