domingo, 23 de novembro de 2014

Não tenha inimigos





Não tenha inimigos

Basta um só ato impensado que fira os sentimentos de alguém, para arruinar sua reputação. A reputação é a chave da sorte, mas de nada adianta se não despertar confiança e amizade.

 As pessoas de sorte acreditam na interdependência, e não transformam ninguém em inimigo - muito menos elas mesmas. Aprenda a perdoar, aos outros e a você.

Do lado do inimigo sempre tem aliados prontos para lutar contra você em qualquer circunstância, e evite criar uma rede de inimigos que no futuro podem ser um muro no seu caminho.
Pessoas inteligentes são controladas e espertas, dificilmente perdem a cabeça e no jogo da vida, não jogam fora “peças” que podem ser importantes no futuro.

Palavra-Chave: Humildade
Todos já ouvimos aquelas verdadeiras histórias de horror, em que situações aparentemente sem importância impedem que alguns indivíduos consigam o que merecem: um comentário desagradável não esquecido; discordâncias e mal-entendidos acumulados; atos impensados que ferem os sentimentos de alguém, ressentimentos, mágoas e desejo de vingança pode acontecer de onde menos se espera.

Um amigo é um aliado no futuro.

 A chave de sua sorte é a opinião que os outros fazem de você. Um inimigo é um convite à má sorte. Gente de sorte vê em todos aqueles com quem se relaciona um convite à sorte; nunca se sabe quem, um dia, vai poder ajudar você.

Situações aparentemente insignificantes sem importância; delicadeza, solidariedade, sensibilidade, diplomacia, empatia, comedimento e interesse sempre caem bem.

Plantar a semente da amizade sempre dá bons frutos.
 
Não há desculpas para a falta de boas maneiras ou de decoro, equívocos e mal-entendidos podem se perpetuar e incomodar.

 Ainda bem que, se você ferir os sentimentos de alguém, certamente não faltarão oportunidades de ajeitar a situação; descobrir como o outro se sente e pedir sinceras desculpas é um meio de reparar o dano e melhorar as próprias chances de sorte.

Uma das maneiras mais eficazes de evitar a má sorte é ter o mínimo possível de inimigos. Aqui estão algumas sugestões para que suas pontes fiquem cada vez mais sólidas.

-  Não critique asperamente parentes ou amigos: a crítica, quando feita por uma pessoa querida, cala fundo. Ainda que a razão esteja com você, vai haver um certo mal-estar.

Estudos demonstram que a crítica reduz significativamente a satisfação no relacionamento. Procure lembrar que as pessoas envolvidas são muito mais importantes do que a questão que está sendo discutida.

 Ame a família e os amigos como são, e se tiver de fazer uma crítica, que seja construtiva, que a crítica reflita amor e respeito, e, não, seu desapontamento.

 Pessoas em posição de destaque devem ser tratadas com deferência - ainda que você não trabalhe para elas ou não as considere tão importantes. Esse pessoal tem influência sobre outros indivíduos que podem ajudar você.

 Trate as pessoas que não ocupam posições de destaque com a mesma deferência dispensada às que ocupam. Não vale reverenciar os ricos e famosos e ignorar os outros, nunca se sabe quem tem a chave da boa sorte.
 Alguém que pareça pouco influente pode conhecer exatamente aquela pessoa capaz de ajudar você, favorecendo um contato que pode mudar sua vida.

 Nunca se esqueça de agradecer um favor, um presente, uma promoção ou uma oportunidade. Quando se trata de construir uma boa reputação, nada é mais poderoso do que um presentinho ou um bilhete de agradecimento.

Os ingratos são avaliados como egoísta, interesseiro, e oportunistas e assim, você pode “sujar sua imagem, queimar o seu filme.

 Seja sensível ao efeito que sua presença causa: se você aborrecer alguém, esse indivíduo vai deixar transparecer isso por alguns segundos, antes de conseguir disfarçar.

Preste atenção a expressões de surpresa ou mudanças na fala; linguagem corporal, expressão facial, termos empregados e tom de voz são detalhes reveladores.

Segundo pesquisas, apenas 7% do significado estão nas palavras, enquanto linguagem corporal e tom de voz respondem por 55%. Os indivíduos mais sensíveis à comunicação, capazes de reconhecer alterações sutis de atitude são, em geral, os mais satisfeitos com seus relacionamentos.

Procure sempre se colocar no lugar do outro, a empatia é um dom daqueles que a estrela da sorte brilha.

 Se tiver oportunidade, não hesite em fazer um favor - ainda que não haja uma retribuição imediata. Nunca se sabe quando se vai precisar de ajuda.

 Se um superior tratar você com ironia ou desatenção, não demonstre raiva ou desapontamento. É muito melhor ser um amigo esquecido que um inimigo inesquecível.
Seja um agente da paz. Quando família ou amigos se desentendem, é possível perceber sua infelicidade. Procure ser a voz da razão e da reconciliação.

Enfrente as dificuldades. Para manter um relacionamento feliz, pesquisas demonstram que é preciso encarar os problemas.

Tentando mostrar boa vontade, alguns fazem de tudo para evitar a tensão, mas é importante levantar de maneira amorosa e construtiva a questão que levou ao desentendimento.

 No relacionamento, a liberdade de comunicação aumenta significativamente as chances de felicidade.

- Peça desculpas: desculpar-se por uma reação desmedida ou um erro tolo é uma atitude que pode rapidamente virar a situação a seu favor.

 Mas é preciso coragem; não deixe que o ego impeça você de admitir que errou. Um pedido de desculpas desarma qualquer um; quem é ofendido tende a partir para o ataque, mas toda a animosidade se desfaz diante de um pedido de desculpas.

- Quando for desagradável com alguém, peça desculpas pessoalmente ou por telefone, o que é mais pessoal do que mandar uma nota por escrito; além disso, você evita deixar registrado o erro que cometeu.

 Para que os seus erros sejam perdoados c esquecidos, tenha a coragem de encarar aquele a quem desagradou e sele a paz frente a frente.

- Mensagens claras e coerentes são um elemento poderoso para favorecer a confiança. Você sabe o quanto dói gostar de alguém e não receber em troca uma atitude de franqueza no relacionamento.

 Quando assumir um novo cargo ou iniciar uma nova relação, comunique-se claramente, para evitar conclusões equivocadas.

- Cumpra o que prometer. Pesquisas comprovam que o compromisso com o cumprimento de promessas é um ponto crucial que faz depois falar.

 Todos queremos ser compreendidos, e não constrangidos e ouvir é a chave da compreensão.

 Entre os estilos de audição improdutivos, estão: fingir que ouve, não prestar atenção às expressões faciais e à linguagem corporal, ouvir somente o que for conveniente;

 perceber as coisas por um único ponto de vista, julgar, dar conselhos não solicitados e fazer perguntas que o outro não esteja disposto a responder.

Para escutar de verdade, é preciso adotar quatro atitudes:
1.                  Preste atenção ao que o outro diz; observe o tom de voz e a linguagem corporal.

2.                  Ponha-se no lugar do outro. Procure ver o mundo com os olhos dele e sentir o que ele sente. Uma conversa não é uma competição; é tolice querer sair vencedor.

3.                  Imagine que você é um espelho: um espelho não julga nem dá conselhos. Quando perceber que alguém precisa muito ser ouvido, tente fazer como o espelho, mandando as palavras de volta.

4.                   Veja o que pode dizer: “Quer dizer que você está se sentindo...", "Pelo que posso perceber...", "Então, você está dizendo que..."
5.                  Ofereça feedback construtivo. Pergunte-se: "Minha opinião vai ajudar ou eu é que vou me sentir bem?" Envie mensagens centradas em "eu", em vez de em "você". Diga:

6.                  "Eu me preocupo que você não esteja bem", em vez de "Você não está bem". As pessoas se sentem ameaçadas quando julgadas e avaliadas,

A VINGANÇA NÃO É DOCE
A vingança não é doce; é tola. Algumas pessoas, com suas reações de raiva, rompem a ligação que têm com contatos-chave. Assim, sacrificam benefícios a longo prazo em nome da satisfação a curto prazo de ir à forra.

Quando um colega foi promovido e ele não, Harry ficou furioso. Estava há 15 anos na empresa. Para ele, era uma ofensa. Decidiu, então, trabalhar por conta própria, e deu à empresa um aviso prévio de trinta dias.

 E quando a diretoria lhe pediu que ... retardasse a saída por algumas semanas, para que um substituto se preparasse melhor para integrar a equipe, ele recusou, dizendo que não iria ajudar a empresa depois de ter sido desrespeitado.

 Infelizmente para Harry, muitos daqueles a quem ele acabou prejudicando não se esqueceram dele; embora compreendessem seus motivos, fizeram dele uma imagem de pessoa desleal e insensível.

 Se tivesse deixado a empresa com mais comedimento, as opiniões a seu respeito seriam mais positivas; do modo como agiu, Harry destruiu as pontes. Sua carreira de empresário nunca deslanchou, e ele hoje trabalha em outra empresa, em um cargo bem inferior ao que tinha antes.

Guardar rancor é uma atitude que leva ao estresse, à raiva e, eventualmente, à má sorte. O rancor é como um veneno que estraga a água que vamos beber. Ninguém gosta de ajudar um indivíduo amargo ou movido pela raiva.

Quando nos livramos das mágoas, ficamos livres para pensar positivamente e nos concentrar no que é importante; portanto, afaste-se ou ignore quem ferir você. Veja a situação como um motivo para se fortalecer e aperfeiçoar.
Nunca fale abertamente sobre as pessoas de quem não gosta, sua imagem é que sairia perdendo; se fizer algum comentário, dê-lhe sempre um tom positivo. Livre de rancores, você vai se tornar uma pessoa mais otimista, atraindo os outros para Seu lado.

CONTROLE-SE
A ideia de que desabafar faz a pessoa se sentir melhor está profundamente arraigada; no entanto, como afirma Daniel Goleman em seu livro Inteligência Emocional, testes psicológicos aplicados nas últimas décadas vêm repetidamente demonstrando que dar vazão é uma atitude que de pouco ou nada adianta, embora possa produzir uma satisfação momentânea.

 O problema é que a raiva atrapalha o raciocínio, impedindo você de pensar no que deseja - e, também, de conseguir. Se quiser manter a calma, ainda que todos em volta já a tenham perdido, você vai precisar adquirir duas habilidades vitais: argumentar estrategicamente e agir com mais assertividade, de modo a não explodir ao se ver em posição difícil. Aprender a lidar com as perdas e frustrações é uma arte de vencedor e daquele que tem sorte. Aliados nos ajudam a ganhar o jogo, em nosso time.

A imagem de uma pessoa descontrolada emocionalmente é:
Imatura, infantil, perigosa, inconsequente, irresponsável, vingativa, explosiva, não confiável.

Quatro estratégias para levar as discussões a bom termo.
                               
1.                  Saiba ouvir. Ouvir é uma habilidade crucial para resolver uma discussão, pois o outro percebe que teve oportunidade de falar e fica mais propenso a aceitar seu ponto de vista. Só fale depois que o outro acabar de falar.

2.                  Pare para pensar. Para conduzir uma discussão a seu favor, você precisa acalmar a pessoa com quem estiver falando. Reconheça os sentimentos do outro, e faça uma pausa para que ambos tenham tempo de considerar o que foi dito.
3.                   Use a palavra “nós" para explorar possíveis soluções, evitando, assim, apontar culpados. Ofereça a sugestão de trabalharem juntos no futuro.

4.                  Conte até dez. Muitas discussões são fruto de mal-entendidos. Se receber um e-mail malcriado, espere uns dez minutos antes de responder; e se for uma carta, só responda no dia seguinte. Se estiver frente a frente com a outra pessoa, tome consciência de que sua linguagem corporal também transmite mensagens.

5.                  Dê espaço e permita que o outro mude de opinião sem se sentir humilhado. Esta é uma das regras mais importantes da negociação. Cuide para que o outro leve algo de positivo da discussão, ainda que você tenha conseguido convencê-lo.

Este texto é resultado de uma pesquisa é uma compilação inspirada em vários mestres do assunto:
Napoleon Hill, Prendice Mulford, e outros
Postado por dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja cita a fonte.

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