quarta-feira, 1 de julho de 2015

Tara Mantra - Ani Choying Drolma - tune in version





                                  Este Mantra é maravilhoso e invoca a Senhora de todos os Budas. Se você estiver perdido, sem saída, sem emprego, sem saúde, escravo da solidão, do ódio, do ciúme e do desespero. Tara virá com a sua compaixão para lhe amparo e liberação do Dharma. eu já vi milagres de Tara ... Om Tare tutare ture soha!
Dharmadhannya





Oração a Tara

Lama Thubten Zopa Rinpoche 

Por que algumas pessoas são bem-sucedidas em quase tudo que se propõem a fazer enquanto outras fracassam constantemente? Dizemos que aquelas que são bem-sucedidas "têm sorte", porém o Budismo explica que no passado elas criaram as causas para que tivessem sucesso - caso contrário, elas não o estariam experimentando agora. 

Se desejamos passar por experiências afortunadas e satisfatórias, devemos criar as causas necessárias para que isso ocorra. Isso é verdadeiro para toda atividade - negócios, esporte ou prática espiritual. 
Tendemos a achar que, quanto mais difícil a meta, maiores os obstáculos encontrados. Um método efetivo para superar esses problemas e obter êxito é fazer orações e pedidos a Tara, a Libertadora. 

Tara é uma manifestação da sabedoria, da compaixão, do amor e, em particular, da atividade habilidosa de todos os seres iluminados.

 Cada detalhe da sua imagem representa um diferente aspecto do caminho: por exemplo, sua cor verde simboliza sua habilidade de ação. Sua mão direita está na posição de concessão de sublimes percepções e sua mão esquerda está na posição de refúgio.

 Sua forma feminina demonstra que a iluminação pode ser alcançada tanto por homens como por mulheres. 

A prática aqui fornecida envolve a repetição de uma oração de cinco linhas, que é a essência da oração conhecida como Os Vinte e Um Versos em Louvor a Tara, e contém seu mantra, om tare tuttare ture soha (que se pronuncia om ta-re tu-ta-re tu-re so-ha). 

Existe uma história sobre a origem dessa oração de cinco linhas. 
No século X, o tradutor de Atisha, o grande mestre indiano que morava no Tibete, ficou doente.

 Dromtõnpa, discípulo de Atisha, profetizou que se o tradutor recitasse os Vinte e Um Versos em Louvor a Tara dez mil vezes, ele se restabeleceria da sua doença. O homem estava doente demais para poder recitar essa longa oração, de forma que Atisha, que se comunicava diretamente com Tara, pediu seu conselho. 

Ela lhe deu a oração de cinco linhas, que recitada uma única vez equivale à recitação dos vinte e um versos. 

O tradutor completou as dez mil repetições e logo depois recuperou a saúde. 

Essa prática foi compilada pelo Lama Thubten Zopa Rinpoche como um modo de abrirmos nossos corações à energia inspiradora e incrivelmente suave de Tara. 

Oração a Tara - A PRÁTICA 



Visualize Tara no espaço à sua frente, de cor verde-esmeralda, sentada sobre um lótus e sobre uma lua. 

Ela é uma manifestação da onisciência, do amor e da compaixão de todos os budas, e possui a natureza da luz, e não é sólida nem concreta. 

Sua perna esquerda está levantada, o que significa seu completo controle sobre o desejo, e sua perna direita está estendida, o que indica que ela está pronta para se levantar em auxílio de todos os seres.

 Sua mão esquerda está sobre o seu coração no gesto de refúgio: a palma virada para fora, o polegar e o dedo anular unidos, e os outros três dedos levantados. 

Sua mão direita está colocada sobre seu joelho direito no gesto de concessão de sublimes compreensões: a palma virada para fora, o polegar e o dedo indicador se tocando, e os outros três dedos apontando para baixo. 
Em cada mão ela segura o caule de uma flor utpala azul, símbolo da desobstrução do canal central. 

Ela está adornada de forma encantadora com roupas de seda e jóias, e sua face sorridente irradia amor e compaixão. 


Todos os seres sencientes, na forma humana, circundam você: as pessoas próximas a você estão às suas costas, aquelas de quem você não gosta à sua frente, e todas as outras estão tanto do seu lado esquerdo como do direito. Você está completamente cercado por todos os seres sencientes, até o ponto de alcance da visão. 

Todas as pessoas se unem a você para recitar as seguintes orações: 

Refúgio e bodhicitta 

Busco refúgio até que eu me ilumine 
Nos budas, no dharma e no sangha. 
Pelo mérito que crio na prática da doação e das outras perfeições 
Que eu atinja o estado de buda para o bem de todos os seres sencientes. 


Os quatro pensamentos imensuráveis 
Que todos os seres sencientes possuam a felicidade e as causas da felicidade; 
Que todos os seres sencientes se libertem do sofrimento e das causas do sofrimento; 
Que todos os seres sencientes jamais se separem da felicidade que não conhece o 
sofrimento; 
Que todos os seres sencientes permaneçam na serenidade, livres do apego e da ira que mantêm alguns próximos e outros distantes. 

Os sete membros 
Prostro-me reverentemente com meu corpo, minha fala e minha mente 
E apresento uma multiplicidade de todos os tipos de oferendas, verdadeira e mentalmente transformadas. 


Revelo todas as minhas atitudes negativas acumuladas desde o tempo sem início 

E rejubilo-me no mérito de todos os seres santos e comuns. 
Peço-vos que fiqueis até que samsara termine 
E virai a roda do dharma para os seres sencientes. 
Dedico os méritos criados por mim e pelos outros à grande iluminação. 

Oferenda da Mandala 

O solo fundamental é perfumado de incenso e coberto de flores, 
Adornado com o Monte Mero, os quatro continentes, o Sol e a Lua. 
É assim que imagino o campo-de-um-buda e o ofereço. 
Que todos os seres viventes se deleitem nesse reino imaculado. 
Oração a Tara 


Lembre-se agora de algum pedido especial que você deseja fazer - sucesso nas suas atividades espirituais ou mundanas, saúde e vida longa para seus parentes, amigos ou você mesmo, ou qualquer outra coisa que você deseje. Com essas necessidades em mente, recite a oração curta a Tara tantas vezes quantas puder, sentado ou realizando prostrações. 

Om, eu e todos nos prostramos diante da libertadora, da completamente realizada, sublime subjugadora. 
Prostro-me diante da gloriosa mãe que liberta com tare; 
Vós sois a mãe que elimina todos os medos com tuttare; 
Vós sois a mãe que concede todo o sucesso com ture; 
A soha e às outras sílabas oferecemos a mais eminente homenagem. 

ORAÇÃO A TARA EM TIBETANO 

Om chom.den.day.ma 
pago ma drõl.ma la chag.tsel.lo 
Chag.tsel drõlma tare pel.mo 
Tuttara. yi jig.kün selma 
Ture dõn.nam tam. chay ter.ma 
Soha yi.ge che.la rab.tu 

Enquanto você recitar a oração visualize raios de luz com néctar que escorrem deles (como pingos de chuva que escorrem de um fio) emanando do ponto onde o polegar e o dedo anular da mão esquerda se tocam. 

Os raios e o néctar fluem continuamente, alcançando você e todos os seres que o circundam, purificando seus obstáculos à prática do dharma e os obscurecimentos à libertação e à iluminação. 
Lembre-se dos problemas de todas as pessoas por quem você está rezando. 

Pense também nos sofrimentos e problemas que estão sendo enfrentados pelos seres sencientes que o circundam: pessoas que participam de guerras, sentindo-se doentes ou solitárias; aquelas que estão cheias de raiva, orgulho e de ciúme. 

À medida que os raios penetram nos seus corpos e mentes, seu sofrimento e as causas do seu sofrimento se extinguem por completo. 
Todos os seres sencientes se libertam totalmente. 

Acredite com profunda convicção que Tara aceitou seus pedidos e atendeu a suas orações. 

Durante a primeira metade da sua recitação, você pode visualizar a purificação descrita acima, e, durante a segunda metade, você pode visualizar que você e todos os seres se tomaram um com Tara: a cada oração uma Tara idêntica emana da Tara visualizada na sua frente e se dissolve dentro de você e de todas as outras pessoas. 

Todos vocês se tomam totalmente um com o corpo, a fala e a mente sagrados de Tara. 

Consagração do merecimento 

Através desses méritos 
Possa eu rapidamente atingir o estado de Tara 
E levar todos os seres viventes, sem exceção, 
A esse estado iluminado. 
Que a suprema jóia bodhicitta, 
Que ainda não surgiu, se manifeste e cresça; 
E que aquela que se manifestou não diminua 
E, sim, aumente cada vez mais. 


Explicação da oração 

Om contém três sons: ah, oh e mm, e significa as imensuráveis qualidades dos corpos, da fala e das mentes dos seres iluminados. 
De acordo com os ensinamentos tântricos de Buda, os caminhos incluídos no mantra om tare tuttare ture soha levam ao estado mental onisciente. 

Ao efetivarmos esses caminhos na nossa mente, purificamos nosso corpo, nossa fala e nossa mente e os transformamos no corpo, na fala e na mente sagrados de Tara. 

Aqui, om é a meta e tare tuttare ture é o caminho. 
Tare: "Aquela que liberta." 

Norma1mente, "Tara" significa libertação dos nascimentos infelizes, dos sofrimentos da existência cíclica, e da armadilha sutil do nirvana. 

Embora uma pessoa possa se libertar da existência cíclica e atingir o nirvana, leva um longo tempo para que ela desperte desse estado de paz abençoada e comece a trabalhar para os seres sencientes. 

Comparada com a motivação para atingir a iluminação a fim de trabalhar para os outros, a meta para alcançar o nirvana apenas para si é limitada. 

Assim, Tara não apenas nos livra da existência cíclica mas também do estado de paz abençoada, levando-nos à iluminação. 

Esse é o significado usual do primeiro tare no mantra. 
Ele representa tudo de que deveríamos ser libertados, o caminho que liberta, e a meta para a qual a Tara nos leva: o estado onisciente da iluminação. 

Aqui, contudo, o significado de tare é explicado como a libertação da existência cíclica, a primeira das quatro verdades - o sofrimento. 

Tuttare: "Que elimina todos os medos." Tara é considerada como aquela que nos liberta dos oito "medos", ou dos sofrimentos dos oito tipos de ilusão, cada uma sendo comparada a uma causa externa de medo: o sofrimento do apego, que é como uma grande enchente;

 o sofrimento da ira, que é como o fogo; o sofrimento da ignorância, que é como um elefante; o sofrimento do ciúme, que é como uma serpente; o sofrimento do orgulho, que é como um leão; o sofrimento da avareza, que é como correntes que aprisionam; o sofrimento de visões equivocadas, que é como um ladrão; e o sofrimento da dúvida, que é como um fantasma. 

Se nos refugiarmos em Tara, recitarmos seu mantra e praticarmos seu método, ela nos libertará não apenas dos sofrimentos interiores da ilusão como também dos perigos exteriores tais como enchentes, incêndios e ladrões. 

Assim, com tuttare, Tara nos liberta das verdadeiras causas do sofrimento (a segunda das quatro nobres verdades) - do karma e das ilusões que dão origem ao karma. 

Ao recitá-lo, nossos medos podem ser dissolvidos, o que indica que Tara nos leva ao verdadeiro caminho, o dharma absoluto - O verdadeiro remédio para as causas do sofrimento. 

Ture: "Que concede todo o sucesso." Aqui, sucesso relaciona-se com as metas dos praticantes que possuem os três níveis de motivação; um nascimento afortunado, a meta do nível inicial de motivação; nirvana, a meta do nível intermediário de motivação; e a iluminação, a meta do nível mais elevado de motivação. 

"Todo sucesso" também relaciona-se com o sucesso em todas as atividades da nossa vida - nos relacionamentos, nos negócios, na busca das condições perfeitas para a prática do nosso dharma e na consumação das nossas metas dhármicas.
Soha: Cada palavra do mantra - de om a soha - desempenha uma função específica, como é explicado acima; cada uma traz um grande benefício. 

Assim "a soha e às outras sílabas prestamos a mais eminente homenagem". 
Soha por si mesmo significa "Possam as bênçãos de Tara que estão contidas no mantra om tare tuttare ture se enraizarem nos nossos corações." 

Se desejamos cultivar maçãs no nosso jardim, devemos plantar a raiz de uma macieira. De modo semelhante, se queremos atingir a iluminação, devemos plantar no nosso coração a raiz do caminho completo, que está contido no mantra om tare tuttare ture soha. 

Ao orarmos a Tara e recitarmos seu mantra recebemos suas bênçãos; pela penetração das bênçãos de Tara no nosso coração somos capazes de gerar todo o caminho para a iluminação. 

Ao gerarmos o caminho - método e sabedoria - nas nossas mentes, o nosso corpo, nossa fala e nossa mente impuros purificam-se e se transformam no corpo, fala e mente sagrados de Tara.  (1) 


2. As 21 virtudes de Tara

Senhora da Glória: Pacífica e charmosa, para pacificar as aflições devido a obstáculos; para exercer influência positiva sobre aqueles que estão errados. Tara Vermelha a salvadora veloz que concede o poder do controle e da persuasão eficaz.

2. Senhora da Suprema Paz: Brilhantemente branca, expressão pacífica para curar doenças, maledicências ou influências demoníacas e problemas. A grande e pacíficaTara Branca que pacifica a negatividade causada por espíritos, o carma negativo, as de lusões e as doenças.

3. Senhora da Cor Amarela Dourada: Amarela, expressão charmosa para aumentara longevidade e riqueza. A grande incrementadora, Tara Dourada, que aumenta a longevidade, o mérito, a boa fortuna, a riqueza e a fama.

4. Senhora da Vitória Completa, Corporificação de Todas as Qualidades Positivas: Amarela, charmosa expressão para conceder longevidade. A grande Tara Amarela da vida longa.

5. Aquela que Proclama o Som de Hung: Laranja, gargalhando com apaixonada expressão para dominar e influenciar as pessoas. A grande Tara do mantra HUM, que atrai outros seres para perto de nós.

6. Aquela que é Completamente Vitoriosa Sobre os Três Mundos: Vermelho-escuro, levemente irada para domar espíritos (Bhuta). A Tara Negra-e-Vermelha, vitoriosa sobre os Três Reinos, que protege contra o mal produzido por espíritos, levando-os à loucura.

7. A que Conquista os Outros: Expressão irada para desviar os mantras nocivos dos outros. A Tara Negra, levemente irada, que desfaz toda magia negra e feitiços negativos.

8. A que Conquista Maras e Inimigos: Vermelho-escuro, expressão irada e aborrecida para eliminar os danos causados por inimigos. A Tara Vermelha , destruidora do inimigo Mara, que destrói os quatro tipos de maras.

9. A que Protege Contra Todos os Medos: Branca, pacifica e expressão risonha. Tara Branca, as três sublimes, que protege todos os seres do perigo e do medo.

10. A que põe os Maras e o Mundo sob seu Poder: Vermelha, charmosa e expressão gargalhante, domina todos os Maras e forças obstrutivas. Tara Vermelha, destruidora de maras, que controla o mundo.

11. A que Erradica a Pobreza: Expressão charmosa para erradicar todas as formas de pobreza. Tara Laranja eliminadora da pobreza, que traz prosperidade.

12. A que Garante Tudo o que é Auspicioso: Expressão charmosa para assegurar as condições auspiciosas. A Tara Laranja da beleza auspiciosa, que torna tudo auspicioso

13. Metar Barma: A Tara Vermelha que emite fogo, que corta através de seu inimigo mas não machuca os outros.

14. A que é Tremendamente Irada: Irada com expressão carrancuda e irritada para suprimir problemas. Tara Negra, levemente enrugada, que corta através das interferências.

15. A Supremamente Pacifica: Branca, expressando excelente paz, para pacificar o efeito das nossas próprias ações maléficas. Tara Branca, a grande pacificadora, que traz harmonia

16. Tara que nasce do Hung da Consciência intrínseca:Vermelha, expressão charmosa para aumentar o conhecimento transcendental e sabedoria. Tara Vermelha, liberadora da sabedoria-HUM, que traz sabedoria e aumenta o poder dos mantras.

17. A que faz Tremer os Três Reinos: Laranja, expressão charmosa, para pacificar maras e forças obstrutivas. Tara Laranja, que estremece os três Reinos e controla o poder dos mantras.

18. A que Neutraliza Veneno: Branca, para pacificar as venenosas influências de espíritos-nagas. Tara Branca, que elimina os venenos e supera seus efeitos.

19. A que Alivia Todo Sofrimento: Branca, pacífica, sorrindo, para dissipar disputas e conflitos, e sonhos maus. Tara Branca, para liberação de prisões e para superar discussões e brigas.

20. A que Remove a Peste: Laranja, pacifica, para guardar contra as epidemias e dissipá-las. Tara Laranja, para eliminação de doenças contagiosas

21. A Completamente Perfeita de Todas as Atividades Iluminadas:Branca, pacífica, charmosa para completar e aperfeiçoar todas as atividades. Tara Branca, cujas ações veneráveis tornam todas as atividades bem-sucedidas.


Tara – uma manifestação do aspecto feminino iluminado
BY SHAKTI · 07/12/2011
Tara

Tara (Sânscrito: Syamatara; Tibetano: Sgrol-ljang) é conhecida na filosofia budista como a Grande Deusa Bondosa, a Salvadora, “senhora dos barcos”, salva os ‘náufragos’ do mundo, leva-os do oceano do samsara para a ‘outra margem’ que é o nirvana.

Sua essência é o ar, o vento, “nosso hálito da vida, inspirando-nos a viver, a nos movimentarmos e a agir de acordo com a verdade”[1].
 É considerada veloz, por sua atitude rápida a ajudar, sem impedimentos por sua grande sabedoria e compaixão.

 Ela é a divindade nacional do Tibete,  a grande mãe da compaixão, o aspecto feminino de Buda (do ser desperto), indissociável do estado desperto iluminado.
Tara, a Salvadora, a Libertadora, apareceu no século II. Seu culto se estendeu sobre praticamente todo o território afro-egeu-asiático e teve seus devotos por toda população pré-ariana da Índia.


A origem do culto de Tara é descrita pelo famoso escritor e historiador medieval Taranatha no seu livro de 1608:

 “A origem do tantra de Tara”. Segundo o autor, o mito de Tara conta que numa era muito antiga (um “eon” – o tempo entre o aparecimento e o desaparecimento de um Universo), havia uma princesa chamada 

“Lua de Sabedoria”, que era discípula de um Buddha, que era seu Guru e recebeu dela uma oferenda de 19.000m3 de preciosidades por sua imensa devoção. Por essa devoção esta princesa atingiu as mais altas realizações espirituais.

Foi lhe dito que, como um dos diversos resultados de sua prática, ela ia renascer como homem, pois era mais benéfico do que nascer mulher, porque poderia viver na floresta, ou numa gruta deserta, sem ser molestada.

 Mas a princesa não aceitou, pois já haviam muitos iluminados sob a forma masculina e a forma feminina poderia inspirar mais mulheres. Ficou em retiro e após longas meditações ela atingiu o altíssimo estado de “não origem”, o estado real da mente e dos fenômenos “incriados”, sem início ou fim, ilimitado.

A partir de então ela passou a ser conhecida como Tara (Tare ou Drolma) a “salvadora”, ou “aquela que libera” e também como Arya Tara, a Nobre Tara, a Salvadora, a Estrela, Grande Veloz, Protetora e Eliminadora dos Oito Medos[2]. Tara é uma “deidade meditacional”, corporificação da atividade de todos os Buddhas.

Em seu mito, conta-se que Avalokiteshavara, o Buda da Compaixão, que em profundo pesar pelos sofrimentos do seres no samsara, derramou infindáveis lágrimas dos olhos formarando um lago no qual emergiu uma flor de lótus.

 Quando a flor se abriu, a maravilhosa Tara saiu de dentro dela, prometendo ao Buddha defender a todos os seres em todos os mundos, de forma imediata e heróica, para remover obstáculos, para proteção e em situações de medo.

 Conta-se também que na época de Buda Amogashidhi (em outro éon), Tara entrou em novo estado de concentração para proteger os seres do perigo dos medos e dos demônios e beneficiou muitos seres oferecendo-lhes muita ajuda imediatamente quando chamada.

Este estado é chamado “a concentração que completamente conquista os demônios”. Por ser sempre veloz em socorrer, ela foi conhecida como rápida e corajosa.

O termo Tara é derivado da raiz “tri”, “atravessar”, possui o mesmo sentido em tibetano, correspondente a “Dreulma” ou “Drölma”. Como “Senhora do Barco”, ela conduz a alma que atravessa a corrente do samsara rumo à distante margem do nirvana.

 Tara tem o poder eterno de salvar as criaturas atravessando-os com total segurança pelo horrível “oceano da existência fenomênica, pois o mar inteiro é o brincar cintilante e ondulante de sua shakti”.

O barco representa um símbolo de salvação. Tara é a Grande Deusa Bondosa que acalma a correnteza, com o apoio de suas inúmeras barqueiras trabalhando para salvar náufragos.

Tara é o arquétipo da Sabedoria interna que reside em todos os seres sencientes. Ela protege e guia até mais profundo inconsciente, ajudando a libertá-lo para a consciência.

Tara Verde é representada sentada sobre uma flor de lótus emergindo de um lago, porém quase todos os budas são apresentados sobre o lótus, sentados ou de pé. Veste roupas de realeza, com diversas cores e uma blusa ornamentada com jóias, mas que não cobrem seus seios.

 Na cabeça há uma tiara com jóias e um rubi ao centro simbolizando Amitabha, seu pai espiritual da família búdica do lótus. Cada mão mostra um mudra e possui o talo de uma flor de lótus com uma flor aberta e dois botões, indicando o alcance de sua atividade em todos os tempos.

 A perna esquerda está encolhida, indicando sua renúncia as paixões mundanas, mas a perna direita se estende e sai da flor, indicando sua presteza para acudir e ajudar todos os seres.

Seu mudra da mão direita é o de “dar-oferecer”, indicando sua habilidade para oferecer a todos os seres o que necessitam, enquanto a mão esquerda, na altura de seu coração, faz o mudra de “oferecer refúgio”.

Tara é descrita como “da cor da lua, calma, sorridente, sinuosa, irradiando luz de cinco cores…”. Sua terra pura chama-se “harmonia das folhas de turquesa”, mas possui 21 manifestações, com cores diferentes, que se expressam de acordo com a necessidade.

Deusa da Compaixão – Aquele que Salva

Os diamantes são sua pedra sagrada.
Tara ou Arya Tara, também conhecido como Jetsun Dolma, é um Bodhisattva feminino tipicamente associada com o budismo tibetano. Ela é a “mãe de libertação”, e representa as virtudes de sucesso no trabalho e realizações.

Tara é realmente o nome genérico para um conjunto de Bodhisattvas de aspecto semelhante. Estes podem ser mais apropriadamente entendida como aspectos diferentes da mesma qualidade, como Bodhisattvas são muitas vezes considerados metafórica para virtudes budistas. Como Mahatara, Grã Tara, ela é a criadora suprema e mãe de todos os Budas e Bodhisattvas.

Tara é o arquétipo da deusa feminina na mitologia hindu. Tara governa o submundo, a Terra e os céus, nascimento, morte e regeneração, amor e guerra, as estações, tudo o que vive e cresce, os ciclos da Lua – Luna – feminino – criação. Normalmente, Tara é vista como uma mulher esbelta e bonita de pele branca, longos cabelos dourados e olhos azuis.
Seus animais são a porca, égua, coruja e corvo.

Ela é a figura mais popular do panteão de divindades do Tibete, a bela deusa Tara, (pronuncia-tah ‘rah), cujo nome nos meios’ Star ‘- teve origem na Índia o hinduísmo como o Criador, Mãe e suas muitas representações espalhar da Irlanda à Indonésia sob muitos nomes diferentes.
Na tarde escrituras hindus, ela é descrita como uma das oito principais aspectos do Princípio do Feminino Divino, uma manifestação de amor em contraste com a ferozes Kali. Como uma estrela que perpetuamente consome a sua própria energia, Tara representa os desejos infindáveis ​​que alimentam toda a vida.

Adotada pelo budismo do hinduísmo no século terceiro aC, Tara aparece no budismo, jainismo e, particularmente, lamaísmo tibetano, como um conjunto complexo de manifestações: deusa do ascetismo e misticismo, criador mãe, protetora de todos os seres humanos como eles cruzam o mar de vida.

O Taras mais amplamente conhecidas são:
  • Tara Verde, conhecida pela atividade de compaixão, a consorte do Buda Dhyani Amogasiddhi, e se encarna em todas as mulheres boas.

  • Tara Branca, também conhecida por compaixão, longa vida, cura e serenidade, também conhecido como The Wish-cumprimento da roda, ou Cintachakra. Como Tara Branca, levantou-se de uma floração de lótus no lago que se formou a partir da primeira lágrima de compaixão da grande bodhisattva Avalokiteswara (cuja encarnação humana é o Dalai Lama), e é considerado o seu consorte.

  • Tara Vermelha, de aspecto feroz associada a magnetização todas as coisas boas
  • Preto Tara, associado com o poder
  • Tara Amarela, associada à riqueza e prosperidade.
  • Tara azul, associada com a transmutação de raiva
  • Cittamani Tara, uma forma de Tara amplamente praticada na Escola Gelug do budismo tibetano, retratado como verde e muitas vezes confundida com Tara Verde
Há também o reconhecimento em algumas escolas do budismo de 21 Taras. Um texto prática, intitulado “Em louvor do Taras 21″, é recitada durante a manhã em todas as quatro seitas do budismo tibetano.Alguns budistas tibetanos praticar uma meditação mantra chamado prática de Tara. O mantra Tara principal é; Om Tare Tu Tare Ture Soha.


A estátua original de bronze que remonta ao século 7 ou 8 foi encontrado no nordeste do Sri entre Trincomalee e Batticaloa. Sua altura total é de 143.75 cm ou 56,6 polegadas.

 Sua mão direita está no gesto de vara mudra ea mão esquerda está no gesto de vitarka mudra.

 O contraste marcante da cintura delgada contra seios pesados ​​e quadris é o ideal da beleza feminina. A deusa, digna e graciosa nessa manifestação, representa a castidade ea virtude ea personificação do amor, compaixão e misericórdia.

As vibrações do nome de Tara pode ser encontrada em outras culturas.
Mitologia polinésia: Tara é uma deusa do mar lindo
América: Terra, a Mãe Terra
Druids: chamou sua mãe deusa Tara.

Finlândia: Uma antiga lenda fala de Tar, as mulheres de Sabedoria.
América do Sul: tribo indígena na chamada selva à sua deusa, Tarahumara.

Nativo americano: as pessoas Cheyenne dizer de uma mulher estrela que caiu do céu para a Terra. Fora de seu corpo todos os alimentos essenciais cresceu. Ela enviou seu povo para acasalar com os habitantes mais primitivos da Terra, dando-lhes a capacidade de sabedoria.
Tibet:

Tara é conhecida como o fiel, a protetora Fierce, um arquétipo da sabedoria interior. Eles falam de uma transformação da consciência, um caminho para a liberdade.

 Eles ensinam muitos meios simples e diretas para cada pessoa a descobrir dentro de si a sabedoria, compaixão e glória que é Tara. Ela é a contraparte feminina do bodhisattva – Buddha-a-ser – Avalokitesvara.

Segundo a crença popular, ela veio a existir a partir de uma lágrima de Avalokitesvara, que caiu no chão e formaram um lago. Fora de suas águas se levantou uma flor de lótus, que, na abertura, revelou a deusa.

 Como Avalokitesvara, ela é uma divindade de compaixão que ajuda a ‘cruz para a outra margem’ almas. Ela é a protetora de navegação e de viagem terrestre, bem como de viagens espirituais ao longo do caminho para a Iluminação.

No Tibete ela é acreditado para ser encarnada em toda mulher piedosa, e as duas esposas – uma princesa chinesa e uma princesa nepalesa – do primeiro rei budista do Tibete, Srong-brtsan-SGAM-po, foram identificados com as duas principais formas de A Tara Tara Branca (em sânscrito: Sitatara; tibetano: Sgrol-dkar).

 encarnou como a princesa chinesa. Ela simboliza a pureza e é freqüentemente representado em pé à mão direita de seu consorte, Avalokitesvara, ou sentado com as pernas cruzadas, segurando uma flor de lótus completo. Ela é geralmente mostrado com um terceiro olho.

Tara às vezes é mostrado com os olhos nas solas dos pés e as palmas das mãos. Então, ela é chamada Tara das Sete Olhos, uma forma da deusa popular em Mongoli.


As 21 Taras estão agrupadas em torno de Tara Verde central:
1. (Nyur.ma.pa.mo) – Tara Vermelha – A Ágil Heroina: Pacifica as aflições por causa dos obstáculos.

2. (Yang.chen.ma) – Tara Branca – “A Grande Pacificadora” – Saraswati –  pacifica as obscurações.

3. (Sö.nam.chog.ter.ma) – Tara Amarela (com uma leve tonalidade azul) – A Doadora da Virtude Suprema ou “Tara que Acrescenta.” –   Aumenta a longevidade e a riqueza.

4. (Nam.gyal.ma) – “Tara da Força Vital” – A Toda Vitoriosa  – Branca.

5. (Rig.je.ma) – “Tara que ressoa com o HUM” – A Doadora de Inteligência – vermelha/amarela.

6. (Jig.je.ma) – “Tara Vitoriosa sobre os Três Mundos” – A que Amedronta –  preta (com alguns tons vermelho).

7. (Shen.gyi.mi.tub.ma) – A Invencível – “Tara que esmaga as Outras Forças.” –  preta.

8. (Shen.le.nam.par.gyal.ma) – “Tara Pulveridoras dos Maras” – A Conquistadora de Outros vermelha/preta

9. (Jig.ten.sum.la.gyal.ma) – “Tara que incorpora as Três Jóias.” – A Salvadora da Floresta Aromática – branca

10. (Jig.ten.sum.la.gyal.ma) “A Grande Subjulgadora.” – A Conquistadoras dos Três Reinos Mundanos – vermelha

11. (Nor.ter.ma) – “Tara que Elimina a Pobreza.” – A Provedora de Prosperidade vermelha/amarela

12. (Ta.shi.dön.je.ma) – A Auspiciosa – “Tara que confere Condições Auspiciosas.” – vermelha/amarela

13. (Da.pung.som.ze.ma) – “Tara que Arde em Chamas.” – A Destruidora de Forças Oponentes – vermelha.

14. (To.nyer.chen) – A Irada – “Tara de Olhar Irado.” vermelha/preta.

15. (Rab.shi.ma) – “A Grande Pacificadora.” – A Muito Pacífica –  branca

16. (Bar.wä.od.chen.ma) – A Luz Esplendorosa – “Tara que Salva por Meio do HUM.” – vermelha.

17. (Pag.me.nön.ma) – “Tara que faz os Três Mundos Tremer.” – A Subjulgadora de Inumeráveis Forças Maléficas –  vermelha/amarela.

18. (Ma.ja.ma) – “Tara salva os seres do veneno dos espíritos-nagas.” – A Que Neutraliza o veneno A.k.a. – branca.

19. (Mi.pam.gyal.ma) – A Rainha Invencível – “Tara que Elimina os Conflitos e os Sonhos Ruins.” – branca.

20. (Ri.tö.ma) – “Tara que Elimina Enfermidades.” – A Mendiga que reside na Montanha – vermelha/amarela

21. (Öd.zer.chen.ma) – Raios de Luz – “Tara que realiza todas as Atividades Iluminadas; branca.

O mantra de Tara Verde, tem a função de trazer suas bênçãos para aquele o entoa total concentração e devoção. Assim o mantra de Tara OM TARE TUTTARE TURE SOHA, significa:

OM: as qualidades do corpo, palavra e mente dos Buddhas. É a meta;
TARE – “aquela que liberta” – de apegos e sofrimentos temporais-
TUTTARE – “Que elimina todos os medos” (oitos medos causados pelas oito ilusões:

 l. Apego (enchente).
 2 – Ira (fogo). 
3 – Ignorância (elefante).
 4 – Inveja (serpente).
 5 – Orgulho (leão).
 6 – Avareza (correntes da prisão). 
7 – Visões erradas (ladrões). 
8 – Dúvida (fantasmas));

TURE – “Que concede todo sucesso” e liberta dos obscurecimentos sutis, apegos e individualidades;

SOHA – “Que essas bênçãos se concretizem”, que cheguem ao coração e a mente.

A sílaba semente de Tara é TAM, visualizada em verde, simboliza o elemento ‘vento’ou ‘ar’ de todos os Budas. Isso explica sua presteza, rapidez e eficácia ao ajudar os seres, ou seja ela é a energia que movimenta, que faz as coisas acontecerem de forma mais imediata.
Figura – Sílaba semente TAM


[1] Fremantele, Francesca. Vazio Luminoso, p126
[2] Oito grandes medos:  Tradicionalmente diz-se que Tara protege contra os oito grandes perigos tais como: medos externos: 1.Inundações,  2. Fogo,  3. Elefantes,  4. Serpentes,  5. Leões,  6. Prisões,  Aprisionam, 7. Ladrões,   8. Demônios; Medos Internos:  1. Apego, 2. Raiva, 3.Ignorância, 4. Ciúmes, 5.Orgulho, arrogância, 6. Ganância, 7. filosofias incorretas, 8. Dúvidas (2)

Endereço da fonte do Texto;
1, Postado por ROGEL SAMUEL

 http://omtaretuttareturesoha.blogspot.com.br/2008/11/orao-tara-de-lama-zopa.html

2..BY PEMA TZEWANG
http://www.espiritualidadefeminina.com.br/tara-uma-manifestacao-do-aspecto-feminino-iluminado/

Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:


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