sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Como o feng shui pode melhorar a sua vida?



Uma Nova Maneira de Ser
As vasilhas vazias são as mais barulhentas.5

Você tem em mão um manual de instruções para criar e desenhar espaços de estar. Compreender um dos conceitos mais importan­tes do feng shui depende, acima de tudo, de sua habilidade em fin­gir (quando necessário) que você não sabe nada, e de observar seus aposentos ou local de trabalho a partir do vazio.

Alcançar esse estado de objetividade não é difícil; todos nós já nos sentimos alguma vez como uma tela em branco, abertos a qualquer possi­bilidade. Recuperar essa perspectiva, a fim de olhar para nossa própria casa ou escritório, requer alguma prática; para alguns pode ser fácil, para outros, um verdadeiro desafio.

Se você continuar fazendo o que sempre fez (no passado), você continuará obtendo (no futuro) o que sempre obteve. Alguma coisa tem que mudar e, com o feng shui, você tem a oportunidade de começar a ver o mundo externo como um reflexo de sua psique.

Símbolos aparecem por toda parte em nosso ambiente; na verdade, para o olho bem treinado, seu espaço revela muito mais sobre quem você é do que quem você gostaria de ser!

 A arte de ler a fisionomia e a grafo análise são disciplinas parecidas, usadas para diagnosticar a personalidade, mas nossos rostos e nossa caligrafia são extremamente difíceis de modificar.

Mudar a posição de uma escrivaninha ou trocar a cor de uma parede é muito mais fácil e tem consequências de alcance muito maior, quer estejamos conscientes delas ou não.

O feng shui é poderoso demais para ser ignorado e importan­te demais para ser trivializado. Para poder tirar o máximo de pro­veito deste texto leia e estude e tenha certeza de estar posicio­nando corretamente a chave para o feng shui, chamada baguá

Olhe novamente para sua vida através dos olhos do feng shui. Então, o que você fizer estará baseado em compreensão. O que acontece quando você obtém uma cura é resultado daquilo que você cria*.

Começando
Talvez você precise que eles desenvolvam um estilo pessoal para você, ou procurar escolher os tecidos que combinem com outros elementos em seu ambiente.

Para começar, você pode precisar voltar atrás. Livrar-se da desordem e simplificar sua vida pode fazer uma diferença enor­me. Lavar aquelas capas de sofá ou jogar fora aquela caixa de sapatos e cintos velhos que fica no closet da entrada é o que todos temos de fazer, antes que a magia comece. Prepare-se para ficar sujo e suado no início. A “faxina de verão” está come­çando — não importa qual seja a estação!

Encontre um espaço limpo e organizado para se sentar, con­tinue lendo e faça com que você mesmo se sinta confortável. A mais longa das viagens começa com um único passo.

Transformação
Governa-se o mundo deixando que as coisas sigam o seu rumo.
Não se pode governar interferindo. LAO TSE, Tao Te Ching
Você simplesmente precisa ser uma pessoa capaz de reconhecer a possibilidade de praticar essa extraordinária filosofia. Qualquer

Colocando Feng Shui em sua Vida
O feng shui é mais do que simplesmente uma prática de geomancia, posicionamento ou arranjo espacial; é também uma filosofia ou um modo de ver o mundo.

É importante que, no começo, vo­cê seja curioso e flexível, perguntando-se como as coisas se encai­xam enquanto você começa a desenvolver uma habilidade de ver o todo; no entanto, quando a compreensão vier, quando aprender a ouvir o coração, mas é essencial que você não coloque sua vida no feng shui.

 Fazê-lo quase sempre resulta na criação de um monstro mecânico, que vê a vida como uma série de figuras fixas e padrões estabelecidos — um caminho rápido e seguro para se tornar arrogante.

 Por mais extraordiná­ria que essa filosofia possa lhe parecer, coloque o feng shui em sua vida apenas como um ponto de referência no início, como uma  busca do Tao, de harmonia e equilíbrio em sua vida.

Por exemplo, um arquiteto ou decorador pode usar o feng shui depois que ele, ou ela, tenha usado o talento e a criativida­de necessários ao trabalho. Então, como se colocasse uns óculos tridimensionais, o criador pode olhar para os projetos usando o feng shui como guia, e verificar que mudanças poderiam ser recomendadas.

Sua casa – Sua vida - revela ao mundo o seu mundo interior, o seu estado de espírito e de todos que nela vivem. É como um cenário da vida, da natureza que reflete a mente daqueles que nela vivem. Existem pessoas que vivem em um deserto interior. 

São secas, frias, sem vida , sem amor  no coração e não plantam amor, alegria e nada colhem.

Há pessoas que sua casa é quente do fogo do amor, da solidariedade, amizade e quando você entra,  logo encontra um espaço para você. Um espaço que revela o coração de quem mora ali. A casa é uma porta aberta para todos e consequentemente para a abundância e a prosperidade.

Você pode programar mudanças na sua casa, mas o seu coração precisa estar aberto para a felicidade, para a Harmonia, para o Tao – a Unidade.

Não mudamos da noite para o dia, é um processo e nossa casa, nosso mundo também vai mudando aos poucos, ou seja a natureza interior irá se modificando lentamente ou rapidamente para alguns.
As flores colorem a casa com a alegria da vida.

 Não tente criar o ideal usando o feng shui como modelo, uma vez que certamente irá limitar a criatividade de que você precisa para que possa nascer um projeto único.

Boa parte do que chegou até nós das culturas antigas tornou-se dogmático e, como tal, restritivo. Quando usado apro­priadamente, o feng shui fornece-nos possibilidades sem limites na vida, constantemente mudando e fluindo, nunca restringindo, sempre guiando.

 Esteja atento para uma tendência inicial de “saber” mais do que você experimentou.

Observe, reflita e cons­trua seu próprio envolvimento com o ambiente e a relação dele com sua vida. Você logo verá que ninguém tinha condições de conhecer sua própria verdade melhor que você.

 O feng shui se tornará, como um velho amigo de confiança, uma fonte inesti­mável de sabedoria e inspiração que simplesmente lhe dá uma nova visão sobre sua vida.

O exercício a seguir pode ser usado como um prelúdio para as mudanças a fazer em sua casa ou escritório.
TAO: AS RELAÇÕES

Tao pronuncia-se “Dáo” - significa “como as coisas funcionam”. Assim  as estações se sucedem ininterruptamente ano a ano, a maioria dos processos naturais que acontecem no mundo segue um “caminho” normal irreversível.

 O sol nasce e se põe todos os dias, a água sempre busca o lugar mais baixo e um ovo fertilizado segue um determinado caminho de desenvolvimento. A atitude mais simples e mais sensata é a de acompanhar esse fluxo em vez de ir contra ele. Viver no Tao significa simplesmente compreender a ordem natural e seguir seu fluxo.

Uso a palavra relações para avaliar o Tao de cada situação. Entrar em relação com as mensagens que nos são enviadas pelas cores, formas, aromas, texturas e pela posição das coisas que temos dentro de casa;
 e usar as relações assim constituídas para estimular os sentimentos que queremos ter: este é um jeito de viver no Tao e usar as coisas que nos rodeiam para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos.

 Por exemplo: se as formas triangulares e a cor vermelha nos estimulam e despertam o nosso intelecto, como nos diz: entendimento do chi), o ato de ver um triângulo ou a cor vermelha deve nos motivar a fazer alguma coisa, a agir em vez de relaxar.

 Por isso, um papel de pa­rede com formas losangulares num tom de vermelho pode ser um obstáculos à tranquilidade e ao sono.

O yin e o yang representam os extremos opostos de qualquer processo ou experiência. Encontramos exemplos de yin e yang em todas as áreas da nossa vida. Dentro do nosso quadro de referências, as coisas são frias ou quentes, vivas ou mortas, ativas ou passivas, pequenas ou grandes.

 Em qualquer momento determinado, nós estamos ou adormecidos ou acordados. O yin é como o sono, durante o qual estamos voltados para dentro e, no geral, não interagimos com as outras pessoas. O yang é mais semelhante ao estado de  vigília, quando no geral interagimos.

Todas as cores, aromas, sons e texturas nos conduzem a um estado mais yin ou mais yang*. Quando precisamos de silêncio e introspecção para poder nos concentrar, quando temos de juntar as ideias e ficar sozinhos, imóveis ou relaxados, é útil estar numa atmosfera yin. Quando queremos nos comunicar e precisamos de vigor para agir o ambiente yang nos é benéfico.

A maioria dos espaços tem uma mistura de yin e yang. A pergunta é a seguinte quais são as proporções de yin e yang que constituem a mistura correta reta para uma determinada experiência emocional?

 A predominância de yin é benéfica para o descanso e o sono necessários num quarto, por exemplo, ao passo que o yang é benéfico para uma sala de estar, onde geralmente é dese­jável que as pessoas conversem animadas.

 Os remédios apresentados no feng shui levam em consideração esse ato de equilíbrio e fazem uso das seguintes qualidades para chegar à mistura correta exigida pelas diversas necessidades:

Yang

Cores brilhantes e saturadas
 Sons altos e variados
 Aromas agudos ou leves e fragrantes Texturas ásperas e que estimulam o tato
Muita iluminação
Um piso que faça ressoar os passos
Opções em abundância Espaço suficiente para se ter liberdade de movimentos
Espaço suficiente para se ter liberdade de movimentos

Yin
Yin
Tons leves ou pastéis Sons baixos e contínuos Aromas intensos ou da terra Texturas lisas e macias
Pouca iluminação; Um piso que abafe o som dos passos; Ausência de opções Espaço apertado ou lotado de objetos

O CHI: COMO SENTIMOS O NOSSO MUNDO
Provavelmente, o termo mais usado e menos compreendido no feng shui é chi. O chi costuma ser concebido como uma entidade amorfa que existe fo­ra da experiência comum dos seres humanos, como se tivesse vida própria.

 Isso não é verdade. Em tudo o que se refere ao feng shui, a palavra chi de­signa nossas reações físicas e emocionais ao mundo físico*. Pela visão, pela audição, pelo olfato, pelo tato e pelo movimento, nós sentimos consciente e subconscientemente o mundo ao nosso redor. Por isso, para compreender o chi, o melhor é tratar da biologia dos cinco sentidos.

A visão
A visão é o sentido que nós mais utilizamos. Setenta por cento das nossas percepções são absorvidas pela visão. O olho humano busca automatica­mente a luz, o movimento, as linhas diagonais e o ponto mais distante quan­do entramos num espaço fechado.

 Por isso, boa parte dos livros de feng shui fala da importância da luz refratada (cristais), das janelas, das escadas (li­nhas diagonais) e do que se vê na parede oposta à porta de entrada. As coi­sas que vemos determinam em grande medida os nossos sentimentos.

As cores e formas que enxergamos influenciam em grande medida o sentimento que temos a respeito de um ambiente, pois nos transmitem men­sagens emocionais. De modo geral, eis o que nos comunicam:

Cor/Forma
Vermelho, triângulos/ Entusiasmo/ desperta o intelecto
Azul, preto/formas onduladas/
Relaxamento; faz vir à tona as emoções; mistério, sedução

Amarelo, castanho, marrom, quadrado; Estabilidade, segurança
Verde/retângulo –mudança e aprendizado
Branco, dourado, prateado/ redondo : Atividade mental, concentração

Cor    Mensagem
Alaranjado         Fusão, cooperação
Roxo, púrpura   O desconhecido e suas        possibilidades
Quando duas cores se misturam, seu poder se dilui; mesmo assim, elas continuam emitindo cada qual a sua mensagem.

Saiba também que as cores intensas ou plenamente saturadas nos afetam mais no corpo, as cores médias nos afetam mais nas emoções e as cores claras nos afetam mais intelectual ou espiritualmente. Assim, quando precisamos de lucidez para absorver infor­mações, o amarelo claro é melhor do que o amarelo médio ou escuro.

A audição
Nossa primeira experiência sensorial é uma experiência auditiva. O feto tor­na-se capaz de ouvir antes de ser capaz de ver ou de cheirar, e antes de ad­quirir as funções cerebrais necessárias para poder se movimentar de modo independente.

Campbell escreve: “Os sons formam padrões e criam campos energéticos de ressonância e movimento no espaço que nos rodeia.

 Nós absorvemos essas energias e elas alteram sutil­mente a nossa respiração, pulsação, pressão sanguínea, tensão muscular, temperatura externa e outros ritmos internos.”

 Segundo Campbell, a música tem o poder de estimular em nós a função imunológica, de regular a secre­ção dos hormônios relacionados com o stress, de mudar a nossa percepção do espaço e do tempo, de fortalecer a memória e a capacidade de aprender;

 de aumentar a produtividade, de intensificar o romantismo, de melhorar a sexualidade, de estimular a digestão, de promover a resistência e a perseve­rança, de aumentar a receptividade inconsciente ao simbolismo e de gerar uma sensação de segurança e bem-estar.

 Assim, o som sob todas as suas for­mas é um elemento imprescindível da nossa vida, de modo que é perfeita- mente lógico que nos dediquemos a aproveitar todos os seus benefícios.

O olfato
Os aromas são percebidos e processados por uma parte do cérebro mais pri­mitiva do que a que processa a visão. O sentido do olfato é o nosso sentido mais antigo, e os aromas não passam pelas partes do cérebro que pensam e analisam, mas pelas partes que reagem e funcionam sem a intervenção do pensamento consciente.

 Assim, resguardadas as diferenças culturais e pes­soais, os aromas afetam todos os seres humanos da mesma maneira. Assim como se pode prever o efeito que um remédio vai ter sobre a maioria das pessoas, assim também se pode prever o efeito de um  aroma.

Aroma       O Significado dos Aromas
Efeitos
rosa  fortalece o ânimo e o amor
alfazema   acalma; facilita a auto-expressão
louro estimula a intuição e a inspiração
hortelã      estimula a mente

cedro         diminui o medo
hortelã-pimenta         inspira a criatividade e a atenção
pera estabiliza e ajuda a pôr os pés na terra
laranja       gera o otimismo e a adaptabilidade
sândalo      inspira a unidade e a calma

eucalipto   estimula a abertura e a lucidez
gerânio      aumenta a receptividade e a segurança
grapefruit revivifica; torna mais leve
jasmim      aumenta a harmonia e o desejo

ylang ylang         gera euforia; sensualiza

O tato
Os bebês que não são pegos no colo crescem fracos. Abandonados por suas mães biológicas e postos sob os cuidados de enfermeiras exaustas e sobre­carregadas de trabalho, não recebem toda a estimulação tátil de que necessitam nos primeiros dias de vida e por isso não se desenvolvem de modo tão rápido e harmônico quanto os que recebem amor por meio da atenção físi­ca.

 O contato físico com outros seres humanos é extremamente importante para o nosso bem-estar.

O mesmo se pode dizer de outras sensações táteis. Como as cores, as formas e os aromas, as texturas nos comunicam mensagens. Não obstante, na maior parte das culturas, a pele, que é o nosso maior órgão sensorial, per­manece quase toda coberta pelo vestuário. Isso torna ainda mais importan­tes as sensações táteis que nós chegamos a ter.

OS CINCO ELEMENTOS

No mundo físico, todas as coisas são compostas de três categorias de mate­riais, sozinhas ou combinadas umas com as outras. Olhe à sua volta e veja se você não concorda que todos os seus bens materiais são feitos de terra, metal ou de coisas que crescem (no feng shui, esse elemento é chamado ma­deira).

 Até mesmo os plásticos se dividem nessas três categorias, uma vez que são derivados quer da terra, quer do metal. Os outros dois elementos, o fogo e a água, são os catalisadores que moldam tudo o mais. (Por exemplo: o calor endurece a terra e permite que o metal seja manipulado; a água, sob a forma de vapor, é capaz de moldar, ou pode entrar como ingrediente na­tural das' composições materiais, como no caso da argila.)

Cada um dos elementos comunica uma mensagem, e cada um deles po­de ser descrito mediante suas associações com as cores, os sons, as texturas, as direções e os aromas.

 Assim, se você precisa da força do fogo — entusias­mo, energia e estímulo intelectual —, pode fazer uso das cores vermelha ou alaranjada; de um som forte e singular, como o do bater de pratos de metal; de uma textura áspera; de uma vista para o sul;

 ou de um aroma picante e forte, como o de pimenta em grão. A tabela a seguir descreve a personalida­de de cada um dos elementos e os modos pelos quais eles se expressam em nosso mundo físico.
Primeira parte depois segue a segunda.



 Este texto é resultado de uma pesquisa inspirado em vários mestres do assunto. Dharmadhannya_el 

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.



Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário