sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programando o seu futuro agora.




Programando o seu futuro agora.

Nilda Scaff

É um conceito no ramo da terapia, que foi desenvolvido por médicos psiquiatras americanos.

 Ela utiliza métodos de recondicionamento cerebral, é uma espécie de ginástica mental, onde você aprende a mudar velhos conceitos de vida, fobias, vícios etc.., nos ajudando a enxergar os problemas de uma outra maneira, e principalmente, mudando as sensações que eles nos causam.

 Esse mé­todo mostra resultados rápidos e eficientes, com exercíci­os relativamente simples, onde qualquer pessoa pode rea­lizar. A PNL nos ensina que quem comanda nossos pensa­mentos somos nós mesmos, e que não somos somente re­sultado do acaso, somos fruto daquilo que aceitamos em nossa vida.

 Não podemos de forma alguma, esperar para sermos felizes no futuro, ou viver de lembranças passa­das; temos que viver felizes agora mesmo, todos os dias.

Quantas vezes em sua vida, ficou remoendo fatos desagradáveis e infelizes, que já haviam ocorrido há muito tempo? Revivendo esses fatos, você acredita que esteja fa­zendo alguma coisa boa com sua própria vida?

Temos sem­pre a livre escolha de nossos pensamentos, é o livre arbítrio, mas será que realmente sabemos o que fazer com ele? Nos­so cérebro é como um computador, fará sempre aquilo que lhe for programado, de uma forma ou cie outra.

 Ele não para nunca de trabalhar, por isso precisamos ter muito cuidado com quem programa nosso computador. Digo quem, porque muitas vezes, quando permitimos, são ou­tras pessoas que escolhem nossa vida.

Se você não resolver ser o seu próprio programador, outra pessoa o fará, seja influenciando-o a tomar alguma atitude, ou mesmo coman­dando através de palavras bruscas ou desanimadoras.

Temos que pensar também, em quantas vezes nós mesmos criamos programas desagradáveis ou destrutíveis, utilizando pensamentos pessimistas, limitadores ou mesmo preocupações a respeito do que seríamos capazes de fazer ou como enfrentar coisas que ainda nem aconteceram.

A PNL ajuda a desenvolver a memória, maximizar nossa confiança e utilizar nosso maravilhoso computador a nosso favor.

Como reconhecer o que o outro está dizendo

Muitas vezes, discutimos, cada um expondo suas alegações, achando que está certo, e as brigas aumentam e nunca há um vencedor, porque muitas vezes ambos têm suas razões, e a vida vai ficando cada vez mais difícil.

 Se­melhante atrai semelhante, se você fala a mesma língua de seu interpelador, você compreende o que ele está di­zendo, mas se você pensa que, porque estão falando o mesmo idioma, e consequentemente estão se entendendo, está enganado, porque para a neolinguística existem 3 tipos de pessoas: as auditivas, as sinestésicas, e as visuais.

 Para que uma discussão tenha uma conclusão satisfatória, é necessário que se reconheça com qual tipo delas estamos lidando. Para que consiga ser totalmente compreendido na exposição de suas ideias, você precisa reconhecer com qual tipo de diálogo seu interlocutor está se expressando.

Existem em PNL as submodalidades, ou seja, exis­tem diversos tipos de pessoas e comunicação.

As visuais lidam basicamente com imagens, se expressam verbalmen­te usando frases como:
"Você viu só aquilo que aconteceu com aquela pessoa?" ou ainda,
 "Olha aqui, estou falando com você". As auditivas se relacionam aos sons, expres­sando-se : "Escuta aqui, você não está ouvindo o que eu estou dizendo?" ou ainda,

"Ouça uma coisa, estamos dis­cutindo muito alto para o meu gosto!". As Sinestésicas são pessoas sensíveis, lidam principalmente com sentimentos, como por exemplo: "Você não gosta de mim" ou ainda,"não consigo manter a calma com você!"

Quando em nossa vida tivermos que encontrar al­guém e queremos que este alguém nos compreenda, pre­cisamos usar nosso cérebro e reconhecer primeiro com que tipo de pessoa estamos conversando; sem dúvida alguma, será muito mais fácil o entendimento, quando ambos esti­verem falando a mesma língua
.
Usando melhor seu potencial:
A grande maioria das pessoas não usa seu cérebro de maneira ativa, extraindo dele todo o potencial que é capaz de realizar, porém, aquilo que você é hoje, você programou ontem, assim como em um computador, que realiza as ta­refas para as quais foi programado.

 Da mesma forma que existe a possibilidade de reprogramar o computador, você também pode reprogramar seu cérebro, mas com uma cer­ta vantagem, você pensa, mas o computador não!

Existe em neolinguística, a modelagem; ela traba­lha com imagens, sons, e sentimentos para se alcançar as mudanças de comportamento que se fazem necessárias. Muitos tipos de comportamento requerem mudanças ra­dicais, e quanto mais rica for a modelagem, mais fáceis serão as transformações.

 Trabalhando principalmente na memória, a programação é feita através de mudanças de realidade daquela determinada coisa. Por exemplo: Se você é um consumidor voraz de chocolates e doces, usará essa mesma vontade para deixar de ser compulsivo, fazendo o seguinte exercício:

Feche seus olhos e imagine que está comendo um chocolate delicioso; imagine o gosto, imagine o barulho da embalagem se abrindo, coloque-o em sua boca, e nesse instante, imagine que ele está crescendo desordenadamente, está ficando cada vez maior e seu es­tômago está quase explodindo; sinta essa sensação desa­gradável, que lhe provoca náuseas.

Imagine o suco gástrico decompondo-o e visualize as gorduras que ele contém. Sua barriga continua cres­cendo, você sente um total desconforto, é simplesmente insuportável e você quer acabar com isso

de uma vez por todas, porém, para aumentar ainda mais essa sensação, imagine alguma comida que você sempre detestou, e coloque-a junto ao chocolate; procure sentir com bastante in­tensidade esse exercício. 

Pronto, você reprogramou seu cérebro para não mais ser compulsivo.
Esse tipo de exercício pode ser usado para qualquer hábito. 
Associando-se com algo desagradável, provoca em seu cérebro uma compreensão da mudança. 

O nosso cé­rebro entende muito bem, aquilo que nos dá, ou não, pra­zer, e as sensações a respeito de qualquer coisa são sempre proporcionadas por uma programação anterior àquela mesma coisa.

 Por exemplo: em várias tribos africanas, usa- se comer formigas; é para eles simplesmente um verdadei­ro banquete, mas para nós, com certeza não seria, porque não estamos programados para gostar de comer formi­gas. Mude aquilo que não gosta em você mesmo, seja seu próprio programador.

Existem ainda outras técnicas de programação cere­bral, utilizando a imagem que você quer mudar, criando uma nova realidade. Fechando seus olhos imagine a situ­ação que quer mudar, no princípio, bem colorida, preen­chendo todo o seu pensamento;

 aos poucos, vá diminuin­do a intensidade das cores, vá apagando até sumir com­pletamente, crie então uma nova imagem que irá substi­tuir a velha; vá colorindo-a aos poucos, aumente a inten­sidade das cores, e procure sentir essa nova realidade, porque ela agora faz parte de você.

O cérebro tem ainda uma memória coletiva, ou seja, os sentimentos de medo com relação ao fogo, por exem­plo, existem sempre em qualquer pessoa normal; 

experi­ências desagradáveis nos proporcionam uma sensação que no futuro irá nos proteger; uma vez colocando sua mão dentro de um formigueiro, seu cérebro já aprendeu que não é de forma alguma nada agradável, e você provavel­mente não o fará outras vezes.

A capacidade do cérebro de reter informações é imen­sa porém, a grande maioria das pessoas, parece gostar de colocar as mão no formigueiro, deixando cie utilizar lem­branças agradáveis, e ao invés disso, fica constantemente remoendo antigas tristezas.

 Para começar a mudar de ver­dade, é preciso querer, treinar muito, é como se você fosse um atleta que irá participar de uma olimpíada. Com boa vontade, as transformações acontecem e são definitivas.

Um outro exercício que tem se demonstrado real­mente muito eficiente, é o Swish (desejar como num passe de mágica) que consiste em imaginar a situação que se deseja mudar, em uma tela como de cinema.

Identifique o que você faz antes de realizar esse ato, veja o que estaria associado, agora crie uma Segunda imagem no canto in­ferior direito da mesma tela; a pequena imagem então, deverá crescer e ficar luminosa até que cubra a primeira que irá diminuindo de tamanho e ficando mais escura.

 Isso tudo deverá ser feito tão rapidamente, como se pronuncia a palavra "SWISH". Agora, limpe completamente a tela e repita o mesmo procedimento por mais 5 vezes. Faça um teste, a imagem daquilo que você queria mudar, será completamente obscura e perceba mudanças em seu comportamento.

Para se modificar qualquer realidade, deve-se, antes de mais nada, fornecer ao cérebro o maior numero possí­vel de elementos desagradáveis em associação ao deter­minado fato; dessa maneira, você cria a verdadeira von­tade de mudar, e de posse dela, nada conseguirá detê-lo, uma vez mais, depende somente de você.

Melhorando a memória e a criatividade
Nosso cérebro é composto de milhões de células cha­madas neurônios. Como qualquer outra parte do nosso corpo, ele precisa de exercícios e de descanso. Podemos melhorar seu desempenho, fazendo com que ele pense muito e raciocine.

 Para a memória, podemos usar um sistema de associações; quando conhecemos alguém, por exemplo, nunca mais esqueceremos seu nome se o asso­ciarmos a alguma coisa, seja ela engraçada, ou ainda, que faça parte de nosso cotidiano; podemos também, usar o movimento de nossos olhos, como um veículo do pro­cesso de melhoria da memória.

Quando você move seus olhos para cima e ao mesmo tempo para o lado direito, você ativa com seu globo ocular, substâncias que agem diretamente no seu cérebro. Essas substâncias exercitam o lado referente à memória.

 Porém, o processo de associ­ação funciona melhor ainda. Vamos a um exemplo. Su­ponhamos que você tem que decorar um número bem grande:

1357911131517
leve o tempo que julgar necessário
Depois tente escrevê-lo sem olhar.

 Você poderá agrupá-lo
135
791
113
1517
ou ainda,
1357
9111
e assim por diante,
porém, se você usa um processo correto de associa­ção, você não conseguirá esquecê-lo jamais, mesmo que quiser.
1
1+2=3
3+2=5
5+2=7
7+2=9
9+2=11
11+2=13
13+2=15
15+2=17
Somando-se 2 a cada resultado, você conseguirá che­gar ao número correto, sem esquecê-lo.

O processo de associação não é difícil, e se praticado torna-se cada vez mais natural.

Esse sistema de associação pode ser usado em qual­quer situação de nossa vida. Se você é uma pessoa visual, utilize um tipo de associação através de imagens, é por exemplo:

 aquele aluno que para lembrar da matéria em uma prova, tem que escrevê-la. Se for um auditivo, ele se recordará das palavras ditas pelo professor, em sala de aula. Se for um sinestésico, ele irá associar uma sensação a respeito do fato.

A criatividade do nosso cérebro á infinita, ele pode qualquer coisa, não existem barreiras; devemos apenas nos libertar de nossos próprios conflitos, de nossas próprias limitações.

 A capacidade de criar, levou aos homens o mundo como ele é hoje, sem fronteiras, através da rede mundial de computadores, pela televisão, telefone, avião, carros etc..

Quando se expande a capacidade cerebral, tudo é possível. Há muitos anos atrás, ninguém podería imaginar que o homem algum dia, chegasse até a lua.

 Essa vontade aconteceu primeiro, na grandiosa imaginação de homens audaciosos; procure você também, cultivar pensamentos de grandeza, desenvolva sua criatividade, ouse.

Para ajudar nosso cérebro no setor da criatividade, você poderá utilizar o recurso do movimento de seus olhos; desta vez, olhe para cima e para a esquerda ao mesmo tempo; desta maneira, você ativa com seu globo ocular, substâncias que contribui em para que o seu cérebro tenha mais imaginação.

Use seu computador pessoal a seu favor; não crie mais limitações, mas sim, metas. Comece fazendo uma lista de tudo aquilo que você quer em sua vida; descubra o que realmente você quer.

 Muitas pessoas não sabem, na ver­dade, o que elas realmente desejam. Pode parecer loucura, mas quando se faz esse tipo de pergunta, as respostas costumam ser evasivas; elas dizem: - Quero ser feliz! Que­ro ser rico! Quero Ter saúde...;

 as respostas são muito ge­néricas, porque na verdade, elas não sabem responder o que seria preciso, para que elas obtivessem tudo isso; elas não sabem sonhar, imaginar, não possuem metas definidas, e assim, o tempo se arrasta e nada de concreto e positivo é realizado.

 Comece a pensar em tudo aquilo que o faria realmente feliz, pense bem grande, faça uma lista e procure lê-la todos os dias. Agindo dessa maneira, você começará a dar mais dados para seu computador, e ele criará mais condições cie você perceber as oportunidades.

Procure também, olhar sempre para cima, porque quando você faz isso, novamente seu globo ocular libera substâncias que mandam ao seu cérebro a informação de bem estar e felicidade. Quando uma pessoa fica triste, ela imediatamente baixa seus olhos, e acabam ficando mais tristes ainda.

O movimento dos seus olhos poderá ser útil também, para descobrir quando o seu interlocutor está sendo sincero ou não, pois, para criar alguma coisa, ele estará, insistentemente, olhando para cima, para o lado esquerdo, portanto, pode estar mentindo, ou se olhar para cima e para a direita, estará sendo honesto, pois aí é o setor das lembranças.

Muitas ocasiões nos sentimos profundamente desconfortáveis na presença de uma determinada pessoa. Ela nos afeta de uma maneira tão marcante, que se torna quase impossível sentirmos qualquer coisa positiva a seu respeito.

 Ela pode ser um chefe nosso, um ex-marido ou uma ex espo­sa, um empregado, um conhecido que frequenta nosso grupo social, um professor, ou até mesmo, um filho que não nos da­mos muito bem.
Não importa, nós podemos até gostar dessa pessoa, mas mesmo assim, isso não impede que ela nos inco­mode de alguma forma.

 Existem também situações que pas­samos em nossa vida, pode ser uma cidade, uma rua, qual­quer coisa que nos recorde algo triste ou desagradável que nos aconteceu, essas lembranças também causam desconforto.

As sensações que temos, quando encontramos pesso­as ou até mesmo situações desgastantes, podem ser altera­das. A maneira como nos sentimos a respeito de alguém ou alguma coisa, pode mudar de padrão em nosso cérebro; temos a possibilidade de fazer uma nova programação.

Um exercício para mudar nosso padrão de sentimen­tos com pessoas, é imaginar que estamos em uma sala de cinema, e o filme que está passando tem você e a pessoa em questão;

você deverá imaginar que esta pessoa está encolhendo de tamanho e ficando cada vez mais peque­na, além disso, deverá também, imaginar que ela está se tornando um bebê desamparado, que chora muito e que
depende de você; procure interpretar realisticamente, sen­tindo compaixão, ilumine bem essa imagem, e pronto.

Você deve estar achando muito simples, e na verda­de, é mesmo. Seu cérebro entendeu a nova programação, e quando você encontrar-se novamente com essa pessoa, poderá verificar.

 Se achar necessário, repita mais uma vez o exercício, com o máximo de intensidade possível.

Para lugares ou situações, você deverá realizar o exercício da seguinte maneira: imaginar a situação numa tela, começar a escurecer aos poucos, até torná-la total­mente negra;

 depois, vá colorindo a situação em questão, e faça como se fosse um cartoon infantil; não é mais um filme, mas, um desenho animado e bem divertido. Colo­que muitas flores, pássaros e se conseguir, uma música ridicularizando ao máximo. Este exercício pode ser usado até mesmo em situações que você considera pesadas.

Esses elementos fazem com que seu cérebro mude os padrões de sentimentos com relação ao assunto.

Copiando modelos
Você já reparou como as pessoas de sucesso sempre acabam sendo copiadas? Porque no fundo, as pessoas gos­tariam de ser como elas. Siga um modelo que você admi­re, e copie; isso mesmo, copie.

 Observe como se compor­tam as pessoas de sucesso, como eles se vestem, a maneira deles falarem, copie. Observe também, outras pessoas que você admira de alguma forma, procure copiar tudo aqui­lo que elas tiverem de bom;

pode ser alguém que você con­sidera muito mais inteligente do que você, copie; alguém mais bonito, mais rico, copie. Perceba como esta pessoa sorri, como fala, e procure aprender alguma coisa com essa observação. Isso é copiar modelo de comportamento.

 Não estou querendo dizer aqui, que você não tenha sua própria identidade. Estou apenas, mostrando que você pode mudar coisas ruins e modelar um novo você mesmo.

Quando se decide pela mudança, você tende a diminuir sua ansiedade, que o torna limitado. Você deverá ser flexí­vel, utilizando somente aquilo que lhe for mais conveni­ente.

 Crie o seu ideal, procure formar um padrão claro e preciso, fornecendo ao seu cérebro o maior número de in­formações possível, e deixe a criatividade agir solta.

 É muito bom ter várias metas; tenha disciplina e nunca du­vide, mesmo que pareça impossível, pois pode ter certeza de que as grandes descobertas pareciam muito difíceis, num primeiro momento, mas se realizaram.

Criando as mudanças
Chegou o momento das grandes transformações. Você não tem mais como voltar atrás, porque você sabe que está começando a se conhecer melhor e vislumbrando os cami­nhos a seguir, e o instante exato para que suas mudanças aconteçam, não é amanhã ou em outro dia qualquer, é hoje, agora mesmo.

Se você leu este texto até aqui, já pôde notar que existem muitos elementos que instigam a vontade; cla­ro, que tudo vai depender exclusivamente da sua disposi­ção para efetuar mudanças.

 Quando começamos a com­preender melhor, aparece cm princípio o desejo, que é como se uma luz se acendesse em nosso interior e depois, cria-se uma vontade tão grande de que as coisas comecem a se transformar, que não há como regressar ao antigo modo limitativo de enxergar o mundo.

 Você pode tudo, tudo mes­mo, ninguém mais nesse mundo será capaz de atrapalhar o seu caminho, você não permitirá.

Você é o único dono do seu destino e das mudanças que se fazem necessárias; sua vontade de criar uma nova vida, já passou do estágio embrionário e começam a sur­gir os primeiros frutos desse novo ser.

 Você já percebeu que não é melhor nem pior do que ninguém, e se algum dia admirou alguém, por qualquer que fosse o motivo, você é tão inteligente e capaz quanto o outro.

Essa vontade de se conhecer melhor, tende a crescer dia-a-dia, e irá conduzi-lo cada vez mais, para estágios avançados de sabedoria interior, porque você finalmente se deu a chance de penetrar nesse universo maravilhoso, que é você mesmo e, testou sua própria capacidade de criar as mudanças.

A PNL acredita que seu cérebro é seu computador pessoal, e que você é o seu próprio progra­mador, além disso, o cérebro é o único computador que possui criatividade c funciona bem ou mal, dependendo somente da sua vontade.

A PNL ensina uma nova maneira cie viver e de se relacionar. Toda pessoa possui recursos internos fabulo­sos, que necessitam ser ativados; não acredito que existam pessoas burras, mas sim, mal dirigidas e mal ensinadas.

 O propósito é sempre de se extrair o melhor, nunca se auto sabotar, achando que já está vencido, mesmo antes de ter começado; você está no comando cia programação cie seu computador, e é preciso que você comece a controlá-lo melhor, e mudar seu destino, eliminando medos e fobias, rompendo com os padrões limitados de pensamentos.

 E preciso criar sempre, muita motivação e isso, só depende de você. Penetrar nesse fabuloso mundo da informática individual, conduzindo sua programação para as áreas mais lucrativas cie seu cérebro, buscando maximizar sua eficiência e usufruindo cie seus lucros.

Uma história interessante
Certa vez, um homem profundamente infeliz, ou­viu falar de um sábio que ajudava as pessoas a resolverem todos os seus problemas, e foi procurá-lo. Ele vivia no topo de uma montanha muito alta e de difícil acesso.

Depois de muito esforço, o homem finalmente avistou o tal sábio e falou: - Por favor senhor sábio, o senhor precisa me aju­dar, eu estou muito infeliz e desesperado.

E o sábio respondeu:
-                     Tenho sede.
E novamente o homem falou:
-                     Mas eu vim até aqui, e o senhor tem que me ajudar!
E o sábio respondeu novamente:
-                     Tenho sede.
E o homem insistiu:
-                     O senhor tem que me ajudar!

E o sábio, mais uma vez falou:
-                     Tenho sede.
E o homem finalmente disse:
-                     Está bem, o que o senhor quer que eu faça?

E o sábio falou:
-                     Quero que o senhor me leve até aquele poço de água ali mais adiante, amarre uma corda em torno da minha cintura e me desça até embaixo, para que eu possa beber água.

E o homem assentiu, fez tudo o que o sábio havia pedido. Porém, passaram-se duas horas e o homem já não aguentava mais segurar o sábio; decidiu então, chegar próximo ao poço e falou:

-                     Senhor sábio, não acha que já bebeu bastante água?
E lá de baixo o sábio respondeu:
-                     Pode me puxar, eu já estou satisfeito!

Então o homem começou a puxar, mas o sábio apesar ' de pequeno e franzino, estava pesado demais; o homem pôde observar que o sábio estava segurando uma pedra enorme, isso deixou o homem furioso, e ele retrucou:

-                     Mas seu sábio, eu estou aqui fazendo a maior for­ça, para trazê-lo para cima e estou vendo que o senhor está segurando essa pedra enorme!
E o sábio largou a pedra, facilitando assim o traba­lho do homem. Quando o sábio saiu finalmente do poço, o homem falou:
-                     E agora que o senhor já matou a sua sede, será que pode me ajudar com meus problemas?

E o sábio respondeu:
É muito simples, LARGUE A PEDRA!!!!

Isso mesmo, comece desde já, a largar essa pedra que faz com que sua vida fique pesada e difícil. Você é o comandante supremo de sua vida, é você quem determina o que deve, ou não, fazer ou sentir, e o que lhe é mais conveniente ter como hábitos.


 Não permita que outras pessoas programem seu cérebro e seus valores de vida; somente você mesmo é capaz de transformar seus senti­mentos de forma efetiva, sendo o condutor de seu veículo, que c o seu corpo, e cuidando de seu motor, que é o seu cérebro.

Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:



Repassando à Chama  Violeta da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...
Agora
Coloque a mão no seu coração e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que seu coração ascenda a  Chama  da liberação e  do dharma;
Amem!


Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,
para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário