segunda-feira, 7 de março de 2016

Sagrada Respiração




 A Transmissão das Chamas
e o uso da Sagrada Respiração
pelo Mestre Ascenso El Morya, Kuthumi e Maha Chohan
Ponte para a Liberdade - Março 1990

Dedicatória
Este texto é dedicado, com profundo Amor e Reverência, ao nosso Bem-Amado Mestre ou Preceptor Maha Chohan, levando-lhe nossa gratidão pelo seu trabalho secular para a vida.

Seu estímulo nos motivou a introduzir o ensinamento da Transmissão das Chamas para expandir, aqui na Terra, as potentes energias irradiadas dos Santuários dos Mestres Ascensionados. Graças ao Seu conselho e Sua orientação, este ensinamento desenvolveu-se em boas condições.

Do ser Cósmico de Maha Chohan é originada a respiração que anima cada homem sobre a Terra.

Para aqueles que quiserem contribuir com o uso adequado de sua respiração e,
consequentemente, dedicá-la ao Serviço a Deus (O único verdadeiro serviço de um homem é aquele dedicado a Deus), estas páginas serão de grande proveito.
El Morya


Introdução
Amado Leitor!
A idéia de convidar os discípulos interessados a encontrar a senda que conduz aos templos da sabedoria dos Mestres Ascensos, veio do Bem-Amado Mestre El Morya. Para maior expansão desta benção à humanidade na Terra, o Bem-Amado Maha Cohan concebeu o seguinte plano: 

Os discípulos deveriam reunir-se ritmicamente, isto é, sempre que a potente irradiação começasse novamente a movimentar a vibração de determinado Santuário e, passo a passo, esses discípulos tornar-se-iam colaboradores da "Grande Fraternidade Branca". Esta comparece aos campos de trabalho em horas preestabelecidas e com profundo amor abençoa a humanidade.

A Respiração Qualificada é Vida!

Muitas vezes o homem demonstra grande interesse por conhecimentos espirituais mais profundos e isso quase sempre acontece quando se sente oprimido pela má sorte. Ele procura então por diversos meios para encontrar alívio para suas contrariedades...e esse anelo é louvável.

Quando o homem espontaneamente se oferece para contribuir com o dom de sua vida e com isso concorre para um desenvolvimento espiritual mais amplo, atingindo todo o sistema planetário, se torna uma parte integrante da vivente respiração da Corporização Cósmica, uma "Presença Protetora"

Vossa respiração qualificada é vida. Revestida com a substância de vossa consciência a respiração é sugada por vosso corpo e novamente exalada, impregnando toda a humanidade - e o resultado será bom ou mal - de acordo com o correspondente estado de vossa consciência.

Uma emanação de vida que ainda não tem controle de suas energias qualifica diariamente a sua respiração de acordo com seus caprichos e esquisitices.

Porém no momento em que ela se voltar para seu interior, entregando-se à meditação, aos apelos e agradecimentos em louvor a Deus, colocará a sua vida qualificada no prato positivo da balança. 

Ao contrário, nas horas em que ela se encontrar perturbada ou agitada, lutando nas trevas do mundo das aparências, com a característica dos dissonantes abusos da vida, neste estado, automaticamente, ele contribuirá para a manutenção das imperfeitas criações do reino astral.

Quem, em, princípio, solicitou um dom através da respiração, a este será dada a puríssima vida que flui pelas narinas e penetra no corpo da consciência para ser transformada e qualificada.
Todas as vezes que sustentais a respiração, flui em vosso corpo inteiro o colorido da vida.

Quando exalais, essa acumulada respiração torna-se uma ponte feita da verdadeira energia que se uniu ao ponto culminante de vossa consciência, aquela que realmente existe em vós.

Insisto em dizer como é importante e torno a recomendar que deveis qualificar as respirações em vossos lares e em vossos ambientes social e de trabalho.

A Transmissão das Chamas realiza-se por meio da respiração: O discípulo esperto apreende a dar valor a respiração rítmica e profunda.

Na participação consciente com a respiração do Mestre no pensar, sentir e ritmar realiza-se a fusão da Consciência Divina com a humana.

O MAHA CHOHAN

A TRANSMISSÃO DAS CHAMAS



Vamos examinar o coração de um corpo, o seu movimento ou a sua atividade. De um dos lados do coração, encontra-se a aurícula, palavra derivada do grego, que significa Oráculo: recepção central. Do outro lado achas-se o ventrículo e significa: sangue vital e energia correm pelo corpo todo. Vede portanto como a atividade dual do coração pode tornar-se uma só.

Desejo que compreendais o seguinte: podeis usar em vossos quatro corpos inferiores uma imensurável potência, se souberdes aproveitar e dominar conscientemente a vossa respiração.

Eu vos digo: Se dominardes a respiração, podereis atrair ao vosso coração a substância de vosso corpos emocional, mental, etérico e físico e purificá-las no centro do coração. E na expansão dessas Chamas (pela exalação de vossa respiração) podereis carregar, conscientemente, cada um dos quatro corpos inferiores com as Divinas Qualidades e valores que jazem no Coração do Fogo Sagrado.

Na inalação das Chamas dos Santuários segue-se o mesmo sistema. Em vosso coração, acha-se a Divina Imorredoura Chama Trina.

Portanto, em vosso coração existe a potência ou força latente da chispa de cada Virtude Divina, de Todos os Santuários, de todos os Astros do Espaço                                                                               Cósmico,
inclusive a Força da Ressurreição.

Possui o vosso coração menos potência de ressurreição do que a semente de um narciso ou de uma aparente adormecida semente de trigo?
Quando vos unis conscientemente com a total reserva de Forças Cósmicas da chama da Ressurreição, vós inalais na Chama de vosso coração e depois expandis esta Ressurreição, através de vossos 4 corpos inferiores. Isto vos dará um antegozo da Vida Eterna.


EM MORYA
EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS
]
O Santo Ser Crístico de cada pessoa é Puro, Perfeito e Divino. Vossa individualizada Presença é Pura, Perfeita e Divina. E toda a acumulada reserva que, há eons, usastes e aplicastes, construtivamente, e que está armazenada em vosso corpo causal, é igualmente Pura, Perfeita e Divina. Quando nos apresentamos aos não ascensionados, àqueles que querem sentar-se aos pés do Mestres, devemos em primeiro lugar, ocupar-nos com a alma e com as várias camadas que a envolvem.

Estas camadas que não deixam passar a luz são as causas que, durante certo tempo, restringem a irradiação da Luz da Presença, impedindo vossa liberdade financeira, vossa completa saúde, beleza e eterna juventude e todas as grandes forças criativas e liberdades divinas cujo uso tanto almejais e que são vossa natural herança.

No mínimo, já podeis compreender que, na Câmara Secreta de vosso coração, foi erigido o Foco de Luz de vossa Presença. Esse foco é a Divina Imorredoura Chama Trina, inteligência com a qual pensais e força motriz com a qual vos moveis. É a única fração em vós que é eterna, vosso corpo ascensionado, quando então sereis Deus-livre.

Porém gostaria, Meus bem-amados, que meditásseis sobre a Chama que jaz em vossos corações. Nas pessoas adormecidas espiritualmente, ela se encontra no "vácuo da célula" em dimensão bastante reduzida. Todavia, nos discípulos já desenvolvidos, ela começa a expandir-se.

 É desejo da Grande Fraternidade Branca, principalmente dos Irmãos do Mantos Dourados, os Mestres do Segundo Raio, Sabedoria ou Iluminação, instruir os discípulos e os estudiosos neófitos, ensinando- lhes como expandir a Chama como aplicá-la para liberar as energias dos corpos inferiores.

 Também é desejo do Bem-Amado Maha Chohan, que Eu vos apresente alguns exercícios respiratórios, o que faço com grande prazer. Estes vos ajudarão muitíssimo em vosso progresso espiritual, desde que os use diária e diligentemente.

Meus bem-amados, para principiar, é mais fácil tratar apenas de um dos quatro corpos inferiores, isto é, extrair dele as substâncias impuras e atraí-la ao coração, onde passará pelo processo purificador da Chama Trina, e depois expirar ou exalar a substância já purificada. 

Não seria possível aos principiantes extrair a substancia de todos os 4 corpos inferiores de uma só vez, manter a respiração, expandi-la e projetá-la e, ao mesmo tempo, manter a visualização de determinado pensamento em imperturbável serenidade.

Começaremos pelo corpo emocional, que é o que possui maior alcance e tamanho: inalai a substancia impura deste corpo, mantende-a firme na Chama Transmissora, que jaz em vosso coração, enquanto suspendei a respiração; na exalação, convidai a purificada substancia a voltar ao corpo emocional e enviai-a, tanto quanto vossa respiração possa sustentar, aos corpos sentimentais de toda a humanidade, tempo esse em que permanecerá sem respirar.

Procedei da mesma forma, quando tratardes dos outros 3 corpos, um de cada vez.

Se diariamente praticardes, com toda a fidelidade, este exercício, dedicando-lhe alguns minutos, então, pouco a pouco, conseguireis tratar dois corpos de uma vez e depois três e quatro. Com a experiência cresce a habilidade, até que tereis conquistado o domínio sobre vossa respiração.

A inalação vos parecerá relativamente fácil. A sustentação também é simples enquanto o vosso pensamento enviar esta energia impura à Chama de vosso coração. Na exalação, deveis prestar toda atenção quando expandis a substância purificada,. 

No momento da projeção desta respiração deveis sustentá-la e aguentá-la com a vossa completa participação na energia purificada, para poder enviá- la pura e perfeita ao mundo em geral. Portanto pensai nisto: as quatro fases da respiração devem seguir no mesmo ritmo: inalar, sustentar, expirar e sustentar. Notareis que é necessário um grande domínio e suficiente energia para a expansão da substancia purificada e é imprescindível que haja sobrado o bastante para poder abençoar o mundo.

O último ritmo, a respiração projetada, pertence ao uso, ou melhor, ao Serviço Cósmico.

Muitos instrutores, em seus ensinamentos sobre a Lei da Respiração, apresentam somente os três primeiros passos. Mas a atividade do Bem-Amado Mestre Saint Germain estende o quarto ritmo acompanhado pelo uso da Respiração Projetada para abençoar todo o mundo.

Meus bem-amados, pensai nisto: a Chama Trina de vossos corações contém toda as Virtudes Divinas. Tomaremos como exemplo a Fé: esta virtude é muito necessária à humanidade.

 Podeis respirar a desesperança ou a falta de fé que esteja localizada em vosso corpo emocional (sentimental) e enviá-la ao vosso coração, onde se encontra o Fogo Vivente Azul. Observai, como tudo depois é transformado na Fé do Arcanjo Miguel.

 Trazei-a de volta ao vosso corpo emocional e enviai este sentimento de fé, já transformado e purificado, através da respiração projetada, na quarta fase do ritmo, envolvendo toda a humanidade. O que esta contido em vossos corpos Mental, Etérico, e Físico deve ser tratado da mesma forma.

PURIFICAR POR MEIO DA RESPIRAÇÃO


1.      Extraí, conscientemente, de vosso corpo emocional, por meio da maravilhosa respiração, toda substancia impura e enviai-a à maravilhosa Chama que jaz em vosso coração.
Sustentai a respiração dentro dessa Chama e visualizai por meio do pensamento d
irigido, a impura substancia a ser transformada no Fogo Sagrado.

3.      No ato de exalar enviai de volta ao vosso corpo emocional toda a substancia já transformada e purificada pelas Chamas. Procurai sentir isso profundamente em vosso corpo emocional.

4.      O próximo passa é sustentar a expiração e, conscientemente, extrair do fogo Sagrado de vosso coração, esse sentimento ascensionado e, com toda convicção, enviá-lo ao mundo externo, envolvendo toda a humanidade, justamente com a necessária qualidade com a qual quereis abençoar a Vida e o mundo.

Fazei isso com todos os corpos inferiores, um de cada vez, a princípio. Mantende o mesmo ritmo, e tirai de vossa mente todas as imagens imperfeitas, as semi-verdades, impressões, conceitos, maya, e enviai-as ao Coração do Fogo Sagrado. 

Enquanto mantendes a respiração nas Chamas, vede (visualizai) como todas as imagens desfiguradas vão se derretendo e em seu lugar surgindo o Plano Divino de vossa Presença. Somente então estendei a Sagrada Respiração até preencher todo o corpo mental e por meio do pensamento envia-a logo à atmosfera onde estas imagens construtivas poderão ser captadas por outrem, os que sinceramente as desejarem e estiverem em sintonia com elas.

Ao tratardes o vosso corpo etérico, enviai o Fogo Sagrado a todas as vivências e recordações de infortúnios, todos os maus hábitos, impulsos imperfeitos. É também um exercício muito eficaz para curar o corpo físico.

 Deveis começar pela sola dos pés até acima do crânio; para além das pontas dos dedos das mãos, de todo órgão, célula, etc. e depois enchê-los novamente com a energia purificada qualificada com o vosso Plano Divino, a Perfeição. Na quarta fase, projetai o vosso pensamento de cura a toda humanidade

Isso é muito importante: as quatro fases de ritmo, que se desdobram em oito tempos, a ser explicado adiante, devem ser tomadas em consideração. Devem ser contínuas e ininterruptas: inalar-sustentar, exalar-sustentar.

Deixai-me explicar mais uma vez que em vosso coração existe a Força Purificadora do Amor Divino Libertador do Fogo Violeta. Pois a Chama Trina desdobra-se em sete. Nesta Chama Violeta encontra-se a puríssima força que tem o poder de transformar e sublimizar toda a energia de vossos corpos inferiores. 

Quando conduzis esta energia desse corpo ao Lar, ao Coração do Fogo Sagrado, gostaria que sentísseis a acrisolar dessa energia, assim como a pressão do momento da expansão, e o retorno da respiração aos veículos inferiores, simultaneamente com a energia sublimizada e transformada.

O corpo emocional ou sentimental é o maior e o primeiro de fora para dentro. A seguir vem o mental, depois o etérico e o físico. O corpo emocional está cheio de energias negativas acumuladas nas várias encarnações e é uma matéria altamente inflamável e influencia os outros três, podendo este e todos serem tratados por meio da respiração e do Fogo Violeta.

Antes de começardes os exercícios, deveis sentir-vos no meio de vosso coração e na Divina Imorredoura Chama Trina. Ele é o único Poder Criador que existe.

EL MORYA a sagrada respiração

Se logo de imediato não conseguirdes dominar a disciplina da respiração, não deveis vacilar nem desanimar. Mas se fordes perseverantes e quiserdes usar o Fogo Sagrado para purificar os vossos defeitos, deveis observar dois itens:
1.      A Chama de vossos corações ira crescer. Vossos exercícios irão fazê-la cada vez maior, até abranger e tocar toda a circunferência periférica de vosso veículo, até o limite externo de vosso corpo emocional.

2.      O consciente manejo da respiração trará os quatro corpos inferiores ao domínio das Camas - lugar que sempre lhe pertenceu e de onde nunca deveria ter saído.

Sendo desejo expresso de Maha Chohan, dou-vos os ensinamentos concernentes à Sagrada Respiração. Seria para Mim uma grande alegria se diariamente experimentásseis esta força que se acha concentrada em vosso coração, a Imorredoura Chama Trina da Verdade Eterna, e se fizésseis o possível para purificar os vários caminhos e invólucros nos quais viveis.

Vós sabeis. amados discípulos:
Tudo o que desejais vem de vossa Presença EU SOU!

Suprimentos ou abundância são limitados pelas sombras que se encontram em alguns dos 4 corpos inferiores. Tudo isso vos mantêm afastados da auto-iluminação e da autoconciência que vos possibilita ser um ser Precipitado de Luz, isto é, formado pela Luz!

Quando com sinceridade e assiduamente aplicardes a Chama Violeta da Purificação, experimentando-a com a respiração rítmica, mantereis assim, os vossos veículos em boas condições e então ireis constatar que essas Forças são vossas, pertencem ao vosso Corpo Causal.!

Vós, amados discípulos, ficaríeis maravilhados se pudésseis ver a quantidade de energia sublimizada de vosso ambiente e da Terra pelos apelos formulados por vós. A própria energia purificada foi absorvida pelo vosso Corpo Causal, onde está a espera para ser libertada por vós e para vós, quando a oportunidade se oferecer ao Vosso Santo Ser Crístico.

Quando inspirais o hálito da vida, sugais ritmicamente em cada respiração o Amor Divino com a verdadeira essência do Universo, para o vosso bem estar. Podeis alcança-la durante o tempo em que sustentais (reter) a respiração em vosso corpo, enviando a cada parte dos 4 corpos que necessitem de ajuda.

Quando começais a estender essa consagrada respiração, ela fluirá por vossos poros à atmosfera e será uma parte integrante da vossa maravilhosa aura.

Com a continuação dos exercícios, a vossa respiração se tornará cada vez mais forte; podereis sem esforço, projetá-la à maior distância. inalai, absorvei, estendei e projetai, para trazer a benção à vós e ao vosso próximo.

No Ocidente os discípulos não conseguem, em pouco tempo, realizar a contento esta experiência. Mas o essencial é manter o ritmo desses exercícios da respiração. Isso é um maravilhoso processo que vos fará progredir e vos trará equilíbrio.

Se várias vezes ao dia, e também a noite, antes de dormir, quiserdes dedicar alguns minutos de vosso tempo a esses exercícios, ireis sentir considerável alivio de vossa tensão, pois esta sempre aparece quando estais sob a pressão externa causada por contrariedades e desânimo.

O mundo conhece o provérbio: Dai-vos tempo para santificar-vos...”
Assim mesmo o preceito não é lembrado nem praticado; os próprios discípulos muitas vezes esquecem esta máxima. Por isso vos digo, Meus amados discípulos: perseverai e dai-vos todo o tempo que for necessário para realmente atingirdes a santidade: inalai o alento da Vida!

KUTHUMI

Observação: A respiração efetua-se com os lábios fechados, pelas duas narinas e inaudivelmente, tanto na inspiração quanto na expiração. Junto com o livro" Chama Violeta" da Ponte Para a Liberdade, vem uma fita k7 com os mantras respiratórios, usados por ascensos e não ascensos nas Cerimonias de Transmissão das Chamas. Aqui daremos apenas o compasso de oito tempos, sem os mantras.

Mantran Respiratório

É vivenciado através da respiração rítmica junto com mântrans. Escolhe-se o Raio/Templo/Mestre que esta em atividade conforme o calendário, do qual devemos absorver as Virtudes que lhe são características.

O Mantran respiratório consta

•          de 4 fases:          Inalação + Sustentação ou retenção - Expansão + Irradiação

•         e oito tempos, durante os quais se visualiza o mantram escolhido conforme o Templo/Raio que estiver em atividade, enquanto executa-se as fases acima duas vezes:
1.      tempo: Inalar
2.      tempo: Sustentar
3.      tempo: Exalar
4.      tempo: Sustentar
5.      tempo: Inalar
6.      tempo: Sustentar
7.      tempo: Exalar
8.      tempo: Sustentar
Exemplo de mantrans respiratório utilizando-se o Raio Azul 1a Fase, ou seja * A Inalação:


1° TEMPO
2a TEMPO
3° TEMPO
4° TEMPO
"EU SOU
* a INALAÇÃO
da Chama Azul
da Força




5° TEMPO
6° TEMPO
7° TEMPO
8° TEMPO
do Poder e Decisão
e Proteção
do Bem-Amado
Elohim Hércules



MÂNTRAM
TEMPO
AÇÃO
"EU SOU"
1° Tempo
Inalar
a INALAÇÃO
2° Tempo
Sustentar
da Chama Azul
3° Tempo
Exalar
da Força
4°Tempo
Sustentar
do Poder e Decisão
5° Tempo
Inalar
e Proteção
6° Tempo
Sustentar
do Bem-Amado
7° Tempo
Exalar
Elohim Hércules
8°Tempo
Sustentar



*Na Segunda Fase, substituímos a INALAÇÃO (na coluna 2° TEMPO) pela SUSTENTAÇÃO. *Na Terceira Fase, substituímos a SUSTENTAÇÃO (na coluna 2° TEMPO) pela EXPANSÃO *Na Quarta Fase, substituímos a EXPANSÃO (na coluna 2° TEMPO) pela IRRADIAÇÃO.
Exemplo de mantrans respiratório utilizando-se o Raio Azul 1a Fase, ou seja * Descrição da consciência que se deve manter nas 4 Fases e 8 Tempos:

4 Fases:

1.      INALAÇÃO: Fase de atração da Eneergia Divina para o Ponto Focal do Santuário.
2.      SUSTENTAÇÃO: Fase de magnetização da energia divina sustentada no Santuário, quando ela é trabalhada através dos apelos e visualizações
3.      EXPANSÃO: Fase em que a Energia Divina conduzida pelos Anjos começa a expandir-se em todas as direções.
4.      IRRADIAÇÃO: Fase em que a Energia Divina é projetada para o Planeta, abrangendo a humanidade como um todo.

Tempos:

1.      INALAR: É absorver através da respiração as Virtudes contidas na Energia Divina escolhida para o Mantran. (no exemplo acima foi a Azul)

2.      SUSTENTAR: Enquanto se sustenta a respiração, sentimos a Energia dDivina expandindo- se internamente através dos nossos 4 corpos inferiores. (emocional, mental, etérico e físico)

3.      EXALAR: É expirar a Energia Divina, conscientes de que estamos distribuindo as Virtudes recebidas.

4.      SUSTENTAR: Enquanto é sustentada a expiração. as Virtudes Divinas exaladas por cada participante são projetadas por todo o planeta.

O grupo, através da respiração ritmica, aumenta cada vez mais o nível de Energia no Santuário, enquanto o oficiante conduzindo as 4 Fases do Mantram respiratório, traz à manifestação do mundo físico as Virtudes Divinas. Antes de iniciar-se esta prática, deve sintonizar-se através do Amor ao
Raio/Mestre escolhido.

O Oficiante pronuncia as palavras do mantram no ritmo das fases e tempos enquanto o grupo faz a respiração ritmica.

Os Santuários dos Mestres Ascensionados e Majestosos Seres de Luz da Grande Fraternidade Branca "Abrem Suas Portas" e intensificam Suas Poderosas Irradiações para a Terra no dia 15 de cada mês, quando é feita a Transmissão das Chamas, na abertura dos Cerimoniais Festivos dos Santuários.

 Essas Poderosas Irradiações interpenetram todos os Templos, um a um, onde são realizados, nos Santuários que se encontram em atividade, os ritmos respiratórios, participando deste Serviço Divinal Ascensionados e não ascensos que se encontrem presentes.

A respiração mantrica pode e deve ser realizada não só no dia 15, mas sempre que se achar necessário.

FIM

Pode-se realiza-la individualmente, todos os dias e várias vezes (normalmente 3 vezes) mentalizando-se o mantram ou algum apelo e afirmação pessoal ou dado por um Mestre, entre os muitos que são conhecidos, desde que sejam positivos, pois o que beneficia uma pessoa beneficia todas, já que o EU SOU está em tudo; ou então apenas visualizar "algo", como descrito em detalhes no livro: A ciência hindu-yogue da respiração, do Yogue Ramacharaca, Editora Pensamento, entre outros. 



Postado por Dharmadhanna
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs

Comunidade
https://www.facebook.com/Luz-dos-anjos-272850336073064/
! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei
dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido
em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário