segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Mercúrio Mental - Esotérico








Mercúrio Mental - Esotérico

“Antes que a Alma possa ver, deve ser conseguida a harmonia interior, e os olhos da carne tornados cegos a toda a ilusão.

Antes que a Alma possa ouvir, a imagem (o homem) tem de se tornar surda aos rugi­dos como aos segredos, aos gritos dos elefantes em fúria como ao sussurro prateado do pirilampo de ouro.

Antes que a Alma possa compreender e recordar, ela deve primeiro unir-se ao Falador Silencioso, como a forma que é dada ao barro se uniu primeiro ao espírito do escultor.

Porque então a Alma ouvirá e poderá recordar-se.
E, então, ao ouvido interior falará”. HPB


Meditando sobre a energia de “Hermes-Mercúrio” penso que esta energia é “mediadora”, no que se refere ao reino humano, ele é o que torna viável a ligação entre “o que está em cima e o que está embaixo”. 

Daí sua relação direta com o plano mental, plano intermediário entre a vida na matéria e o nível intuitivo.Sua principal tarefa é a de proporcionar equilíbrio entre os opostos.

Este texto busca a compreensão da mente e da ação de Hermes no plano intuitivo, e na sua função relacionada com a fusão da alma e o espírito.

Acredito que a luz sobre este tema será conveniente para que possamos compreender a importância da meditação, da concentração, da disciplina, da discriminação (diferenciar, comparar e julgar com a sabedoria do amor empático e sensível) que irá nos levar para o centro, para a verdade, para a luz da alma.
 Uma mente em  harmonia e em paz, encontra a felicidade no mundo e leva a felicidade para o mundo.

No centro do cerébro, situado na glândula pineal, está o lar da alma, como nos é dito, um posto avançado da vida de Deus, uma centelha de puro fogo espiritual. Este é o ponto mais baixo que a pura vida espiritual, direto da Mônada, nosso Pai nos Céus contata ou alcança.

O primeiro aspecto (Vontade de Deus), através da mônada, alcança a glândula pineal, o ponto onde reside o espírito do homem.

 O segundo, ou aspecto consciência(Amor/sabedoria) através da alma, estabelece um ponto de contato com o centro do coração, enquanto que o terceiro aspecto (Inteligencia Ativa)

 -  a terceira parte do sutratma (fio que une e liga os vários involucrose que passa da mônada em seu proprio elevado plano, através do corpo da alma nos níveis mais elevados do plano mental,  até em baixo, o veículo físico)


  une-se ao centro na base da coluna vertebral, que é a principal fonte da personalidade ou atividade corporal.


Portanto, pela concentração sobre a luz na cabeça obtem-se  conhecimento sobre os mundo espirituais e sobre os espíritos puros que trabalham e andam neles, pois Atma ou espírito brilha ai. De modo  semelhante, pela meditação concentrada sobre o coração, obtem-se conhecimento sobre o segundo aspecto, do princípio inteligente consciente da cabeça e pela utilização do centro.

Queremos encontrar as chaves, as portas, as aberturas as passagens; mas precisamos evitar a dispersão, a instabilidade do conflito, a impulsividade, agressividade, a inveja, o ódio, o medo, a separação, o sentimento de posse e de controle e dominação.

Precisamos de um espaço mental iluminado pela luz da consciência da verdade que há no centro da paz, da harmonia.

Assim, poderemos alcançar a transcendência - uma percepção profunda com a visão interior iluminada nos levará a tomar parte na dança da multiplicidade que nos integra na unidade.

É verdade que o atingimento da consciência búdica é uma questão de percepção das realidades interiores, mas esta percepção somente é possível através de veículos puros, tranqüilos e harmonizados.

Neste caminho descobrimos que somos os autores de nossas vidas, fomos nós que criamos nosso mental, nossa realidade - “fomos nós que desejamos... A menos que se reconstrua um universo mental parecido como antes...”;

Sabemos que espaço mental inferior movido pela escuridão da ignorância, pela imaturidade psicologica -  emoção e paixão, ilusão, engano, crueldade, ambição, indiferença, orgulho, arrogância, ego-ísmo, medo, ambição, ódio, interesses particulares e individualistas tornou-se um depósito com muito lixo, que gera estagnação, apatia, depressão, inércia, confusão de vida diária; sobrecarregado, com nuvens escuras que criam tempestades do acaso em nossa vida, pela lei da atração, que move a roda da vida.


A pureza do corpo, da mente e das emoções é uma das bases que sustentam as fundações da consciência iluminada. A consciência superior ao ser atraída ao plano físico depende do quão desobstruída está a passagem entre o superior e o inferior - ou seja a impureza dos corpos inferiores, especialmente a mente;

Portanto, como um espelho coberto de poeira não pode refletir os raios do sol, assim também a mente impura, atormentada não pode espelhar a Verdade, a paz, a alegria que nos leva para a unidade. Um véu, por assim dizer, separa o superior do inferior e impede-nos de ter a visão do verdadeiro Eu, e portanto não podemos manifestar a Consciência Búdica em nossa vida diária.

Nossas escolhas nosso destino.
Aqueles que são iluminado com a "Luz no Caminho", encontram a felicidade e a Paz.
Aqueles que são iluminados pela intuição, iluminada pela luz de Buddi, revelam uma inteligência superior que orienta e é essencialmente a capacidade de ver os fatos em sua perspectiva apropriada e em seu verdadeiro significado.

Para alcançar o conhecimento todo abrangente da consciência iluminada que rebrilha como o sol em todas as direções, devemos reconhecer que esta luminosidade é a condição de estar plenamente desperto; e, assim é possível alcançarmos esta qualidade de pureza e claridade, e uma serenidade calma e pacífica que flui naturalmente de sua natureza centrada e ao mesmo tempo ilimitada.


Mestre DK ensina que “. A ciência da União sugere as regras e os meios pelos quais se pode alcançar:

1 –  busca  estabelecer contato consciente com a alma, o segundo aspecto , o Cristo Interno;
2 – adquirir  o conhecimento do eu e manter seu controle sobre o não-eu;
3 - sentir na vida diária, o poder da alma e seus poderes manifestados;
4 -  controlar a natureza psíquica inferior e demonstrar faculdades superiores;
5 – por o cérebro em relação  com a alma e receber as mensagens destas;
6 -  intensificar  a “luz na cabeça’ de modo a que o homem se torne uma chama vivente;
7 – achar o Caminho e o próprio homem pode-se converter naquele Caminho.

Aquele que procura a união tem duas coisas a fazer:

1. obter o controle da “versátil natureza psíquica” – Kama-manas (desejo-mente), o corpo emocional ou astral, ligeiramente colorido pela mente, e é o revestimento material de nossos desejos e sentimento.

2. Impedir que a mente assuma as diversas formas que tão facilmente assume. Estas são freqüentemente chamadas “modificações do princípio pensante”.

Estas duas produzem o controle emocional e, portanto do desejo, e o controle mental e, portanto, da mente, ou do manas inferior. O estudante deve-se recordar que o desejo incontrolado e uma mente desgovernada vedam a luz da alma e anulam a consciência espiritual.

Quando a natureza inferior é controlada, a superior pode-se manifestar. Quando o segundo aspecto é subjugado ou transmutado, então a luz do Cristo (o segundo aspecto logóico) se faz visível. Posteriormente, na sua luz, a Mônada, o Pai,o Uno será revelado”.

Obs: A chitta é a mente, ou substância mental, o corpo mental, a totalidade de todos os processos mentais; é o material governado pela alma, do qual os pensamentos-forma são feitos.” Mestre Dk

Trigueirinho nos ensina que "considerando o corpo do homem no plano mental, a mente exprime-se de dois modos: o concreto e o abstrato.  A mente concreta é instrumento de criação dos pensamentos, e precisa ser educada e de transcender. Realiza-se pela persistência na aspiração a unir-se com o centro da própria consciência...

O nascimentos de uma nova consciência no homem inclui a reestruturação da mente concreta. Isso não significa reordenação apenas, mas sobretudo transmutação desse corpo e desse nível de existência, o que é ajudado pela concentração no mundo interior, pelo serenamento do raciocínio. A mente concreta precisa de paz. A concentração da mente concreta nasce da renúncia voluntária do indivíduo ao que o atrai e dispersa, não surge de modo artificial.

É fruto da vontade, da sua decisão de manter-se numa vibração específica, de selecionar a faixa de energia na qual a consciência deve polarizar-se. A mente concreta racional, por ser composta de material opaco inerte, é incapaz de transcender a si mesma, mas quando tocada pela mente-abstrata, espelho de energias intuitivas e espirituais, pode trabalhar em conjunto com ela”.(1) Trigueirinho.

Queremos encontrar as chaves, as portas, as aberturas as passagens; mas precisamos evitar a dispersão, a instabilidade do conflito, a impulsividade, a agressividade, a inveja, o ódio, o medo , a separação, o sentimento de posse e de controle e dominação.

Precisamos de um espaço mental iluminado pela luz da consciência da verdade que há no centro da paz, da harmonia. Assim, poderemos alcançar a transcendência - uma percepção profunda com a visão interior iluminada que nos levará a tomar parte na dança da multiplicidade que nos integra na unidade.

Lansdowne nos ensina que:

“Que o discípulo aprenda o uso das mãos no serviço; que busque a marca do mensageiro em seus pés, e que aprenda a ver com o olho que vigia por entre os dois .DK

“Que busque a marca do mensageiro em seus pés”.

Hermes era conhecido como o Mensageiro dos Deuses na mitologia grega, e correspondia a Mercúrio na mitologia romana. Era sempre apresentado usando sandálias aladas, e a frase refere-se a estas sandálias. Como intermediário divino, Hermes levava mensagens de Zeus – que era seu pai e ao soberano dos deuses. Pelo fato do poder da intuição atuar como intermediário entre as dimensões espirituais e humanas da vida, Hermes simboliza esse poder.

Assim, esta frase significa que você deve trabalhar para despertar seu poder de intuição. A abordagem necessária consiste em estabelecer um ponto de tensão invocativa no pólo inferior de uma polaridade e depois receber a intuição gerada pela resposta evocativa do pólo superior.

Por esse processo, você pode estabelecer um contato crescente entre as três polaridades diferentes: entre sua mente concreta inferior e sua mente espiritual, permitindo-lhe o acesso a introvisões;

entre você e um Mestre da Sabedoria, fazendo com que você receba inspiração referente às suas atividades no serviço; e entre você e o âmbito espiritual da natureza como um todo, fazendo com que você alcance uma compreensão sintética do plano divino”. Dk

Quando o aspecto da sua alma passa a predominar de forma estável, polarizada, a ênfase da sua vida se desloca do auto-aprimoramento individual para o serviço como parte de um grupo, e depois para um serviço que vincula e funde o trabalho de vários grupos.

A sua consciência alcança um contato cada vez maior com o âmbito espiritual da natureza como um todo.

Esse despertar leva a uma maior cooperação com os outros , há um despertar gradativo do seu poder de intuição, da função discriminativa ( do certo e do errado), da percepção búdica  e da compreensão internalizada da concepção da unidade e do plano divino.

Quanto maior a penetração da percepção búdica mais profunda  a sabedoria, ergue-se a um nível mais elevado de consciência e abre a passagem entre o mental e o espiritual.

"No caminho do discipulado, os esforços principais são no sentido de desenvolver a natureza do amor, obter a iluminação, permitir que o poder intuitivo da alma funcione assuma o controle e responder à alma planetária (ou reino espiritual da natureza)".


“Que as forças da luz iluminem a humanidade.
Que o Espírito da Paz se difunda pelo mundo.
“Que o espírito de colaboração una os homens de boa vontade, onde eles estiverem”.
Que o esquecimento das ofensas por parte de todos os homens, seja a tônica desta época.
Que o poder acompanhe os esforços dos Grandes Seres.
Que assim seja e cumpramos a nossa parte”.DK (1)

As grandes Vidas (Hierarquia) Que personificam a Vontade de Deus, são os guardiões do propósito divino, e Aquelas Que personificam o amor de Deus som os Custódios do Plano imediato para a humanidade.

É o trabalho dos homens de mente espiritual evocar essa vontade de Deus - a realização do bem com a boa vontade, espírito de colaboração.
Mas, este caminho, no primeiro momento implica a fusão da vontade pessoal com a vontade sacrifical da alma, para depois invocar a vontade divina, ou seja, nesta fusão  o propósito da alma e o propósito da personalidade seriam um só.

O conhecimento quando alcança níveis superiores da mente, desperta a intuição. A intuição é o conhecimento direto interno, quando o conhecimento vem da alma tem um significado de iluminação.

O propósito do guia, instrutor, irmão, “mestre” é o propósito da alma, encontramos nosso mestre espiritual nos plano intuitivo ou búdico. O mestre trabalha em grupo - a alma está no grupo do mestre e o mestre não interessado nas reivindicações da personalidade.

A vontade divina, às vezes chamada de vontade–para-o-bem aplica a percepção espiritual e a intuição com o fim de servir ao plano divino.

O plano divino envolve estabelecer aquelas condições e circunstâncias que possam expandir a consciência da humanidade, permitindo que os seres humanos descubram eles mesmos, os valores espirituais e façam as modificações necessárias por livre e espontânea vontade.

Por meio de seu contato intuitivo com o plano divino,  você irá alcançar a percepção espiritual, e, assim você poderá oferecer idéias que esboçam esse plano e que  contribuem para a paz e a para o bem de todos.

"Os três Princípios superiores, Atma-Buddhi-Manas, constituem a Tríade Superior, o Homem Espiritual;

1.    7. Atman - o Espírito (como Ser Incondicionado e Vontade Pura); o Divino;

2.    6. Buddhi - a Alma Espiritual; A Inteligência Espiritual; a Intuição (nos termos que veremos mais para o fim deste artigo);

3.    5. Manas (Manas Superior) - a Mente (Superior);

Os quatro restantes Princípios, formam o Quaternário Inferior ou Personalidade isto é, a natureza mortal 4, que dura somente o espaço de uma encarnação

4.    4. Kama-Manas - a força do desejo egotista e a energia mental por ele mobilizada e envolvida;

5.    3. Linga-Sharira - o corpo padrão ou modelo, e das causas formativas do Corpo Físico; foi inicialmente chamado Corpo Astral e, mais tarde, Duplo Etérico);

6.    2. Prana - a Vitalidade;

1. Sthula Sharira - o Corpo Físico".

Eu Sou a Fonte.
Somos Um-a só consciência.

"Une tua voz ao som das esferas celestiais que ecoam a palavra sagrada e atraem a vida transcendente."
"Encontra um teu âmago o Indiviso: és o espelho da Unidade." (1)

veja a parte 2 :


Eu Sou Dharma Dhannyá.
Eu amo voce e falarei a língua do Espirito santo Para falar com a sua Divina Presença.

Este texto foi inspirados nos ensinamentos dos mestres da  Grande  Fraternidade Branca, Joshua  David  Stone,  Ponte para Liberdade, Elizabeth  Clare Prophet, El Morya, Blavatsky, Trigueirinho(1), Swami Muktananda, Zulma Reyo, Alice Bailey, Aeoliah Kuthumy, I.K. TaIMNI, .

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Repassando à Chama  Violeta da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...



Agora
Coloque a mão no seu coração e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.

Libera! Libera! Libera!

Esto livre para ser feliz! 
eu sou Luz!

Que seu coração ascenda a  Chama  da liberação e  do dharma;

Amem!


Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
https://plus.google.com/u/0/communities/111702837947313549512


Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente. 

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.














Nenhum comentário:

Postar um comentário