sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O Check-up no idoso e o aneurisma da aorta abdominal




               O Check-up no idoso e o aneurisma da aorta abdominal

Doença de Djanira é silenciosa e pode matar
A aorta da personagem da personagem corria risco de estourar a qualquer momento
Júlia Arbex
No primeiro capítulo de A Regra do Jogo, Djanira (Cássia Kis Magro) teve que ser operada às pressas por causa de um aneurisma de aorta abdominal. Julio César Peclat de Oliveira, presidente da Sociedade 

Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ),  explica que a doença acontece quando a aorta, responsável por levar o sangue do coração para outros órgãos, se dilata.

 O problema é grave e pode matar se não for descoberto logo. “A maioria dos pacientes só sente algo quando o aneurisma está grande, com risco de rompimento. Nesse estágio, os principais sinais são dores nas costas, desconforto no abdômen e feridas nas pernas e nos pés”, esclarece o médico.

 O mal pode acometer tanto homens quanto mulheres, principalmente acima dos 60 anos. Quem fuma, tem pressão alta e muita gordura no sangue corre mais risco de enfrentar a doença.


 De acordo com Oliveira, o ideal é, a partir dos 60 anos, fazer um check-up vascular anual para rastrear se há algum aneurisma.


Pesquisei  este artigo sobre o exame  

Dr Marcos Galan Morillo. 
O Check-up no idoso e o aneurisma da aorta abdominal

Aneurisma de Aorta Abdominal
Quando se investiga uma doença no paciente que não tem sintomas deve-se eticamente considerar que:

A doença tenha alta taxa de mortalidade.
O exame utilizado para o diagnóstico seja bem aceito pelo paciente, eficaz e de custo razoável.
E principalmente  que o tratamento da doença diagnosticada na fase pré-sintomática faça diferença real na vida da pessoa.
 
As duas principais organizações no mundo que definem as orientações para o rastreamento de doenças no paciente assintomático (check-up) são a U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF) e a Canadian Task Force on Preventive Health Care (CTFPHC).

 São forças tarefas com diversos especialistas que revisam as melhores evidências científicas e determinam que exames devam ser realizados e em quais indivíduos.

Novamente na última recomendação da USPSTF publicada em 2014 a investigação do aneurisma da aorta abdominal é fortemente recomendada nos homens idosos (de 65 a 75 anos) fumantes.

Outros fatores de risco para essa doenças além do envelhecimento são:  doenças das artérias coronarianas, doença cerebrovascular, colesterol  elevado, obesidade, hipertensão arterial e história de outros aneursimas.

O exame para a detecção é a ultrassonografia com doppler, que é fácil de ser realizado, não traz desconforto para o paciente  e apresenta alta sensibilidade (94% a 100%) e especificidade (98 a 100%), ou seja,  detecta com segurança essa condição.

A grande vantagem do diagnóstico precoce do aneurisma da aorta abdominal é que a taxa de mortalidade na cirurgia eletiva é ao redor de 5% e na cirurgia de urgência de 21 a 76%. Ou seja descobrindo cedo, tratando cedo com o cirurgião vascular, melhores prognósticos.

Referências: 
Moraes, IN Tratado de Clínica Cirúrgica
Amato, MCM, Manual do Médico Generalista na Era do Conhecimento
Internet Citation: Clinical Summary: Abdominal Aortic Aneurysm: Screening. U.S. Preventive Services Task Force. October 2014.
uspreventiveservicestaskforce


Um artigo do nosso colega e geriatra Dr Marcos Galan Morillo.

Pesquisado por DharmaDhannya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário