quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Perda da audição





50% dos jovens são expostos a um volume de som prejudicial, aponta OMS

Pesquisa revela que mais de um bilhão de pessoas correm o risco de perder a audição devido ao uso incorreto ou exagerado de áudio
17/04/2016 09:46h - Atualizado em 17/04/2016 09:52h

Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que cerca de 50% dos adolescentes e jovens são expostos a um volume de som prejudicial para a saúde, através do uso de aparelhos de áudio pessoais.

 Mais de um bilhão de adolescentes e jovens estão correndo o risco de perder a audição devido ao uso incorreto ou exagerado de dispositivos de áudio, tal como a exposição a lugares barulhentos demais ou a músicas reproduzidas por smartphones, tablets ou ipod em volume excedente.

A estudante Flávia Carvalho confessa que sempre escuta música em um volume alto nos fones de ouvido e acredita que as pessoas não se preocupam tanto com um possível problema de audição.

 “Às vezes, eu ouço música bem alta pelos fones de ouvido. Meu celular emite um aviso sobre isso, mas em geral, eu ignoro mesmo sabendo dos riscos. As pessoas não se preocupam tanto com um possível problema de audição como se preocupariam com um problema de visão, por exemplo”, pontua Flávia.


Já a universitária Anabela Riso relata que, na maioria das vezes em que vai a shows, volta para casa com sua audição prejudicada. “Toda vez em que saio para shows, volto parcialmente surda. Normalmente, passo dois dias ouvindo um chiado no pé do ouvido e isso sempre ocorre quando eu volto de alguma festa”, explica.

Por sua vez, o otorrinolaringologista Flávio Santos conta que o ouvido humano aguenta sons até 60 decibéis e que o fato dos adolescentes estarem com fones constantemente pode causar a perda da audição e despertar a predisposição a algumas doenças hereditárias.

“A exposição sonora diária começa causar perda de audição promovida pelo ruído. O ouvido humano suporta muito bem o som até 60 decibéis, que é o som da fala; acima de 80 decibéis já começa a ocorrer a degeneração no nervo auditivo. 

Os adolescentes ficam conversando com o amigo do lado e ao mesmo tempo com os fones escutando música sem parar, dormem com eles e esta exposição continuada, diária e por longos períodos vai determinar uma perda de audição no futuro, ou precocemente se ele tiver alguma doença genética que o predispõe a isso (se ele tiver na família histórico de diabetes, hipertensão, por exemplo)”, explica.

Flávio Santos recomenda que os jovens fiquem alertas a qualquer modificação na sua audição e que há um exercício que pode ajudar a protegê- -la. “Se você está sentindo um zumbido no ouvido (aquele barulhinho incômodo e anormal) ou com sensação de ouvido tapado, deve procurar imediatamente um otorrinolaringologista para avaliar a situação e descobrir o que está acontecendo.

 Uma vez que a audição foi deteriorada, não é possível reverter o que já foi perdido, o que se pode fazer é protegê-la para não danificá-la mais. Uma regra básica que passamos ao adolescente é: a cada duas horas que você usa os fones de ouvido, você deve ter uma hora de repouso sonoro, repouso auditivo”, descreve.


Fonte: Ioná Nunes - Jornal O DIA
Postado por Dharmadhannya 


Este texto está livre para divulgação, desde que seja mencionado a fonte:
Meus Blogs

http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512


Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.
Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário