Não tenha inimigos
Basta um só ato
impensado que fira os sentimentos de alguém, para arruinar sua reputação. A
reputação é a chave da sorte, mas de nada adianta se não despertar confiança e
amizade.
As pessoas de sorte acreditam na
interdependência, e não transformam ninguém em inimigo - muito menos elas
mesmas. Aprenda a perdoar, aos outros e a você.
Do lado
do inimigo sempre tem aliados prontos para lutar contra você em qualquer circunstância,
e evite criar uma rede de inimigos que no futuro podem ser um muro no seu
caminho.
Pessoas
inteligentes são controladas e espertas, dificilmente perdem a cabeça e no jogo
da vida, não jogam fora “peças” que podem ser importantes no futuro.
Palavra-Chave:
Humildade
Todos já ouvimos
aquelas verdadeiras histórias de horror, em que situações aparentemente sem
importância impedem que alguns indivíduos consigam o que merecem: um comentário
desagradável não esquecido; discordâncias e mal-entendidos acumulados; atos
impensados que ferem os sentimentos de alguém, ressentimentos, mágoas e desejo
de vingança pode acontecer de onde menos se espera.
Um amigo é um aliado no
futuro.
A chave de sua sorte é a opinião que os outros
fazem de você. Um inimigo é um convite à má sorte. Gente de sorte vê em todos
aqueles com quem se relaciona um convite à sorte; nunca se sabe quem, um dia,
vai poder ajudar você.
Situações
aparentemente insignificantes sem importância; delicadeza, solidariedade,
sensibilidade, diplomacia, empatia, comedimento e interesse sempre caem bem.
Plantar
a semente da amizade sempre dá bons frutos.
Não há desculpas para
a falta de boas maneiras ou de decoro, equívocos e mal-entendidos podem se
perpetuar e incomodar.
Ainda bem que, se você ferir os sentimentos de
alguém, certamente não faltarão oportunidades de ajeitar a situação; descobrir
como o outro se sente e pedir sinceras desculpas é um meio de reparar o dano e
melhorar as próprias chances de sorte.
Uma das maneiras mais
eficazes de evitar a má sorte é ter o mínimo possível de inimigos. Aqui estão
algumas sugestões para que suas pontes fiquem cada vez mais sólidas.
- Não critique asperamente parentes ou amigos: a
crítica, quando feita por uma pessoa querida, cala fundo. Ainda que a razão
esteja com você, vai haver um certo mal-estar.
Estudos demonstram que
a crítica reduz significativamente a satisfação no relacionamento. Procure
lembrar que as pessoas envolvidas são muito mais importantes do que a questão
que está sendo discutida.
Ame a família e os amigos como são, e se tiver
de fazer uma crítica, que seja construtiva, que a crítica reflita amor e
respeito, e, não, seu desapontamento.
Pessoas em posição de destaque devem ser
tratadas com deferência - ainda que você não trabalhe para elas ou não as
considere tão importantes. Esse pessoal tem influência sobre outros indivíduos
que podem ajudar você.
Trate as pessoas que não ocupam posições de
destaque com a mesma deferência dispensada às que ocupam. Não vale reverenciar
os ricos e famosos e ignorar os outros, nunca se sabe quem tem a chave da boa
sorte.
Alguém que pareça pouco influente pode
conhecer exatamente aquela pessoa capaz de ajudar você, favorecendo um contato
que pode mudar sua vida.
Nunca se esqueça de agradecer um favor, um
presente, uma promoção ou uma oportunidade. Quando se trata de construir uma
boa reputação, nada é mais poderoso do que um presentinho ou um bilhete de
agradecimento.
Os ingratos são
avaliados como egoísta, interesseiro, e oportunistas e assim, você pode “sujar
sua imagem, queimar o seu filme.
Seja sensível ao efeito que sua presença
causa: se você aborrecer alguém, esse indivíduo vai deixar transparecer isso
por alguns segundos, antes de conseguir disfarçar.
Preste atenção a
expressões de surpresa ou mudanças na fala; linguagem corporal, expressão
facial, termos empregados e tom de voz são detalhes reveladores.
Segundo pesquisas,
apenas 7% do significado estão nas palavras, enquanto linguagem corporal e tom
de voz respondem por 55%. Os indivíduos mais sensíveis à comunicação, capazes
de reconhecer alterações sutis de atitude são, em geral, os mais satisfeitos
com seus relacionamentos.
Procure
sempre se colocar no lugar do outro, a empatia é um dom daqueles que a estrela
da sorte brilha.
Se tiver oportunidade, não hesite em fazer um
favor - ainda que não haja uma retribuição imediata. Nunca se sabe quando se
vai precisar de ajuda.
Se um superior tratar você com ironia ou
desatenção, não demonstre raiva ou desapontamento. É muito melhor ser um amigo
esquecido que um inimigo inesquecível.
Seja um agente da paz.
Quando família ou amigos se desentendem, é possível perceber sua infelicidade.
Procure ser a voz da razão e da reconciliação.
Enfrente as
dificuldades. Para manter um relacionamento feliz, pesquisas demonstram que é
preciso encarar os problemas.
Tentando mostrar boa
vontade, alguns fazem de tudo para evitar a tensão, mas é importante levantar
de maneira amorosa e construtiva a questão que levou ao desentendimento.
No relacionamento, a liberdade de comunicação
aumenta significativamente as chances de felicidade.
- Peça desculpas:
desculpar-se por uma reação desmedida ou um erro tolo é uma atitude que pode
rapidamente virar a situação a seu favor.
Mas é preciso coragem; não deixe que o ego
impeça você de admitir que errou. Um pedido de desculpas desarma qualquer um;
quem é ofendido tende a partir para o ataque, mas toda a animosidade se desfaz
diante de um pedido de desculpas.
- Quando for
desagradável com alguém, peça desculpas pessoalmente ou por telefone, o que é
mais pessoal do que mandar uma nota por escrito; além disso, você evita deixar
registrado o erro que cometeu.
Para que os seus erros sejam perdoados c
esquecidos, tenha a coragem de encarar aquele a quem desagradou e sele a paz
frente a frente.
- Mensagens claras e
coerentes são um elemento poderoso para favorecer a confiança. Você sabe o
quanto dói gostar de alguém e não receber em troca uma atitude de franqueza no
relacionamento.
Quando assumir um novo cargo ou iniciar uma
nova relação, comunique-se claramente, para evitar conclusões equivocadas.
- Cumpra o que
prometer. Pesquisas comprovam que o compromisso com o cumprimento de promessas
é um ponto crucial que faz depois falar.
Todos queremos ser compreendidos, e não
constrangidos e ouvir é a chave da compreensão.
Entre os estilos de audição improdutivos,
estão: fingir que ouve, não prestar atenção às expressões faciais e à linguagem
corporal, ouvir somente o que for conveniente;
perceber as coisas por um único ponto de
vista, julgar, dar conselhos não solicitados e fazer perguntas que o outro não
esteja disposto a responder.
Para escutar de
verdade, é preciso adotar quatro atitudes:
1.
Preste
atenção ao que o outro diz; observe o tom de voz e a linguagem corporal.
2.
Ponha-se
no lugar do outro. Procure ver o mundo com os olhos dele e sentir o que ele
sente. Uma conversa não é uma competição; é tolice querer sair vencedor.
3.
Imagine
que você é um espelho: um espelho não julga nem dá conselhos. Quando perceber
que alguém precisa muito ser ouvido, tente fazer como o espelho, mandando as
palavras de volta.
4.
Veja o que pode dizer: “Quer dizer que você
está se sentindo...", "Pelo que posso perceber...", "Então,
você está dizendo que..."
5.
Ofereça feedback
construtivo. Pergunte-se: "Minha opinião vai ajudar ou eu é que vou me
sentir bem?" Envie mensagens centradas em "eu", em vez de em
"você". Diga:
6.
"Eu
me preocupo que você não esteja bem", em vez de "Você não está
bem". As pessoas se sentem ameaçadas quando julgadas e avaliadas,
A VINGANÇA NÃO É DOCE
A vingança não é doce;
é tola. Algumas pessoas, com suas reações de raiva, rompem a ligação que têm
com contatos-chave. Assim, sacrificam benefícios a longo prazo em nome da satisfação
a curto prazo de ir à forra.
Quando um colega foi
promovido e ele não, Harry ficou furioso. Estava há 15 anos na empresa. Para
ele, era uma ofensa. Decidiu, então, trabalhar por conta própria, e deu à
empresa um aviso prévio de trinta dias.
E quando a diretoria lhe pediu que ... retardasse
a saída por algumas semanas, para que um substituto se preparasse melhor para integrar a equipe, ele recusou,
dizendo que não iria ajudar a empresa depois de ter sido desrespeitado.
Infelizmente para Harry, muitos daqueles a quem
ele acabou prejudicando não se esqueceram dele; embora compreendessem seus
motivos, fizeram dele uma imagem de pessoa desleal e insensível.
Se tivesse deixado a empresa com mais
comedimento, as opiniões a seu respeito seriam mais positivas; do modo como
agiu, Harry destruiu as pontes. Sua carreira de empresário nunca deslanchou, e
ele hoje trabalha em outra empresa, em um cargo bem inferior ao que tinha
antes.
Guardar rancor é uma
atitude que leva ao estresse, à raiva e, eventualmente, à má sorte. O rancor é
como um veneno que estraga a água que vamos beber. Ninguém gosta de ajudar um
indivíduo amargo ou movido pela raiva.
Quando nos livramos
das mágoas, ficamos livres para pensar positivamente e nos concentrar no que é
importante; portanto, afaste-se ou ignore quem ferir você. Veja a situação como
um motivo para se fortalecer e aperfeiçoar.
Nunca fale abertamente
sobre as pessoas de quem não gosta, sua imagem é que sairia perdendo; se fizer
algum comentário, dê-lhe sempre um tom positivo. Livre de rancores, você vai se
tornar uma pessoa mais otimista, atraindo os outros para Seu lado.
CONTROLE-SE
A ideia de que
desabafar faz a pessoa se sentir melhor está profundamente arraigada; no
entanto, como afirma Daniel Goleman em seu livro Inteligência Emocional, testes
psicológicos aplicados nas últimas décadas vêm repetidamente demonstrando que
dar vazão é uma atitude que de pouco ou nada adianta, embora possa produzir uma
satisfação momentânea.
O problema é que a raiva atrapalha o
raciocínio, impedindo você de pensar no que deseja - e, também, de conseguir.
Se quiser manter a calma, ainda que todos em volta já a tenham perdido, você
vai precisar adquirir duas habilidades vitais: argumentar estrategicamente e
agir com mais assertividade, de modo a não explodir ao se ver em posição
difícil. Aprender a lidar com as perdas e
frustrações é uma arte de vencedor e daquele que tem sorte. Aliados nos ajudam
a ganhar o jogo, em nosso time.
A imagem de uma pessoa
descontrolada emocionalmente é:
Imatura, infantil,
perigosa, inconsequente, irresponsável, vingativa, explosiva, não confiável.
Quatro estratégias para levar as discussões
a bom termo.
1.
Saiba
ouvir. Ouvir é uma habilidade crucial para resolver uma discussão, pois o outro
percebe que teve oportunidade de falar e fica mais propenso a aceitar seu ponto
de vista. Só fale depois que o outro acabar de falar.
2.
Pare para
pensar. Para conduzir uma discussão a seu favor, você precisa acalmar a pessoa
com quem estiver falando. Reconheça os sentimentos do outro, e faça uma pausa
para que ambos tenham tempo de considerar o que foi dito.
3.
Use a palavra “nós" para explorar
possíveis soluções, evitando, assim, apontar culpados. Ofereça a sugestão de
trabalharem juntos no futuro.
4.
Conte até
dez. Muitas discussões são fruto de mal-entendidos. Se receber um e-mail
malcriado, espere uns dez minutos antes de responder; e se for uma carta, só
responda no dia seguinte. Se estiver frente a frente com a outra pessoa, tome
consciência de que sua linguagem corporal também transmite mensagens.
5.
Dê espaço
e permita que o outro mude de opinião sem se sentir humilhado. Esta é uma das
regras mais importantes da negociação. Cuide para que o outro leve algo de
positivo da discussão, ainda que você tenha conseguido convencê-lo.
Este texto é resultado
de uma pesquisa é uma compilação inspirada em vários mestres do assunto:
Napoleon Hill, Prendice
Mulford, e outros
Postado por
dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja cita a fonte.
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