sábado, 15 de agosto de 2015

Ciática - O que é a dor ciática e como você pode tratá-la?





 Dor Ciática -Uma visão da medicina chinesa.
 Eu também pesquisei sobre o tema 

Dor Ciática
Aridineia Vacchiano Psicologa
 Especialisa em Medicina tradicional Chinesa.
Jornal o Prana do Rio de Janeiro

Dor ciática ou ciatalgia, refere-se a uma dor originada na coxa, joelho, perna e ao longo de toda extensão do nervo ciático, podendo chegar até o pé, assim como dores lombares e cervicais.

O nervo ciático é o nervo mais longo do corpo humano, ligando a região lombar até o dedão do pé, fazendo uma enervação com a coluna escapular e cervical.

A dor pode se manifestar em um só lado do corpo, mas o lado oposto estará também dolorido. Pode se apresentar como uma dor aguda, dormência, formigamento, sensação de fraqueza na perna, dificuldade de caminhar, dores no quadril, virilha, coxa, joelho, perna ou com qualquer movimento postural.

 Tende a piorar à noite. Muitas vezes as dores são tão fortes, incapacitando seus movimentos.
A ciatalgia pode ter causas diversas: postural, leves torções no pé ao caminhar, principalmente em lugares e calçadas irregulares, excesso de peso corporal, movimentos bruscos, pegar peso em excesso e sem o devido cuidado, entre outros.

 A falta de exercício e alongamento enfraquece os músculos e nervos que tende a encurtar. É importante caminhar e fazer alongamento, fora do quadro de dor, para o fortalecimento dos músculos.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a dor ciática tem a ver com as desarmonias do Estômago, Vesícula Biliar e Bexiga, uma vez que esses meridianos têm nessa área seus trajetos. Essas desarmonias podem estar relacionadas com as emoções pertencentes como:

ESTÔMAGO - dificuldade de digerir algumas situações, preocupação excessiva, tomar atitudes necessárias, fazer mudanças.
VESÍCULA BILIAR - falta de coragem para caminhar na vida, enfrentar as dificuldades, impaciência, irritabilidade, mágoas, indecisão, falta de atitude, enfrentar a vida.


BEXIGA - cansaço, insegurança, medo, perdas, medo da vida.
O Sistema Nervoso Periférico é formado pelos nervos que emergem do encéfalo e da medula espinhal e se distribuem por todo o corpo: nervos cranianos, nervos espinhais, nervos autônomos e gânglios nervosos ou nervos somáticos.

 Esse sistema controla funções voluntárias e involuntárias. As funções voluntárias estão relacionadas com os nervos motores e sensitivos que nos permite realizar ações como pegar um copo, sentir calor, frio. As funções involuntárias são controladas por uma parte do sistema nervoso autônomo e que não controlamos com a nossa consciência.

 Esse sistema controla o funcionamento dos órgãos e vísceras e todas as funções dos diferentes sistemas: circulatório, digestivo, respiratório, hormonal, assim como as diferentes relações com o corpo emocional.
Quando o sistema nervoso se desarmoniza ou desequilibra, termina influenciando o funcionamento dos órgãos e vísceras e demais sistemas.

Médicos americanos e japoneses, através de estudos realizados, chegaram a conclusão que, aproximadamente 85% das enfermidades são produzidas pelas rupturas do equilíbrio desses sistemas e que, a causa principal é o estresse, que influencia o sistema nervoso, e que produz as manifestações somáticas.

A Medicina Tradicional Chinesa através de suas técnicas como acupuntura, moxabustão, tui-ná, entre outras, ajuda a equilibrar as descompressões que se manifesta, atuando no poder de restauração do equilíbrio do organismo, dos seus órgãos e vísceras, produzindo um funcionamento regulador e integrado das funções psicoemocionais, energéticas e anatômica-fisiológica.

Como existe uma comunicação dos órgãos internos até o exterior, se pode também estabelecer uma comunicação desde o exterior até o interior, ajudando os órgãos e vísceras a fazerem um ótimo funcionamento.

 As regiões musculares tensas da superfície do corpo, envia sinais que provocam reflexos nos órgãos internos, estimulando-os a melhorar suas funções e amenizar as possíveis anormalidades.
O tratamento, já na primeira sessão, apresenta resultados satisfatórios, sem a necessidade de medicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário