sábado, 5 de março de 2016

Dengue, zika virus - cuidado com repelentes






Repelente é bom, mas bem longe dos seus olhos
Entenda os riscos e saiba como evitar complicações

Revista  Ana Maria  
Você já leu atentamente o rótulo dos repelentes, deve ter notado que não se deve passar o produto próximo aos olhos. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier, o contato pode causar doenças como conjuntivite tóxica, alergias e até mesmo úlceras. 

Para evitar complicações, procure proteger a vista sempre que passar repelentes em aerossol, além de lavar bem as mãos após a aplicação. Se mesmo assim ocorrer um acidente, lave os olhos abundantemente com água filtrada.

Espante os pernilongos da sua casa
Soluções naturais para vencer os bichinhos que atacam sem piedade nesse calor  Karla Precioso
Chega o verão e com ele... os pernilongos! Esse inseto de apenas 5 milímetros e que não pesa quase nada é capaz de perturbar o sono de qualquer um com seu zunido. Isso, fora as picadas!

Para se livrar desse perrengue, a saída costuma ser o inseticida convencional. Mas isso pode ser perigoso... O remédio é tóxico, podendo fazer mal à sua saúde e ao meio ambiente. Sem falar que a solução pode ser temporária:

 “O uso de repelentes químicos deve ser feito apenas em emergências. As pragas desenvolvem resistência rapidamente. Quanto mais usar, mais tolerante elas ficam à fórmula. Além disso, esses produtos têm como princípio ativo o piretroide, uma substância que costuma provocar alergias. Por isso, seu uso deve ser consciente”, afirma o engenheiro agrônomo Luis Fernando Macul. 

Para resolver o problema de forma eficaz e segura, a recomendação é recorrer a repelentes naturais à base de cravo, citronela, vinagre... Eles funcionam superbem! 

Médica diz que sintomas de zika, dengue e chikungunya se confundem
Infectologista Rita Uchoa fala da diferença entre os três tipos de doenças.G1


A médica infectologista Rita Uchoa, que trabalha em Rio Branco  , fala sobre a diferença entre a dengue, zika e chikungunya. A especialista explica que inicialmente o paciente pode se confundir ao contrair uma das doenças devido aos sintomas serem parecidos.


De acordo com Rita, o procedimento inicial de tratamento para as três doenças é o mesmo. A especialista fala que, como não é possível diagnosticar de imediato, as medidas são tomadas para os cuidados de dengue.


"Elas se confundem mesmo. A pessoa tem que tomar uma quantidade expressiva de líquido, dipirona ou paracetamol para diminuir sintomas como febre e dor no corpo. Se tiver alguma manifestação mais grave, como dor abdominal intensa, falta de ar e hemorragia, o paciente tem que procurar imediatamente o médico", diz.

Diferenças
Apesar das similaridades, as doenças possuem algumas características peculiares. Segundo a médica, a chikungunya causa dores mais demoradas.

 "Em geral, dá uma dor nas articulações que pode durar um tempo maior, inclusive, existem relatos, de que pode durar até um ano. Normalmente, quando passa a febre, a dor permanece", ressalta. 

Já a zika é caracterizada pelas manchas, mesmo com ausência de febre. "Podem vir aquelas manchas vermelhas pelo corpo e olhos vermelhos mesmo sem ter febre. O problema é que, apesar da pouca mortalidade, se a pessoa contrair durante o período que está grávida pode dar problemas na criança", acrescenta.


Quem viveu na pele as semelhanças entre as doenças foi a auxiliar de limpeza Maria Dias. Ela conta que adoeceu e chegou a pensar em dengue, apesar de quase não ter sentido febre. Atualmente, a suspeita é outra.


"Tive pouca febre, mas em compensação fiquei toda inchada, dormente nos pés, mãos, pernas e os nervos todos doloridos. Meu corpo ficou cheio de caroço. Como não deu febre, o médico descartou dengue e o exame não deu nada. A suspeita agora é chikungunya", fala.

Infectologista Rita Uchoa esclarece diferenças nos
sintomas de dengue, chikungunya e zika
(Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)
Paciente pode contrair as três doenças ao mesmo tempo, lembra infectologista

Rita lembra que é possível um único paciente contrair os vírus da dengue, zika e chikungunya ao mesmo tempo. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. "É perfeitamente possível, até porque temos uma infecção por três vírus diferentes que são transmitidos por um único mosquito", informou a infectologista.


Zika é caracterizada por manchas vermelhas no corpo, explica. G1

Dicas para afastar o intruso 
Revista ana Maria 

O primeiro de tudo é eliminar água parada e evitar o excesso de plantas (ambientes propícios para reprodução dos insetos). 

Acenda incensos ou velas de citronela. Se o tormento for na hora de dormir, pingue três gotas de óleo essencial da erva na beirada do colchão. O cheiro vai espantá-los!
  
Coloque algodão embebido em vinagre em todos os cantos da casa. Uma alternativa é esmagar alho e também espalhá-lo pelos cômodos. 

Despeje um punhado de bicarbonato de sódio dissolvido em um copo de vinagre branco nos ralos. Isso extermina ovos e larvas. 

Distribua vasos de hortelã no beiral das janelas ou próximos às portas. O aroma é insuportável para o inseto!
  
Feche as janelas antes de escurecer. 

Mantenha tudo sempre seco. A umidade ajuda na proliferação.  

Ligue o ventilador. O vento desestabiliza o voo do mosquito, impedindo que ele se aproxime.  

Quando eles fazem morada nas plantas...

Prepare um inseticida, misturando seis gotas de detergente de limão com 250 ml de água. Borrife a mistura nas folhas, galhos e terra. Deixe agir por duas horas. Em seguida, regue bem com água. Os insetos não resistem. 

Repelentes que você pode "fabricar"

Repelente de cravo

Ingredientes

½ litro de álcool
2 colheres (sopa) de cravo
100 ml de óleo de amêndoas

Modo de preparo: num recipiente de vidro, misture o álcool e os cravos. Deixe agir por uma semana, agitando a garrafa duas vezes por dia. Depois, acrescente o óleo. Coe e coloque em um borrifador. Aplique sobre a pele, agitando o frasco antes de usar.
  
Repelente de citronela

Ingredientes

200 g de folhas de citronela 
secas e trituradas
1 litro de álcool a 70%

Modo de preparo: coloque as folhas e metade do álcool em um vasilhame escuro. Tampe e deixe em local seco e sem iluminação por oito dias, agitando diariamente. Depois, coe, ponha o álcool restante e guarde em um frasco escuro. É só borrifar a mistura por toda a casa.  

Spray aromático

Ingredientes

90 ml de água
10 ml de álcool de cereais
30 gotas de óleo essencial 
de cravo ou de citronela

Modo de preparo: coloque os ingredientes num borrifador, agite e aromatize os ambientes.  

Para aliviar a coceira depois da picada

Esfregue um pedaço de sabão de coco seco sobre a pele irritada.


Pressione uma toalha embebida em água bem quente contra a picada até você sentir um leve formigamento. Repita por duas vezes. 


Molhe o local e esfregue um pouco de sal. Vai aliviar na hora!
04/03/2016 - 16:00

Zika vírus

A doença é transmitida pelo Aedes Aegypti, o mesmo mosquito que carrega o vírus da dengue. 

Os médicos trabalham com a possibilidade de ele estar presente no leite materno e também no sangue e no sêmen, o que o tornaria sexualmente transmissível. 

Os sintomas são febre, manchas na pele, dores nas articulações e uma espécie de conjuntivite sem secreção que causa vermelhidão nos olhos. Lembrando que muitas pessoas não apresentam os sinais, mas podem estar com o vírus. 

Como prevenir 

Ainda não há vacina contra o vírus. Então, o melhor jeito de se proteger é colocando telas nas janelas, além de usar roupas de manga comprida e passar repelentes a cada quatro horas. 

O mosquito gosta de água parada. Por isso, fique de olho nas plantas, pneus largados no quintal ou baldes. Cada um precisa fazer 
a sua parte para combater o inseto.

É recomendado ficar longe de pessoas com infecções ou febre.

Alertas

Além de dengue e zika, o Aedes Aegypti transmite febre amarela e chikungunya. E ao contrário do que muitos pensam, o inseto não nasce com os vírus. Ele contrai ao picar um ser humano que tem a doença. 

O Ministério da Saúde confirmou que o zika está relacionado ao aumento de casos de microcefalia em diversos Estados do país. Por conta disso, é ainda mais importante a prevenção.
  
É possível saber se o bebê tem microcefalia durante o pré-natal 

Cuidados básicos

A recomendação é que as grávidas usem repelente e roupa comprida, além de não ficarem ou viajarem para os lugares de risco. Para para quem estava pensando em ter um bebê, a orientação é adiar a gravidez. Parece radical, mas a microcefalia pode mudar completamente a vida do seu filho e de toda a sua família. 

Ainda não se sabe a ação do vírus de acordo com o período de gestação. Por isso, todas as grávidas devem ficar muito atentas!

O que é microcefalia

É uma condição em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. 

Em 90% dos casos, a microcefalia é associada ao atraso no desenvolvimento neurológico, psíquico e/ou motor da criança, 
mas o tipo de sequela pode variar.

Não há tratamento, mas como é comum que a criança desenvolva problemas respiratórios, neurológicos ou motores, é preciso um acompanhamento constante com especialistas de diversas áreas.  

Além do zika vírus, a microcefalia pode ser causada por...

...fatores genéticos.

...uso de álcool, drogas ou radiação durante a gestação.

...doenças como rubéola ou sífilis contraídas pela mãe na gravidez. 

Aumento de casos de microcefalia no Brasil entre 2014 e 2015, por Estado

Pernambuco
12 646

Paraíba
5 248

Rio Grande do Norte
1 79

Sergipe
2 77

Alagoas
2 59

Bahia
7 37

Piauí
6 36

Ceará
7 25

Maranhão
2 12

Tocantins
0 12

Rio de Janeiro
10 12

Mato Grosso do Sul
0 1

Dados de 30 de novembro de 2015/Fonte: Ministério da Saúde
07/01/2016 - 16:00



Postado por Dharmadhanna
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs

Comunidade
https://www.facebook.com/Luz-dos-anjos-272850336073064/
! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei
dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.
Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido
em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto

Postado por Dharmadhanna
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs

Comunidade
https://www.facebook.com/Luz-dos-anjos-272850336073064/
! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei
dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido
em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto


Nenhum comentário:

Postar um comentário