domingo, 13 de março de 2016

Dicas de feng shui - Ch'i - A porta da frente








A Porta da Frente - Ch’i

Os antigos chineses acreditavam que um dragão verde ou um tigre branco viviam sob cada colina ou montanha.
 O local onde esses dois animais simbolicamente se encontravam era considerado o local perfeito para um lar.
 Eles tam­bém acreditavam que o dragão criava ch’i com o seu so­pro. Na verdade, muitas vezes refere-se ao ch’i como “o so­pro do dragão”.

O ch’i é a força universal da vida. Ele se encontra próxi­mo a calmos fluxos de água, e cria-se toda vez em que algo é feito com perfeição. Um compositor, criando uma linda melodia, está criando ch’i.


Para que vivamos bem, precisamos estimular a entrada da maior quantidade possível de ch’i em nossa casa.

O ch’i pode ser tanto positivo quanto negativo. Por exem­plo, água em movimento tranquilo cria um ch’i positivo, enquanto que água estagnada cria um ch’i negativo.

 Precisa­mos da maior quantidade de ch’i possível, mas, como é na­tural, precisamos eliminar qualquer ch’i negativo.

O ch’i precisa ser cultivado e acumulado. Ele se espalha com facilidade e se dissipa com ventos fortes, ou com água que se movimenta com rapidez.

 E por isso que precisamos de brisas suaves e riachos sinuosos próximos ao nosso lar. Ambos se combinam para criar um ch’i positivo e bom. 

A porta da frente de sua casa representa você e o modo como você encara a vida. Geralmente entramos e saímos de casa sem notar coisa alguma. 

Talvez seja um exercício inte­ressante entrar em sua propriedade e tentar, conscientemen­te, ver tudo o que um estranho notaria ao fazer uma visita.
 
 O ideal seria ter uma entrada e uma porta da frente alegres e convidativas.

 Por isso, se a pintura da porta estiver descas­cando, a campainha estiver quebrada e a porta emperrada, isso cria um mau feng shui. Bastante luz, plantas com flores e uma entrada sem muitas quinquilharias criam um feng shui bom.

A porta da frente é de extrema importância no feng shui, já que é o principal local por onde o ch’i entra na casa. 
No feng shui, a porta da frente deve ser um pouco maior do que a porta dos fundos. Isso é para evitar que todo o ch’i benéfi­co que está entrando pela porta da frente saia imediatamen­te pela porta dos fundos.

A porta da frente deve ter um tamanho proporcional ao tamanho da casa. Se é grande demais, ela deixa que o valio­so ch’i escape.

Acredita-se que isso causa problemas finan­ceiros. Se a porta ê pequena demais para o tamanho da casa, a quantidade do ch’i que consegue entrar fica limitada . Antigamente, utilizavam-se portas espaçosas em castelos, igrejas e edifícios públicos.


 Elas eram construídas assim para intimidar e assustar quem entrasse. Pressupõe-se que você não queira que seus convidados se sintam assim, nem tampouco que você queira ter problemas financeiros.

O oposto acontece quando sua porta é pequena demais. Uma porta pequena não apenas restringe a quantidade de ch’i que entra, mas também tende a fazer com que os mora­dores da casa fiquem nervosos e apáticos..

Outras árvores podem ser plantadas a fim de eliminar os efeitos negativos de uma árvore solitária. E melhor que se­jam sempre-vivas.

 Uma outra alternativa seria colocar dois postes de luz, um de cada lado do caminho de entrada, entre a árvore e a porta da frente. Isso forma um triângulo, com a ponta na direção contrária à sua porta (Figura 3B).

Figura 3B

Caso não possa pôr nenhuma dessas soluções, um espe­lho ba-guá, colocado acima da porta, pode servir para elimi­nar o dano em potencial causado por esses shars. O espelho ba-guá simbolicamente captura o shar, e o reflete de volta para onde veio.

A entrada da garagem, que é considerada parte da en­trada de sua casa, não deve ser mais estreita na rua do que perto da casa; isso restringiria o ch’i. Uma luz de cada lado da entrada da garagem é uma solução de bastante efeito para esse problema.

A entrada da garagem não deve ser uma descida abrup­ta para a rua, já que isso faz com que a sorte flutue para fora. Uma descida suave não exerce o mesmo efeito. 

A porta da frente deve se abrir para um terreno plano, e não para uma descida ou subida. Uma subida simboliza obstáculos, atra­sos e frustrações.

Flores e outras plantas criam mais ch’i, quando coloca­das em qualquer um dos lados da entrada da garagem. O jardim da frente precisa ser bem cuidado. Ervas daninhas e folhas mortas representam oportunidades perdidas e deses­timulam o ch’i.

Muitas casas da cidade têm a entrada no topo de esca­das que levam à rua. Isso cria um bom feng shui, já que os moradores se sentem subconscientemente mais seguros um pouco acima da rua.

 É uma boa ideia, nesse caso, plantar ar­bustos nos dois lados dos degraus, a fim de estimular o ch’i.
Figura 3B

A porta de entrada é a que é mais utilizada. Se você entra e sai por outra porta que não seja a de entrada, ela se toma a porta principal — ou da frente.

Não é um bom feng shui ter a porta de entrada abaixo do nível da rua. Isso tende a restringir o ch’i, e faz com que os moradores se sintam inseguros e aprisionados. 

O remé­dio para isso ê manter a entrada bem iluminada, e colocar plantas perto da porta da frente.
A entrada principal deve oferecer proteção contra o tem­po.

 Não é divertido ficar encharcado de chuva enquanto estamos procurando pelas chaves. E também desagradável que seus convidados fiquem expostos ao tempo enquanto esperam que você abra a porta.

Quanto mais convidativa for a entrada melhor. Isso tan­to encoraja o ch’i, quanto cria uma expectativa agradável nas visitas.

 Como você sabe, as primeiras impressões são muito importantes. Se a porta da frente precisa de uma pin­tura, e há uma coleção de sapatos e uma planta morta na entrada, as expectativas diminuem.

 Se, por outro lado, a entrada parece limpa, sem quinquilharias, parecendo dar as boas-vindas, seus convidados vão imediatamente se sentir mais animados e positivos a respeito de sua casa. O ch’i sente a mesma coisa.

A porta da frente deve ser fácil de ser vista. Se os seus convidados têm dificuldades para encontrá-la, o ch’i tam­bém terá. Temos amigos que têm uma porta escondida, ao lado da casa.

 Na frente há uma porta dupla, que vai da sala de estar para o jardim. Quase todas as visitas batem nessa porta, já que a porta da frente é difícil de encontrar.

A porta da frente deve abrir para dentro, e não para fora. Portas que se abrem para fora desencorajam a entrada do ch’i.

A porta da frente deve dar para um aposento claro, bem iluminado, dando um vislumbre de parte do interior da casa. O vestíbulo de entrada deve parecer grande. Se a porta da frente se abre para um vestíbulo apertado, o ch’i se sentirá diminuído e confinado.

 O remédio para isso é colocar nesse local um espelho grande. Esse espelho deve ser grande o suficiente para que não corte a cabeça das visitas.

 Um espe­lho assim faz com que a área de entrada pareça maior do que realmente é, e encoraja o ch’i a entrar. 

Talvez seja uma boa ideia colocar o espelho acima de uma pequena mesa late­ral, ou outro móvel assim. Pode-se colocar algumas flores ou ornamentos sobre ele, a fim de atrair o ch’i para dentro.

O interior da casa deve ser bem iluminado, para encora­jar o ch’i a entrar. Entradas mal iluminadas e sombrias desencorajam-no.

 O remédio para isso é aumentar a quanti­dade de luz nesse local. Um lustre seria perfeito, já que os cristais energizam o ch’i e o refletem em todas as direções.

Não convém que a porta dos fundos seja vista da porta de entrada. Essa situação faz com que o ch’i entre na casa só para sair logo depois.

 Assim, caso a porta dos fundos fique no fim de um longo corredor que começa na porta da fren­te, você tem um shar interno.

 Se for possível, mude a posi­ção da porta dos fundos. Também pode-se colocar um biom­bo, para tirar de vista a porta dos fundos. 

Pode-se pendurar cristais ou um mensageiro dos ventos junto à porta da frente e à porta dos fundos, para encorajar o chi a permanecer mais tempo.

 Finalmente, se a porta dos fundos é sólida, pode- se colocar um espelho na mesma, para encorajar o ch’i a voltar para dentro.

É um mau feng shui a porta da frente dar diretamente para uma escadaria que sobe ou desce (Figura 3C). Isso confunde o chi, já que ele não sabe se deve subir ou entrar nos aposentos do térreo.


Isso também significa que os mora­dores vão ficar inclinados a entrar na casa e imediatamente subir para o quarto, em vez de ficar na companhia dos ou­tros membros da família. 

Isso não se aplica caso a escada fique num ângulo reto com a porta da frente, já que essa arrumação permite que o chi tenha tempo de se acostumar com a localização dos aposentos da casa.

 A solução para a escada que sobe diretamente em frente da porta de entrada é pendurar um cristal no teto sobre o primeiro degrau. 

O chi se sentirá atraído para o cristal, e não para a escada. A escada que desce em frente da porta geralmente tem uma porta. Mantenha essa porta fechada sempre que possível.

É melhor que seus convidados vejam um vestíbulo ou uma sala de estar bem bonitos quando a porta de entrada for aberta. Entretanto, não queremos que essa porta se abra diretamente para a sala de estar, já que isso tira a privacida­de dos moradores.

O remédio para isso é cobrir parcial­mente a entrada. Uma prateleira de livros, um biombo de­corativo ou plantas grandes podem dar privacidade sem di­minuir o feng shui da sala.
Figura 3C

Se os seus convidados podem ver a cozinha quando en­tram na casa, eles ficarão pensando em comida, e a cozinha se tomará o centro de reunião da casa, em vez da sala de estar. Eles também
terão a tendência de comer demais.

Se você não quer que isso aconteça, mantenha a porta da cozi­nha fechada, ou fora de vista.

A porta de entrada tampouco deveria ficar de frente para um banheiro ou para um quarto de dormir. O ideal seria que não víssemos da porta de entrada o banheiro, o fogão ou a lareira.

Acredita-se que, quando a porta de entrada está de frente para um quarto de dormir, os ocupantes desse quarto sempre estarão cansados. E, ao contrário, se a porta de en­trada está de frente para um escritório, seus ocupantes serão ativos e trabalhadores.

No feng shui, a água está relacionada com prosperidade. Consequentemente, as pessoas que têm uma porta de entrada de frente para o banheiro permanece­rão carentes, já que a prosperidade da família está sempre indo embora com a descarga.

Pode ser uma experiência reveladora fazer de conta que você é um possível comprador, e entrar pela sua porta no­tando todas as coisas que você nem vê mais. Todos nós vemos nosso lar de um modo sentimental, e é difícil vê-lo com os olhos de um estranho.

Talvez seja bom tirar fotos. Quando você for capaz de ver a entrada da sua casa de uma maneira objetiva, você notará as áreas que precisam de uma camada de tinta ou uma boa lavada.

Você notará a diferença de ponto de vista no momento em que fizer alguma melhoria na porta da frente. Você se sentirá melhor, mais ch’i entrará, e seus convidados se sentirão mais bem-vindos.

 E, além do mais, você também terá aumentado o valor da sua casa aos olhos de algum comprador em potencial.

Hoje em dia, estamos muito mais conscientes dos efeitos que o meio ambiente exerce sobre nós. Faz sentido usar o feng shui para melhorar o ambiente do lar, já que essa arte nos permite, a nós e aos nossos entes queridos, desfrutar de mais harmonia, equilíbrio e sucesso na vida.

O Feng Shui no lar
Nosso lar deveria ser muito mais do que apenas um lugar onde descansamos à noite. A palavra lar conjura, em nossa mente, imagens muito mais agradáveis do que a palavra casa ou apartamento. Não é boa a volta ao lar, ao chegar do traba­lho?

Você não começa a ter essa sensação, quando entra em sua rua ou na garagem? Caso você sinta isso, seu lar já pos­sui bastante feng shui.

No momento em que nos mudamos para um novo lar, nós o investimos com a nossa personalidade. Cada móvel tem uma história. Ornamentos e quadros refletem nosso gosto e atitudes.

Os livros nas prateleiras revelam nossos interes­ses. Fotografias emolduradas nos fazem lembrar das pessoas que amamos e também contam aos outros muito da nossa bagagem e das pessoas que amamos.

Em consequência disso, ao fazer o seu lar o mais harmo­nioso e confortável possível, a maioria das pessoas intuitiva­mente utiliza o feng shui todo o tempo, sem perceber. Te­nho certeza de que você já passou pela experiência de entrar num aposento e sentir, subconscientemente, que tudo estava no lugar certo.

 E sem dúvida você também já teve a experiência de entrar num aposento e sentir que algo estava errado. No primeiro caso, o feng shui do aposento era bom. Na maioria das vezes, o segundo aposento também poderia ter um bom feng shui, com apenas algumas simples alterações”.

Eu fiz uma pesquisa  e encontrei no blog :
http://aumagic.blogspot.com.br/2014/11/consultando-o-feng-shui-e-positivo.html

Pergunta muito comum:

- É positivo colocar espelho na parede que fica de frente a uma porta de entrada, do lado de dentro da casa, e este espelho refletir toda a porta? Este espelh
o irá nos proteger das energias negativas?

Resposta:
Não, eu não aconselho colocar um espelho alinhado com a porta de entrada ou de frente à porta de entrada da casa. Esta posição é muito perigosa, pois o espelho irá refletir toda a energia chi que entra pela porta (boca da casa) e rebater e expulsá-la para fora, podendo deixar a casa desvitalizada.

 Em outras palavras, o espelho irá impedir tanto a entrada de más como de boas energias. A solução é tirar o espelho da frente da porta principal. 

Feng Shui com Franco Guizzetti
Consultor e Prof° de Feng Shui
www.almaserena.com.br

Feng Shui do Espelho: Prós e contras para seu uso
http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2014/05/24/1281-feng-shui-do-espelho

Você já parou para pensar qual é o utensílio da casa que mais atrai e ao mesmo tempo é o mais negado? Ou, qual o objeto da casa que mostra a realidade nua e crua, sem que a gente pergunte nada?

E o mais engraçado: ele mostra a verdade sem falar uma palavra e, teremos que engolir sem reclamar e, mesmo que reclamemos, ele continuará mostrando.

Conhecido nos contos clássicos, como também no cinema, é um dos principais personagens da famosa história "A Bela Adormecida".

De que estamos falando? Do glorioso e poderoso "Espelho", aquele que reflete como somos e estamos, mesmo que não gostemos. Aquele que reproduz e multiplica as mais belas imagens ou reflete e dobra as imagens mais tristes.

Sem sombra de dúvidas, um dos objetos de maior importância em um ambiente e em nossas vidas.

Para o Feng Shui, o espelho é usado nas correções e curas, necessárias em determinado ambiente. Mas, sua utilização deve ser muito bem estudada, para não prejudicar as pessoas que vivem nestes locais.

Mas afinal, como devo e aonde aplicar um espelho???
Para facilitar a resposta a esta e outras perguntas, iremos dar algumas dicas sobre o uso do espelho.
Iremos começar explicando quais os cuidados que devemos Ter com os espelhos e terminare-mos com os efeitos positvos deles em um ambiente.

http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2014/05/24/1281-feng-shui-do-espelho

O que se deve evitar ao utilizar o espelho

. Nunca tenha um espelho de frente a porta de entrada, que reflita a porta. O espelho tem a propriedade de refletir e expulsar todo o tipo de energia que entra pela a porta, tanto as ruins, como as boas.
Ou seja, queremos proteger nossas casas de energias negativas, mas não espulsar as boas energias. A solução é tirar o espelho de frente da porta principal.

. Cuidado com espelhos diante de janelas. Ele tem o poder de refletir tudo o que a janela mostra. Se sua janela dá para um cemitério ou uma fábrica, o espelho irá refletir a imagem e energia destes locais para dentro de sua casa. Solução mais viável e tirar o espelho do local, ou manter a janela fechada.

. No quarto de dormir, o espelho não pode refletir as pessoas deitadas e dormindo. Para o chinês, se ver refletindo, dormindo, dá má sorte.
A solução mais comum é mudar o espelho de local ou cobrir o espelho ao dormir.


Como usar e abusar dos espelhos

. Numa sala de jantar, um espelho é muito bem vindo. Sala de jantar é uma das áreas de prosperidade da casa. Um espelho refletindo a mesa de jantar, irá dobrar esta prosperidade.
. Se você tem um jardim bem cuidado e arborizado em sua casa, e que o mesmo pode ser visto por uma janela ou porta de vidro, 

coloque um espelho na parede oposta à janela, para refletir este jardim para dentro de sua casa, trazendo assim boas energias.
. Se você estiver localizado num local muito estreito ou pequeno, no qual as pessoas se sentem sufocadas ou mal, um espelho grande em uma das paredes, vai proporcionar uma sensação de amplitude ao local, melhorando em muito a vibração.

. Para proteger sua casa de energias negativas, use um pequeno espelho redondo sobre a porta principal, pelo lado de fora. Se possível, use um baguá com espelho.
. Quem tem comércio, um espelho do lado da caixa registradora, estará duplicando os ganhos e a prosperidade.
Até a próxima,


*Vera Caballero & Franco Guizzetti, Consultores e Professores de Feng Shui, Yoga, Terapia Floral e Oráculos. 


Postado por  dharmadhannyaDharmadhannya
Amigos o meu blog foi inteiramente clonado e todos os meus artigos de feng shui estão  em outros blogs com o nome do impostor. Agradeço a todos se avisarem aos donos dos blogs.

Agradeço se você ao compartilhar citar a fonte. Haja Luz para compartilhar para o bem de todos


Postado por Dharmadhanna
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs

Comunidade
https://www.facebook.com/Luz-dos-anjos-272850336073064/
! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei
dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.
Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido
em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto



Nenhum comentário:

Postar um comentário