segunda-feira, 20 de julho de 2015

A Osteoporose é uma inimiga silenciosa que ataca não só as mulheres!



A Osteoporose é uma inimiga silenciosa
que ataca não só as mulheres!

Não espere até que o primeiro osso se quebre. Homens e mulheres devem se prevenir, por meio de exames e consultas periódicas, podendo não só evitar os males desta doença, mas também estimular novos e melhores hábitos de vida.

 Quando o assunto é osteoporose, ou seja, porosidade óssea ou diminuição da massa óssea, todos os cuidados possíveis são fundamentais para vencer um inimigo que vai chegando de mansinho e, sem avisar, tem trazido prejuízos há mais de 15 milhões de brasileiros, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).


 O modo sorrateiro da doença se instalar é tão alarmante que foi criado o Dia Mundial contra a Osteoporose, no intuito de lembrar e alertar a todos sobre a importância da prevenção.

 Além de dor nos ossos, o que nem sempre se torna um sinal preocupante, a osteoporose não apresenta sintomas. Por isso, a única solução e, sem dúvida, a mais vantajosa, é não esperar até que o primeiro osso se quebre.

 Apesar de se tratar de uma doença que acomete bem mais as mulheres – mais de 50% delas após a menopausa, enquanto que menos de 30% dos homens com mais de 50 anos – todos precisam se cuidar! Esta diferença nos números pode ser explicada, e quem detalha os fatos é o médico ginecologista Dr. José Bento.


 “Além dos homens terem mais músculos, o que deixa os ossos mais resistentes, eles ainda contam com a proteção da testosterona, que é um hormônio anabolizante.

 Por outro lado, as mulheres sofrem uma queda brusca na taxa de estrogênio ao entrar na menopausa, o que reduz a massa óssea e, se não houver compensações, pode resultar no aparecimento da doença”.

Mas de acordo com importantes pesquisas realizadas acerca deste problema de saúde pública, a osteoporose nas mulheres começa bem antes da menopausa, embora haja meios de reverter o quadro e isso inclui especialmente os exercícios físicos.

 Isto é, ao analisarem os níveis de osteoporose em mulheres com idade entre 20 e 50 anos, os pesquisadores descobriram que aquelas que faziam mais de 180 minutos de exercício por semana tinham uma densidade óssea maior.

 De acordo com os médicos, isso é uma prova inquestionável de que, além de trazer uma série de benefícios, o exercício pode prevenir que um quadro de osteoporose se agrave e, por isso, deve ser praticado desde cedo.

 Embora também deva ser considerada a questão genética, a doença pode ser evitada a partir da ado- ção de alguns novos e melhores hábitos diários que garantem não só ossos mais fortes, como também benefícios em várias outras partes do organismo e da vida em geral.

 O Dr. José Bento também é enfático ao dizer que, para começar a luta contra um mal que é invisível, não tem outro jeito: é preciso se movimentar. Exercícios físicos são mesmo fundamentais. Vai assunto, volta assunto, e cá estamos nós falando de novo sobre a importância de se mexer e sair do sedentarismo.

Segundo o “White Paper” – primeiro relatório oficial sobre a doença, desenvolvido seguindo as orientações da International Osteoporosis Foundation (IOF) e contendo dados oficiais e estatísticas sobre o impacto da osteoporose no Brasil – aproximadamente 1.6 milhões de fraturas de quadril ocorrem no mundo a cada ano e o mesmo ocorre no Brasil.

 Em 2050 este número pode atingir 4.5 a 6.3 milhões se as pessoas não se conscientizarem da importância da prevenção. Sendo assim, depois de começar a se mexer consistentemente, o próximo passo está em rever os ingredientes que compõem a alimentação diária.

Considerando que, de acordo com as recomendações do Dr. José Bento, as mulheres com mais de 50 anos precisam consumir 1500 mg de cálcio por dia, e os homens 1200 mg, é preciso conhecer as fontes e aprender a lançar mão dos benefícios sem exagerar.

 E vale lembrar que quanto mais cedo, muito melhor. Leite integral, queijo branco, folhas na cor verde escuro, ovos, brócolis, soja e peixe (especialmente a sardinha), encabeçam a lista dos itens que devem ser privilegiados.

Além disso, tomar sol pela manhã ou ao final do dia também é bastante recomendado, por conta da vitamina D oferecida abundantemente pelo astro-Rei.

 O uso do protetor solar é indispensável, sempre. Os reumatologistas também são unânimes ao indicarem o consumo de vitamina D3 pelos

seniores para aumentar a absorção intestinal de cálcio e estimular o remodelamento ósseo.

 E quando se trata dos exames para detectar a doença, também se unem em coro para defender a densitometria óssea, considerado o método mais moderno e aprimorado para se medir a densidade mineral óssea comparada com padrões para idade e sexo, serve como ótima referência na prevenção e nos cuidados com a doença.

“As mulheres com mais de 40 anos devem se submeter ao procedimento a cada dois anos e, depois da menopausa, anualmente. Os homens, por sua vez, podem fazê-lo a cada dois anos e somente a partir dos 50 anos de idade”, detalha o Dr. José Bento.

 Ele indica ainda, para mulheres e homens que entram nas conhecidas fases da menopausa e andropausa (espécie de menopausa masculina), quando humor, irritabilidade, libido e peso corporal dão sinais claros de que o momento é de profundas mudanças e exige reestruturação e adequação, a prática da reposição hormonal.

 O estrogênio para elas e a testosterona para eles, na dose ideal – que deverá ser prescrita por um médico especialista – vai garantir mais qualidade de vida, ânimo e bom humor, além de mais vontade de namorar, o que termina transformando para melhor a vida como um todo e de modo geral.

Vale lembrar também que existe uma doença chamada osteopenia que diminui a densidade óssea e pode levar à osteoporose. Neste caso, a perda de massa é menor e menos intensa, o que diminui as chances de fraturas, mas é importante ficar atento e seguir as indicações de prevenção dadas para a osteoporose.

 Até porque a osteopenia, dependendo de outros fatores, tais como predisposição genética e hábitos de vida, acomete inclusive pessoas com menos de 40 anos de idade.

 O fato é que, embora não devêssemos transformar nossas vidas numa incessante e tensa prevenção, também não dá para ignorar que o estilo adotado e o ritmo que impomos às tarefas diárias têm tudo a ver com o quanto somos e queremos nos manter saudáveis.

Por isso, mais do que fazer escolhas que remetam você a uma série de obrigações e hesitações, é importante se dar conta de que só o fato de optar pelo prazer e pela leveza, sem levar tudo tão a sério e sem se esquecer do que e quem realmente importa em sua vida, já o conduz a uma condição de sanidade que poucas pessoas conseguem realmente usufruir.

 Por essas e outras, aprender a encontrar o seu ponto de equilíbrio e compreender que seu melhor resultado está na coerência entre o que você pensa, sente e faz, é uma das formas mais poderosas de viver a vida sempre jovem e saudável!

Colaboração: Dr. José Bento Médico ginecologista e obstetra, especializado em hormônios.(1)
Revista  Sempre Jovem – Saúde

Principais sintomas
No estágio inicial da doença, a perda da massa óssea ocorre, geralmente, sem apresentar sintomas visíveis. Já em uma fase mais avançada, os sintomas podem ser identificados pelo encurvamento da coluna e perda do peso.

 Estes sintomas são comuns em pessoas que tenham osteoporose há bastante tempo e, possivelmente, que já tenham sofrido alguma fratura, sobretudo na coluna.

Coluna, pulsos, quadril, pélvis e ombros são os locais que mais fraturam ou quebram devido a osteoporose.
Cuide da sua saúde e marque uma consulta com o seu médico.

 Conheça quem são os especialistas que poderão te ajudar.
Ginecologista: É o médico da mulher. Trata dos aspectos relacionados à função reprodutora e sexual das mulheres.

Reumatologista: É o médico que cuida das doenças auto-imunes, onde o organismo rejeita de maneira anormal seus próprios tecidos.
Ortopedista: É o médico especializado em doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações e aparelho locomotor.


http://www.saudeossea.com.br/Entendendo-Osteoporose-Principais-Sintomas.aspx

Postado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:


Agora
Coloque a mão no seu coração e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.
Repassando à Chama  Trina da Cura, Purificação e da Liberação. Meus blogs
Repassando à Chama  Trina da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...

Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,
para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário