sábado, 13 de dezembro de 2014

O Poder da Palavra





O Poder da Palavra 

Eles (Os Mestres) ajudam no desempenho do jogo da vida, não se deixando mover, como peças de jogo, pela vontade dos outros ou pelo ambiente.

O Caibalion.
É comum considerar-se a vida uma luta, porem para os sábios hermetistas, ela é mais um jogo que uma luta. Entretanto, para que o indivíduo possa sair vencedor nesse jogo, é preciso que conheça as regras de sua execução, expostas com admirável clareza na Bíblia.

Jesus Cristo vos ensinou que é um grande jogo de dar e receber. Diz S.Paulo em sua Epístola aos Gálatas, cap. 6, versículo 7: ‘Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará’. Com estas palavras, o apóstolo queria dizer que
aquilo que expressardes em vossas palavras e atos vos voltará; que recebereis o que derdes.

 Se derdes ódio, recebereis ódio, se derdes amor, recebereis amor; se criticardes, sereis criticados; se mentirdes, vos mentirão; se iludirdes, vos iludirão.

O que plantares nascerá no seu caminho.

Os mestres cabalistas ensinam, também que a vossa faculdade imaginativa desempenha um papel importante no jogo de vossa vida.

Diz um deles nos seus Provérbios, capítulo 4, vers. 23: ‘Guarda com toda diligência o teu coração.’ (ou imaginação). De fato, tudo aquilo que imaginardes, cedo ou tarde se expressará em vossos negócios, em vossa vida.

Conheci um homem que temia certa moléstia rara e difícil de adquirir-se, porém ele a formou tanto tempo em sua mente, lendo o que fora escrito sobre ela, que a mesma se manifestou em seu corpo, destruiu-o, vitimando-o pela sua
imaginação desorientada.

Assim, pois, para jogardes com êxito a partida da vida, é preciso educardes vossa faculdade imaginativa. Se, tiverdes vossa faculdade imaginativa educada para imaginar somente o bem, realizareis em vossa vida ‘todo desejo justo de vosso coração’: saúde, riqueza, amor, amigos, expressão perfeita de vós mesmos, enfim, vossos ideais mais elevados.


A imaginação foi apelidada a tesoura da mente, pois está sempre cortando, cortando, cortando, dia e noite, as figuras que vedes nela e, mais cedo ou mais tarde, encontrareis no mundo as suas criações.

 Para educardes com proveito a vossa imaginação, deveis adquirir conhecimentos de vossa mente. Disseram os gregos: ‘Conhece-te a ti mesmo’. Vossa mente é constituída de três departamentos: o subconsciente, o consciente e o superconsciente.

O subconsciente é simplesmente uma força sem direção. É semelhante ao vapor e à eletricidade, que executam mais coisas de acordo com a direção recebida, não tendo força intuitiva. Aquilo que sentis profundamente em vosso íntimo, ou imaginais com clareza, é impresso em vosso subconsciente e executado  em todos os seus detalhes.

Por exemplo, conheço uma senhora que, quando criança, gostava muito de fingir que era viúva. Vestia-se de luto e cobria-se com um grande véu preto, fazendo as pessoas amigas julgarem-na muito inteligente e divertida.

 Cresceu e casou-se com um homem a quem muito amava. Porém, pouco tempo depois, o marido faleceu e ela pôs luto e véu por muitos anos. A pintura mental que fizera de si como viúva ficara impressa em sua mente subconsciente e se manifestara no tempo conveniente, causando-lhe grande
infelicidade.

A mente consciente foi denominada pelos psicólogos antigos, mente moral ou carnal. Ela é a vossa mente exterior e vê a vida apenas como parece ser. Vê a morte, o desastre, a moléstia, a pobreza e toda espécie de limitação e grava as
imagens dessas coisas no subconsciente.

A vossa mente superconsciente é a Mente Divina manifestada em vós, sendo também a região das idéias perfeitas. Nela se encontra o ‘modelo perfeito’ de que falou Platão, o Esboço Divino, pois para cada um de vós existe um Esboço Divino.

Como diz um mestre de esoterismo: Existe um lugar que deveis ocupar e ninguém mais pode ocupá-lo, alguma coisa que tereis de fazer e ninguém mais pode fazer. Na vossa mente superconsciente existe um desenho perfeito do plano
de vossa vida.

 Talvez tenha atravessado a vossa consciência como um ideal inatingível: - ‘alguma coisa tão boa que vos tivesse parecido impossível de ser real.’

Na verdade, ele é vosso verdadeiro destino, a vossa predestinação, comunicada à vossa consciência num clarão momentâneo pela Inteligência infinita que reside dentro de vós.

Todavia, é possível que ignoreis o vosso verdadeiro destino e luteis para alcançardes coisas e posições que não lhe pertencem, e que, se fossem conseguidas, só vos trariam insucessos e descontentamentos.

Jesus Cristo disse: “Procurai primeiramente o Reino de Deus e Sua Justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas” e indicou ainda:

“O Reino de Deus está dentro de vós.” Esse reino é a região das idéias justas ou do modelo divino. Ele ensinou que as vossas palavras representam um papel importante no jogo de vossa vida, expressando-se assim: “Pelas vossas palavras sereis justificado e, pelas vossas palavras sereis condenados.”

Muitas pessoas produziram desastres em sua existência por terem proferido palavras vãs.

Certa mulher, perguntou-me um dia, por que é que ela passava uma existência de pobreza e limitação, quando anteriormente possuíra seu lar e vivera rodeada de conforto e abundância.

 Analisando sua atitude mental, descobrimos que, outrora, quando se achava cansada de dirigir sua casa, costumava dizer repetidas vezes: “Sinto-me cansada de tanta coisa. Desejaria viver dentro de uma mala.” Referindo ao seu estado atual, acrescentou: “De fato, hoje estou vivendo em uma mala.”

Pela sua palavra, fora parar em uma mala, ou casebre isolado. Com efeito, a mente subconsciente não tem sentido humorístico, e as pessoas, pelos seus gracejos, muitas vezes atraem experiências desagradáveis.

Relata-se, por exemplo, que uma senhora muito rica falava continuamente em “preparar-se para a casa dos pobres.”

Efetivamente, dentro de poucos anos, ficou sem nada, pois seu subconsciente se havia impressionado com imagens de miséria e limitação.

Felizmente, esta lei atua tanto numa direção como em outra, uma situação de necessidade, podendo ser mudada para outra de abundância.
O seguinte exemplo, citado por uma esoterista americana, ilustra essa aplicação da lei. Diz ela:
“Certa senhora se dirigiu a mim num cálido dia de verão, pedindo que fizesse um “tratamento” para sua prosperidade. Ela estava triste, abatida e desanimada, e disse-me que possuía apenas oito dólares.

Respondi-lhe: “Está bem. Abençoaremos os oito dólares e os multiplicaremos como Jesus Cristo multiplicou os pães e os peixes, pois Ele ensinou que o homem tem o poder de
abençoar e multiplicar, amar e prosperar.”

“Perguntou-lhe ela: “Que devo fazer agora?”
“Respondi-lhe: Seguir a intuição. Tendes idéias de fazer alguma coisa ou ir algures?”

A intuição é um ensino recebido do íntimo, é uma voz interna. É um guia infalível do indivíduo e tratarei melhor de suas leis num capítulo posterior.

Prossegue a narradora:
A mulher respondeu-me: “Não sei... Parece-me ter a idéia de voltar para minha terra; tenho o dinheiro justo para pagar a passagem.”

Aconselhei-a: “Ide para vossa terra. Nunca desprezeis uma idéia intuitiva.”

Acrescentei ainda as seguintes palavras: - Espírito Infinito, abri o caminho de maior abundância para... Ela é um ímã irresistível para tudo o que lhe pertence por direito divino.

Aconselhei-a também que repetisse continuamente essas palavras. Ela partiu imediatamente. Algum tempo depois, procurando outra mulher conhecida, encontrou um antigo amigo de sua família.

 Por meio desse homem, recebeu milhares de dólares de um modo deveras extraordinário. Disse-me muitas vezes:
“Relatai amiúde o caso da mulher que se dirigiu a vós tendo apenas oito dólares e uma idéia.”

A abundância existe sempre em vosso caminho; porém, só podereis levá-la à manifestação pelo vosso desejo, fé ou palavra expressa.


Jesus Cristo explicou claramente que sois vós que deveis fazer o primeiro movimento. Assim é que encontramos em Mateus, capítulo 7, versículo 7: “Pedi e vos será dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á.”

Lemos em Isaías: “Comandai-me... Acerca das obras de minhas mãos.”

A Inteligência Infinita, Deus, está sempre pronta a executar os vossos menores e maiores pedidos. Todo desejo vosso, manifestado ou não, é uma prece, e muitas vezes ficais admirados ao verdes um desejo realizado inesperadamente.

 Assim é que uma senhora refere o seguinte:
“Uma ocasião, na Páscoa tendo visto belas roseiras na vitrina de uma casa de flores, desejei receber uma e, por momentos, vi-a mentalmente transportada em minha casa.

 Velo a Páscoa e, com ela, uma bela roseira. No dia seguinte, fui agradecê-la à amiga de quem a recebera e disse-lhe que era justamente o que precisava. Ela respondeu: “Não vos mandei uma roseira, mas sim lírios.”

O vendedor se enganara na encomenda e me havia mandado uma roseira, simplesmente porque pus em atividade a lei e tinha que possuir uma roseira.”

Nada se interpõe entre vós e vossos ideais superiores ou todo desejo de vosso coração, senão a dúvida e o medo. Quando conseguirdes “desejar sem aflição” todo desejo vosso será instantaneamente realizado.

Há uma razão científica e também o motivo para arrancardes completamente de vossa consciência o medo. Ele é o único inimigo que tendes - o medo da pobreza, do insucesso, da moléstia, do prejuízo - juntamente com o sentimento de insegurança em algum plano.

Disse Jesus Cristo: “Por que temeis, homens de pouca fé?”
Podeis ver que é necessário substituirdes a fé ao temor, medo não é mais que uma fé inversa; é a fé no mal ao invés de ser no bem.

O objeto do Jogo na Vida é levar-vos a verdes com clareza o vosso bem próprio e a apagardes as pinturas mentais do mal.

Deveis fazê-lo, imprimindo em vossa mente subconsciente a ideia firme de realizardes o bem.

 Um homem notável e que alcançou grande triunfo, disse-me que arrancou repentinamente de sua consciência todo medo, pela leitura de um cartaz que se encontrava numa sala.

 Vira escrito em grandes caracteres: “Por que se afligir? Provavelmente isso nunca acontecerá.” Essas palavras ficaram indelevelmente impressas em sua mente subconsciente e ele adquiriu a firme convicção de que só o bem podia apresentar-se em sua vida e, portanto, só o bem podia manifestar-se.

No próximo capítulo tratarei dos diferentes métodos para gravardes as coisas na vossa mente subconsciente. Ela é uma serva fiel, porém, é preciso ter cuidado em dar-lhe certas ordens.

Tendes sempre um ouvinte silencioso ao vosso lado: é a vossa mente subconsciente.

Todo pensamento, toda palavra vossa é impressa nela e, executada com notável exatidão.

Sois como o cantor que registra sua voz no disco sensível do fonógrafo. Todos os tons e notas de sua voz são registrados. Se Ele tossir ou hesitar isso também será registrado.

Por conseguinte, deveis romper todos os antigos maus registros de vossa mente subconsciente, os registros das coisas que não desejais conservar e fazer outros que sejam novos e belos.

Os maus registros de vosso subconsciente são os pensamentos de temor, desânimo, ressentimento, ódio e ansiedade.

Dizei em voz alta, com energia e convicção, as seguintes palavras: “Destruo e apago (pela minha palavra expressa) todo mal registro de minha mente subconsciente. Voltarão ao pó do seu nada original, pois resultaram de minhas vãs imaginações. Formo agora os meus registros perfeitos por meio do meu Cristo interno - os registros de Saúde, Riqueza, Amor e perfeita expressão própria.”

Tal é o mais alto grau de vida, o jogo perfeito e completo.
Vos mostrarei como podereis mudar vossas condições, pela mudança de vossas palavras. Se não reconheceis o poder de vossa palavra, estais atrasados.
Como dizem os Provérbios: - “A morte e a Vida estão no poder da língua.”

Portanto, afirmai que vossa existência é uma expressão dos sublimes princípios da Harmonia, Amor, Verdade e Justiça, até que essas palavras fiquem perfeitamente gravadas em vosso subconsciente e se tornem elementos essenciais dos vossos atos".
Pesquisado por Dharmadhannya

este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte;
endereço do blog
dharmadhannyael.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário