quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Muladhara - Primeiro chakra






PRIMEIRO CHKRA —  MULADHARA -
KUNDALINI


Este chakra vermelho-brilhante e expressivo (todos os chakras ímpares são primariamente expressivos; os chakras pares são principalmente receptivos) está localizado na base da espinha, exatamente dentro da vagina nas mulheres e logo acima dos testículos nos homens.

 O primeiro chakra (alguns o chamam de chakra-raiz) é o chakra da sobrevivência básica, do impulso sexual primal e da energia da vida física.

O primeiro chakra funciona como regulador da energia física para o sistema endócrino.

Havendo problemas no primeiro chakra, o funcionamento do sistema de chakras e do sistema hormonal endócrino pode ser afetado negativamente.

O primeiro chakra está (ou deveria estar) conectado aos chakras das solas dos pés. Se essa conexão não é saudável, a ancoragem pode ser muito difícil. Qualquer estudo sobre o primeiro chakra deve incluir os chakras dos pés. Reporte-se à seção sobre os chakras dos pés para examinar em profundidade a relação existente entre esses centros de energia.

A energia do primeiro chakra é muito poderosa. Quando o primeiro chakra, ou energia kundalini, flui para cima através do corpo (este é o único chakra que faz isso), sua extraordinária força de vida pode garantir a sobrevivência física numa situação de perigo.

A energia do primeiro chakra e responsável por explosões repentinas de força. Ela pode ajudar as pessoas a fugirem ou a enfrentarem com sucesso embates violentos ou a levantarem um caminhão para tirar de debaixo dele uma criancinha.

A energia kundalini também sobe em alguns casos de despertar espiritual. Em decorrência disso, muitos grupos orientados por  Mestres de Yoga  desenvolveram técnicas para fazer a kundalini subir, e podemos questionar os perigos que envolvem esta prática.

 Quando a kundalini sobe, ela passa como um jato de ar pelos seis chakras centrais e se projeta para fora da cabeça, como se fosse uma coluna de fogo ou uma serpente pronta a dar o bote.

A pessoa se sente invencível, absolutamente desperta e alerta, fisicamente consciente e totalmente desinteressada em alimentos, sono ou qualquer processo de vida mundano.

Essa sensação é boa, mas ativar a kundalini para obtê-la pode ser perigoso. E incontável o número de pessoas nervosas, desancoradas e exauridas que me procuram para reorientar sua kundalini. Uma pequena quantidade de energia do primeiro chakra faz muita coisa.

Mesmo durante um jorro breve da kundalini, o corpo não consegue lidar com a energia excedente, e isso sem mencionar a falta de apetite e de sono.

As meditações com a kundalini praticadas por iogues avançados podem produzir a evolução de cura. Entretanto, muitos ensinamentos sobre kundalini no Ocidente não são ensinados por iogues avançados ou para iogues avançados.

Aqui, o trabalho com a kundalini é frequentemente usado como sem orientação de um verdadeiro Mestre. O uso da energia kundalini começa sendo uma prática estimulante, mas logo se transforma numa catástrofe.

Se as pessoas não estão totalmente seguras de como conseguiram elevar sua kundalini (normalmente, a pessoa canta, jejua e se senta em meditação profunda até que o primeiro chakra desperte e comece a jorrar), elas não serão capazes de fazê-la descer com segurança.

Terminar a meditação e voltar a alimentar-se nem sempre é algo fácil.
Curiosamente, os cultos usam cantos, jejuns e a privação do sono para atrair adeptos ao seu seio, práticas todas essas que provocam a subida da kundalini e sua projeção para fora (em casos de fome e insônia, a kundalini pode despertar a si mesma, para proteger-se).

Para ocidentais sem experiência com a energia espiritual ou psíquica, esse afluxo da kundalini pode ser desastroso. Em vez de reconhecer a força do seu primeiro chakra, muitos buscadores espirituais entregam o poder que têm aos cultos e às experiências dos cultos.

Isso ajuda a criar e a manter a cultura proselitista. Se não se permite que as pessoas explorem ou vivenciem sua própria energia, elas se tornam presas perfeitas para seitas, gurus e tudo o mais que ofereça a ilusão de poder e de conhecimento espiritual.

Embora a energia kundalini possa causar muitos problemas, o Primeiro chakra reage bem. E muito fácil reorientá-lo, mesmo se esteve subindo e saindo pelo topo da cabeça durante muito tempo.

Um dos casos mais graves de kundalini com que me deparei envolvia uma mulher adepta de uma seita. Ela mantivera o primeiro chakra jorrando para cima durante tanto tempo que sua pele formara erupções por todo o corpo, dando a impressão de ter sido queimada. O fogo da kundalini estava começando a afetar sua pele.

Ela me procurou para um tratamento. Quase imediatamente, ela passou a ter uma série de acessos à medida que reentrava em seu corpo e que a energia do primeiro chakra era drenada através dos chakras superiores.

Continuei trabalhando e os acessos pararam, quando a energia do primeiro chakra voltou a seu lugar correto. Então, ela começou a chorar aos soluços, longos e doloridos. Continuei trabalhando.

 Logo ela voltou a ancorar-se em seu primeiro chakra, e sua energia se equilibrou. Seus chakras superiores estavam danificados e distorcidos porque haviam sido forçados a fluir as vibrações do primeiro chakra, e não suas próprias vibrações, mas em pouco tempo voltaram ao normal.

Essa mulher me disse que a sensação que ela viveu foi como acordar de um sonho que havia se transformado num pesadelo interminável e alucinante.

Ela sentia que havia sido seduzida e então aprisionada num outro mundo. Seu grupo se dissolveu alguns anos depois, deixando em seu rastro muitas pessoas traumatizadas. Ela estava aliviada por ter se afastado no momento em que o fez, embora essa atitude lhe atraísse o desprezo das pessoas que ela considerava sua nova família.

As erupções cutâneas desapareceram no dia seguinte ao primeiro tratamento, e ela pôde retomar sua vida como uma pessoa mais sensata e centrada (embora menos idealista).

Se deixada à vontade, a capacidade de explosão do primeiro chakra se ativará e desativará por si mesma, disparada pelo perigo ou pela emergência, pela doença e depressão ou por uma abertura da consciência psíquica.

Em circunstâncias como essas, a energia do primeiro chakra se canalizará para cima e através dos outros chakras como uma espécie de despertador.

Quando o primeiro chakra se ativa em reação a situações de real necessidade, ele se desativará no seu devido tempo, sem nenhuma ajuda. A energia kundalini governa a si mesma. Ela conhece mais do que nós seu próprio funcionamento e responsabilidades.

Sugiro não ativar a kundalini, como se ela fosse um brinquedo ou uma droga, nem usá-la como atalho para a consciência espiritual.

Pode ser perigoso lidar com o poder da kundalini durante algum tempo, mas ela provoca estragos nos outros chakras, que não podem funcionar por muito tempo no nível vibratório do primeiro chakra.

 O fluxo impetuoso pode também lesar a aura, que não permanecerá saudável se lhe for atribuída só uma cor (vermelha) e uma freqüência de energia vibratória. A esses dois graves inconvenientes acrescenta-se o fato de que é quase impossível ancorar quando a energia do primeiro chakra flui para cima.

PRIMEIRO CHAKRA ABERTO OU FECHADO
Em qualquer problema do primeiro chakra, as dificuldades podem ocorrer também (ou originar-se) nos chakras dos pés.

 Como esses chakras devem relacionar-se com o primeiro, inclua os chakras dos pés em seu estudo ou tratamento do primeiro chakra. Chakras dos pés saudáveis darão suporte a qualquer trabalho de primeiro chakra que você fizer, Tratamos dos chakras dos pés numa seção adiante.

Um primeiro chakra muito grande e aberto normalmente indica que você está num modo de sobrevivência completo — sobrevivência financeira, emocional e física. Se você está no meio de uma catástrofe, deixe que seu primeiro chakra continue grande para que ele possa ajudá-lo, mas saiba que ele pode começar a subir num jato da kundalini.

Em geral, o primeiro chakra desativará esse jato por si mesmo quando o perigo tiver passado. Se isso não acontecer, e se a kundalini continuar subindo e afetando os demais chakras por mais de um dia, consulte Tratamento da Kundalini, no Guia para a Solução de Problemas. 

Se sua dificuldade não for imediata, seu primeiro chakra grande pode simplesmente estar se abrindo a novos níveis de consciência. Isso é muito bom, mas fique atento ao primeiro chakra grande por enquanto.

A energia do primeiro chakra é muito corajosa — e até imprudente por vezes — sendo essa a razão por que é tão propícia para ajudar em sua sobrevivência.
 Seu primeiro chakra, há pouco tratado, precisa de sua orientação e liderança, porém, ao despertar. Ele pode melhorar um pouco e de repente pensar que pode correr urna maratona, espiritualmente falando.

Talvez ele pense que pode resolver cada uma de suas questões e permanecer aberto e desguarnecido, porque a vida subitamente está a salvo. Tenha cuidado, pois seu estilo de vida e suas circunstâncias atuais podem não ser suficientemente saudáveis ainda. 

Proteja seu poderoso primeiro chakra dos danos que possam estar implícitos em seu ambiente (ative seu terceiro chakra protetor e conserve-o trabalhando, por favor).

Traga os limites do seu primeiro chakra muito abertos para o diâmetro normal de sete a doze centímetros. Seu chakra pode estar mais aberto do que o normal apenas por hábito, especialmente se você está sempre preparado para o perigo.
 Os chakras se abrem e se fecham como diafragmas fotográficos, se isso lhe serve como recurso visual que o ajude em suas tentativas de modificar a forma deles.

Um primeiro chakra fechado indica fechamento da energia vital ou uma tentativa de ignorá-la. Primeiros chakras fechados aparecem em pessoas que passam por grandes sofrimentos físicos ou emocionais, não por viverem uma situação de sobrevivência em si (o que criaria um primeiro chakra muito aberto), mas de profunda negação do caminho ou das lições de vida delas.

O fechamento deste chakra também pode representar uma negação do indivíduo da necessidade de uma sexualidade direta, sem emoções, fora de perigo. Neste contexto, podemos encontrar casos de estupro, de violência física, de depressão, de decepção amorosa, perda de um companheiro amado.

Fechar o primeiro chakra pode parecer uma boa maneira de evitar todas as questões desse chakra (especialmente as sexuais), a  agressividade, a reatividade , mas isso não funciona. Fechar e ignorar o primeiro chakra apenas prejudica a ancoragem e o restante do sistema de chakras.

Eu sempre digo às pessoas que têm algum chakra fechado que é perfeitamente normal ter situações dolorosas, mas que fechar o chakra relacionado com essas situações só aumentará os problemas e as dificuldades centenas de vezes.

E muito possível ter dificuldades de sexo, sobrevivência e ancoragem mesmo mantendo um primeiro chakra saudável. Punir nosso sistema de chakras porque não queremos lidar com certos aspectos de nossa totalidade é tolice. 
E nossa responsabilidade assegurar-nos de que não estamos penalizando a nós mesmos ou nossos chakras apenas porque nossa vida não é perfeita. Independentemente das questões com que estejamos envolvidos, é sempre correto manter todos os chakras trabalhando.

Se você está com o primeiro chakra fechado neste exato momento, mas não se encontra numa situação de perigo ou relacionada com a sobrevivência, é possível que seu chakra esteja fechado para reparos.

Num sistema de chakras saudável e equilibrado, os chakras podem se fechar por um período de tempo breve para tratamento e para se desfazer de maus hábitos ou de contratos de energia prejudiciais.

Durante esses períodos, os demais chakras cuidam do que está fechado. Eles o deixam tirar umas pequenas férias. Você perceberá que o primeiro chakra está de férias através da saúde e da cor de todos os outros chakras, pela ausência de questões de sobrevivência imediata e pelo fato de que você pode continuar ancorado apesar de seu primeiro chakra estar fechado.

Se seu primeiro chakra estiver de férias, congratule-se consigo mesmo e com os demais chakras e dê a cada um deles um presente de saudação.

Quando um dos chakras pode tirar um descanso seguro como esse, isso significa que você chegou à saúde e à comunicação em seu sistema de chakras como um todo!

 Fortaleça ainda mais seu sistema de chakras colocando duas Sentinelas, uma na frente e outra atrás do primeiro chakra. Essas Sentinelas vigiarão e tratarão seu primeiro chakra, que se abrirá novamente assim que ele estiver pronto — normalmente em menos de uma semana.

Se seu primeiro chakra não abrir depois de uma semana, pergunte-lhe o que você precisa fazer. Em geral, ele exigirá uma Sentinela melhor sistema de limites da aura mais adequado, ou talvez um novo cabo de ancoragem.

CARACTERÍSTICAS DE UM  PRIMEIRO CHAKRA SAUDÁVEL

Quando o primeiro chakra está aberto no tamanho correto, definido e fluindo livremente com uma energia vermelho-rubi, o cabo de ancoragem também é saudável e definido.

Além de todos os efeitos positivos de estar ancorado, as pessoas com primeiros chakras saudáveis estarão em contato com seu corpo e com sua sexualidade num nível puramente físico, sem emoções.

Elas saberão o que é correto para elas em termos de alimentação, abrigo e parceiros sexuais sem necessidade de representar ou de ruminar sobre o acerto de cada decisão. Elas terão uma postura sólida, um andar firme e equilibrado e consciência de onde estão, de onde deixaram o carro, das chaves do carro e de sua energia.

As pessoas com um primeiro chakra saudável sentir-se-ão centradas, poderosas e capazes de lidar com qualquer preocupação relacionada com a saúde que possa aparecer, mesmo que isso signifique ficar doente por algum tempo até que o corpo elimine a energia velha e indesejada.

Se uma pessoa vive de seu primeiro chakra somente, ela pode ser terrena e básica além do que se possa imaginar. Ela não terá a influência moderadora dos outros chakras para equilibrar seus aspectos físico e espiritual, seu intelecto e sua natureza emocional. porém. Estamos andando em direção à totalidade.




Compilado por Dharmadhanna
Psicoterapeuta Transpessoal

Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs

Comunidade
https://www.facebook.com/Luz-dos-anjos-272850336073064/
! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei
dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido
em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário