terça-feira, 27 de outubro de 2015

o pensamento positivo






O pensamento Positivo

Canalizar energias positivas e negativas

MOLDE AS SUAS ENERGIAS COM OS SEUS PENSAMENTOS

Quem nunca sentiu as suas energias a serem suprimidas? A maioria das pessoas já passou pela desagradável experiência de se sentir mal ao lado de alguém. Como resultado, bocejamos sucessivamente, sentimos sonolência, melancolia, temos dores de cabeça e irritação. Mas, chegou a hora de derrotar esses “vampiros de energia”. Basta que não se deixe levar pela negatividade e ocupe a mente com positivismo e aspectos que o façam feliz.

Por Tânia Martins
Com Maria do Carmo Oliveira (Fundadora e directora do Clube do Optimismo, formadora e coach)
Zen Energy Março de 2011

Segundo Maria do Carmo Oliveira, «todos nós temos milhares de pensamentos por dia e, muitas vezes, são eles que dão origem às nossas emoções, gerando energias negativas e, outras vezes, energias positivas. Por isso, ficamos tantas vezes melancólicos, e tristes e, de repente, alegres e divertidos.

Por exemplo, se nos cruzamos com um carro da mesma marca que bateu no nosso, é normal sentirmos angústia e mal-estar. Mas, também acontece o inverso. Se passarmos por um local que nos traz lembranças agradáveis, rapidamente temos uma sensação de bem-estar».

Tome como exemplo o seguinte exercício: Feche os olhos e pense num fruto que adora. Agora, imagine que ele está à sua frente. Tente tocá-lo e sentir a sua textura. Sente água na boca? Apetece-lhe comer esse fruto? Ou seja, pensar no fruto desencadeou uma reação física através do pensamento. Logo, aí, percebemos a força dos nossos pensamentos, que podem ser uma força construtiva ou destrutiva. Por isso, é tão importante saber trabalhá-los e usá-los a nosso favor.

Usar Os Pensamentos A Nosso Favor…
Conforme explica a fundadora do Clube do Optimismo, «há várias técnicas, mas o que não resulta é tentar não pensar em determinadas coisas, pois automaticamente é logo no que pensamos. Por exemplo, se eu lhe pedir para não pensar num chapéu-de-chuva aos corações, automaticamente pensamos nesse objeto.

 Por isso, o primeiro passo é ter atenção ao nosso padrão de pensamentos, pois alguns são muito negativos e é necessário alterá-los. Contudo, também existem pessoas com imensos problemas na vida, mas que andam sempre bem-dispostas. Tudo tem a ver como a forma como interpretamos as adversidades, como ‘damos a volta por cima’ e como nos focamos nelas».
 
 Treine o seu pensamento, focando aspectos positivos da sua vida. «A participação em workshops e sessões de coaching são uma ótima ajuda», explica.

…E Torná-Los Nossos Aliados
Sabia que os nossos pensamentos podem ser nossos aliados ou , aé, inimigos? Mas como é que podemos torna-los nossos aliados? Segundo explica a diretora do Clube do Optimismo, «só temos que saber lidar com eles, ou seja, sempre que tenhamos pensamentos que não contribuem para o nosso bem estar e que nos prejudiquem, é necessário substituí-los por outros mais alegres e positivos.

 Há imensas alternativas. Só temos de usar a nossa criatividade e encontrar soluções para cada situação. Contudo, nem sempre é fácil. Mas, se cruzarmos os braços e tivermos uma atitude pessimista não conseguiremos com toda a certeza.»

DESENVOLVER A EMPATIA
Desenvolver a empatia pelos outros e por nós é algo que precisamos de incluir nas nossas atividade quotidianas

Por isso mesmo, Maria do Carmo Oliveira afirma que, em primeiro lugar, «temos de estar dispostos para conhecer melhor os outros, temos de libertar expectativas, ou seja, precisamos de nos colocar no lugar dos outros. Assim, de certeza que tudo se torna mais fácil. Experimente!»

EQUILÍBRIO, PAZ E HARMONIA NA NOSSA VIDA
Estar perto de pessoas positivas e alegres só nos faz bem, pois trazem-nos equilíbrio, paz e harmonia para a nossa vida: «Se nos focarmos no que existe nas nossas vidas, com as pessoas com quem convivemos, com que temos, se desenvolvermos a nossa simpatia, empatia, o nosso espírito de entreajuda, solidariedade e partilha, aos poucos, vamo-nos tornar mais positivos», garante a formadora.

Tornar-Se Mais Otimista
O feedback de todos os que já passaram pelo Clube do Optimismo é muito positivo: «Recebemos imensos e-mails de pessoas que já frequentaram os nossos workshops e muitas delas voltam a participar nas nossas aulas, pois pensam que ainda podem alcançar outros patamares. Mas, no geral,sentem-se muito bem e muito mais positivas», comenta a fundadora do espaço.

Atrair O Pensamento Positivo
Além de tentarmos ocupar a nossa mente com aspectos positivos é importante procurar estratégias para pensarmos positivamente. Para tal, é necessário:
 Tentar ver o que aconteceu de errado, procurar respostas;
 Tentar não cometer os mesmos erros;
 Acreditar que existem soluções para tudo, através da nossa energia positiva e criatividade.
Pensando, desejando e agindo corretamente poderá tornar-se mais próspero e feliz.

O Poder Dos Pensamentos Negativos

Questionada sobre o poder dos pensamentos negativos, a formadora e coach afirma que estes são mais poderosos que os pensamentos positivos, porque «infelizmente, quando temos um acontecimento negativo, não só falamos demasiado nele, como lhe aplicamos uma carga emocional fortíssima, o que não acontece com algo positivo pois não lhe atribuímos grande importância  e não falamos tantas vezes dele». Mas, e se lhe dissesseque é possível comandar os seus pensamentos?

Como?  Sempre que se deparar com um pensamento negativo, no espaço de um minuto, substitua-o pelo posto. Caso contrário, ficará envolvido nas ondas negativas dos pensamentos e emoções, criando medos imaginários, fantasias, embarcando nessas negatividades. E, até conseguir desligar-se desses pensamentos, já estará a sofrer as consequências dessas memórias.

Seguir A Nossa Intuição
É uma pessoa intuitiva? Acha que a sua intuição está sempre correta? A intuição é algo que está dentro de nos, é a sabedoria do nosso inconsciente.

 Contudo, algumas pessoas são mais sensíveis do que outras e estão mais atentas aos pormenores que encontram. Mas, como surge a intuição? Segundo a diretora do Clube do Optimismo, «em segundos conseguimos formar a imagem de alguém.

 Por exemplo,  quando nos cruzamos com pessoas pessimistas formamos imediatamente uma imagem dessa pessoa pela maneira como se comporta, como encara a vida, pelo seu tom de voz ou, até, pela forma como olha para nós.

 Ao nos depararmos com estas características rapidamente vamos à nossa memória e fazemos comparações com pessoas semelhantes. Logo, pensamos que essas pessoas são iguais e confirmamos expectativas, ou seja, dizemos que a nossa intuição está correta».

Intuição Versus Razão
Será que a intuição é mais forte do que a razão? De acordo com a formadora, varia de pessoa para pessoa, pois algumas são emocionais e, por isso, acreditam plenamente nas suas intuições, enquanto outras são mais racionais, onde prima a lógica e o sentido, ou seja, se tiverem uma intuição procuram, em primeiro lugar, uma explicação racional.»

Questionada sobre a existência de fortes intuições, Maria do Carmo Oliveira explica que quando isso acontece «é normal acabarmos por segui-las, mesmo que encontremos provas em contrário.»

Confiar Na Primeira Impressão
Será que é seguro confiar na primeira impressão que temos de algo ou de alguém? Ou, será que a nossa primeira impressão depende de experiências anteriores ou do nosso estado de espirito em determinado momento?

 Conforma explica a especialista e coach, «claramente, não devemos confiar na nossa primeira impressão, pois se por acaso nesse dia estivermos negativos iremos apenas filtrar quilo que esperamos, logo, não é real. Tome como exemplo o seguinte exercício:

  • Imagine que está perante uma revista com vários cores e letras de diferentes tamanhos. Agora, feche os olhos e, em voz alta, diga o que viu nessas páginas.
  •  
  • Certamente filtrou apenas algumas coisas, ou seja, o que achou ser mais importante para si. É precisamente isto que acontece quando conhece pela primeira vez, certas pessoas e quando se confronta com caraterísticas diferentes das que espera encontrar.


invenção!” Eu vivo para me sentir bem e em paz interior o tempo inteiro. Assim, divisei um recurso que me ajudou a atingir o sucesso em todos os aspectos da vida! E é graças a ele que eu sempre me sinto bem, aconteça o que acontecer!

Clube Do Otimismo
O Clube é uma instituição situada em Lisboa (…), tendo como objetivo trabalhar o bem estar das pessoas, do ponto de vista psicológico e físico, através de várias formações e workshops, levando os indivíduos a organizarem-se mentalmente, a explorar as suas potencialidades, aproveitando ao máximo as suas competências que, por vezes, estão bloqueadas ou esquecidas.

 As formações podem ser a nível  individual, particular ou empresarial, trabalhando o otimismo, os vários aspetos que contribuem para a atitude positiva, persistência, motivação, relacionamento interpessoal, objetivos de vida, autoestima e autoconfiança. Atividades que contribuem para o bem estar, como por exemplo, aulas de pintura, passeios, caminhadas e sessões de coach individuais, aumentam os níveis de esperança e motivação.

Postado por Dharmadhannya
Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal

Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.













Nenhum comentário:

Postar um comentário