domingo, 1 de maio de 2016

EXERCÍCIO DE LIMPEZA KÁRMICA:





Meditação  do Dharma de Buda

Entendimento - Primeiros passos        
Reflita sobre seus amigos e inimigos, compreendendo que os inimigos podem converter-se em uma bênção, na medi­da em que sua oposição levou-o a descobrir novos caminhos e potencialidades que você desconhecia em si mesmo.

 Eles con­tribuíram para o seu crescimento e deram-lhe a oportunidade de aprender o perdão e a generosidade. Por outro lado, os amigos, com frequência, podem transformam-se em obstáculos ao nosso crescimento, induzindo-nos à autoindulgência, ao ape­go, ao imitacionismo e à estagnação do comodismo.

Ao refle­tir sobre isso, você poderá perceber muitos dos mecanismos que retardam o crescimento do indivíduo e da humanidade. Nossos inimigos são os fiscais de nosso crescimento.

São eles os promotores de muitas de nossas crises, e as crises nos obri­gam a desenvolver nossas capacidades, a descobrir mais a nos­so próprio respeito...

 Jesus nos convidava a amar aos nossos inimigos... e também a amar ao nosso próximo, ao nosso ir­mão, como a nós mesmos. Isso é imparcialidade, é equanimidade.

Ele não nos convidou à indiferença irresponsável, que é a capa para a covardia e arrogância.

O Mestre dos Mestres nos convidou ao Amor: tanto pelos amigos como pelos inimigos, bem como por nós mesmos.

 Se quisermos seguir os Seus passos, precisaremos compreender profundamente essa equanimidade e treinarmo-nos a senti-la a cada instante de nossa existência.

(Contemple a humanidade como um todo. Contemple-a com os olhos de uma mãe ou um pai amoroso que observa os filhos, desejando profundamente seu bem-estar.

Observe com os Olhos de um Buda, da divina Presença Interior.
 Faça isso diariamente, e desenvolverá em seu interior a benevolência e amizade.
Assim, entramos no estado da Graça da Bênção.

Olhe para os desafortunados, os infelizes e os miseráveis com olhos de uma mãe testemunhando o sofrimento de seus queridos. Seu coração conhecerá assim a compaixão, e esse sentimento será quase intolerável no início, pois é profundamente perturbador.

Mas isso o conduzirá à consciência da necessidade do serviço amoroso e desprendido ao próximo.

Você sentirá a necessidade de servir, e essa necessidade abrirá finalmente sua consciência para a percepção da grande unicidade e interdependência de toda a espécie humana.

 Ela irá conduzi-lo além dos estreitos limites do egoísmo e talvez um dia, você possa dizer co­mo o Cristo: "Eu vim para servir e não para ser servido."
 
Volte agora sua mente para outros seres humanos que se encontram confusos e aprisionados em atos e condições maléficas, bem como para todos aqueles que estão em processo de purificação kármica, restaurando o equilíbrio que seus impul­sos egóicos haviam rompido.

Visualize esse universo de seres que sofrem expandindo-se, expandindo-se, até desaparecer no Grande Vazio. Permaneça nesse Grande Vazio, que é Silêncio e Paz.

No vazio não há apego, inveja, medo, desconfiança, raiva, injustiça... é lá que expandimos a consciência

 Absorva o supremo bem-estar que esse estado de Silêncio o Paz, esse Grande Vazio, lhe oferece. Ao regressar desse grande e Abençoado Vazio, traga com você esse bem-estar, esse conforto, essa alegria proporcionada pela Paz e Plenitude do Ser, em seu estado de Grande Vazio.

 Você conquistará as­sim um estado mental conhecido como alegria compassionada por todos os seres, tornando-se capaz de alegrar-se com a feli­cidade de outros, inclusive com a de seus inimigos.

Irradie agora essa alegria e deseje ardentemente a felici­dade e bem-estar de todos os que lhe ofenderam ou causaram mágoa no passado. Estenda ainda mais essa alegria a toda a infinidade de seres sensíveis e imagine-os jubilantes e felizes.

Essa meditação baseia-se na tradição budista e tem por objetivo a geração de energias de Boa-Vontade, ou seja, a substância de Amor Compassivo e Amor-Sabedoria.



GERAÇÃO DE BODHICHITTA COM FUNDO MUSICAL (que estimule o centro cardíaco)
Envolva cada ser individualmente, com amor, e estenda esse sentimento para incluir toda a humanidade por igual. As­pire ao bem-estar e à libertação de todos os seres.

 Visualize Iodos os seres como se fossem seus pais, incluindo, nessa vi­sualização, também os animais e as divindades ou santos de seu conhecimento.

Sinta como essa energia-amor é gerada pe­lo centro cardíaco, de onde emana, como uma estrela fulgu­rante e cristalina, essa Luz-Amor, a partir de um ponto bri­lhante na coluna (entre a sexta e sétima vértebras cervicais), espiralando para a frente, passando pelo coração e abrindo-se em irradiância fora de seu peito.

Solte as imagens agora e mergulhe nessa pura luz cristali­na emitida pelo seu coração, fundindo-se com ela e expandin­do progressivamente, até encher todo o espaço.

Regresse lentamente, tomando consciência de seu corpo físico em sua totalidade antes de abrir os olhos. Não tenha pressa; faça-o com consciência, ocupando conscientemente to­da a sua matéria física antes de abrir os olhos.



Preparação para a meditação
Como preparação, faça uma lista de quatro categorias de sentimentos e opiniões que você já sentiu por outras pessoas:
1.                  Enumere as características que você amou nas pessoas e o que fez com que você se sentisse atraído por elas. Enumere também seus nomes e o que eles lhe sugeriam.
2.                  Faça o mesmo com os nomes e pessoas por quem sentiu re­pulsa ou ódio.
3.                  Enumere as características das pessoas que você julga esta­rem em melhor situação do que você e o que seus nomes lhe sugerem.
4.                  Enumere os nomes e características de pessoas que você jul­ga estarem em situação pior do que a sua (seja mental, eco­nômica ou socialmente).

Compreenda que o estado de consciência ideal do indiví­duo na Senda Espiritual é o de equanimidade.

 Cada retração ou repulsão expressa uma carga emotiva em seu corpo e representa uma separação de sua Presença Divina, uma divisão de seu poder e energia, ou seja, um julgamento. Os julga­mentos são bloqueios da energia pura e incondicional do cen­tro cardíaco.

Coração Fechado, não se abre para ser amado.

Esse processo dirige-se à mente concreta, provendo uma compreensão sobre a natureza das emoções e opiniões fortes o sobre o que é verdadeiramente a força do amor. O ser hu­mano está constantemente recebendo impressões energéticas de seu meio-ambiente através de seus filtros de preconceitos.

Ao mesmo tempo, está projetando no meio e nos outros suas impressões e conteúdo internos, também filtrados e qualifica­dos por meio de seus preconceitos.

Quando você julga, discrimina, você se isola e proteja seu isolamento em suas relações e por isso está isolada.

 O homem está sempre tin­gindo, com o colorido de suas impressões e conceitos, tudo o que vê ou sente, ou seja, está constantemente qualificando to­da a substância que passa por ele, segundo sua índole e dispo­sição interior.

O uso consciente desse poder de qualificar seus pensa­mentos por meio de seus sentimentos e vontade conscientes converte-se, na medida de seu grau de consciência, na capaci­dade de abençoar, elevar e transmutar a qualidade da vida que n rodeia.

 Essa bênção, ou maldição, conforme seja o caso, é uma substância que adere à matéria já densa do planeta. Cada indivíduo é responsável pelo que faz à substância planetária: se a polui ou purifica.

Mesmo as intenções não transformadas em ação concreta qualificam para melhor ou pior essa subs­tância que fica aderida, não somente à substância planetária, mas â própria aura do indivíduo.

 Por isso Jesus disse: "Quan­do pensardes em pecar, já pecastes."
Quando essa substância do pensamento-emoção é qualifi­cada com imparcialidade e benevolência, possui o mesmo po­der que tem a luz sobre a obscuridade.

 Os budistas desenvol­veram processos meditativos para dirigir sistematicamente a dissolução da substância mal-qualificada e, a seguir, redirecionar essa substância para o bem da humanidade: a compreen­são converte-se assim em sabedoria, e a emoção converte-se em amor.

A geração de Bodhichitta é criada pela compreensão de uma atitude de sabedoria búdica e compaixão por todos os se­res viventes.



Meditação (com fundo musical sóbrio, de preferência mantra budistas ou tibetanos)

Deitem-se todos em círculo, com os pés voltados para o centro. Regresse lentamente, em sua memória, desde o mo­mento presente até os primeiros instantes de sua vida, fazendo pausas de quando em quando para fixar melhor todas as pes­soas com quem você teve dificuldades, atração ou repulsão.

 Exerça um forte controle sobre sua mente, para não ser des­viado por emoções associativas, e intensifique o seu poder de visualização.
 Se possível, conscienti­ze-se da qualidade da energia de seus pais nesse momento e de suas próprias emoções.

Regresse novamente, lentamente, desde o seu nascimen­to até o presente, fazendo pausas para registrar melhor cada situação alegre ou triste, feliz ou infeliz de sua vida.

 Adote uma atitude de imparcialidade - de Amor Real - e imprima a todas essas situações, agradáveis e desagradáveis, a qualifica­ção do Amor Imparcial.

 Faça com que cada célula de seu cor­po receba esse amor e compreensão. Impregne toda a sua vi­da, do nascimento até o presente, desse sentir requalificado do Amor Imparcial, o Amor Equânime que sente profundamente, compreende profundamente, ama profundamente.


Requalifique as suas reações ante cada uma dessas ocorrências desagra­dáveis, imaginado uma atitude positiva - que você está to­mando - frente àquela experiência difícil.




Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/ 

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://luzdosanjoedoselohim.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
https://plus.google.com/u/0/communities/111702837947313549512
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
e-mail: dharmadhannya@gmail.com



Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder 
 e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos,
 querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados - Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,  para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação
 dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário