quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Obesidade infantil: de quem é a culpa?



Obesidade infantil: de quem é a culpa?

Antes de julgar os pais de uma criança obesa, saiba que a doença tem múltiplas causas
Por Malu Echeverria -
http://revistacrescer.globo.com/

Recentemente, autoridades de Porto Rico (EUA) sugeriram que pais de crianças obesas recebessem multas de 500 a 800 dólares, caso os filhos não seguissem os programas de saúde para emagrecer propostos pelo governo.
 Embora não tenha sido aprovada, a controversa proposta de lei reascendeu o debate. De quem é a culpa da obesidade infantil, afinal?

Para o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, da Unifesp, seria o equivalente a multar a família porque a criança tem uma doença genética. Ou seja, não faz o menor sentido.

“A obesidade é uma combinação de vários processos, como genética, alterações metabólicas e meio ambiente (tanto por influência da sociedade quanto da família), e não apenas de maus hábitos alimentares”, explica o nutrólogo.

Para se ter uma ideia, até mesmo o tipo de parto está entre as causas da doença, sendo que as crianças nascidas de cesárea têm mais chance de se tornar obesas ainda na infância – como mostra uma pesquisa feita pelo Hospital da Infância de Boston (EUA) em 2012.


É claro que o estilo de vida da família exerce uma influência considerável. Se os pais são obesos, por exemplo, têm mais relutância em enxergar o problema, de acordo com o especialista. Outro fator determinante diz respeito à educação: pais permissivos, obesos ou não, certamente vão liberar guloseimas e outros alimentos pouco nutritivos com mais frequência.
“Mas em vez de buscar responsáveis, o mais importante é focar no diagnóstico precoce”, ressalta Fisberg.

Sinal de alerta
Embora os pais não sejam os culpados pela obesidade dos filhos, a solução do problema depende principalmente deles, acredita a nutricionista Karine Durães, especialista em pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) .

“A criança só deixará de ser obesa se a família tomar certas medidas o quanto antes”, afirma. O primeiro sinal de alerta são alterações na curva de crescimento: se o ganho de peso e altura for desproporcional, vale a pena fazer uma avaliação nutricional.

 “O que não significa que a criança terá de se submeter a uma dieta rígida. Em geral, basta mudar alguns comportamentos de risco de toda a família, como fazer as refeições em frente à TV”, diz a nutricionista.

 Além desse, ela destaca mais quatro atitudes essenciais para contornar a doença: reduzir a ingestão de bebidas açucaradas, como sucos industrializados e refrigerantes;

 aumentar o consumo de frutas e verduras; tomar café da manhã diariamente e diminuir as refeições fora de casa (já que as porções costumam ser maiores e os alimentos, mais gordurosos).

Por último, saiba que uma criança obesa em idade escolar tem até 80% de chance de se tornar um adulto com o mesmo problema. Mas a boa notícia é que a gestação e os primeiros anos de vida são períodos críticos para combater a doença na vida adulta.

 “Nessa fase, podemos ‘programar’ nosso metabolismo de modo que os genes relacionados a certas doenças crônicas, entre elas a obesidade, se manifestem ou não no futuro”, afirma Fisberg.




Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal

Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.


Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário