quinta-feira, 19 de março de 2015

Dicas de Feng Shui – aprendendo a usar o baguá 2





Dicas de Feng  Shui – aprendendo a usar o baguá de maneira  bem fácil.

Franco Guizzetti 

Mapeie as energias da sua casa pelo ba guá

Para aplicar o ba guá em sua residência comece por:
1.        Desenhe a planta em um papel tamanho ofício, com todos os cômodos.
2. Imprima o ba guá e recorte-o.
3. Coloque o baguá sobre a planta que você desenhou. Posicione o gua do trabalho sobre a porta de principal.
4. Após posicionar o gua do trabalho sobre a porta de principal comece a centralizar o baguá sobre a planta toda, até que todo o ba guá se encaixe na planta.

Siga o exemplo de uma planta baixa com o ba guá aplicado aqui e todos as suas áreas indicadas.

» Veja aqui o exemplo de planta e ba guá

Ao começar a aplicar o ba guá na sua residência, certamente aparecem algumas dúvidas:
- Qual é a porta principal da minha casa? Sala ou cozinha?
- Como aplicar o ba guá em uma casa retangular?
- Como aplicar em sobrados?
- Afinal, o que faço com as áreas do ba guá, depois que as determino em minha casa?
- Ba guá só se aplica em casa? E no terreno? Cômodos da casa?
- O que é ativar os setores do ba guá?
Dúvidas e segredos do ba guá


Como esperado, muitos internautas que leram o artigo anterior "Mapeie as energias da sua casa pelo ba guá" entraram em contato pelo Consultório de Feng Shui, com muitas perguntas e dúvidas. Neste artigo, esclarecerei as dúvidas mais comuns e importantes, para ajudar na aplicação do ba guá em sua residência.

Qualquer pessoa pode aplicar o ba guá em sua residência?
Claro que sim. Para tanto, a pessoa terá que ler, estudar, pesquisar e praticar sobre o assunto. Os nossos artigos sobre ba guá são um bom começo para quem quer começar a entender a técnica. Os interessados devem ler e praticar muito. Dependendo do caso, a pessoa deve até buscar cursos de Feng Shui.

O ba guá pode ser aplicado em ambientes comerciais? E em escritórios e consultórios?

O ba guá, como toda técnica de Feng Shui, pode ser aplicado em qualquer ambiente: residencial, comercial, em escritórios, consultórios, restaurantes, escolas, etc. Na minha opinião, o Feng Shui e o ba guá para empresas e escritórios são muito diferentes do Feng Shui e do ba guá para residências. Para empresas e escritórios é sempre recomendada a presença de especialistas na hora da aplicação do ba guá.

Só se aplica o ba guá na planta baixa de uma residência? E nos cômodos - salas, quartos, etc?

Sempre começamos a aplicar o ba guá na planta do imóvel como um todo, pois iremos localizar onde estão os pontos energéticos do ba guá, para uma análise e ativação destes pontos. Depois de aplicar na casa toda, podemos aplicar em cada cômodo independentemente.

Se eu quiser, posso aplicar o ba guá só no meu quarto? Se sim, como aplico?
Sim, podemos aplicar o ba guá em um só cômodo, localizar os pontos e ativá-los. Para aplicar o ba guá em um cômodo, devemos seguir o seguinte roteiro:
» Desenhe a planta do ambiente e posicione os móveis, janelas e porta
» Com o ba guá em mãos (imprima), deixe o guá do trabalho paralelo à porta de entrada do quarto. Isto irá orientar-lhe na hora de encaixar ou posicionar o ba guá na planta em definitivo
» Para encaixar o ba guá todo na planta do ambiente, você deverá posicionar o setor ou guá do trabalho, no meio da parede onde está posicionada a porta do quarto
» Aí você terá todos os pontos do ba guá localizados no ambiente

Não tenho a planta baixa de minha casa. Posso desenhar uma planta básica?
Claro que sim. Podemos desenhar uma planta básica de uma residência e depois aplicar o ba guá. Na verdade, na maioria de minhas consultorias de Feng Shui, eu tenho que desenhar uma planta básica do imóvel para realizar meu trabalho.

Como aplicar o ba guá numa residência que tem muitas portas de entrada?

Esta dúvida é muito comum e importante na hora de aplicar o ba guá. A teoria diz que devemos aplicar o ba guá a partir da porta principal da residência. Quando estamos num imóvel que tem mais de uma porta de entrada, aplicamos o ba guá a partir da porta principal, em geral, a da sala. Consideramos como a porta principal, na hora de aplicar o ba guá, a porta de maior movimento.

Quem mora em uma casa que tem o portão da garagem e a porta de entrada da casa, deve considerar a porta ou o portão da garagem como porta principal na hora de aplicar o ba guá?

Tudo depende de qual ba guá estamos falando. Se for o ba guá do interior da casa, devemos considerar a porta principal da casa. Se for o ba guá do terreno, devemos considerar o portão da garagem.

Então, podemos ter vários ba guá em uma residência?
Sim, temos vários ba guás em uma residência. Quem mora em um apartamento, tem o ba guá da planta do imóvel e os ba guás de cada cômodo - sala, quarto, etc. Quem mora numa residência, terá o ba guá do terreno, o ba guá da casa e o ba guá de cada cômodo.

Qual ba guá é o mais importante? O do terreno? O da planta? Ou dos cômodos? Qual devemos considerar prioritário?
Sempre considero prioritário o ba guá da casa. Os ba guás de ambientes são importantes, mas não como o ba guá da casa toda. Para quem mora em casa térrea, deve considerar também o ba guá do terreno.

Após aplicar o ba guá na minha residência, como ativar os pontos do ba guá em minha casa e para quê?

Vamos explicar sobre aplicação do ba guá em ambientes e residências, segundo a Escola do Chapéu Preto ou Budismo Tântrico Tibetano. A Escola do Chapéu Preto, que eu uso em minhas consultorias de Feng Shui e em cursos, é uma das mais usadas pelos Consultores e Profissionais do assunto no mundo.

Ela existe há mais de 1500 anos e
quem a tornou popular no ocidente foi o Mestre Lin Yun. Nesta Escola, o método de aplicar o ba guá na planta de um imóvel se norteia pela porta principal e não pelo norte magnético. Uma das explicações do seu uso na porta principal é que por ela entram pessoas, energias, a vida... Não é à toa que a porta de entrada é conhecida como boca da casa! Para quem não sabe, ba guá é uma figura octogonal, ou seja, com oito lados mais a parte central.

» Veja a figura do ba guá

A pronúncia de ba guá é |pa kua| que significa "oito trigramas". Cada lado da figura chama-se gua (kua) e cada um dos oitos lados do ba guá, mais o centro, representam uma energia ou área de nossas vidas. Estes guas ou pontos energéticos são: área do trabalho, área da sabedoria, área da família, área da prosperidade, área da fama, área do amor, área dos filhos, área dos amigos e área da saúde.

Quando aplicamos o ba guá, por exemplo, numa residência, iremos localizar os nove pontos energéticos distribuídos pelos ambientes desta casa.
Cada área do instrumento é uma fonte energética que emite um fluxo de energia própria do setor (prosperidade, amor, família, etc), para todos os moradores da residência, melhorando estas energias em suas vidas ou ajudando a conseguir objetivos ou transformar pontos negativos em positivos.

Vale salientar que a energia dos pontos do ba guá em uma residência vai ajudar a energia de uma pessoa, se esta pessoa trabalhar suas energias pessoais. Este é um dos pontos de maior dúvida e dificuldade das pessoas quando nos referimos ao ba guá. Mas como aplicar numa planta ou imóvel? 

Iremos, neste artigo e nos próximos, dar uma série de informações de como se fazer o melhor uso deste instrumento do Feng Shui em plantas e imóveis em geral

Os cinco elementos fundamentais do Feng Shui
Sempre que falamos em Feng Shui, ressaltamos a importância de melhorar e harmonizar a energia dos ambientes, conhecida como CHI. De acordo com a filosofia chinesa Hon Fan, a origem do universo pode ser explicada pela combinação de cinco elementos da natureza: água, madeira, fogo, terra e metal.

A energia CHI (energia vital) foi dividida pelos chineses entre os cinco elementos, que na verdade, são cinco formas de manifestação dessa energia. Eles se "criam" ou se "destroem" em ciclos naturalmente estabelecidos, conhecidos como ciclo construtivos e destrutivos.

No Feng Shui, os cinco elementos são uma poderosa ferramenta de harmonização de ambientes, pois eles interagem com o mesmo, proporcionando "boa ou má energia", através dos ciclos construtivos e destrutivos. 

O ciclo construtivo cria ou gera harmonia e representa uma transformação positiva: a madeira alimenta o fogo; o fogo gera terra; a terra gera metal; o metal gera água; a água gera madeira, que por sua vez gera o fogo e o ciclo continua eternamente.

No ciclo destrutivo, os cinco elementos interagem de maneira forte e competitiva: o metal, como uma lâmina afiada, corta a madeira; a madeira retira nutrientes da terra; a terra represa o movimento da água; a água apaga o fogo; e o fogo derrete o metal. Saber identificar os cinco elementos nos ambientes, requer muita experiência. 

Para começar a treinar, indico abaixo as suas principais características e efeitos:

MADEIRA - representa o inicio ou começo do ciclo vital, por simbolizar a Energia que se expande em todas as direções. É nesta fase do ciclo que as coisas emergem e começam a crescer.
 Representa a primavera, o sol que nasce, a direção leste. Sua cor é o verde é um elemento combustível e sua forma é cilíndrica. Excesso de madeira no ambiente pode causar: teimosia, critica, aceitar a opinião alheia, etc.

 Para equilibrar o ambiente coloque o elemento Metal ou elemento Fogo. Falta de madeira no ambiente torna as pessoas passivas. Para equilibrar aplique o elemento água ou aumento o elemento madeira.

FOGO - representa o auge do ciclo vital, porque a energia do fogo projeta-se para cima. Produz calor e movimento. É elevado e relacionado com a cor vermelha. Representa o verão e a lua cheia e luminosa. Esta associada à Fênix Vermelha e sua direção é o sul. Excesso de fogo no ambiente traz raiva, intolerância e agressividade.
 Para equilibrar o ambiente adicione o elemento água ou o elemento terra. Falta de fogo no ambiente, pode provocar passividade e introspecção. Para equilibrar deve-se adicionar o elemento Madeira ou aumentar o próprio elemento fogo.

TERRA - representa o momento de pausa do ciclo vital. A energia da terra move-se horizontalmente em volta do ciclo seu próprio eixo e por esse afeta o período de mudança entre cada estação. É sólida, fixa e mutável. 

É representado pelo amarelo, pela forma quadrada e pelo inicio da lua minguante. Excesso de terra no ambiente causa seriedade e tristeza. Equilibre aplicando o elemento madeira ou elemento metal. Falta de terra no ambiente atrai egoísmo, falsidade e oportunismo. Equilibre adicionando o elemento fogo ou acrescente mais elemento terra.

METAL - é o crepúsculo do ciclo natural. Está associado ao Tigre Branco e é representado pela cor branca e pelas cores metálicas e sua forma e circular. É um elemento mutável. Manifesta-se no sol poente. Sua estação é o outono e sua direção é o oeste.
 Como é produzido pelo movimento interior de energia, é o mais denso de todos os elementos e indica que a energia esta decrescendo. Excesso de metal no ambiente causa discussões e a intolerância. Para equilibrar, introduza o elemento água ou o elemento fogo no ambiente. Falta de metal no ambiente provoca timidez. Para equilibrar, introduza no ambiente o elemento terra ou aumente a presença do elemento metal.

ÁGUA - é o início de um novo ciclo, quando as coisas alcançam seu ponto máximo de descanso. É um elemento penetrante e maleável. Sua forma e ondulada e sua cor é preta ou a azul. Representa o inverno, o norte e a Tartaruga Preta. Excesso de água no ambiente provoca excitação exagerada e angústia.

 Equilibre introduzindo no ambiente o elemento terra ou o elemento madeira. Falta de água no ambiente traz pouca mobilidade e trava a eficiência das pessoas. Equilibre adicionando elemento metal ou aumentado o próprio elemento água.

Quem tem sorte tem tudo.

Ó Grande Luz!
Eu sou luz por dentro e por fora,
Expande, expande, para sempre expande!
Campo de consciência dentro e fora,
Absorve a luz de Deus e ordena então
Que a luz de Deus tenha eterna expansão!
 
Preenche o mundo, a terra e o ar,
Tudo o que existe, o céu e o mar,
Com a consciência do eu sou
Deus e oração compartilhando
Além da Terra no espaço estrelar
O poder da graça vai sempre aumentar!
 
Nosso Deus está ali e em toda a parte
E onde eu sou, tu estás também,
Para revelar-me a tua verdade
E mostrar na visão do meu eu sou
A sagrada beleza que só o céu tem.
 
Vejo tua luz, tom de diamante,
Cintilando com brilho penetrante,
Nos poros do ser e no grande corpo
O macrocosmo, o universo.
Eu sou contigo, ó Deus, e vejo assim
Expandir-se a luz que leva a ti.
Meu ser resplandece, flui o poder
E Cristo mostra em todo o meu ser
 
Que eu sou o caminho do poder e da paz;
Teu espírito torna-me um só nesta hora.
Ó Deus, exige e comanda agora
Tua presença em nossa legião
Que à graça do céu tem devoção -
Mostra-me, manda-me ocupar meu lugar!
Na legião da liberdade vou permanecer,
Pelo poder da vitória agora despertar
Para sentir sempre o fluxo de poder.
 
Resplandece em mim, ó luz de Deus
Nebulosa espiral e sóis de Luz!
Verdade de Deus em meu ser reluz 
Preenche minha mente, me deleitando!
Eu sou tua graça aqui manifestada,
O teu perfeito e puro amor brilhando!
 
Expande, expande em nome do céu!
Que a tua individualidade seja meu fulgor,
Que minha alma seja a tua chama,
Expande, expande, ó divino amor!

Dizem que na vida para se ter sucesso é preciso ter muita, mas muita sorte, antes de tudo. Eu acredito. Na minha opinião pessoal, sorte existe. Sorte é estar ligado no universo, ter pensamentos positivos ou vibrar positivamente. É saber ver, ler e sentir as oportunidades que a vida nos dá e concretizar estas oportunidades, ou seja agir!

Se a gente não percebe estas oportunidades ou não fazemos nada para concretizar, com certeza iremos deixar a sorte escapar e ainda dizer que estamos com azar. Até aquela pessoa, que tem a oportunidade de sonhar com os números da loto da próxima semana, só terá sorte de ganhar se acreditar no sonho e se for até a casa lotérica e jogar.

Aquela moça ou moço só tera sorte de se casar com aquele ótimo rapaz ou moça prendada, se parar de ver defeitos nas pessoas com quem se relaciona. Pois todos nós somos cheios de defeitos. 

A sorte, aliada ao poder do pensamento positivo, são imbatíveis. Mas, como às vezes só "fé" fraqueja, podemos abusar de símbolos, objetos, patuás ou talismãs para atrair sorte e realizar nossos objetivos com sucesso. Selecionei alguns que podem ser usados em qualquer lugar - casa, trabalho, na bolsa, etc. Use sempre e tenha uma boa sorte. 

Franco Guizzetti

Pesquisei e encontrei este artigo para a aplicação do bagua e gostei, espero que seja útil.
Dharmadhannya

Aplicação e métodos do feng shui da tradicional Escola do Chapéu Negro neste apartamento de 350 m².

Vamos demonstrar por meio de desenhos alguns exemplos de como podemos  usar e Baguá
Ele pode ser superposto em cima de uma planta (arquitetu­ra) de uma construção total da casa ou do terreno todo.

Antes de você entrar pela porta principal - sempre use o Baguá posicionando-o de fren­te para você*


A entrada da casa ou do terreno sempre nas três entradas do Baguá, que sempre serão as entradas das áreas: 1 espi­ritualidade — 2.trabalho/carreira —3. amigos/viagens.

Imagem 1
1                    — espiritualidade
2                    — trabalho/carreira
3                    — amigos/viagem
4                    — criatividade/filhos
5                    — relacionamento/amor
6                    —fama/sucesso
7                    —fortuna/prosperidade
8 —família/saúde
                                                       Imagem  2


Veja o  Baguá acima e as três entradas fixas.

                                                   

                                          
                              Baguá superposto na Planta do terreno

A entrada da casa é lateral. Mesmo assim, você deve virar o Baguá, e posicionar com as três entradas na lateral. Trabalhar com a planta da casa de frente para você. Perceba que a entrada da casa é na área do trabalho/carreira (2).


Baguá superposto na Planta do terreno

Veja acima e perceba que a entrada do terreno (entrada da garagem) é na área da espiritualidade. Depois de entender o pro­cesso de como posicionar o Baguá na planta, passaremos a tra­balhar dentro da casa (interior).
Trabalharemos com áreas faltosas (problemáticas), procu­rando solucionar (curar) estas áreas com alguns instrumentos que vamos conhecê-los.
Exemplo:
Uma área em forma de L. Vamos usar o Baguá deste modo:



1.                  Está faltando nas áreas trabalho/carreira e amigos/via- gens. Portanto os ocupantes desta casa, devem estar desprovi­dos de amigos e na carreira o sucesso será limitado.


2.                  Área faltosa: criatividade/filhos. Os ocupantes desta casa devem estar com problemas de ordem familiar com filhos, como educá-los.

3.                  Algumas formas em “L” podem trazer sorte. A área maior (está sobrando) porque é menor que um terço, então sobra e não falta.

Imagem 3.1 
A área da espiritualidade está favorecida tendo um reforço maior (sobra).
Bom para paz e tranquilidade.

Imagem 3.2

A área do relacionamento está favorecida, tendo um reforço maior (sobra). Bom para o casamento.

Imagem 3.3


A área da prosperidade está favorecida, tendo um reforço maior (sobra), bom para a prosperidade. 

4. Com estes exemplos, você pode notar que o Baguá pode ser usado sem se importar com o formato ou forma da terra, da casa ou dos espaços. Pode determinar áreas de problemas onde vivem as pessoas.
Os chineses alongam e encurtam o Baguá conforme as ne­cessidades do espaço.
Uma forma irregular de casa ou de canto faltante pode in­dicar a falta na área dos moradores daquele local, como já vimos anteriormente nos desenhos.
A seguir, a diferença entre a área faltante e a área que está reforçada com sobra.
Imagem 4.1



Faltante – maior que 1/3 do Baguá. Necessita reforço (maior que 1?3 –faltante)

Imagem 4.2

Sobra – menor que 1/3 do Baguá. Prospero (menor que 1/3 – sobra.


Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!




  





6 comentários:

  1. Gratidão! Muito bem explicado. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho dúvidas como aplicar o Baguá, pois minha casa é em formato de L, como no desenho acima mas a porta de entrada é na diagonal, cortaram o canto e colocaram a porta.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz esse curso em Angra dos Reis ha uns 20 anos por uma mulher q foi de sao paulo. Foi caro, mais muito bom. Incluia apostilhas e outra coisas mais. Perdi todo meu material. Hoje nao lembro muito sobre cores e objetos em cad lugar. Poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. E minha data de nascimento e 10/12/71. Meu esposo 20/02/69.

    ResponderExcluir