terça-feira, 1 de setembro de 2015

Depressão - sintomas e tratamente




Depressão

Depressão é uma doença que pode ser tratada.
O diagnóstico é a primeira etapa no tratamento. Depressão é um dos transtornos mentais mais freqüentes.

Objetivos
O assunto desta apostila é a depressão maior, uma das formas de doença depressiva.

Divide-se em duas partes

Parte I :- Contém respostas às perguntas mais freqüentes sobre depressão, e algumas informações básicas sobre o assunto.
Parte II :- Contém informações mais detalhadas sobre depressão e seu tratamento.

Parte I

Quem fica deprimido ?

A depressão maior, freqüentemente chamada de depressão, é uma doença comum, que pode acometer qualquer pessoa. A depressão é duas vezes mais freqüente em mulheres do que em homens.

O que é depressão ?

Depressão não é apenas uma sensação de tristeza ou de “baixo astral”. É mais do que se sentir triste ou ficar de luto após uma perda. A depressão é uma doença tanto como o Diabetes, Pressão Arterial elevada ou Doenças Cardíacas, que afetam seus pensamentos, seus sentimentos , sua saúde e seu comportamento.

A depressão pode ser causada por diversos fatores :-

 História familiar
 Doenças não psiquiátricas
 Alguns medicamentos
 Uso de drogas ou álcool
 Doenças psiquiátricas

Algumas situações da vida como estresse intenso ou separação brusca podem desencadear a depressão ou impedir uma recuperação completa. Em algumas pessoas, a depressão ocorre mesmo quando tudo está bem.
A depressão não ocorre por sua culpa. Não é uma fraqueza. É uma doença e pode ser tratada.

Como saber se estamos deprimidos ?

Pessoas que têm depressão maior apresentam determinados sintomas quase que diariamente, a maior parte do dia por um período mínimo de duas semanas. Esses sintomas incluem pelo menos um dos seguintes : -

 Humor deprimido
 Insatisfação com a vida
 Afastamento das atividades sociais
 Perda do interesse ou prazer em atividades ou por coisas que você costumava apreciar. Tristeza, melancolia ou sensação de vazio.
 Sensação de lentidão ou de inquietação, com incapacidade de permanecer quieto.
 Sentimentos de autodesvalorização ou de culpa.
 Aumento ou redução de apetite ou de peso.
 Idéias freqüentes de morte ou suicídio.
 Dificuldade para se concentrar, raciocinar, memorizar, ou tomar decisões.
 Insônia ou excesso de sono.
 Abuso de substâncias prejudiciais
 Perda de energia ou cansaço persistente.

Freqüentemente ocorrem também outros sintomas físicos ou psicológicos.

 Dor de cabeça
 Outras dores
 Problemas digestivos
 Dificuldades sexuais
 Pessimismo ou desesperança
 Ansiedade ou preocupação


O que fazer quando tivermos esses sintomas ?


Muitas vezes, as pessoas não procuram tratamento para sua depressão porque não reconhecem os sintomas, porque têm dificuldade em pedir ajuda, porque se sentem culpadas, ou porque não sabem que existem tratamentos para a depressão.

Quando o médico é consultado ele deve : -

 Descobrir se existe uma causa física para a depressão.
 Tratar a depressão.
 Encaminhar a um psiquiatra para avaliação complementar e tratamento.

Como o tratamento pode ajudar ?

O tratamento reduz a dor e o sofrimento da depressão. Quando bem feito, elimina os sintomas da depressão e permite que volte à vida normal. Quanto mais cedo procurar ajuda, mais depressa começará a se sentir melhor. Como em outras doenças, quanto mais tempo se demora para procurar tratamento, tanto mais difícil será a recuperação.
A maioria das pessoas que recebe tratamento para depressão começa a se sentir melhor e retoma suas atividades diárias em algumas semanas.
Assim como em outras doenças, algumas vezes o primeiro tratamento pode não funcionar de forma adequada. Talvez seja necessário tentar um outro tipo de tratamento. É importante não desanimar se a primeira tentativa não der certo.

Tipos de tratamentos

 Medicamentos antidepressivos
 Psicoterapia
 Medicamento antidepressivo associado à psicoterapia

Idéias de suicídio ou morte freqüentemente acompanham a depressão. Se você tiver idéias desse tipo, conte imediatamente para uma pessoa de sua confiança. Peça-lhe ajuda para conseguir orientação profissional o mais rápido possível. Se a depressão for tratada adequadamente, tais idéias desaparecerão.



Parte II

Sintomas de depressão

Quando uma pessoa está deprimida, apresenta vários sintomas quase diariamente, a maior parte do dia, por um período de pelo menos duas semanas.

 Humor deprimido.
O paciente manifesta seus sentimentos geralmente com palavras, com expressão facial ou mesmo com posturas que revelam tristeza, desesperança, desamparo ou sensação de inutilidade.

 Sentimento de culpa.

 Paciente se sente auto-recriminado, sente que decepcionou os outros, com suas idéias de culpa costuma se incomodar sobre seus erros passados ou suas más ações. Imagina a doença como um castigo. Tem delírio de culpa, pode ouvir vozes de acusação ou denúncia e alguns referem alucinações visuais ameaçadoras.

 Idéias ou gestos suicidas.
Esses pacientes costumam sentir que a vida não vale a pena. Desejariam estar mortos e pensam com freqüência na possibilidade de sua morte. Alguns tentam o suicídio.

 Insônia freqüente.
A insônia costuma ser um sintoma inicial. Alguns queixam-se de dificuldades ocasional para conciliar o sono e outros referem insônia todas as noites. Existe também uma insônia no meio da noite em que o paciente acorda com freqüência referindo inquietude e perturbação mental.

 Comprometimento do trabalho e das atividades.
Ocorrem pensamentos e sentimentos de incapacidade, fadiga ou fraqueza para realizar qualquer atividade, seja no trabalho ou mesmo nos passa tempos. Alguns referem perda total do interesse por suas atividades, costumam indiretamente revelar isto pela sua desatenção, indecisão e vacilação. Sentem que precisam esforçarem-se a contragosto no trabalho ou em qualquer atividade. Ocorre diminuição no tempo que se dedicam às suas atividades com conseqüente queda de produtividade.
 Retardo no pensamento.
Com freqüência os pacientes manifestam lentidão de idéia e fala; dificuldade de concentração. A atividade motora chega a ficar lenta e reduzida.
 Agitação.
Alguns pacientes demonstram certa agitação que parece inconsciente :- brincam com as mãos, com os cabelos, torcem as mãos, roem as unhas, mordem os lábios.
 Ansiedade psíquica.
Pode-se observar tensão emocional e irritabilidade subjetiva. Preocupam-se com trivialidade. Demonstram atitude apreensiva no rosto ou na fala. Mesmo sem serem inquiridos os seus gestos expressam medos.
 Ansiedade física.
O paciente deprimido tem sensações físicas, incômodas extremamente freqüente :- boca seca, flatulência, indigestão, diarréia, cólicas, eructações, palpitações, dor de cabeça, suspiros, respiração difícil, freqüência urinária, suor aumentado.
 Outros sintomas físicos.
Perda de apetite, alimentação forçada, sensações de peso no abdômen. Dificuldades de comer se não insistirem. Uso freqüente de laxativo ou medicação para os intestinos ou para sintomas digestivos.
 Sintomas físicos gerais.
Peso nos membros, nas costas ou na cabeça. Dores nas costas, dores de cabeça, dores musculares. Fadiga, perda de energia e cansaço.
 Sintomas gênito-urinários.
Perda do libido, distúrbios menstruais, aumento da freqüência urinária.
 Hipocondria.
O paciente exagera na auto observação com relação ao seu próprio corpo. Excessiva preocupação com a saúde. Queixas freqüentes de sintomas físicos. Pedidos de ajuda por pequenos sintomas. Idéias delirantes hipocondríacas.
 Perda de peso.
Ocorre freqüentemente perda de mais de um quilo por semana.
 Consciência da própria doença.
O paciente reconhece que está deprimido e doente. Com freqüência atribui a causa à má alimentação, ao clima, ao excesso de trabalho, a vírus, a necessidade de repouso, a estresse. Outros negam estarem doentes.
 Despersonalização e desrealização.
Em estados graves o paciente revela sensações de irrealidade e idéias niilistas.
 Sintomas paranóicos.

Quadros depressivos podem se agravar com manifestações psicóticas. Acentua-se desconfiança, idéias de referência, delírio de referência e perseguição.

 O paciente se atormenta com a idéia de que os vizinhos, os amigos ou os atores da televisão conversam sobre ele, interferem nos seus pensamentos e com freqüência tendem a prejudicá-los.
 Sintomas obsessivos e compulsivos.

Nos deprimidos mais graves podem ocorrer manifestações psíquicas ou motoras de comportamento obsessivo compulsivo. Por exemplo lavar as mãos, trancar portas e janelas, executar rituais de alimentação.
 Perda de interesse ou prazer em atividades ou passatempos que você costumava apreciar, inclusive atividade sexual. *

 Tristeza, melancolia ou sensação de vazio. *
 Sensação de lentidão ou inquietação, com incapacidade de permanecer quieto.
 Sentimentos de autodesvalorização ou de culpa.
 Aumento ou redução do apetite ou peso.
 Idéias de morte ou suicídio; tentativa de suicídio.
 Dificuldades para se concentrar, raciocinar, memorizar, ou tomar decisões.
 Insônia ou excesso de sono
 Perda de energia ou sensação contínua de cansaço.
 Dor de cabeça
 Outras dores.
 Problemas digestivos.
 Dificuldades sexuais.
 Pessimismo ou desesperança.
 Ansiedade ou preocupação.

Observação :-

 Se você apresentou cinco ou mais sintomas, incluindo um dos dois assinalados com asterisco *, por um período de no mínimo duas semanas, pode estar com depressão maior.

 Se você apresentou apenas alguns sintomas de depressão, também é aconselhável procurar um médico.
 Às vezes, poucos sintomas pode evoluir para depressão maior. Existem formas leves de depressão, porém persistentes ou crônicas.

Outra forma de depressão

Algumas pessoas com depressão apresentam oscilações de humor, que vão do extremo desânimo, (depressão) à euforia excessiva (mania), com duração de dois dias a meses. Nos intervalos entre depressão e mania, essas pessoas sentem-se perfeitamente normais.

 Essa condição é denominada transtorno bipolar ou doença maníaco-depressiva.
O transtorno bipolar é hereditário. Pode ser também associado a outros problemas médicos, como traumatismo craniano, distúrbios neurológicos ou outras doenças.

Sintomas de mania

 Euforia ou irritabilidade *
 Diminuição da necessidade de sono
 Tagarelice ou sensação de que não consegue parar de falar
 Dificuldade de concentração

 Aceleração do pensamento, com sensação de Ter muitas idéias ao mesmo tempo
 Atitudes que dão prazer, mas cujo efeito é prejudicial (gastar dinheiro demais, atividade sexual inadequada, investimentos financeiros insensatos)

 Idéias de grandeza
 Muitos planos de atividade (no trabalho, na escola ou socialmente) ou necessidade de se manter em movimento

Observação :-

 Se você apresentar quatro desses sintomas incluindo o assinalado com asteriscos *, por um período de no mínimo uma semana, você pode ter tido um episódio de mania.

Causas da depressão

A depressão maior não é causada por apenas um fator. Provavelmente é conseqüência da combinação de fatores biológicos, genéticos e psicológicos. Algumas condições de vida, como estresse extremo, luto, separação, podem desencadear uma tendência natural, psicológica ou biológica, para depressão.

 Em algumas pessoas a depressão aparecem mesmo quando as coisas estão bem. O consumo excessivo de álcool ou uso de drogas algumas vezes podem levar à depressão. Assim que esses hábitos são interrompidos, a depressão pode desaparecer.

Lembre-se que a depressão maior não é causada por fraqueza, preguiça ou falta de força de vontade. É uma doença que pode ser tratada.

Diagnosticando a depressão, seu médico pode ajudar

 Perguntando sobre sintomas
 Perguntando sobre sua saúde em geral
 Investigando seus antecedentes familiares em relação a doenças em geral e doenças psiquiátricas
 Fazendo um bom exame
 Solicitando exames laboratoriais

Tipos de depressão

Grave, moderada e discreta

 Na depressão grave a pessoa apresenta quase todos os sintomas de depressão, que praticamente a impedem de exercer suas atividades diárias regulares

 Na depressão moderada a pessoa apresenta muitos sintomas de depressão, que freqüentemente a impedem de cumprir suas obrigações
 Na depressão discreta a pessoa apresenta alguns sintomas de depressão, que lhe exigem um esforço adicional para fazer as coisas necessárias

Tipos de tratamento

Para cada tipo de depressão existe um tratamento adequado.

 Medicamento antidepressivo
 Psicoterapia
 Medicamento antidepressivo associado a psicoterapia
Fases de tratamento

A depressão em geral é tratada em duas etapas

 Primeira com tratamento da fase aguda
 Segunda com tratamento de extensão, que compreende uma fase de continuação e, se necessário, uma fase de manutenção

O objetivo da fase aguda é a eliminação dos sintomas da depressão. A continuação desse tratamento por alguns meses é importante para evitar que a doença reapareça.

O tratamento de manutenção é mantido por um período mais longo, está indicado nos casos de depressão recorrente, ou seja, quando a pessoa já apresentou os três ou mais episódios de depressão, separados por intervalos de vários meses ou mais tempo, em que pode se sentir bem, sem sintomas.

Porque a depressão deve ser tratada ?

 O tratamento precoce pode evitar que a depressão se torne grave ou crônica

 Idéias de suicídio são comuns na depressão, o risco de suicídio aumenta quando os pacientes não são tratados e os episódios depressivos se repetem. Quando o tratamento é eficaz, esses pensamentos desaparecem

 Nos intervalos entre os episódios, uma em cada quatro pessoas pode apresentar ainda sintomas e dificuldades para executar as atividades diárias. Essas se não forem tratadas, têm grande chance de desenvolver outro episódio de depressão.

 O tratamento, especialmente com medicamentos, pode evitar novos episódios de depressão. Quanto maior o número de episódios de depressão no passado, maior a probabilidade de desenvolver outro.

 A maioria das pessoas que tiveram um episódio de depressão vai ter um segundo. Sem tratamento, após dois episódios, as chances de um terceiro episódio (depressão recorrente) são maiores. Depois de três episódios, as chances de um quarto são de 90%.

Medicamentos antidepressivos

Existem diversos tipos de medicamentos antidepressivos que podem ser utilizados para o tratamento. Os medicamentos antidepressivos não criam hábito ou dependência. São eficazes na depressão grave e podem ser úteis na depressão leve a moderada.

Psicoterapia

O objetivo do tratamento agudo só com psicoterapia é eliminar os sintomas de depressão e fazer com você retorne à vida normal.

Tipos de psicoterapia

A psicoterapia pode ser individual, em grupo e familiar.
Os três tipos têm sido mais estudados em relação à eficácia na redução dos sintomas de depressão maior.

 Terapia comportamental – aborda o comportamento atual
 Terapia cognitiva – aborda os pensamentos e crenças
 Terapia interpessoal – aborda os relacionamentos atuais

Não se recomenda psicoterapia como único tratamento na depressão grave ou transtorno bipolar.

Cuidando de você mesmo

Quando se está deprimido, é importante

 Respeitar suas limitações. Não espere fazer tudo que está acostumado a fazer. Estabeleça metas compatíveis com sua condição atual.

 Reconhecer que pensamentos negativos (auto-reprovação, desânimo, expectativa de fracasso e outra idéias desse tipo) fazem parte da depressão. Na medida em que você superar a depressão, os pensamentos negativos também irão desaparecer.

 Evitar tomar decisões importantes durante o episódio depressivo. Se for necessário tomar alguma decisão importante, peça ajuda a seu médico ou terapeuta ou a alguém em quem você confie.

 Evitar o uso de drogas e álcool. Pesquisas demonstraram que o uso excessivo de álcool ou uso de drogas pode desencadear ou piorar a depressão. Além disso, podem reduzir a eficácia dos medicamentos antidepressivos ou produzir efeitos colaterais perigosos.

 Compreender que assim como levou tempo para a depressão se desenvolver, também demorará algum tempo para que ela desapareça.

Pessoas com depressão maior geralmente têm dificuldades no trabalho, na escola e no relacionamento com familiares. Com o tratamento quase todas voltam à vida normal.

Formas de apoiar um membro deprimido da família

 Tente manter um relacionamento o mais normal possível
 Reconheça que a pessoa está sofrendo

 Não espere simplesmente que a pessoa melhore repentinamente
 Envie esforços para que a pessoa decida se tratar e melhorar
 Demonstre afeição, ofereça palavras reconfortantes e faça elogios
 Mostre que você respeita e valoriza a pessoa

 Ajude a pessoa a manter-se ocupada, um membro ativo da família
 Não critique, atormente ou censure a pessoa por seu comportamento deprimido

 Não diga ou faça qualquer coisa que, em sua opinião, poderia piorar a imagem pouco satisfatória que a pessoa já tem de si mesma
 Leve a sério qualquer conversa sobre suicídio e notifique o fato imediatamente ao médico ou ao profissional responsável

Teste para identificar os sintomas de depressão

a- sinto-me miserável triste

0 não, absolutamente ( ) 1 não, não muito ( )
2 sim, algumas vezes ( ) 3 sim, definitivamente ( )

b- acho difícil fazer as coisas que eu costumava fazer

0 sim, definitivamente ( ) 1 sim, algumas vezes ( )
2 não, não muito ( ) 3 não, absolutamente ( )

c- fiquei com uma sensação de medo ou pânico aparentemente sem nenhuma razão

0 não, absolutamente ( ) 1 não, não muito ( )
2 sim, algumas vezes ( ) 3 sim, definitivamente ( )
d- falo choramingando ou tenho exatamente esta impressão

0 não, absolutamente ( ) 1 não, não muito ( )
2 sim, algumas vezes ( ) 3 sim, definitivamente ( )

e- ainda aprecio as coisas que eu costumava fazer

0 sim, definitivamente ( ) 1 sim, algumas vezes ( )
2 não, não muito ( ) 3 não, absolutamente ( )

f- estou agitado e não consigo permanecer quieto

0 não, absolutamente ( ) 1 não, não muito ( )
2 sim, algumas vezes ( ) 3 sim, definitivamente ( )

g- consigo adormecer facilmente sem as pílulas para dormir

0 sim, definitivamente ( ) 1 sim, algumas vezes ( )
2 não, não muito ( ) 3 não, absolutamente ( )

h- sinto-me ansioso quando saio de casa sozinho

0 não, absolutamente ( ) 1 não, não muito ( )
2 sim, algumas vezes ( ) 3 sim, definitivamente ( )

i- perdi o interesse pelas coisas em geral

0 não, absolutamente ( ) 1 não, não muito ( )
2 sim, algumas vezes ( ) 3 sim, definitivamente ( )

j- fico cansado sem motivo algum

0 não, absolutamente ( ) 1 não, não muito ( )
2 sim, algumas vezes ( ) 3 sim, definitivamente ( )

k- estou mais irritável do que o usual

0 não, absolutamente ( ) 1 não, não muito ( )
2 sim, algumas vezes ( ) 3 sim, definitivamente ( )

l- acordo de madrugada e depois durmo mal o resto da noite

0 não, absolutamente ( ) 1 não, não muito ( )
2 sim, algumas vezes ( ) 3 sim, definitivamente ( )


Some os números marcados de todas as questões. Se os pontos somarem 15 ou acima, é recomendado que você mostre o teste ao seu médico e solicite-lhe que o avalie. Se a somatória dos pontos não for alta, mas você suspeitar que está com depressão, converse com seu médico.

Prof Dr Nubor Orlando Facure


Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:



Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,
para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário