segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A ação do Carma e vidas passadas




O que é karma? Vidas Passadas...

Karma é uma palavra do sânscrito que significa “ação”. No hinduísmo e no budismo, refere-se a um processo de causa e efeito associado com nossos pensamentos, emoções e comportamentos. Jesus disse: “Assim como semeares, assim colherás.” Isto é karma.

Os pensamentos e as emoções, bem como as ações físicas, geram certas energias no mundo como um todo. Eles também criam padrões de energia no corpo e na mente. Esses padrões de energia atuam como uma rede vibratória para a criação de futuras experiências e governam nossas reações a estes eventos. Tudo isso tem a ver com profecia autoconcretizada.

A psicologia ocidental pretende que a composição psicológica de uma criança seja uma tabula rasa. Portanto, ela supõe que nossos caracteres individuais são formados a partir do nascimento nesta vida presente. Termos como complexos, padronização, mitos pessoais, roteiros e família de origem são todos usados para indicar a formação dos afetos da nossa infância, ou seja, condicionamento parental e social.

A psicologia ocidental teve de voltar costas para questões como dons especiais e traços de caráter que não têm base na história da família ou no arcabouço genético. E também tem sido relativamente malsucedida ao tratar a maioria dos distúrbios psicológicos.


O que está faltando no modelo ocidental da psique é a reencarnação, continuidade do eu de uma vida para outra. O modelo da continuidade explica como o nosso caráter e as condições da vida presente foram predeterminada a partir das encarnações passadas.

As ações psicológicas e físicas habituais, também aqueles acontecimentos que foram repletos de emoção, tais como experiências traumáticas, estruturaram a nossa postura psicológica. Nossa personalidade atual resulta de caracterizações grosseiras de sutis elementos mentais e emocionais que se amalgamaram em atitudes e disposições, e foram carregados de uma vida para outra.

O karma pode ser visto como uma extensão do conceito ocidental de “complexo”, abrangendo o pathos da alma que tenta retomar à sua origem. Desse amplo ponto de vista, a genética familiar e o ambiente psicológico não são fatores causais primários na nossa caracterização psicológica. Eles são os veículos através dos quais uma alma dramatiza seus padrões kármicos.

As almas são atraídas para pais e condições sociais que combinem com suas predileções kármicas. A genética, a família e as condições ambientais oferecem à alma uma oportunidade para exaurir necessidades kármicas específicas.

Os padrões kármicos estão integrados com a dinâmica da identificação. Nós nos transformamos naquilo com que nos identificamos, seja um sistema de crenças, um papel social (vítima, opressor, marginalizado, etc.) ou um estado emocional.

Acreditamos e, portanto, agimos como se fosse assim, e assim é. O instinto de sobrevivência controla nossa identificação com esses padrões kármicos. Uma das maiores dificuldades na psicoterapia, por exemplo, é abandonar nosso senso de identificação associado com padrões anômalos.

Como um cão que luta para proteger seu território, nós lutamos para defender nosso senso de identidade, como se nossa vida dependesse disso. Assim, nossas feridas e aflições sobrevivem de uma vida para outra, em identidades emocionalmente sobrecarregadas, com as atitudes correspondentes.

Essas “subpersonalidades” inconscientes dominam nossa existência com propensão para atrair ou criar certos tipos de acontecimentos, e então reagir da maneira prescrita. O senso de identidade individual é portanto ligado à criação de padrões kármicos. As ações e seus efeitos kármicos não têm sentido sem um eu que as execute, e, em seguida, experimente seus resultados.

Há três dimensões distintas do eu: o ego, a alma e o Eu Superior. O ego, ou personalidade é o eu mais exterior e transitório. É o nosso senso de identidade, consciente e presente.

A alma é o eu que sobrevive à morte e continua a projetar um outro ego. O termo psique certa vez significou “alma”. Portanto, aqui eu usarei o termo alma para designar todos os níveis da psique pessoal que não estejam integrados na consciência do ego. O termo alma tem alguns atributos que podem levar a equívocos. Falarei sobre eles depois; por enquanto usarei o termo alma em vez de cunhar uma nova palavra.

O Terceiro e mais sublime eu é de natureza transpessoal. Usualmente é projetado na imagem de Deus. Trata-se  do Eu superior ao qual Jung se referiu ao usar o termo Self.

Microcosmo da nossa psique, o Eu superior é um reflexo da força central que organiza o Todo existente. É um fator transcendental e totalizador. O Eu superior fornece o modelo para a Alma seguir em sua tarefa de construir um reino de consciência.

O derradeiro objetivo da doutrina oriental do karma é ultrapassar a nossa crença e apego a um senso individual de identidade. Isso torna muito mais fácil desapegar-se de velhas identidades ou padrões kármicos.

Também permite que atuemos num nível transpessoal no qual não continuaremos gerar karma. Quando a alma se tornar transparente, a luz do Eu Superior poderá iluminá-la. Não mais viveremos para atender às nossas necessidades e desejos pessoais, controlados pelos sofrimentos e defesas de nossas histórias pessoais.

Transformar-nos-emos num veículo para a Vida como um todo. Na cosmovisão das religiões orientais, os ardores do desejo cessam e nós nos libertamos de nossa involuntária passagem pela roda do nascimento e da morte.

A dinâmica do karma não pretende nos punir. Do ponto de vista kármico a punição é sempre auto-infligida. A identificação com padrões de culpa nos leva à necessidade de punir a nós mesmos e, assim, trata-se de uma punição auto-infligida.

O karma também não é o destino. Temos a liberdade de desistir do nosso apego aos padrões com que nos identificamos. Posso lhe assegurar que não se trata de uma tarefa fácil. No entanto, ela é possível na verdade, é imprescindível para o nosso amadurecimento psicológico espiritual.

Em cada uma de nossas vidas manifesta-se somente um pequeno número dos padrões kármicos da nossa alma. O corpo do nosso karma é complexo amplo demais para se manifestar todo de uma só vez.

Também temos de leva em consideração o karma grupal e condições especiais necessárias no mundo como um todo, para que certos karmas possam amadurecer.

Na linguagem comum, a palavra karma muitas vezes tem conotação negativa. É mais salutar manter uma atitude positiva em relação ao karma. E é o nosso mestre mais diligente. A dinâmica do karma não só é a base para definir nossos caracteres individuais, como também é a base para a cura e desenvolvimento da psique e, portanto, da alma. 1

A vida Tina e as suas crenças e julgamentos em vidas passadas

TINA
Tina é mãe de dois filhos adolescentes. Está divorciada há quatro anos. Aos quarenta e três anos, estava cursando o quarto ano de um programa universitário para obter um grau de mestre em aconselhamento.

Tina passou mais do que uma vida acreditando que Deus iria salvá-la. Tudo o que teria de fazer era ser boa, isto é, perfeita, e assim ela seria levada magicamente para o céu.

Quando ela começou a ler sobre a vida após a morte,  me disse que era terrível para ela a possibilidade da não existência de um Deus pessoal que olhasse por ela, que algum dia a levaria para o céu se fosse boazinha. A idéia de que era responsável pela sua própria salvação era sufocante. Ela estava comovida a ponto de chorar, insistindo que não era justo sermos punidos por faltas cometidas inconscientemente.

Eu lhe contei muitas histórias da minha experiência clínica com regressões a vidas passadas, a fim de mostrar como as crenças e os padrões emocionais adquiridos em outras vidas afetam a nossa vida presente. E fui particularmente sagaz ao ajudá-la a descobrir sua linhagem espiritual e o motivo pelo qual estava tão cheia de medo e de apreensão.

C: Gostaria de se concentrar em algo na leitura?

T: Bem, quando eu vejo pessoas fazendo coisas que não gosto — você sabe, coisas más — não posso acreditar que as estão fazendo conscientemente. Estou convencida de que elas não têm consciência.

C: Você está querendo dizer que se alguém faz algo errado sem ter consciência disso está certo?
T: Pode não estar certa a maneira como as coisas são feitas, mas o que me diz da alma e da responsabilidade? Não vejo como podemos ser responsáveis por motivações inconscientes. Não é justo. Estou aprendendo que são nossas motivações inconscientes que na verdade dirigem as coisas. Portanto, não sei o que fazer.

C: Você sente que fez tudo o que achava que devia fazer para ser boa, mas não recebeu essa recompensa porque tinha motivações inconscientes pelas quais não deveria ser responsabilizada?

T: Eu gostaria de tentar alcançar essas coisas inconscientes para poder agir direito, ver tudo, e fazer as mudanças que preciso fazer. Realmente, eu trabalhei muito arduamente em tudo. Portanto, gostaria de saber o que mais é necessário fazer.

C: Muito bem, assim podemos obter um quadro mais completo sobre o que você é e de onde provêm as suas dificuldades. Vou começar descrevendo uma imagem da sua alma antes de vir à Terra. Você se sente muito pequena e insignificante. Não consegue imaginar como irá crescer e fazer todas as coisas importantes que esses outros seres estão fazendo.

Metaforicamente, vejo agora sua alma num estágio adolescente de desenvolvimento. Por isso também há a qualidade de ingenuidade e idealismo, e você julga a si mesma baseada nesse idealismo.

Na sua mente, você sempre perde nessa comparação. Você adota todo um catálogo de “deveria” e “não deveria”, tornando-se a sua maior crítica. Com medo de agir de acordo com seus julgamentos negativos a respeito de si mesma, você instiga um padrão de comportamento que a impede de expressar suas capacidades inatas. Você cria a crença básica de que é pequena e insignificante e de que nunca será capaz de fazer todo o trabalho espiritual que supõe que deve ser feito.

T: Foi escolha minha acreditar nisso?
C: Foi. Essa foi a resposta, a interpretação que você deu ao seu ambiente. Por ter medo de provar a si mesma que suas crenças básicas eram de fato verdadeiras, inibiu seu desenvolvimento enquanto ser e tomou-se um pai severo e punitivo para si mesma. E tende a projetar esse pai ou autoridade sobre os homens, sobre seu pai, sobre seu marido na sua vida atual, por exemplo.

Tenho a impressão de que esse padrão pode ser identificado numa existência mais remota ainda. Estou vendo que quando você “nasceu” como alma fora do Grande Espírito, ficou espantada com a magnitude da experiência. Por que eu fui exilada da Grande Unidade?”

Sentiu-se rejeitada. Sentiu que isso não era justo. Concluiu que devia ter feito algo errado para ser exilada da Grande Unidade. O sentimento de culpa resultante tomou-se a matriz do seu senso de identidade individual. Mas você não quer abordar as implicações dessa crença central. Sua lógica interior diz que, se fez algo tão errado que provocou sua expulsão e a experiência de tanta dor, então o que ainda poderá acontecer?

As consequências parecem muito amedrontadoras, algo semelhante à danação eterna. Assim, esse complexo todo transformou-se em um temor genérico, cuja causa você quer manter inconsciente e evitar a todo o custo. Esse é o ponto de partida da sua identidade como alma.

Assim, é mais fácil entender como, posteriormente, no seu desenvolvimento enquanto alma, você conseguia olhar para os seres à sua volta e pensar que não haveria modo de crescer e ser como eles.

Como pode imaginar tornar-se o ente angélico que está destinada a ser, se acredita que originalmente fez algo terrivelmente errado?  Esta crença central persistente é expressa através da “crítica” que domina grande parte da sua mente consciente. Ela está sempre exigindo que você seja perfeita, na tentativa de compensar seu “pecado” censurando-a quando falha em atingir seus padrões de perfeição.

Até você voltar e apagar essa crença central de que é culpada de algum crime misterioso contra o Criador, continuará sobrevivendo a dinâmica frustrante da sua lógica interior. Enquanto isso, a consciência, a pureza e a beleza do seu eu espiritual amoroso continuam fixadas num estágio de desenvolvimento infantil ou seja, desamparado e dependente.

A “criança interior” nunca recebe nenhum apoio positivo do seu lado paternal punitivo. Ela não tem auto-estima ou qualquer razão para acredita que pode fazer alguma coisa. Esse conflito no nível da alma atrofiou o seu desenvolvimento e você não foi capaz de permanecer com seu grupo de alma nos planos secretos.

Seus guias viram que, para você, permanecer nesse reino angélico, cercada por seres aparentemente perfeitos, apenas exacerbava a sua condição. Ninguém realmente pode ajudá-la enquanto mantiver essas crença a respeito de si mesma. Mesmo esses seres, com toda a sua sabedoria, foram incapazes de dissuadi-la. Então eles a enviaram para este reino a fim de viver as conseqüências das crenças que a estão impedindo de realizar seu destino como alma.

Quando eles enviaram você aqui para a Terra, você considerou isso como uma prova de que era má. Este é um exemplo de como, uma vez criada um identidade, somos impedidos a reafirmá-la sem considerar se é uma identidade positiva ou negativa.

Apesar de tentarem comunicar-lhe que seria melhor vir para cá viver uma situação sob baixa pressão, onde pudesse aprender certas práticas e superar seus padrões inibidores, você preferiu interpretar suas ações como uma prova da sua indignidade.

É realizando pequenas tarefas e completando-as que você aos poucos começará a acreditar na sua capacidade de aprender e de fazer as coisas corretamente. É por isso que a mandaram para cá.

Agora posso ver por que o paradigma cristão tem algo tão impressionante para você. O mito do pecado original evoca uma de suas crenças básicas, e a divindade masculina que encarna a Autoridade Absoluta faz um paralelo com o seu próprio juiz interior.

Durante toda a história da sua alma você trabalhou com a crença de que a salvação dependia da sua capacidade em satisfazer os ditames do seu “crítico interior”,  e por isso muitas pessoas julgam e condenam o outro motivado por essa crença.

Você adotou normas rígidas e um Deus salvador/crítico para me proteger. Ora essa projeção do pai punitivo interior dentro de você. Você precisa de um paradigma para poder ser perfeito e ainda cometer erros. Esse é o seu Kon zen, trabalhe nele



Na maioria das tradições filosóficas da Índia, tais como o Hinduísmo, Budismo e Jainismo, o samsara – ciclo mecânico de morte e renascimento – é tido como algo natural. Preso ao samsara, através da lei do karma, encontra-se o homem, cujos frutos de suas ações, sejam eles bons ou maus, devem esgotar seus efeitos através de inúmeras existências. 

Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal

Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário