Os sábios, os iniciados, os espiritualistas, os cristão precisam compreender os sete pecados neste texto ocultista e, assim identificar o seu veneno no seu sangue, e qual dos pecados é preponderante.
Aquele que conhece sua sombra, não julga o outro, não se orgulha das suas virtudes, ele sabe que pode se levantar dentro dele a qualquer momento a sua escuridão, e por isso se preocupa com a sabedoria do amor que é o antídoto para o veneno.
Nossa alma está aqui para aprender, para superar, para ser iniciada, testada para assumir seu lugar na luz. Dharmadhannya
- OS SETE PECADOS
CAPITAIS:
"Após, eu vi subir do mar uma Besta que tinha dez cornos e sete cabeças...
e sobre suas cabeças, nomes de blasfêmias..."
"Após, eu vi subir do mar uma Besta que tinha dez cornos e sete cabeças...
e sobre suas cabeças, nomes de blasfêmias..."
(João: Apocalipse,
XIII, 1 ).
Na Cabala dos hebreus, é dito que a Árvore da Vida (Otz Chllm), corresponde no mundo manifestado, à Pequena Árvore da Vida, que se denomina Kallah, "a Noiva".
Inversamente, e opondo-se a ela, acha-se a Pequena Árvore da
Morte, "a Prostituta", Quliphah.
Sobre a Árvore da Vida florescem e brilham os Sephiroth, ou esferas da manifestação evolutiva. Sobre a Árvore da Morte florescem e brilham os Quliphoth, ou esferas da manifestação involutiva.
Logo, é evidente que,
às sete Virtudes essenciais (quatro cardeais e três teologais) correspondem
sete Virtudes (do latim virtus: potência) opostas.
São os sete pecados
capitais. E como esta Héptada está coroada por duas Virtudes Sublimais, a
Inteligência e a Sabedoria, duas manifestações tenebrosas a elas se opõem. São:
à Inteligência, a Cegueira (de Espírito) ou Ignorância, e à Sabedoria, o Erro
(fundamental).
Estudemos todo este conjunto maléfico, no plano espiritual.
1 - A AVAREZA
A Avareza levará o
místico errante a um isolamento total e estéril. Desvelar, revelar, ensinar,
transmitir, tudo o que ele recebeu ou aprendeu de outrem, será sempre algo
doloroso e chocante.
Ele acumulará livros e manuscritos, documentos
e iniciações, mas não conceberá jamais que possa ser ele próprio um simples
instrumento de transmissão.
Às filiações iniciáticas que porventura a ele
se ligarem, fracionar-las-á, multiplicando as provas, os graus, as classes, no
único intuito de retardar o máximo possível, o instante em que estará na
obrigação de concluir seu próprio papel e do discípulo de ontem, fazer seu
igual hoje, e talvez seu superior amanhã.
A Avareza corresponde à Terra, e é o contrário da Prudência, seu excesso mesmo.
2 - A GULA
A Gula levará nosso
Ocultista a devorar sem nenhuma medida todos os documentos, livros, tratados,
esquemas, que lhe sejam acessíveis.
As doutrinas mais estranhas, os ensinamentos
mais disparatados, tantas misturas que não o repugnarão.
Ávido de tudo o que favoreça sua curiosidade e
seu apetite de conhecimentos, ele deglutirá tudo, valha o que valha, e , desta
estranha mistura, se o Orgulho aí se mescla, ele tentará
extrair uma doutrina
pessoal que lhe assegure completar, em realidade modificar, as Tradições
iniciais que ele tenha pilhado e misturado.
Se, pelo contrário, é a
Preguiça, que vem se misturar a seu apetite, o próprio excesso de seus
conhecimentos disparatados, mal digeridos por um espírito preguiçoso, o fará um
dia, subitamente, retornar ao materialismo, no qual ele desejará repousar.
A Gula corresponde à Água, e é contrário da Temperança.
Figura 3 - Os Nove
Vícios: A degradação moral e espiritual segue, em modo inverso, a mesma
progressão da figura 1.
3 - A LUXÚRIA
A Luxúria introduzirá
um certo sensualismo nos domínios iniciáticos onde nosso Ocultista será levado
a trabalhar. Ele será, a prior, hostil a doutrinas muito espirituais ou muito
ascéticas, e sustentará a necessidade de conviver, de forma bastante liberal,
com as exigências da natureza humana inferior.
As religiões e as doutrinas onde a sexualidade
cumpre um papel (tantrismo, gnosticismo licencioso, magia sexual, etc...),
encontrarão nele um defensor.
Para ele, uma organização iniciáticas mista
será sempre muito superior a uma organização exclusivamente masculina ou
feminina!
Mas sobretudo, este defeito se exercerá no terreno da facilidade. Ele transmitirá, inconsideravelmente, as iniciações e os ensinamentos dos quais for depositário, para suplicantes inadaptados, ou estranhos a essa corrente.
Mas sobretudo, este defeito se exercerá no terreno da facilidade. Ele transmitirá, inconsideravelmente, as iniciações e os ensinamentos dos quais for depositário, para suplicantes inadaptados, ou estranhos a essa corrente.
Cederá facilmente os segredos iniciáticos aos
indivíduos do sexo oposto, em troca de seus favores! Enfim, como para as
fornicações e para adultério espirituais censurados a Israel pêlos profetas ou
por Cristo, ele se fará sectário de doutrinas, de iniciações, de cerimônias,
muitas vezes diametralmente opostas.
Ele não hesitará, seu
interesse ou seu prazer, visto que sua simples curiosidade o incitará a
voltar-se para correntes inferiores tão logo ele perceba que as Forças
Superiores não lhe servirão de nada em tais domínios.
A Luxúria corresponde ao Ar, e é oposta à Justiça.
A Luxúria corresponde ao Ar, e é oposta à Justiça.
4 - A PREGUIÇA
A Preguiça levará o
Aspirante errante para uma espécie de quietismo que lhe fará considerar a
perfeição no banal amor de Deus, na inação da Alma, e na ausência de toda obra
exterior, nada mais.
Ele ficará indiferente aos sofrimentos dos
Seres à sua volta, se ele os percebe, nada fará para aliviá-los, estimando que
os males aos quais estão submetidos são resultados proporcionais aos seus erros
passados.
Enfim, ele se desinteressará de si mesmo,
entregando-se à Providência para facilitar seu acesso à perfeição moral, e
considerará a ignorância como um caminho tão seguro quanto o Conhecimento.
A Preguiça corresponde ao Fogo (invertido) e se opõe à força.
A Preguiça corresponde ao Fogo (invertido) e se opõe à força.
5 - A INVEJA
A Inveja levará o
pseudo-iniciado a desejar, não somente os primeiros lugares e as falsas honras,
mas também não hesitará em retardar e, muitas vezes, impedir o avanço de outro,
se ele vê neste outro uma superioridade que possa eclipsar a sua.
Ele manterá o abafador sobre as doutrinas, ensinamentos, livros e documentos
suscetíveis de prejudicar seus interesses.
Ele não deixará de querer possuir
tudo o que os outros possuem, considerando como uma ofensa haver algo que ele
não possa ter, mesmo se ele estiver decidido a não se servir disso, tendo em
vista que tal coisa lhe é intelectualmente oposta.
A Inveja corresponde ao Sal Princípio, e se opõe à Caridade.
6 - A IRA
A Cólera se
manifestando no Aspirante, faz com que ele perca o controle de si mesmo. Seu
autoritarismo e sua atividade exacerbada não lhe permitirão admitir que seus
semelhantes sejam mais bem aquinhoados que ele.
Seus julgamentos serão tão prematuros quanto
definitivos, e sua impaciência o levará a tratar com rudeza os fracos, os
ignorantes.
E se ele tiver a infelicidade de ser odioso
(forma mais tenebrosa ainda de inveja), seus pseudo-conhecimentos poderão fazer
dele um mago negro.
A Cólera corresponde ao Mercúrio Princípio, e se opõe à Esperança.
A Cólera corresponde ao Mercúrio Princípio, e se opõe à Esperança.
7 - O ORGULHO
É denominado pai de
todos os Vícios, com Justa razão. Em nosso ocultista incipiente, o Orgulho
levará a se imaginar moralmente superior a todo o profano, porque
intelectualmente ele é mais rico.
Ele se imaginará, vaidosamente, possuidor de
segredos e de ensinamentos que foram revelados somente a ele, imaginar-se-á
predestinado a uma preeminência certa, justificada por seus méritos.
Além disso, afirmará seguidamente ter sido este
ou aquele personagem importante ou célebre em pseudo-vidas anteriores.
De todo este clima, ele adquirirá um sólido e
orgulhoso desprezo por aquilo que chama de humanidade, e estará na
impossibilidade de perceber, seguidamente dissimuladas na banalidade destas
existências modestas, Almas de elite mil vezes superiores a sua.
Em resumo, no Passado, no Presente e no
Futuro, ele é aquele a quem tudo é devido e que, por conseqüência, pode tudo
exigir.
O Orgulho corresponde ao Enxofre Princípio, e se opõe à Fé.
Sete Vícios duplicam os sete Pecados Capitais e, são deles, uma espécie de frutos.
Hei-los: a Imprudência, fruto da Avareza; a
Intemperança, fruto da Gula; a Injustiça, fruto da Luxúria; a Covardia, fruto
da Preguiça; o Ódio, fruto da Inveja; a Presunção, fruto da Cólera; a
Ignorância, fruto do Orgulho.
Portanto, o Homem é
punido por onde ele peca...
C - AS DUAS CRISTALIZAÇÕES ESPIRITUAIS:
Trataremos à parte as duas Virtudes Tenebrosas, que se opõem às duas Virtudes Sublimais, evocadas no capítulo precedente.
Como vimos, a Cegueira ou Ignorância se opõem à Inteligência, e à Prata dos Sábios, e o Erro à Sabedoria, ao Enxofre ou Ouro dos Sábios.
C - AS DUAS CRISTALIZAÇÕES ESPIRITUAIS:
Trataremos à parte as duas Virtudes Tenebrosas, que se opõem às duas Virtudes Sublimais, evocadas no capítulo precedente.
Como vimos, a Cegueira ou Ignorância se opõem à Inteligência, e à Prata dos Sábios, e o Erro à Sabedoria, ao Enxofre ou Ouro dos Sábios.
8 - A CEGUEIRA OU IGNORÂNCIA
Esta Potência Tenebrosa
tira o discernimento dos Espíritos, coloca-nos na impossibilidade de perceber,
dentre as espécies ou objetos materiais, aquele que se referem aos polos
opostos do Bem e do Mal, da Luz e das Trevas.
Ela nos obtura o sentido oculto das palavras, nos vela irremediavelmente o esoterismo e o sentido superior dos textos, nos faz preferir a letra que mata ao espírito que vivifica.
Ela nos obtura o sentido oculto das palavras, nos vela irremediavelmente o esoterismo e o sentido superior dos textos, nos faz preferir a letra que mata ao espírito que vivifica.
Particularmente, ele nos impede de acessar ao
sentido profundo das Escrituras cristãs, ou de qualquer Livro Santo, quando se
trata de outra religião.
De fato, ela reina absoluta na Alma de todo materialista, de todo ateu, quando eles assim o são por um ato deliberado de sua vontade, e também por uma descida progressiva em direção à Cegueira ou Ignorância, em consequência de um deixar-se levar consciente.
Ela nos vela as realidades espirituais dissimuladas sob as aparências, e se pode dizer que, por ela, as Verdades Eternas tornam-se inacessíveis ao Homem errantes.
9 - O ERRO
Esta Potência Tenebrosa
nos leva à confusão interior, nos tira o sentido do Bem e do Mal, do Justo e do
Injusto, do Belo e do Feio.
Nestes domínios, toda
discriminação desaparece pouco a pouco. Ela se torna mais grave quando nos
obscurece o sentido do verídico e do autêntico em matéria religiosa.
Pelo Erro, o Aspirante perdido não está mais em condições de perceber o que lhe é útil, e então a Alma caminha em direção às Trevas espirituais, dificilmente pode vislumbrar um retorno por seus próprios meios.
Na impossibilidade de distinguir o que ele perdeu, a aptidão de apreciar claramente a situação, o Aspirante perdido tomará facilmente o Mal pelo Bem, e imaginará, obstinadamente estar no caminho da Luz, mesmo estando no das Trevas.
É na Alma do satanista ou do luciférico que
esta Potência Tenebrosa brilha e irradia-se com maior amplitude.
"Alquimia Espiritual E a Via Interior" - Robert Ambelain
Postado por Dharmadhanna
Psicoterapeuta Transpessoal
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e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
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