quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Veja dicas de como acostumar gato com cachorro




Veja dicas de como acostumar gato com cachorro

O mito de que cães e gatos são inimigos naturais é infundado. Pelo contrário, existem milhares de casos em que eles criam verdadeiras amizades, tornando-se, inclusive, parceiros nos crimes em casa, como roubar comida, destruir mobília e outras bagunças próprias de pets!
É claro que a introdução de um novo pet requerer alguns cuidados, afinal, um membro de quatro patas a mais na família pode significar uma divisão de atenção, o que certamente deixará o pet mais antigo com ciúmes. Mas isso é bastante simples de contornar, basta paciência, disciplina, boa vontade e muito amor, o que com certeza, numa casa com vários pets, nunca vai faltar.

Sejam dois filhotes do mesmo tipo, um gatinho e um cãozinho, um novo gatinho em um ambiente com cães adultos, um filhote de cachorro com gatinhos já crescidos, a introdução e a convivência são sempre possíveis. Veja aqui como proceder!

Cachorro e gato em casa



Comprar ou adotar um cão e um gato ao mesmo tempo

Apresentar os dois filhotinhos é a maneira mais fácil de iniciar uma relação entre eles.

Você ainda não tem nenhum pet e não consegue optar entre um cão ou um gato e decidiu que o melhor mesmo seria ter ambos, vá em frente. É muito mais simples apresentar dois filhotes e esperar que eles interajam sem medos e encrencas do que quando um ou ambos são adultos. Eles vão crescer e aprender juntos, podendo inclusive se enxergar como irmãos e certamente vão agir assim. 
Como ambos são filhotes, vão engatar brincadeiras próprias e você não precisará se preocupar com um deles se machucando, pois irão aprender a se respeitar, a se defender e, com isso, buscam seus limites juntos. É sempre bom estar presente nas primeiras interações, mas a ideia é que eles construam uma relação deles, sem requerer muita interferência da sua parte.
Apenas lembre-se que dois filhotes juntos são um tsunami de energia e talvez o problema que você tenha em suas mãos não seja a relação entre os pets, mas entre eles e a sua casa e você. Por isso, essa introdução à casa irá requerer cuidados, disciplina, atenção e adestramento.
 A responsabilidade com dois filhotes é ainda maior e isso deve ser levado em consideração. Mas pode ter certeza que, apesar do trabalho, seus filhotes serão diversão garantida! Assista ao vídeo e veja o amor entre esses filhotinhos:

Gato filhote com cachorro adulto

Dê atenção ao gato e ao cachorro para não causar ciúmes


você já tem um cão e decidiu adotar ou comprar um filhotinho de gato, a apresentação dos dois irá requerer um pouco mais de cuidado.


Antes de escolher ter um gatinho, certifique-se da índole do seu cachorro. Ele costuma ser muito territorialista? É agressivo com outros bichinhos? Se a resposta para essas perguntas for "sim", talvez seja melhor reconsiderar, ou então planejar bastante antes de trazer o novo pet pra casa. Nesses casos, o mais recomendado é contratar um bom adestrador, para garantir que seu cão tenha limites, educação e respeito, e que você seja capaz de controlá-lo se for necessário. 
Se seu cãozinho for bem dócil, a introdução do novo pet fica mais fácil, mas é sempre bom garantir que ele seja obediente e saiba respeitar os limites. Para isso, algumas sessões com um adestrador podem lhe trazer muito mais tranquilidade. 
A chave para apresentar o novo gatinho é garantir que seu cachorro irá continuar recebendo a mesma atenção que já está acostumado. É essencial que o tratamento seja o mesmo pois, para ele, esse novo integrante é um "intruso", o que pode ser visto como uma ameaça. Garanta que ele receba todo amor e carinho e, a partir daí, é só fazer uso da mais básica técnica de adestramento: a associação positiva.
Associe o gatinho a coisas boas para o seu cachorro, quando apresentá-los pela primeira vez, leve petiscos, brinquedinhos e muito carinho. Dessa forma, ele não verá o novo pet como uma ameaça e irá associá-lo a coisas boas.
Quando apresentá-los, evite ao máximo repreender seu cão, incentive os comportamentos positivos, isso fará com que a aceitação inicial seja mais fácil. Depois, eles vão construindo uma relação por si só, e é bem capaz do cachorro se tornar um mentor do gato, enxergando-o como seu filhote e garantindo seu bem-estar.
É recomendado que no comecinho dessa relação sempre haja alguém supervisionando a interação, afinal, o gatinho pode extrapolar algum limite e isso pode gerar uma reação no cachorro, mas são fatos corriqueiros que ao longo do tempo vão sendo ajustados.
É bom apontar que as fêmeas são mais receptivas a um gatinho novo, mas isso não quer dizer que um cão macho não será um grande companheiro do seu novo pet.
Veja o vídeo e assista o potencial amoroso dessa linda relação:
(Call Me Friend - kitten and dog video - YouTube)

Filhote de cachorro com um gato adulto

Gatos podem não gostar de novos animais de estimação



Gatos são naturalmente mais independentes e menos interativos que os cães. Algumas raças são mais reservadas, enquanto outros costumam ser expansivos e brincalhões. Por isso, as chances dessa apresentação ser bem-sucedida aumentam muito dependendo da personalidade do gato.Os gatos são um pouco mais relutantes em aceitar um novo amiguinho do que os cães. Novamente, com fêmeas, a chance de sucesso é maior e bem mais rápida, mas isso não significa que esse relacionamento não vá se desenvolver e se transformar em uma linda relação de amor se o gato for macho.
Filhotes de cães são espevitados, brincalhões e cheios de energia. Quem conviver com eles deve ter paciência, e isso inclui o seu novo amigo pet.
Para introduzir um filhote de cachorro em uma casa onde já exista um gato adulto, garanta que este não se sinta negligenciado e procure associar a vinda do novo cãozinho a coisas boas, como petiscos, carinhos e brincadeiras.
Uma boa dica é garantir que as garras do gatinho foram cortadas recentemente, já que elas são a primeira arma a que ele vai recorrer se perder a paciência com o filhote. É sua responsabilidade proteger o seu gato e seu novo cachorrinho, por isso o primeiro contato deve seguir algumas regras.
Gatos gostam de sentir que estão no controle e detestam mudanças. Então, já que você está introduzindo uma supermudança em seu ambiente, garanta que o gatinho tenha uma sensação de controle. Não obrigue seu gato a vir dar oi imediatamente para o novo integrante, respeite seu tempo e pode ter certeza que sua curiosidade irá atraí-lo para perto do cãozinho. Se isso demorar a acontecer, atraia-o você com seus petiscos favoritos, isso irá ajudá-lo a se sentir no controle.
As primeiras impressões são importantes para um gato e você, com certeza, quer garantir que os primeiros encontros entre ele e o novo cãozinho sejam minimamente estressantes. Por isso, contenha o filhote, não deixe que ele seja afoito para chegar no gato, não permita que ele vá cheirar seu bumbum, pois, muito provavelmente o gato se sentirá invadido e poderá atacar.
O ideal é segurar o filhote e deixar que o gato se aproxime, sinta seu cheiro, se familiarize e finalmente se sinta seguro na presença do novo peludo.
Procure associar o filhote a todas as coisas boas do gatinho, marque o cheiro dele nos petiscos que der ao seu gato e sempre encha-o de carinho e garanta a ele que ele é o dono da casa e que deve cuidar do filhotinho, que não é uma ameaça.
Aos poucos o gato vai deixar o cãozinho se aproximar. Miados, rosnadas, mostrar os dentes são atitudes normais e esperadas nos primeiros contatos, mas isso não significa que eles não vão se dar bem eventualmente.
Essa introdução requer paciência e deve ser feita aos poucos, sempre com supervisão, para que o gatinho não machuque o filhote ou vice-versa. Aos poucos, o gato vai se acostumar com o cãozinho e ele se tornará parte de seu território. Só precisa de tempo e paciência!
Veja a linda relação dessa gata que ama o filhote de Golden etriever e o trata como seu filhote, mesmo ele sendo maior do que ela:
(Cat loves puppy - YouTube)

Apresentando dois bichinhos adultos

Acostumar cães e gatos primeiro um com o cheiro do outro 

Se você quer adotar um gato ou um cão já adulto, e já tem um outro animal na sua casa, a apresentação dos dois pode ser bem mais complicada, especialmente se um deles não for muito sociável.
  • Introduzir um gato adulto a um lar que já tenha um cão adulto
Deve-se ter paciência e a introdução deve ser feita aos poucos, segure seu cão para que ele não assuste o recém-chegado, gatos não gostam que cheirem seu bumbum e podem se tornar agressivos. O novo integrante terá passado por muitas mudanças, principalmente se tiver sido transportado, e certamente estará estressado. Nesse caso, o melhor é levá-lo para casa e esperar alguns dias até apresentá-los. O bom é que um já terá sentido o cheiro do outro e isso funcionará como um primeiro contato.
Tenha certeza que as unhas de ambos estão aparadas e, principalmente, dê muito amor e atenção para ambos de forma igual, além de petiscos, procurando sempre associar os bichos a boas experiências. A relação vai demorar para ser construída, eles precisam ganhar confiança um no outro, e isso geralmente leva tempo. É totalmente possível que nasça daí uma amizade, apenas garanta que haja supervisão em seus primeiros encontros, garantindo que um bicho não pegue o outro de surpresa.
É sempre recomendado que se consulte um bom adestrador para garantir o sucesso da introdução dos dois pets, principalmente se algum deles tiver um histórico de agressividade.
  • Introduzir um cão adulto em um lar que já tenha um gato adulto
Gatos costumam ser mais territorialistas que os cães. Por isso, essa introdução tende a ser um pouco mais complicada. Lembre-se de manter seu gato no controle, segure o cão para que ele não chegue muito afoito para dar oi. Associe o novo cão a boas experiências, um menu diferente, um petisco saboroso, um novo brinquedo, e garanta que ele saiba respeitar o espaço do gato. Se isso acontecer, é apenas uma questão de tempo para que a convivência seja harmoniosa.
Apesar de parecer complicada, essa introdução é totalmente possível, e o relacionamento de cães e gatos adultos pode ser realmente lindo! Veja o vídeo e confira:
(Cats and Dogs Supercute - YouTube)

Dicas importantes:

  • Sempre mantenha o seu cão na coleira durante as primeiras apresentações, ou mantenha-o seguro em suas mãos se for um filhote.

  • Se for necessário algum tipo de intervenção em algum momento, seja com o cão ou com o gato, foque no positivo: não repreenda, se alguém fizer algo errado ou for agressivo, simplesmente tire-o de perto, não brigue.

  • Lembre-se que seus bichinhos são um reflexo de suas emoções: se você estiver tenso e estressado, eles também ficarão, mantenha-se calmo!
  • Quando você não está por perto ou não pode supervisionar diretamente, 

  • mantenha o seu gato e o seu cão confinados em áreas distintas de sua casa. A maioria dos cães e gatos pode compartilhar uma casa em harmonia uma vez que eles gradualmente se acostumam um com o outro ao longo do tempo, mas no começo da relação, melhor prevenir e deixá-los separados.

  • Seu cão não deve ter acesso à caixinha de areia do gato. Se ele o fizer, além de ser altamente estressante para o seu gato, e seu cão pode comer as fezes do gatinho e isso é péssimo, tanto para sua saúde quanto para sua relação, pois pode ser interpretado como um aviso de dominância.

  • Alimente-os separadamente. O momento da refeição costuma ser o estopim para brigas entre os bichinhos, por isso não deixe que um pet tenha acesso à comida do outro.
Lembre-se de ter paciência e, se encontrar dificuldades ou quiser garantir sua tranquilidade.
Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.
http://www.bolsademulher.com/pet/caes-e-gatos-juntos-como-introduzir-um-novo-pet-em-sua-casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário