domingo, 16 de novembro de 2014

Alerta para relações amorosas destrutivas.






Gostei muito deste texto e penso que em uma relação quando logo no ínicio revela a violencia física, este confronto, pode ser um alerta de perigo de vida no futuro. Não permita que o mal cresça, não acredito que "vai melhorar". A violencia física é um comportamento perigoso e pode ser um aviso de que você pode ser morta no futuro. 

"Alerta para relações amorosas destrutivas". 

Relações tóxicas fazem mal à saúde.
 Saiba identificá-las e aprenda a lidar com elas

Jornal Extra Globo. Saúde e Ciência.  Camila Muniz

Há dois anos, a operadora de caixa X., de 23, colocou um ponto final em um namoro que ela define como uma “montanha-russa”. Seu parceiro intercalava momentos de bom humor com agressividade: taxava-a de carente e insegura e dizia que tinha que “aturá-la”.

Provocava ciúmes e, depois, alegava que ela possuía comportamento doentio, o que a fazia se sentir culpada. Aos poucos, X. foi percebendo que havia caído em uma relação tóxica, algo que ocorre não só em relacionamentos amorosos, mas também entre pais e filhos, amigos e colegas de trabalho.

— Relação tóxica é aquela que é nociva para uma ou ambas as pessoas. Ela causa sofrimento a partir do momento que fere, suga, desrespeita ou passa por cima do indivíduo — explica a psicóloga Pamela Magalhães, especialista em relacionamentos.

Filhos que não têm limites e saem de casa, mas os pais sempre os acolhem novamente; pais que exigem demais da prole; amigos que instigam os outros a fazer algo que trai seus princípios e chefes que humilham seus subordinados são alguns exemplos de relacionamentos tóxicos.

Para a psicóloga Silvia Malamud, especialista em reprocessamento cerebral, qualquer pessoa pode se deixar envolver em uma relação desse tipo, mas o problema afeta mais comumente quem tem baixa autoestima, pouco autoconhecimento, passado de abuso ou ainda uma visão distorcida do que é afeto.


Continuar em um relacionamento destrutivo aumenta o risco de depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
— As pessoas vão se acostumando ao clima hostil e encontram formas de se adaptar ao inadaptável, sem se dar conta do quanto essa relação pode ser ruim para a saúde — alerta Pamela Magalhães, lembrando ainda que o estresse pode gerar somatizações, ou seja, a manifestações de doenças físicas.

A operadora de caixa X. conta que demorou para perceber o quanto seu relacionamento era cansativo:


— Acho que durou dois anos por carência: na metade do namoro, perdi meu pai, e ele ficou do meu lado, talvez para nossos amigos e parentes verem o quanto ele era uma pessoa boa. Não é fácil sair, mas quem ama não manipula.

Segundo a psicóloga, as relações tóxicas geram um vício que aprisiona as pessoas, tal qual uma droga, por colocá-las em contato com suas próprias limitações — e dar a impressão de que essas deficiências poderão ser tratadas por meio do sofrimento.

     



Fonte :como se libertar das emoções tóxicas. Lucy Beresford
Pesquisado por DharmaDhannya
Este Texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte .

Nenhum comentário:

Postar um comentário