sábado, 9 de janeiro de 2016

O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA




O DESENVOLVIMENTO
DA CONSCIÊNCIA


A consciência é luz da Unidade,  da união de todas as Almas, é a luz da Alma do Divino  Espírito Santo.
A Vontade de servir, de cuidar de participar, revela a consciência expandida integrada ao Espírito.

Somos Um-a só consciência.

"O desenvolvimento da consciência é um aspecto extremamente importante do processo da Realização Divina. Nossa consciência é o aspecto do eu que distingue o certo do errado. E nossa “bússola moral”, por assim dizer.

 Para mim, é intrigan­te que tantas pessoas, até mesmo no movimento Espiritual, não tenham a cons­ciência muito desenvolvida.

 Eu sei que eu, por exemplo, tenho uma consciência muito desenvolvida. Quando faço alguma coisa errada, minha consciência me alerta e faço o possível para me corrigir e para corrigir a situação.

 Eu não sou uma vítima de minha consciência, pois é importante que cada um seja o senhor das próprias energias, mas ela é altamente desenvolvida e isso me faz bem.

Vejo muitas pessoas que não têm a consciência desenvolvida e isso me as­sombra. Como psicólogo Espiritual, estou escrevendo este texto para ajudá-lo a entender por que isso acontece e como é possível ter uma consciência alta­mente desenvolvida.

A consciência expande com a empatia, que  significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A empatia expande a consciência e leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar.

 Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões.

Ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções. Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação imediata.

Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

A empatia é diferente da simpatia, porque a simpatia é maioritariamente uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva. Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença de outra pessoa e de agradá-la, a empatia faz brotar uma vontade de compreender e conhecer outra pessoa.


Na psicanálise, por exemplo, a empatia significa a capacidade de um terapeuta de se identificar com o seu paciente, havendo uma conexão afetiva e intuitiva.

Para entender por que algumas pessoas não têm a consciência desenvolvi­da, e por isso não sente empatia o primeiro aspecto a ser levado em conta é a falta de contato com a vida Espiritual.
 Sem vida Espiritual, essas pessoas fazem o que sentem: é esse o seu “Código Moral”. Sem vida Espiritual, seus sentimentos são governados pelo ego negativo e pelo eu inferior.

 Além disso, elas não têm contato com o Eu Superior, com a Sobre-Alma e com a Poderosa Presença do Eu Sou. Para alguns, isso pode ser difícil de acreditar.

 Mas, na verdade, esses aspectos Espirituais do eu não dão muita atenção à Alma encarnada até que a Alma encarnada comece a dar atenção ao Espírito.

 O Eu Superior ou Espírito Santo nos avisa quando fazemos alguma coisa errada, a empatia é visível e transparente. O problema é que, neste mundo, muitas pessoas, incluindo um grande número de trabalhadores da luz, se limitam ao ego.

Nesse processo, a pessoa procura, no nível consciente, se afastar do ego negativo, mas a falta de autodomínio faz com que a mente subconsciente continue sendo controlada por ele. A mente subconsciente é muito ego-suscetível, mesmo que a pessoa não perceba.
Quero explicar o que significa “ego-suscetível”.

 O ego negativo, com seu número infinito de vozes, subpersonalidades, opiniões, motivações egoístas, inveja, narcisismo, egoísmo, pensamento baseado no medo e na separação, pensa­mentos agressivos, emoções e sentimentos negativos, ambição negativa, sede de poder, de fama e de dinheiro, sufoca a personalidade. 

 Assim, é compreensível que não tenham uma consciência desenvolvida, fechadas que estão para a vida Espiritual. No entanto, não é tão fácil entender por que isso acontece com os trabalhadores da luz.
 Eu, pessoalmente, conheço trabalhadores da luz que são sociopatas e menti­rosos patológicos.

 Um sociopata pode ser definido como alguém sem consciên­cia, sem empatia, desumano, desonesto. São pessoas tão centralizadas em si mesmas e tão controladas pelo ego negativo que mentem com naturalidade, dizem e fazem qualquer coisa.

 Isso me assombra porque, na minha realidade, a integridade é uma coisa que acompa­nha a consciência desenvolvida. Não entendo como essas pessoas conseguem dormir à noite. Se eu agisse como elas, certamente não conseguiria.

 O incrível é que as pessoas que tenho em mente fazem canalizações e outros trabalhos Espi­rituais. E, no entanto, têm quase zero de integridade e nenhuma consciência. Como isso é possível? Como é possível trilhar o caminho Espiritual, praticar a canalização, estar em contato com os Mestres e, mesmo assim, ser um total sociopata e um mentiroso patológico?

 Isso revela a potencialidade que os traba­lhadores da luz têm para a fragmentação e para a desintegração. E claro que esses são casos extremos.

No entanto, eu poderia citar milhares de exemplos de trabalhadores da luz que, embora não sejam casos extremos, estão na “área cinzenta”.
 Conheci iniciados de décimo e de décimo primeiro grau que não têm integridade alguma e que eu chamaria de mentirosos patológicos limítrofes. Como isso é possível?

 Como disse, isso revela o potencial, para a fragmentação e desintegração, dos iniciados de alto nível e dos líderes Espirituais.
A pergunta- chave é: qual é a causa disso? Isso é causado por duas coisas: falta de bom treinamento psicológico e, em consequência, vulnerabilidade ao ego negativo.

 O incrível é que as pessoas de quem estou falando, inclusive as que estão na área cinzenta, não têm nem ideia desse processo.

 E a esse ponto que alguém pode ser iludido pela mente, pelo ego negativo, pelos sentimentos e pelas emoções. Se você perguntar a essas pessoas se elas são conscientes e honestas consigo mesmas e com os outros, todas vão responder que sim, achando que são totalmente ínte­gras.

 Mas, do ponto de vista do Espírito, elas são controladas pelas emoções egoís­tas, pelo ego negativo, pela sede de poder, pelo dinheiro, corrupção moral e pela fama.
 Só que elas não percebem que seus motivos são essencialmente egoístas. Como disse, isso revela a natureza potencialmente enganadora da mente ego-negativa.

Assim, examinando a questão de uma perspectiva Espiritualmente científica, percebemos que o desenvolvimento da consciência tem duas origens. Ele vem diretamente do Espírito, mas vem também do eu psicológico.

Neste mundo, a maioria das pessoas é controlada pelo ego negativo. E por isso que elas têm dificuldade para admitir seus erros, para pedir desculpa por eles e para enxer­gar as infinitas maneiras que o ego negativo tem de subjugá-las ao controle do medo e de motivos egoístas.

 A maioria não foi treinada para saber que há ape­nas duas maneiras de pensar: ou pensamos da perspectiva do ego negativo ou pensamos da perspectiva Espiritual.

 O incrível é que o ego negativo consegue convencer pessoas Espirituais de que estão agindo Espiritualmente, quando, na verdade, estão sob o controle do ego negativo.

Meu Querido Leitor, o desenvolvimento da consciência é prejudicado quando permitimos que os sentimentos e as emoções assumam o controle. Quem se  deixa controlar pelos sentimentos e emoções,  é imaturo emocionalmente e está se expondo ao controle do ego negativo.

Na Terra, a maioria das pessoas é controlada pelos sentimentos e pelas emoções. Achando que essa é a maneira correta de viver, elas não com­preendem que são os pensamentos que criam os sentimentos e as emoções.

 Para elas, suas emoções e seus sentimentos negativos são reais e vêm de fora. Com essa filosofia irresponsável, elas fazem tudo o que sentem em vez de viver em integridade, ouvindo sua consciência.

Nesse caso, a consciência é, de certa forma, afogada pela superindulgência do corpo emocional.

Há também pessoas que afogam sua consciência de tão controladas que são pela mente e pelos pensamentos. Estes, assim como os sentimentos e as emo­ções, afogam a voz do Eu Superior, ou do Espírito Santo, e a voz psicológica da consciência.

O apego ao mundo material é um muro que impede nosso contato com a Alma, com o Eu Superior.

 Neste mundo, a maioria das pessoas é muito controlada pelo ego negativo e nem percebe. Elas nem sabem o que é o ego negativo. A maioria das pessoas, incluindo trabalhadores da luz, é, subconscientemente, ego-suscetível demais, e nem se dá conta disso.

 Não estou julgando ninguém, mas fazendo uma constatação oriunda de minha observação Espiritual como professor e psi­cólogo Espiritual.

Uma filosofia psicológica equivocada é um dos fatores que bloqueiam a cons­ciência. Alguns Mestres, que são canalizados por trabalhadores da luz que eu conheço, acreditam que manifestar os sentimentos, mesmo que sejam de natu­reza egoísta e agressiva, é a maneira correta de viver.

 No caso de quem adota uma tal filosofia, o sistema de crenças bloqueia a consciência nos dois níveis. Uma filosofia segundo a qual tudo precisa ser equilibrado, incluindo pensamento ego-negativo versus pensamento Crístico e Búdico, também bloqueia a verda­deira consciência.

 Digo “verdadeira consciência” porque muitas pessoas adotam psicologias, filosofias e sistemas de crenças equivocados que, sem que elas sai­bam, são desequilibrados e corrompidos, em maior ou menor grau, pelo ego negativo.

Tais pessoas acreditam que estão desenvolvendo a verdadeira cons­ciência e, na verdade, estão mesmo tentando, só que com base numa filosofia que é corrompida e controlada pelo ego negativo. Isso contradiz a “verdadeira consciência”, que é livre das distorções e contaminações do ego negativo.

Estabelecemos, então, que a submissão aos sentimentos e às emoções, so­mada a uma psicologia ou filosofia equivocada, pode bloquear, em ambos os níveis, uma consciência saudável.
 A quarta maneira de bloquear a consciência é se deixar dominar pelo sistema de pensamento ego-negativo, oposto ao sistema de pensamento Crístico e Búdico.

 Cada um desses sistemas contém um número infinito de pensamentos e opiniões. O sistema de pensamento do ego negativo é incrivelmente sedutor, mesmo sendo insana a sua filosofia, comparada à filoso­fia Crística e Búdica.

Há tão pouco treinamento neste mundo no que se refere à de diferença entre os dois sistemas e à maneira de controlar a mente, as emoções e o pensamento ego-negativo, que muitos são controlados pelo ego negativo e nem percebem.

O ego negativo se infiltrou em todos os aspectos da vida, incluindo a religião e o movimento da Nova Era. Algumas das pessoas mais perturbadas que conheço, que são as mais controladas pelo ego negativo, são professores e líderes Espiri­tuais.

 Essas pessoas fazem canalizações incríveis, são grandes oradores, grandes agentes de cura, cientistas Espirituais, artistas Espirituais, pregadores ou traba­lhadores da luz mas, a despeito de seu nível de iniciação e a despeito de seu talento em certas áreas, são absolutamente egomaníacas e corrompidas pelo poder, pela ganância, pela fama,-pelo sexo e pela exaltação de si mesmas.

Entre essas pessoas, a inconsciência se revela, com muita frequência, na incapacidade que têm para perceber seus verdadeiros motivos. Muitas são lobos em pele de cordeiro.
Como já disse, o anticristo vai, provavelmente, ser um professor Espiritual. O fato de alguém ser capaz de fazer uma grande canalização ou uma grande palestra não indica de forma alguma um alto grau de contro­le do ego negativo.

 Mas repito que todas essas pessoas acham que são cem por cento corretas. E não são, inerentemente, más pessoas. Podem até ter boas intenções. Mas seu desenvolvimento é apenas Espiritual e não- psicológico, o que é o quinto fator de bloqueio da consciência.
Para concluir, meu Amado Leitor, peço que desenvolva sua consciência ao mais alto nível e que dê ouvidos a ela. Quanto mais você purificar e refinar sua consciência em todos os níveis, mais sutil e refinada ela será.

 Por exemplo: quando você for um Mestre Espiritual desenvolvido, sua consciência vai avisá-lo assim que você tiver um pensamento levemente negativo ou começar a se aban­donar, por pouco que seja, a um sentimento negativo.

Ela vai lhe apontar a mais sutil forma de desonestidade, sua ou dos outros. Sua consciência não vai permi­tir que você machuque uma mosca. Ela não vai permitir que você ignore seus erros, nem que os racionalize e responsabilize os outros por eles.

 Enfim: cultive sua consciência em todos os níveis do seu ser, para refiná-la ao máximo, de maneira que você assuma a responsabilidade pela manifestação de suas energias nos níveis mais sutis do que você estiver causando e criando.

Não seja uma vítima da sua consciência, mas mantenha cem por cento de integridade. Um exemplo: não deixe que a consciência o perturbe a ponto de você não conseguir dormir à noite ou funcionar bem durante dia.

 Mas mantenha cem por cento de integridade e responsabilidade pelo que você causou e criou, mesmo no nível mais sutil.

 Escolha uma forma apropriada e equilibrada de manter a integridade em todas as ocasiões. Para isso, temos que estar sempre alegremente vigilantes com relação ao processo contínuo de nossa co-criação com DEUS.

Quero chamar a atenção para outro fenômeno. Alguns professores ou líde­res espirituais mantêm um certo grau de consciência e integridade durante os anos de formação de seu caminho Espiritual.

 Mas, quando passam para a lide­rança Espiritual e ficam um pouco embriagados com o poder, o dinheiro e a fama, essas e outras qualidades ego-negativas acabam afogando a voz da cons­ciência e da integridade.

 Não deixe que sua consciência o aborreça: aprenda a pôr essa voz numa prateleira e aquietá-la até que você tenha tempo para lidar direito com ela.

 Ninguém deve ser vítima da própria consciência, pois temos sempre que estar no controle de todas as nossas energias.

Mas não devemos negar a consciência nem suprimi-la quando nos vemos diante de uma lição, seja ela um ajuste ou correção, a ser resolvida dentro ou fora do eu.
 Não devemos ser sensíveis de­mais, mas também não devemos ser sensíveis de menos. A conveniência é tam­bém um princípio-chave. Há sempre uma maneira apropriada e conveniente de enfrentar qualquer situação.

 Por exemplo: você está viajando e esquece de deixar a gorjeta num restaurante que já ficou uns setenta quilômetros para trás. Ninguém precisa ser fanático a ponto de voltar para dar a gorjeta, o que não seria um uso apropriado e equilibrado de energia.

 E em casos assim que o ego negativo pode corromper a consciência. No caso da gorjeta, o mais apropriado seria telefonar depois para o restaurante e enviá-la.

Se for impossível, a reação mais adequada seria pedir desculpas interiormente pelo esquecimento e passar a dar uma gorjeta um pouco maior a todos os garçons, jurando que o esquecimento não vai se repe­tir.

 As vezes, basta o amor incondicional, o perdão para si mesmo e o reconheci­mento do erro no plano interior. Em outras ocasiões é necessário agir.

 E muito importante ser equilibrado e sensato ao determinar qual é a reação apropriada. O principal é não exagerar e nem deixar barato. Além disso, não permita que o ego negativo tenha espaço para escapar da responsabilidade.

Expressar uma consciência Espiritual de alto nível é Espiritualmente inspirador para os outros. Não é essa a razão para expressá-la. Nós a expressamos porque é necessário: como vimos nesta discussão, a consciência Espiritual deriva de ideais Espirituais e psicológicos de nível muito alto.

 Já me aconteceu, em algu­mas lojas, de me cobrarem a menos. Precisei tomar a decisão interior de comu­nicar ou não o fato, o que não significa que é preciso falar em todas as situações da vida.

 Acho que cada situação tem que ser examinada no contexto de todas as ramificações envolvidas. Mas eu posso dizer que, em geral, quando isso aconte­ceu comigo, preferi falar.
 Numa dessas ocasiões, descobri que estava enganado, pois havia um desconto de vinte por cento que eu desconhecia.

Mas eu me senti bem porque respeitei minha consciência, já que, naquela situação, tinha achado apropriado informar o erro. Se somos todos DEUS, enganar outra pessoa é enganar a DEUS, ou a mim mesmo, já que se trata de uma única identidade e de um único ser.

 Em outras ocasiões, o troco estava mesmo errado e eu precisei pagar mais. Mas devo dizer que, se minha carteira ficou um pouco mais vazia, meu Espírito ficou um pouco mais pleno. Em outras ocasiões, o caixa ficou muito tocado com a minha honestidade.

 Digo, humildemente, que meu exemplo dei­xou uma marca Espiritual naquela pessoa, inspirando sua consciência e sua ho­nestidade.

 Mas isso não quer dizer que todas as interações comerciais são iguais e nem que exigem a mesma reação Espiritual. Conscientemente ou não, a loja pode tê-lo prejudicado em outra ocasião e agora faz o erro inverso.

 Nesse caso, a reação apropriada pode ser ficar calado, permitindo assim que o desequilíbrio kármico seja corrigido e que o universo se equilibre num nível superior. A chave é não deixar que o ego negativo o engane ou crie falsas racionalizações.

 Ele vai se aproveitar de qualquer brecha que você lhe der. Isso nos remete outra vez à importância de ser devastadoramente honesto consigo mesmo e de lutar pelo nível mais alto de pureza Espiritual em todas as coisas.

Há outro ponto muito importante: às vezes a consciência fica bloqueada não porque você não se esforça no nível consciente, mas porque não tem controle total sobre a mente subconsciente.
 Nesse caso, a mente consciente tenta com honestidade, mas a mente subconsciente tem outras prioridades.
 Isso é muito comum neste mundo porque não nos ensinam a dominar a mente subconscien­te de forma a torná-la submissa à mente consciente e à mente supraconsciente.
 Por isso, o desenvolvimento da “verdadeira consciência” e da integridade, da integração com a Alma ou com a Divina Presença exige muito trabalho psicológico e Espiritual, até que se atinja o verdadeiro controle Espiritual e psicológico.

E como se a pessoa não conseguisse “ver a floresta por meio das árvores”. Mas a natureza da mente e a natureza da ilusão têm um aspecto bizarro: quando perguntamos a uma pessoa se ela é controlada pelo ego negativo, ela diz que tem domínio total sobre ele.

 Isso é tão comum que seria cômico se não fosse uma lição tão séria, que me faz lembrar de uma brincadeira comum entre os presos: pergunte a todos os presos de uma prisão se cometeram os crimes de que foram acusados e todos eles vão dizer que não.

 No caso do ego negativo, a única diferença é que a pessoa realmente acredita no que diz. Isso nos remete outra vez à natureza ilusó­ria dos pensamentos, sentimentos e emoções do ego negativo, ao glamour, à maia e à ilusão dos planos mental, astral e etérico da existência.
Há outra coisa: não é importante apenas desenvolver e refinar os ideais Espirituais e psicológicos, mas também exteriorizá-los.

Muitas pessoas acham que não precisa. O ego negativo racionaliza, dizendo “sou só um ser humano” ou “todo mundo faz isso”. Pode até ser verdade, mas, mesmo assim, temos que assumir a responsabilidade por nossas ações e demonstrações.

 Na vida, há um princípio muito importante: os erros são positivos e não devem afetar o amor e o respeito que temos por nós mesmos.
Isso não quer dizer que temos que ser perfeccionistas negativos, mas que é preciso buscar a excelência da melhor maneira possível.

 E preciso admitir nossas falhas para nós mesmos e para os outros. Não é preciso anunciar ao mundo nossos erros, mas não podemos dei­xar de admiti-los.
 O ato de ser devastadoramente honesto consigo mesmo, em vez de se iludir para justificar o ego negativo, ajuda a desenvolver uma humilda­de saudável.

Ajuda também a desenvolver uma compaixão saudável pelos erros dos outros.

Concluindo: esteja sempre alegremente vigilante contra o ego negativo e contra os princípios que mencionei neste texto, que nos fazem bloquear e negar a consciência e a integridade.
Acho que este texto deixa claro que proponho uma perspectiva equilibrada, uma perspectiva que lhe permite desen­volver a consciência ao nível mais alto.

 Espiritualmente e psicologicamente sem deixar, no entanto, de ser seu mestre, em vez de ser vitimado e perturbado por ela, de ficar sensível demais a ela ou de agir de maneira imprópria ou desequili­brada para apaziguá-la.

 Essa perspectiva equilibrada permite que você viva na Terra de maneira refinada e purificada, como Mestre Espiritual Realizado em Deus, assumindo, de verdade, a responsabilidade por seus pensamentos, senti­mentos, emoções, palavras e atos: esse vai ser o seu exemplo na Terra!"


Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
2001 
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.


AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário